O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 17

 

Título:

O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges
Resumo:

Este artigo é um recorte da minha pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar e compreender as representações sociais que orientam os entendimentos e ações avaliativas dos professores que atuam na Educação Básica. O aporte norteador da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais concebida por Serge Moscovici. É um estudo de natureza qualitativa e apresentamos aqui análise dos dados que foram organizados e analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre. De acordo com nossas análises evidenciou-se que a maioria dos professores tem uma concepção formativa de avaliação da aprendizagem, embora ainda existam resquícios da concepção em que mais se valorizam os resultados de provas e testes do que os processos avaliativos cotidianos. Por fim, essa pesquisa foi importante, pois acreditamos que a avaliação caminha numa perspectiva crítica e emancipatória alicerçada em novos elementos avaliativos, voltados para o ensino e aprendizagem dos alunos.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Anderson Cristiano da Silva
Mesa (2): Arthur Marques de Oliveira 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM .pdf

 Slides: Apresentação Powerpoint 2007 Apresentação slides.pptx

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

SEJAM BEM-VIND@S!

por Anderson Silva -

Sejam bem-vind@s participantes, Verônica Barcelos e Daniele Borges ao UEaDSL 2021.1!

O trabalho  O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM apresenta uma importante contribuição teórica para que possamos discutir neste espaço dialógico. Esse é um recorte de uma pesquisa maior (dissertação de Mestrado) e com  certeza teremos uma semana de muita troca para compreendermos as representações sociais e ações avaliativas dos professores que atuam na Educação Básica.

Convido a tod@s ao debate sobre a temática .

Um bom fds e cuidem-se.

Anderson Cristiano da Silva (Coordenador de Mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Arthur Marques de Oliveira -

Sejam bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes participantes e autoras Veronica Cunha Barcellos e Daniele Simões Borges ao UEaDSL!  ;)

O trabalho de O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM apresenta a importância do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.

teacher icon

Convido a todes, todas e todos ao debate sobre a temática! <3


Arthur Marques de Oliveira (Coordenadora de Mesa)

Em resposta à Arthur Marques de Oliveira

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Veronica Cunha Barcellos -

Agradecemos a oportunidade de compartilhar nossa escrita!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Anderson Silva -

Verônica, boa tarde!

Espero que esteja bem.

Gostaria de saber como foi o processo de escolha da temática para o início do trabalho e quais foram os critérios delimitadores para a escrita da dissertação?

Abraços e ótimo evento.

Anderson

Em resposta à Anderson Silva

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Veronica Cunha Barcellos -

Bom dia! Escolhemos esta temática pelas grandes inquietações que os professores da escola onde atua apresentava em relação a avaliação da aprendizagem. Assim utilizamos como critérios delimitadores professores dos anos finais, colocamos a questão do tempo de prática docente todos deveriam ter mais de cinco anos de prática, e atuarem nos anos finais e escola pública. Ficamos com oito sujeitos de pesquisa.


Obrigada

Em resposta à Veronica Cunha Barcellos

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Anderson Silva -

Verônica, bom dia!

Espero que esteja bem.

Muito obrigado pela resposta e esclarecimento. Sucesso em sua pesquisa! No mais, aproveite o evento que foi prorrogado até amanhã.

Abraço e ótimo fds.

Cuide-se. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Anderson Silva -

Bom dia, pessoal!

Espero que estejam tod@s bem. 

Já estamos no segundo dia do nosso evento que vai até a próxima sexta. Teremos muito tempo neste espaço assíncrono para enriquecer ainda mais a temática por meio da troca dialógica.  Fico no aguardo da contribuição de tod@s vocês.

Abraços  e excelente domingo!

Cuidem-se. 



Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Anderson Silva -

Queridas autoras, boa tarde!

Espero que estejam bem.

Lendo sobre o trabalho na íntegra aqui, fiquei curioso para saber mais detalhes de como organizaram a produção de informações e da transcrição de entrevistas a partir do estofo teórico-metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Fico no aguardo. 

Abraço e bom evento. 

Em resposta à Anderson Silva

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Veronica Cunha Barcellos -

Bom dia! Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com oito docentes, depois transcrevemos todas as entrevistas e fizemos a analise dos descritores que mais apareciam nas entrevistas, ficando com três descritores:  a prova como instrumento de avaliação, avaliação classificatória e mediadora e por fim a avaliação da experiência a experiência da avaliação, ficando com três discursos.

Espero ter respondido. 

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Anderson Silva -

Bom dia, pessoal!

Espero que estejam bem.

Já estamos no meio do evento e ainda temos até sexta para muitas trocas dialógicas, que com certeza irá contribuir em muito com as experiências e visões de cada participantes. 

Esperamos por tod@s vocês.

Abraços virtuais e ótimo evento!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Anderson Silva -

Querid@s participantes, boa noite!

Espero que estejam bem. 

Já estamos chegando aos dois últimos dias do evento. Vamos aproveitar e continuar nossa rica discussão dialógica. Esperando tod@s por aqui.

Abraços virtuais e cuidem-se. 


Em resposta à Anderson Silva

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Veronica Cunha Barcellos -

O evento está excelente! Muitas trocas e aprendizados.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Anderson Silva -

Querid@s participantes, boa noite!

Espero que estejam bem. 

Vejam que notícia boa, o prazo do nosso evento foi prorrogado e teremos até domingo para poder interagir ainda mais. Aproveitem o sábado e domingo para poder trocar mais ideias aqui em nosso espaço dialógico ok.

Abraços e bom fds.

Cuidem-se. 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Anderson Silva -

Bom dia, querid@s participantes!

Espero que estejam tod@s bem.

Chegamos ao último dia do evento. Esta semana foi um momento de rico aprendizado e interação. Quero agradecer aos autores que aqui interagiram, bem como os participantes que também enriqueceram o evento por meio de comentários e perguntas. Parabéns!!!

Abraços virtuais e nos encontramos no próximo evento.

Cuidem-se. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O DISCURSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Autores: Veronica Cunha Barcellos, Daniele Simões Borges

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)