Título: |
O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
Autores: | Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges |
Resumo: |
Este artigo é um recorte da minha pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar e compreender as representações sociais que orientam os entendimentos e ações avaliativas dos professores que atuam na Educação Básica. O aporte norteador da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais concebida por Serge Moscovici. É um estudo de natureza qualitativa e apresentamos aqui análise dos dados que foram organizados e analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre. De acordo com nossas análises evidenciou-se que a maioria dos professores tem uma concepção formativa de avaliação da aprendizagem, embora ainda existam resquícios da concepção em que mais se valorizam os resultados de provas e testes do que os processos avaliativos cotidianos. Por fim, essa pesquisa foi importante, pois acreditamos que a avaliação caminha numa perspectiva crítica e emancipatória alicerçada em novos elementos avaliativos, voltados para o ensino e aprendizagem dos alunos. |
Links e informações complementares | |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Educação |
Instituição: | Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Anderson Cristiano da Silva |
Mesa (2): | Arthur Marques de Oliveira |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM .pdf |
|
Slides: Apresentação slides.pptx
|