REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 31

 

Título:

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ

Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes
Resumo:

 

Este trabalho de cunho qualitativo possui uma pesquisa bibliográfica que reflete a temática das histórias em quadrinhos (HQ) considerando que elas podem contribuir para a leitura e para o processo de ensino e aprendizagem do estudante. O objetivo geral deste artigo é refletir a HQ relacionada à leitura e ao processo de ensino/aprendizagem, enaltecendo o seu caráter polissêmico. A partir das reflexões que envolvem o assunto, pode-se considerar que o gênero possui uma relação da linguagem verbal com a não-verbal, além da sua produção e circulação ser tanto no virtual quanto no impresso, possuindo inúmeros aspectos que podem motivar e contribuir para aprendizagem do estudante.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição:  Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
Palavras-Chave:
Mesa (1):  Karla Menezes Lopes Niels
Mesa (2):  Katiuscia Cristina Santana
Mesa (3): Cleyton Santana de Sousa 

LEIA Artigo Completo em PDF:   Documento PDF ARTIGO THAIS E LORENA - ALTERADO.pdf

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Katiuscia Cristina Santana -

Sejam bem-vindos participantes e as autoras do trabalho, Thais Cerqueira Faria e Lorena Martins Moraes, ao UEaDSL!

O trabalho de Thais Cerqueira Faria e Lorena Martins Moraes, intitulado REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ , defende que as histórias em quadrinhos podem ser relacionadas à leitura e ao processo de ensino/aprendizagem na escola, sobretudo pelo seu caráter polissêmico e pela presença da linguagem verbal e não-verbal.

Convido a todos ao debate sobre a temática.

Profa. Dra. Katiuscia Cristina Santana - Coordenadora de Mesa

 


Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -
Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Cleyton Santana de Sousa -

O tema chamou a atenção de vários presentes. Me fez lembrar como as histórias em quadrinhos fizeram parte da minha infância e sua influência para o desenvolvimento de um cidadão leitor.  E quem não conhece as tirinhas da Mafalda?

Mafalda (Foto: Reprodução/Quino)

"Na tirinha, Mafalda escreve uma placa no globo terrestre com os dizeres "Cuidado! Irresponsáveis trabalhando". A crítica remete aos prejuízos mundiais causados pela população humana" fonte: 7 tirinhas de Mafalda para refletir sobre os tempos atuais - Revista Galileu | Cultura (globo.com)

A tira em tela me reflete sobre a gestão da pandemia nos tempos atuais e ausência de cuidado na perspectiva de Leonardo Boff.

Cleyton Santana -  Coordenador de Mesa

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Mafalda é um clássico, além de possuir uma temática muito critica dependendo do assunto !!

Obrigada, Cleyton!!

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Karla Menezes Lopes Niels -

Verdade, Cleyton. É um tema bastante pertinente e o artigo está bem escrito, claro, convidando ao diálogo. 

Karla  Menezes Lopes Niels - Coordenadora de Mesa

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Sejam bem-vindos, participantes!


Espero que este trabalho contribua para o seu conhecimento e sua prática docente. Pode-se considerar as histórias em quadrinhos como um gênero "interdisciplinar", podendo ser trabalhado em vários aspectos, não somente nas aulas de Língua Portuguesa. O seu caráter polissêmico que relaciona o verbal com o não-verbal, faz do gênero algo tão rico que pode ser trabalhado de diversas maneiras e disciplinas.


Thais Cerqueira Faria

Professora de Língua Portuguesa e pesquisadora

Mestre em Ensino e suas Tecnologias (IFF campus Campos)

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Karla Menezes Lopes Niels -

Olá, participante, autoras e coordenadoras, 

O trabalho de Thais Cerqueira Faria e Lorena Martins Moraes, reflete sobre o uso do gênero discursivo histórias em quadrinhos (HQ) no  processo de ensino/aprendizagem da leitura na escola, através da exploração tanto dos recurso polissêmicos como da linguagem mista. Nos leva a pensar na importância do gênero tanto para o letramento quanto para o incentivo á leitura. 

Faço coro com a Profa. Dra. Katiuscia Cristina Santana, e os convido ao debate

Profa. Dra. Karla Menezes Lopes Niels - Coordenadora de Mesa


Em resposta à Karla Menezes Lopes Niels

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -
Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Katiuscia Cristina Santana -

Boa noite,

 O uso dos quadrinhos na Educação Básica é muito enriquecedor, sobretudo por esta questão de conciliar a linguagem verbal e não-verbal. Tendo como base a leitura do artigo, gostaria de fazer algumas perguntas para as autoras: 

1) A pesquisa foi qualitativa com base na leitura de vários pesquisadores. No entanto, gostaria de saber se as autoras já realizaram atividades com quadrinhos em sala de aula (gostaria de saber a faixa etária dos alunos e a série) e qual foi o referencial teórico para a elaboração de exercícios em aula. Como foi a recepção dos alunos? Foram atividades de interpretação de texto?

2) Como sugestão de leitura e para complementar as referências teóricas, senti falta do Professor Paulo Ramos, é um dos grandes pesquisadores de HQ no Brasil.

3) Há a presença de Orlandi no artigo, porém não me pareceu que as autoras usarão a Análise do Discurso como referencial teórico. Gostaria de saber como foi o processo de escolha dos teóricos para a elaboração do artigo.

Agradeço a participação de vocês no evento!

Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Olá Katiuscia! Já desenvolvi alguns trabalhos com as HQ para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, principalmente, no 8° e 9° ano.  Os alunos gostaram, pois as HQ possuíam humor. 

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Katiuscia Cristina Santana -

Gostaria de saber quais competências foram mobilizadas nas atividades com os quadrinhos e quais tópicos de língua portuguesa foram trabalhados. Concordo que os quadrinhos têm boa recepção por parte dos alunos graças à presença do humor, no entanto, alguns quadrinhos demandam certas competências por parte dos alunos para que sejam entendidos em sua totalidade, tais como inferências e conhecimento enciclopédico. Qual foi o percurso didático que você fez com esses alunos dessa faixa etária?

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -

Boa noite,

Qual a sua opinião em relação ao uso dos quadrinhos em sala de aula?

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -
Minha opinião é que o gênero contribui para a formação critica do aluno, visto que as HQ possuem ideias, opiniões, ideologias, além dos vários assuntos oriundos do cotidiano. 
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Excelente trabalho, tenho uma na mesma temática do ensino de matemática com quadrinhos, fico muito feliz em ver mais aspectos e trabalhos voltados apara esta fonte de informação e aprendizado! 

Em resposta à Francisco de Paula Santos de Araujo Junior

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -
Em resposta à Francisco de Paula Santos de Araujo Junior

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Karla Menezes Lopes Niels -

Que interessante, Francisco! Realmente o gênero textual HQ é usado nas mais diversas disciplinas, inclusive interdisciplinarmente. 

Karla Menezes Lopes Niels - Coordenadora de mesa

Em resposta à Karla Menezes Lopes Niels

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Elaine Teixeira -

Parabéns pela proposta, meninas!

Realmente, as HQ são ferramentas poderosas para o processo de ensino e aprendizagem pelo "poder semiótico"(KRESS, 2003) que elas têm.

Elaine Teixeira

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

São sim, Elaine ! Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Olá, congressistas!

Gostaria de compartilhar com vocês a matéria do link abaixo que nos sugere várias ferramentas para a produção de HQ:

https://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Cleyton Santana de Sousa -

Oi Thais,

Muito boa esta lista. Numa formação de midias ja educação eu trabalhei com o Pixton

https://www.pixton.com/

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Obrigada pela dica, Cleyton !!!!!

Vou analisar essa ferramenta!!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Maisa Cristina Santos -

Olá Thais e Lorena!

Parabéns pelo excelente trabalho! É sempre bom a leitura de abordagens como a utilizada por vocês, pois promovem a modificação de paradigmas e apresentam as vantagens do uso de metodologias ricas e difusas em suas possibilidades. Creio que uma das formas mais interessantes de se apresentar a leitura para o público jovem seja justamente a leitura de quadrinhos, como por exemplo, a Turma da Mônica.

Não somente, atividades como o desenvolvimento de uma HQ são de grande valia para promover a habilidade de escrita, trabalho em equipe e o de viés artístico. Noto que nem sempre os quadrinhos encontram seu lugar em atividades com o público adolescente, o que acho uma pena, pois tende a fomentar um preconceito sobre os quadrinhos como uma forma menor de arte.

Um dos maiores problemas dos quadrinhos para o público adolescente não está na variedade de materiais, mas no preço. Há uma gama infindável de HQs incríveis, mas com preços bem salgados. Para quem não conhece, fica a dica do autor Neil Gaiman (autor de livros como Deuses Americanos, Filhos de Anansi, dentre outros).

#PraCegoVer: essa imagem é a capa de um livro do autor Neil Gaiman em que há um homem ao fundo com uma mulher a sua frente


Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Cleyton Santana de Sousa -

Ei Maisa,

Você tocou num assunto interessante sobre o acesso a compra de HQs.  Não tinha pensando nesta questão. Falando de mídias na educação, a Thais colocou uma lista de ferramentas para que os professores possam utilizar para desenvolver estas práticas com o gênero HQ.   A produção autoral para a criação de HQ bem como o uso de blogs como diário de bordo podem ser alternativas mediadas por tics para realizar proposições como as autoras fizeram.

Cleyton Santana

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

E com certeza são alternativas, Cleyton ! 

Ferramentas gratuitas é o que não falta para serem trabalhadas com os alunos!!!

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Obrigada, Maisa!


Realmente o preço das HQ, dependendo da revista, é caro! Mas, temos a internet e as redes sociais que disponibilizam gratuitamente esse gênero. 

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Katiuscia Cristina Santana -

Como a Maisa bem falou, há ótimos quadrinhos para se trabalhar em aula. Eu, particularmente, acho muito interessante trabalhar com esse tipo de material, independente da disciplina. Quadrinhos como Persépolis e Maus são ótimos para se trabalhar nas aulas de história, por exemplo. Em língua portuguesa, trabalho com muitos quadrinhos e charges, sou fã de Níquel Náusea, há muitos diálogos que trabalham com a ambiguidade como forma de humor, além de desenvolver a capacidade dos alunos de fazer inferências, unindo o verbal e não-verbal. Vários do Níquel Náusea poderia ser trabalhados facilmente em aulas de Biologia. Os quadrinhos são um gênero que os professores sempre devem considerar em sala de aula, os alunos amam no geral.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Katiuscia Cristina Santana -

Atenção participantes!

O UEaDSL 2021.1 foi PRORROGADO para até domingo, 28/03, valendo certificado de participação. É muito importante a participação de vocês, participantes e autoras, esperamos que as autoras respondam todas as dúvidas relacionadas ao trabalho. Evitem respostas evasivas em relação ao artigo de vocês. Mesmo que o evento seja assíncrono, a interação ocorre normalmente por meio de perguntas e respostas.

Agradeço muito a participação de todos os participantes.

Profa. Dra. Katiuscia Cristina Santana (Coordenadora de Mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Veronica Cunha Barcellos -

Boa tarde! Parabéns pelo trabalho! Enquanto professora alfabetizadora sempre utilizei HQ no processo de alfabetização dos pequenos. Excelente contribuição para nossa prática docente.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM E POLISSEMIA COM O GÊNERO DISCURSIVO HQ. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)