RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 53

 

Título:

RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM

Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas
Resumo:

Este trabalho buscou relatar uma experiência de oficinas pedagógicas virtuais, ministradas por monitores do/discentes, como parte do projeto extensionista Mobilização Educacional (Mob.E/ISERJ), pautada nas reflexões do Grupo de Pesquisa Identidade(s) e Saberes Docentes (GPIDOC/ISERJ/CNPq) a respeito da apropriação, por parte dos docentes, de ferramentas acessíveis ao ensino remoto emergencial, particularmente, a plataforma Google Classroom. Essas oficinas propiciaram aos autores a vivência da docência on-line síncrona, peculiar a este momento pandêmico, enquanto, concomitantemente, contribuíram solidariamente com a formação de outros professores.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ
Palavras-Chave:
Mesa (1):  Alexsandro Rosa Soares
Mesa (2):  Valdirene Soares dos Santos
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DESMISTIFICANDO O CLASSROOM - Versão Final.pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Alexsandro Rosa Soares -

Cara autora, caro autor e participantes, sejam bem-vindos ao UEADSL 2021.1!

A princípio parabenizo aos pesquisadores Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior e Roberta Pacheco de Freitas pela proposta de análise e discussão sobre uma prática extensionista que viabiliza a apropriação, por parte dos docentes, de ferramentas acessíveis ao ensino remoto emergencial, especificamente, a plataforma Google Classroom, por meio de oficinas.

Desejo que o Congresso seja uma experiência incrível para todos nós!

No mais, convido a todas e todos ao debate sobre a temática. Carpe diem!

Alexsandro Soares (Coordenador de Mesa)


Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Roberta Pacheco de Freitas -

Olá, Professor Alexsandro Soares, agradeço a gentil mensagem e a toda a equipe da UEADSL por organizar um evento que reúne estudantes e professores do Brasil e exterior com o intuito de desenvolver e potencializar os saberes sobre o ensino a distância.

Eu estou muito feliz em participar do evento, compartilhar com todos os participantes e visitantes uma experiência que foi única e rica em aprendizagem. Aproveito para agradecer a todos da equipe GPIDOC e Mob.E e em especial ao amigo Guilherme Brandi, autor do artigo aqui publicado.

Muito obrigada, saudações ISERJIANAS.

Roberta Pacheco


Em resposta à Roberta Pacheco de Freitas

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Excelente contribuição, muitos professores se reinventaram e passaram a fazer uso do classroom durante a pandemia.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Sim, Débora. A pandemia pegou a todos de surpresa. Os professores, a educação e o ser humano como um todo precisaram se reinventar.

Dessa maneira, o Google Classroom colaborou com muitos docentes, devido a facilidade de acesso e certa popularidade da plataforma. Assim, nossas oficinas tiveram o intuito de colaborar com os educadores na apropriação desse ambiente de aprendizagem.

Guilherme Brandi

Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Alexsandro, agradeço a acolhida e a parabenização.

Partilhar nossa experiência aqui é uma grande alegria e satisfação! A implementação das oficinas pedagógicas nos impactou de tal modo que precisávamos compartilhar com outros sobre essa iniciativa. Nesse sentido, agradecemos a recepção aqui no Congresso.

Certamente, por meio da escrita de todos os participantes, poderemos aprender uns com os outros e, assim, ressignificar a nossa prática.

Guilherme Brandi


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Valdirene Soares Santos -

Prezados autores e participantes, sejam bem-vindos ao UEADSL 2021.1!

Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior e Roberta Pacheco de Freitas, o trabalho de vocês permite reflexão sobre  de como usar  o Google Classroom  no ensino remoto. 

 Convido a todos ao debate sobre a temática.

Desejo sucesso!
Atenciosamente
Profa. Ma. Valdirene Soares 
Coordenadora de Mesa


Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Profa. Ma. Valdirene, agradecemos as boas vindas!

Desejamos que a partilha da nossa experiência possa propiciar a reflexão a respeito das novas ferramentas assumidas pelos professores com a adoção do ensino remoto, especialmente o Google Classroom.

A necessidade de formação para conhecimento da plataforma originou diversas atividades colaborativas entre os docentes. Aqui, citamos as oficinas que implementamos.

Guilherme Brandi

Em resposta à Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Henrique Tavares -

Parabéns pelo trabalho,  gostei muito da forma como utilizaram o Padlet.


Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Olá, Guilherme. Obrigado!

Durante os encontros do nosso grupo de pesquisa (GPIDOC), conhecemos outras plataformas que podem ser úteis para dinamizar as nossas atividades. Dentre elas, o padlet. Com ele, tentamos modificar a tradicional avaliação de eventos realizada por meio de formulários.

Guilherme Brandi

Em resposta à Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Parabéns por essa iniciativa e pela consciência de que a avaliação está além do preenchimento de formulários e/ou questionários. Levando-se em consideração que as atividades desse tipo são amplamente "socializadas" entre os alunos, não há como garantir que houve aprendizagem, pois são meras cópias. A utilização do Padlet é uma das maneiras de avaliar outras competências: a discursiva e a estética. Levam-se em consideração as múltiplas inteligências dos alunos e habilidades. Esse é um dos aspectos da avaliação formativa.

Em resposta à Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Embora a dimensão quantitativa, comumente presente em formulários e questionários de avaliação, seja deveras relevante, nossa avaliação centrou-se na "escuta" pessoal a respeito da aprendizagem construída naquela ocasião.

Conforme mencionamos no trabalho, incentivávamos que os participantes replicassem as ações durante a realização da oficina. Afinal, o intuito era que pudessem utilizar a plataforma com desempenho. Portanto, também prezamos pelo caráter processual e individual da aprendizagem.

Sendo assim, o uso do Padlet permitiu que os oficineiros discorressem sobre suas experiências e conhecessem a percepção uns dos outros.


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Boa tarde!!

Parabéns pelo trabalho! Me senti em seu texto como professora e como pesquisadora. Vejo em meus colegas e em mim mesma a dificuldade de nos adequar à essas novas ferramentas, de modo não apenas de transpor o conteúdo da sala para a plataforma, mas de pensar em novos modelos condizentes com o que as novas tecnologias nos permitem fazer, visto que não podemos montar a aula tal qual seria nos moldes anteriores.

Excelente discussão, gratidão por trazer ao evento.


Yngrid.

Em resposta à Yngrid Karolline Mendonça Costa

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Excelente colocação, Yngrid. Conforme mencionamos no texto, também percebemos essa dificuldade em nós (graduandos em Pedagogia) e em nossos professores. Essa percepção foi um impulso para buscarmos formação pessoal e, em seguida, auxiliarmos outros colegas e docentes. Nesse sentido, nossas oficinas foram movidas por um espírito de solidariedade.

É certo que a pandemia e, consequentemente, o ensino remoto, pegaram a todos do surpresa. Por isso, entendemos quando a primeira alternativa dos professores seja transpor a conteúdo presencial para a aula remota. Realmente, não estávamos preparados. Entretanto, ao descobrirmos as potencialidades das novas tecnologias e dos espaços virtuais, percebemos que é necessária e possível uma adaptação a esses ambientes digitais.

Agradecemos sua contribuição e parabenização.

Guilherme Brandi

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Olá, gostei do trabalho como sou pesquisador da área de formação humana fico muito feliz em ler o texto, só fico preocupado com a utilização de palavras que remetem a categorias "que são constructos intelectivos que tentam explicar a realidade" como (necessidade, motivo, atividade, significação(sentido e significado)) na Teoria de Vygotsky, pois quando uma destas esta presente no texto é o que acreditamos que vamos ler, mas percebo ser meio que um pleonasmo não intencional, mas nada impede de uma produção futura! 

Professor Francisco de Paula

Doutorando em Educação UFPI

Em resposta à Francisco de Paula Santos de Araujo Junior

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Olá, Francisco, que bom que gostou do nosso trabalho!

Procuramos atentamente, mas não incluímos alguns dos termos que você mencionou. Para devida compreensão do texto, fazemos saber que adotamos as palavras "sentido", "atividades" e "necessidade" apenas a partir do uso social, sem o aporte teórico vygotskyano. Apesar disso, você nos deu uma ótima ideia para aprofundar algumas questões com esse referencial mais adiante!

Agradecemos a contribuição e permanecemos disponíveis para dirimir quaisquer dúvidas!

Guilherme Brandi

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Roberta Pacheco de Freitas -

Imaginando a nossa rotina antes da pandemia, a pergunta era: por que usar aplicativos, redes, games, se no presencial tudo funciona bem? Talvez o professor já estivesse muito envolvido com práticas que já ocupasse todo o seu tempo e então qual seria um outro motivo mais relevante para trazer para o processo de aprendizagem uma rotina digital?

Até que veio a pandemia e a necessidade fez com que o professor se reinventasse e conhecesse esse novo ambiente de aprendizagem. Foi preciso deixar de lado o preconceito, resistência e encarar as dificuldades (acredito que não era só do professor, mas dos alunos também). E como falamos no texto, as oficinas e as redes de apoio ganharam força e tivemos a chance de acompanhar essa transformação de perto, o que foi enriquecedor.

Eu acredito que toda e qualquer tecnologia causa certa resistência em nós, porque é preciso pensar se ela vai facilitar e ajudar o aluno e até mesmo na rotina de trabalho do professor. E ela só passa a fazer sentido se realmente for esse o resultado alcançado.

Acho que agora essas mudanças fizeram a gente entender que a tecnologia tem suas limitações (sinal de internet seria um deles), mas que essa nova realidade pode vir a fazer parte da rotina escolar. Que as ferramentas (os aplicativos) funcionam e vimos as suas aplicações nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto é reconhecer que a troca de saberes não se limitou apenas ao grupo de determinada instituição, mas que ela pode ser ampliada, conectando com grupos de alunos e professores de outras cidades.

Quando o uso da tecnologia faz sentido, a gente se permite ao novo, nos transformamos e ganhamos infinitas possibilidades para oferecer o melhor para a área da educação.
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Guilherme e Roberta, parabéns pelo trabalho! Além de proporcionar capacitação aos profissionais, é uma atitude de altruísmo.

Gostaria de levantar uma discussão entre todos aqui. Na página 5, vocês mencionaram que "O conteúdo desta oficina foi também oferecido aos licenciandos que cursavam a disciplina optativa (grifo meu) 'Educação a distância', na qual a proposta pedagógica envolvia a criação de salas virtuais e a mediação destes ambientes, viabilizando a experiência da tutoria."

Diante de todo esse cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus, será que as disciplinas que capacitam os graduandos em licenciatura para atuar na EaD, ensino híbrido ou remoto continuarão de forma optativa? A previsão é que outras pandemias surjam e que o ensino híbrido será uma necessidade em todas as instituições de ensino, sejam privadas ou públicas.

Em resposta à Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Rose, o seu questionamento é muito pertinente! As reflexões e práticas oriundas da educação nesta pandemia evidenciaram que há uma potencial virtualização do ensino, como nos aponta o título deste congresso. Dessa forma, concordamos as tecnologias digitais e a internet não figuram como opção em nosso meio. Consequentemente, os licenciandos necessitam de capacitação adequada à atual conjuntura social.

Em nosso curso, licenciatura em Pedagogia no Iserj, a matriz curricular prevista no PPC tem uma disciplina obrigatória denominada "Tópicos especiais em Educação a Distância", cuja ementa trata destes temas: EaD, educação on-line, ensino híbrido, ambientes virtuais de aprendizagem, etc. Esclarecemos que a disciplina optativa "Educação a Distância" visa alunos que desejam aprofundar essas temáticas.

Agradecemos a oportuna discussão trazida por você. Esperamos que outros possam construir conosco este debate.


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Luanna Alves -
Que trabalho incrível, Guilherme e Roberta! Parabéns! 

Para além de toda a base teórica e acadêmica, podemos destacar o valor humano presente no desenvolvimento do trabalho de vocês. Mostrou-se que além de constatarem o problema dos educadores diante às ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem no ensino remoto, vocês se dispuseram a ajudá-los oferecendo a partilha de seus conhecimentos sob a luz do cuidado e da empatia. 

O meu desejo é que projetos assim se multiplique por instituições afora buscando proporcionar a formação continuada de seus educadores sem deixar de lado a escuta atenciosa e o olhar acolhedor. 

Parabéns novamente aos autores!


Em resposta à Luanna Alves

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Luanna, obrigado pela comentário tão afetuoso!

Nosso grupo de pesquisa se interessa particularmente pela formação da identidade dos docentes e seus saberes. Assim, ao convite da nossa líder, não conseguimos nos esquivar em compartilhar o saber que construímos com aqueles que estavam mais próximos, inicialmente. Queremos que a nossa identidade, pedagogos em formação, seja humanizada desde já!

Os saberes que cada um possui, quando compartilhados, incidem no desenvolvimento humano e profissional de cada um, como este Congresso tem demonstrado.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns aos autores pelo trabalho. Já adotei presencialmente a utilização das oficinas pedagógicas como uma estratégia para uma temática a ser abordada nas aulas de Ciências. Os resultados foram até satisfatórios uma vez que possibilitaram a mobilização dos alunos, bem como discussões, reflexões e debates sobre a temática abordada à época. Claro, que na oportunidade tivemos alguns elementos dificultadores que ao final não sobrepuseram-se ao objetivo final desejado.

Dessa forma, eu perguntaria aos autores quais os principais fatores limitantes na adoção da oficina pedagógica on-line  para com os alunos? Tais fatores implicaram em um ensino e uma aprendizagem menos significativa para com os alunos?


Desde já agradeço.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Alexsandro, agradecemos a partilha de sua experiência e os questionamentos que muito contribuem para a nossa reflexão.

As oficinas pedagógicas são uma grande oportunidade para o aprendizado por meio da prática, do fazer. Ademais, pela dinâmica própria que possuem, favorecem a construção conjunta, em solidariedade. No entanto, como em qualquer outra metodologia, sua implementação pode se complexificar por diversos fatores. Acreditamos, como você pontuou, Alexsandro, que as intempéries não ofuscam o resultado final conquistado.

As nossas oficinas pedagógicas on-line foram realizadas por meio do Google Meet, de forma síncrona. Desse modo, muitas das razões que dificultaram a nossa ação assemelham-se às adversidades do ensino remoto emergencial, a saber: instabilidade na conexão ou ausência de internet, limitação em algumas atividades devido ao uso somente do celular e as implicações advindas desses percalços.

Não ousamos dizer que, pelos motivos apresentados, o ensino e a aprendizagem tenham sido menos significativos. No entanto, não desconsideramos os obstáculos pelos quais passamos. Diante deles, buscamos outras alternativas, que geraram redes de aprendizagem, para levar a termo nosso objetivo. Por exemplo, utilizamos um grupo de Whatsapp durante e após as oficinas para sanar as dúvidas, criamos um sala de aula no Google Clasroom para interação e aprendizagem comunitária dos participantes, disponibilizamos a gravação da oficina.

Portanto, por intermédio dos outros meios oferecidos, além da oficina em si, entendemos que cada oficineiro se apropriou significativamente do conteúdo à sua maneira.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Silvane Gomes -

Olá, Guilherme e Roberta!

Espero que estejam bem!

Parabéns pela discussão, e aproveito para perguntar: como foi a experiência de oficinas pedagógicas virtuais que vocês vivenciaram? Desde a 1a foi mais interessante ou mais desafiador?

Abraço aos dois!

Em resposta à Silvane Gomes

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Olá, Silvane. Estamos bem! Obrigado pelo elogio e pelas perguntas!

As oficinas pedagógicas que implementamos fizeram parte de um projeto denominado Formação docente para contextos de excepcionalidade, no qual participamos como monitores.

A execução desse projeto coincidiu com o início das aulas remotas no Iserj (2020.2). A nossa interação no ambiente do Google Classroom, disponibilizado como ferramenta pela instituição, fez-nos perceber que nós e os nossos professores precisávamos nos apropriar dessa interface. Assim, planejamos a primeira oficina.

Como a divulgação e a implementação da oficina ocorreram por meio do projeto extensionista Mobilização Educacional (Mob.E), conhecido pela oferta de atividades semelhantes em nosso Instituto, contamos com a presença de alguns colegas da graduação. Certamente, a presença deles e da nossa professora orientadora, Keite Melo, propiciaram a nossa segurança e liberdade durante a execução da oficina.

A experiência foi muito gratificante! Os oficineiros estavam abertos à aprendizagem e colaboram para a construção de uma ambiente sadio, solidário e afetuoso. A nossa satisfação após esse primeiro momento se materializou na realização da oficina complementar (Atividades na Sala de Aula Virtual) e na implementação de outras oficinas, com outras temáticas e companheiros monitores.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Claudionor Silva -

Trabalho inovador... Oficinas que, geralmente, por tradição, são parte dos eventos científicos presenciais nas universidades, agora, fazem parte do nosso cotidiano na pandemia.

Acredito que podem criar a categoria "oficinas pedagógicas virtuais" caso tenham tempo e dialoguem sobre esse novo formato, acho bem interessante.

E prossigam com o projeto em outras frentes, por exemplo, com oficinas para estudantes, pois é muito interessante e importante, sobretudo, para os estudantes iniciantes nos cursos de graduação, para acumularem horas-atividade durante o curso.

Parabéns ao projeto e aos seus integrantes!

Em resposta à Claudionor Silva

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Roberta Pacheco de Freitas -

Claudionor, nós somos monitores do projeto extensionista Mobilização Educacional (Mob.E/ISERJ), que semestre passado promoveu as oficinas sobre o tema “Formação docente para contextos de excepcionalidade”.

O Mob.E tem como objetivo oferecer uma formação pedagógica diversificada e transformadora, respeitando as diferenças e valorizando os talentos pessoais. Então, o projeto das oficinas é continuo, já existia antes da pandemia e segue dentro do ambiente virtual.

Convidamos você e todos os participantes para conhecer e acompanhar nossas atividades nos links abaixos. Será um prazer continuar essa troca de saberes por lá. 

Agradecemos por sua participação!

https://www.facebook.com/mobeeduc

https://www.instagram.com/mobe.iserj/


Em resposta à Claudionor Silva

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Claudionor, complementando as colocações da Roberta, faço saber que todas as atividades oferecidas por nosso projeto conferem certificado de participação. Dessa maneira, os graduandos podem inserir as oficinas pedagógicas como horas de atividades complementares.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Ederson Cordeiro -

Olá! Super parabéns pela ousadia neste momento de buscas de apoio a toda educação básica. 

Gostaria de saber se já tem alguma prévia de ampliação de projetos dos participantes a partir desta experiência com vocês. Cada vez mais, crescei e multiplicai as boas experiências em rede.

Gratidão!!

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Olá, Ederson. Obrigado pela mensagem e pelo questionamento.

O projeto extensionista Mobilização Educacional (Mob.E), no qual somos monitores, tem como uma das atividades principais a oferta de oficinas pedagógicas para as comunidades interna e externa. Por isso, com a adoção do ensino remoto, também ressignificamos nosso projeto para o ambiente virtual.

Visto que fazemos parte de um grupo de pesquisa particularmente voltado para a identidade e os saberes docentes (GPIDOC/ISERJ/CNPq), não poderíamos deixar de apoiar os profissionais, especialmente da educação básica, neste contexto excepcional: a pandemia.

Quando implementamos as oficinas, ainda não vislumbrávamos todos os frutos que poderíamos colher, como a participação aqui no Congresso, por exemplo. Assim, no texto aqui apresentado, limitamo-nos em compartilhar as nossas percepções sobre o trabalho desenvolvido, sem incluir as "ampliações" desenvolvidas pelos oficineiros. Essas produções certamente servirão para a confecção de um trabalho futuro.

No decorrer da oficina, devido a replicação feita pelos participantes, percebemos que eles se apropriaram das sugestões apresentadas. Consequentemente, cada qual no seu ambiente de trabalho, está aplicando os conhecimentos na prática escolar. Alguns deles compartilharam conosco as salas que criaram no Google Classroom. Oportunamente, com a devida autorização deles, poderemos visibilizar essas criações.

A ampliação mais imediata das oficinas ocorreu, significativamente, nos trabalhos desenvolvidos pela profª. Keite Melo na disciplina (optativa) Educação a Distância. Tendo por base o conteúdo que oferecemos, os alunos passaram pela experiência de criação, inclusão de atividades e tutoria das salas do Classroom. Divididos em grupos, os alunos ora atuavam como tutores, ora participavam como alunos nas outras salas. Foi uma experiência riquíssima em aprendizado coletivo!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Valdirene Soares Santos -

Olá participantes!

O trabalho dos autores Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas, é muito interessante.

A ferramenta sem dúvida merece destaca pois é prática e apresenta recursos que facilidade a interação de professores e alunos.

Agradeço a considerações de todos!

att

Valdirene 

Coordenadora de Mesa

Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Olá, Valdirene.

Agradecemos seu destaque. Realmente, o Google Classroom é uma ferramenta prática e que, embora limitada, oferece possibilidades de interação. Por isso, muitos professores adotaram a utilização dela para o ensino remoto emergencial.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Enis Da Motta Ferreira da Silva -

Excelente trabalho!! 

Em resposta à Enis Da Motta Ferreira da Silva

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior -

Obrigado, Enis!

Esperamos que o nosso trabalho possa contribuir para sua reflexão e formação.

Em resposta à Enis Da Motta Ferreira da Silva

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Roberta Pacheco de Freitas -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Alexsandro Rosa Soares -

Olá, autores e participantes! Quantos apontamentos relevantes já tivemos até o momento. Destaco algumas colaborações para pensarmos na relevância da pesquisa dos autores: 

“A utilização do Padlet é uma das maneiras de avaliar outras competências: a discursiva e a estética. Levam-se em consideração as múltiplas inteligências dos alunos e habilidades. Esse é um dos aspectos da avaliação formativa”. Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

“[...] Vejo em meus colegas e em mim mesma a dificuldade de nos adequar à essas novas ferramentas, de modo não apenas de transpor o conteúdo da sala para a plataforma, mas de pensar em novos modelos condizentes com o que as novas tecnologias nos permitem fazer, visto que não podemos montar a aula tal qual seria nos moldes anteriores”. Yngrid Karolline Mendonça Costa

“Acho que agora essas mudanças fizeram a gente entender que a tecnologia tem suas limitações (sinal de internet seria um deles), mas que essa nova realidade pode vir a fazer parte da rotina escolar. Que as ferramentas (os aplicativos) funcionam e vimos as suas aplicações nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto é reconhecer que a troca de saberes não se limitou apenas ao grupo de determinada instituição, mas que ela pode ser ampliada, conectando com grupos de alunos e professores de outras cidades”. Roberta Pacheco de Freitas

Pensar em estratégias como as oficinas para desmistificar o uso de recursos tecnológicos com o objetivo de viabilizar aprendizado é extremamente pertinente. Em tempos onde os nossos estudantes conseguem acessar as redes sociais, mas ainda não conseguem criar uma conta de e-mail, torna-se imprescindível que tenhamos docentes capacitados para acolher e ensinar o como e o para quê.

Orientar quanto ao uso do Google Classroom é um trabalho de extrema importância e desafiador diante de certas resistências, que certamente vocês devem ter encontrado. 

No mais, parabéns aos autores e a todos os protagonistas desta discussão! 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Valdirene Soares Santos -

Olá participantes!

Convido para discussão sobre essa ferramenta que a Secretaria da educação disponibilizou as escolas públicas em específico. 

Alguém gostaria de tecer comentários a partir do trabalho dos autores.

Aguardo a participação!

att

Valdirene 

Coordenadora de Mesa

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Valdirene Soares Santos -

Prezados participantes!

Estamos vivendo uma educação diferente atípica, isso promoveu de forma acelerada as tecnologias.

Conte para nós suas experiencias com Classroom!

Quais ferramentas estão utilizam? Conhecia essa ferramenta que os autores estão apresentando?

aguardo vocês! 

att

Valdirene 

Coordenadora de Mesa

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Naillê Belmonte Trindade -

Olá, Guilherme e Roberta! Grata por compartilhar a experiência de trabalho desenvolvida, onde pode-se notar o grande empenho em auxiliar docentes e possibilitar novas ferramentas para a construção de um ensino dinâmico, é ótimo ler que pensaram em disponibilizar ferramentas de fácil acesso e gratuitas, uma vez que abrangem mais docentes e discentes para a utilização dos meios digitais. Parabéns pelas oficinas e espero que possam continuar o belo trabalho!

Em resposta à Naillê Belmonte Trindade

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Roberta Pacheco de Freitas -

Olá, Naillê!

Muito obrigada pela mensagem! Estamos felizes em compartilhar com vocês e sim o trabalho continua nesse semestre.

Convidamos você para conhecer e acompanhar nossas atividades nos links abaixos. Será um prazer continuar essa troca de saberes por lá. 

Agradecemos por sua participação!

https://www.facebook.com/mobeeduc

https://www.instagram.com/mobe.iserj/



Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -

Boa Noite Guilherme e Roberta

Gostaria de parabeniza-los pelo trabalho, o ensino a distancia se tornou obrigação em 2020 e os professores muitas vezes não conseguiam usar devidamente as plataformas o que ocasionou muitos problemas na hora de passar atividades a seus alunos, o que creio que prejudicou muito o ensino repassado por estes. Fico feliz em ler o trabalho de vocês e notar o empenho em auxiliar docentes nesta caminhada mais tecnológica, assim como proporcionar opções de facil e gratuito acesso. Tenho certeza que todos professores e alunos ganharam com o belo trabalho desenvolvido por vocês.

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Roberta Pacheco de Freitas -

Olá, Ana Eduarda!

Agradecemos por sua mensagem e realmente foi uma experiência de muita aprendizagem para todos os envolvidos.

Compartilhar sobre nossas experiências neste evento e ler todas essas mensagens que recebemos foi muito gratificante também.

Um excelente evento para todos!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Keite Silva de Melo -

Roberta e Guilherme, parabéns pelo trabalho, pela iniciativa e implicação com a própria formação e com a formação de professores de diversos segmentos e instituições!


Perceber criticamente a realidade que estamos imersos e planejar ações que contribuam com nossos professores é um dos caminhos que as licenciaturas precisam se comprometer com dedicação! E na ação que implementaram, se os participantes pediram continuação daquela formação, acredito que estavam tirando o melhor proveito da oportunidade que propiciaram.

Embora hajam diversos tutorias na internet, noto que alguns professores sentem-se mais seguros quando há esta oportunidade de aprender por meio da prática, com o auxílio de um par mais capaz, como vocês fizeram. Desconfio que essa preferência venha da cultura do presencial e mesmo de oficinas que as redes costumam implementar. Com o tempo deve haver maior autonomia para que busquem as tecnologias e estratégias pertinentes à sua intencionalidade, mas em um primeiro momento, a direção que vocês escolheram é a mais acertada.

Posso deixar uma pergunta? É uma curiosidade....

Qual foi a aprendizagem que conquistaram com essa prática que implementaram? É sempre bom saber como essas experiências de intervenção na realidade impactam a formação dos licenciandos.

Certinho? 

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Roberta Pacheco de Freitas -

Olá, Professora Keite!!!

A aprendizagem foi perceber que a educação precisa de professores vocacionados, dedicados a exercerem a profissão no caminho da colaboração e organizada em uma rede de apoio que atenda a demanda de um coletivo e assim qualificar a rede educacional. Todo o processo o qual passamos (da organização até a aplicação das oficinas) pode ser considerado como uma aprendizagem importante. Vimos na prática o quanto a observação e uma escuta atenta fazem a diferença, e essa (auto)formação que não consta no currículo obrigatório para a formação do futuro Pedagogo só acontece na vivência.

É preciso buscar por soluções que motivem os professores para terem um olhar mais ampliado para lerem o mundo nas questões econômicas, sociais e tecnológicas, sem terem tantas resistências e preconceitos. Acreditamos também que uma organização horizontalizada, onde ocorra a interação entre professores (concursados, substitutos, contratados), estudantes, gestores e demais profissionais da área educacional, proporcione ganhos que serão percebidos em uma sociedade menos egoísta em virtude, afeto e solidariedade.

Muito obrigada por sua participação!!!
Em resposta à Roberta Pacheco de Freitas

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Valdirene Soares Santos -

Olá, keite!


Coaduno com todas as suas palavras.

Agradeço sua participação

att

VALDIRENE 

Coordenadora de Mesa

Em resposta à Roberta Pacheco de Freitas

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Keite Silva de Melo -

Perfeito, Roberta!


Muito obrigada pela resposta! 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Guilherme e Roberta!

Belo trabalho! Acredito que refletir sobre as possibilidades de uma ferramenta tecnológica em tempo de ensino remoto é extremamente viável!

Parabéns!

Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Roberta Pacheco de Freitas -

Olá, Nayara!

Agradecemos a sua mensagem e participação nessa roda de conversa tão enriquecedora.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Ana Paula de Carvalho -

Parabéns pelo trabalho! Essa rede de colaboração de conhecimento é realmente muito rica. Acredito que agora com os professores mais familiarizados com a interatividade via internet esse tipo de oficina ganhará bastante espaço para outros temas inclusive. 


Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Roberta Pacheco de Freitas -

Olá, Ana Paula!

Muito obrigada pela mensagem e informa que é exatamente isso que ocorre atualmete. 

O projeto extensionista Mobilização Educacional (Mob.E/ISERJ) tem como objetivo oferecer uma formação pedagógica diversificada e transformadora, respeitando as diferenças e valorizando os talentos pessoais. Então, o projeto das oficinas é continuo e sim o trabalho continua nesse semestre com outros temas.

Aproveito para te fazer um convite para conhecer nossas atividades nos links abaixos. Será um prazer continuar essa troca de saberes por lá. 

Agradecemos por sua mensagem!

https://www.facebook.com/mobeeduc

https://www.instagram.com/mobe.iserj/


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Valdirene Soares Santos -

Olá, Participantes do UEaDSL 2021.1!

Venho agradecer a participação de todos!

Todas as considerações foram de grande valia aos estudos apresentados.

Sucesso à todos.

Carpe Diem! 

Atenciosamente

Valdirene Soares

Coordenadora de Mesa


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Veronica Cunha Barcellos -

Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber porque escolheram a plataforma Google Classroom para o desenvolvimento do trabalho? 

Obrigada 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RESSIGNIFICANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: DESMISTIFICANDO O CLASSROOM. Autores: Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, Roberta Pacheco de Freitas

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)