A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 25

 

Título:

A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE

Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto
Resumo:

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa de campo realizada em 2020 e tem como objetivo discutir as dificuldades enfrentadas pelas graduandas do curso de Pedagogia EaD no Polo Pompéu/MG. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário desenvolvido e aplicado a vinte alunas concluintes do curso de Pedagogia. As respostas apresentam os problemas que as alunas enfrentaram e os desafios que a modalidade a distância proporciona bem como possibilitaram o crescimento e aprendizagem as estudantes.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Palavras-Chave:
Mesa (1):  
Mesa (2):  
Mesa (3):  Alexsandro Luiz dos Reis

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo UEADSL-Emiliana-Jussara-Aleques-TIelle.pdf

 

 

 

(Editado por Tielle Alves Souto - segunda, 15 mar 2021, 22:09)

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Olá! Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2021.1!
 Me chamo Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, acabei de me formar em Pedagogia.
O presente artigo é o resultado de uma pesquisa de campo realizada em 2020 e tem como objetivo discutir as dificuldades enfrentadas pelas graduandas do curso de Pedagogia EaD no Polo Pompéu/MG. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário desenvolvido e aplicado a vinte alunas concluintes do curso de Pedagogia. As respostas apresentam os problemas que as alunas enfrentaram e os desafios que a modalidade a distância proporciona bem como possibilitaram o crescimento e aprendizagem as estudantes.
Vamos Interagir!!!
Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Emiliane, 

Obrigada pelas boas vindas e por mediar nosso trabalho. 

Podermos conhecer a realidade daqueles que procuram fazer um curso em EAD, pode nos ajudar a pensar em melhorias na formulação do curso e metodologias utilizadas para o desenvolvimento do ensino dessa modalidade. 

Grande abraço!

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Vanessa Menezes -

Boa noite Emiliane, saudações a todos. Muito interessante seu trabalho, muito obrigada por compartilha-lo, você apontou muito bem os desafios encontrados no decorrer do ensino a distância que é optado por muitos pela facilidade e comodidade de não ter que fazer um curso presencial. Mas como já sabemos, para se concluir um curso EAD com êxito é necessário ter muita responsabilidade e jogo de cintura.

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Aleques Mateus -

É muito importante entender os anseios dos professores em formação. É preciso entender que somos plurais, construimos identidades e conseguinte auxiliamos direto ou indiretamente na formação de pessoas que convivem no meio social. 

Que possamos refletir, bem como reconfigurar-nos. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Conheça os principais desafios da educação a distância
 Com um mercado recheado de desafios, a educação a distância enfrenta inúmeras dificuldades. Em diversos aspectos, por exemplo, os formatos mais tradicionais, que contam com professores em sala de aula, são considerados pela maioria das pessoas como mais seguros ou confiáveis, embora sejam evidentes os avanços do EAD em termos de metodologias, tecnologias e qualidade de ensino. Confira a seguir alguns dos principais desafios da modalidade no Brasil: Superar desigualdades O Brasil é um país desigual em vários aspectos e isso impacta diretamente na Educação, ficando ainda mais sério quando falamos de EAD. Como esta modalidade de estudo exige uma autonomia e organização do estudante, a falta de base educacional e o nível socioeconômico impactam diretamente no aproveitamento dos conteúdos oferecidos via plataformas digitais. Além disso, em maio de 2020 o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF divulgou pesquisa que mostra que 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, não têm acesso à internet em casa no Brasil. O dado corresponde a 17% da população brasileira nesta faixa etária. Superar estes desafios exige estratégias da escola e capacitação dos professores para entender como o atendimento pedagógico pode suprir estas diferenças. Capacitação profissional e tecnológica Ao longo dos anos, as formas de aprender e ensinar passaram por transformações que trouxeram abordagens muito mais dinâmicas. Como um fenômeno ainda recente, o EAD exige muitas vezes competências e recursos tecnológicos específicos para o estabelecimento de metodologias eficientes que respondam às demandas dos alunos e do mercado de trabalho. Apesar das dificuldades, professores e equipes pedagógicas estão trabalhando muito e buscando uma adequação rápida às demandas dos alunos em todos os níveis. É necessário que as instituições de ensino capacitem seus professores para operar as ferramentas tecnológicas, para que elas se tornem aliadas e não um obstáculo no processo de ensino aprendizagem. Falta de investimento em pesquisas Um problema (também encontrado no ensino tradicional) é a deficiência de investimentos em pesquisas de cunho científico sobre o processo de ensino-aprendizagem. A carência é sentida, inclusive, nas práticas de aprendizagem virtuais — caracterizando dificuldades para que a modalidade se estabeleça com credibilidade no País. Preconceito em relação à qualidade dos cursos Muitos cursos online oferecem qualidade de alto nível, formando profissionais plenamente capacitados e aptos para lidar com as inovações. Porém, a mentalidade de preconceito faz com que muitas pessoas acreditem que a educação a distância não tenha o mesmo peso que um diploma presencial. Desconfiança do mercado Algumas empresas julgam que o aluno formado em ambientes virtuais é “preguiçoso”, embora a dedicação e a disciplina exigidas sejam traços marcantes da realidade do EAD – que inclusive dá ao estudante uma carga diferenciada de responsabilidade no processo de aprendizagem e na condução da sua formação. Ainda assim, observa-se por vezes desconfiança com o currículo e com a qualificação dos candidatos a vagas de emprego. A fim de superar essas dificuldades, a educação a distância no Brasil pode se beneficiar muito de gestão educacional estratégica – por meio de soluções de gestão eficientes, que atendam às demandas da legislação e disponham de ferramentas que respondam às especificidades do nicho, tanto em termos administrativos como nos aspectos acadêmicos contribuindo para o aumento da sua credibilidade junto a alunos e ao mercado.
Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Jussara Elizandra Braz -

Saudações.

É muito importante um olhar reflexivo sobre as expectativas e desafios que a o curso de Pedagogia EaD propicia aos estudantes ao longo de sua formação. A necessidade de preparar os futuros profissionais que atuarão na educação básica com a formação de base dos alunos é fundamental, pois estamos trilhando caminhos diferentes, estamos aprendendo a ressignificar a forma de ensino e aprendizagem. O texto apresenta um norte que vale a pena ser considerados.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -

Boa noite,

Tenho que agradecer por ter essas 3 mestres comigo. Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto. Sem eles não estaria participando desse congresso.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Quais são os principais desafios de trabalhar e fazer faculdade?
 Ter uma formação superior já não é mais um diferencial, e sim uma exigência básica de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Estudar é, sem dúvidas, um excelente investimento para o futuro, mas nem sempre é a prioridade para as pessoas que também precisa trabalhar. Quem pretende encarar esse desafio precisa entender quais são os principais obstáculos de trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo. Listamos os 5 pontos mais importantes para que você comece a se organizar. Otimizar o tempo Para quem precisa aliar as tarefas dos trabalhos e da faculdade, é muito difícil conseguir separar os momentos voltados para o estudo e para a jornada profissional. Ao começar as atividades, o foco acaba se perdendo e coisas importantes vão se acumulando até um ponto exaustivo, em que o tempo nunca parece ser suficiente. Algumas estratégias podem te ajudar nesse momento, como a Técnica Pomodoro, criada em 1980, que consiste em manter o pensamento focado em uma única função por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos até o próximo ciclo de tempo. É um método rigoroso, que nem sempre funciona com pessoas que preferem um pouco mais de liberdade de organização ou precisam de mais tempo para se concentrar. Não importa qual seja o método de que você escolher, não deixe de otimizar o tempo que tem para a manter a mente ativa e o corpo saudável. Manter uma rotina produtiva A rotina de quem precisa trabalhar e fazer faculdade ao mesmo tempo costuma ser muito pesada. O mais comum é que o trabalho seja feito durante a manhã e a tarde, e as aulas sejam assistidas à noite. Assim, é inevitável que o cansaço tome conta. Além de organizar a vida, é necessário aproveitá-la, e com uma rotina tão puxada os resultados acabam sendo insatisfatórios em ambas as áreas. Por isso, é essencial equilibrar sua rotina de maneira a manter a produtividade, para que todas as tarefas não sejam apenas feitas, e sim, bem feitas. Organizar tarefas acadêmicas e profissionais Se você enfrenta constantemente problemas para entregar as suas atividades acadêmicas e vive atrasando os prazos a serem cumpridos no trabalho, está na hora de fazer ajustes no seu calendário. Um bom planejamento de horários e do seu período de estudo é fundamental para conseguir dar conta de tudo, sem abrir mão de momentos de lazer e sem se descuidar da saúde, dormindo muito pouco, por exemplo. Gestão financeira Os gastos financeiros também são um dos desafios de quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Além de despesas com as mensalidades em si, estudantes precisam realizar investimentos em transporte, alimentação e todo o material de estudo. Para que valha a pena manter um emprego e estar na faculdade, é preciso manter não só uma boa gestão de tempo, mas também financeira, para que no fim de cada mês você não tenha problemas com as contas e possa guardar uma quantia para o futuro. Gestão de prioridades Em alguns momentos da sua dupla jornada, será inevitável abrir mão de algumas tarefas em função de outras, deixar de ir para atividades acadêmicas para se dedicar ao trabalho, e assim por diante. O essencial é estabelecer as suas prioridades durante essa caminhada, que vão de acordo com o seu estilo de vida e metas para o futuro. Quando se encontrar nessas situações, faça as seguintes perguntas: “Qual tarefa precisa ser entregue mais rápido?” “Posso pedir ajuda de um amigo ou colega de trabalho para realizar essa atividade?” “Não entregá-la pode comprometer a minha nota no semestre ou causar a minha demissão?” Essas são algumas questões básicas que te ajudarão a priorizar as atividades e não desistir da sua formação, ou do seu trabalho, no meio do caminho.
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Olá! Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2021.1!
Sou o Alex, Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Ensino de Ciências. Estou aqui para tecermos reflexões e discussões a respeito de uma temática tão importante que é a formação em Pedagogia. Acredito que muitos deparar-se-ão com muitas realidades vividas ou que estão vivendo quando se está em uma graduação.


Conto com a interação de todos....


Abraços e um ótimo evento.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Alexsandro, 

Creio que discutir os anseios que alunos da graduação vivenciam é de suma importância para entendermos o motivo de ter tanta evasão, principalmente no ensino em EaD. Essa semana um colega de disciplina apresentou a tese dele de doutorado, a qual o foco era exatamente sobre os motivos da evasão de alunos em cursos EaD.  Vemos que tem vários fatores que levam os alunos a desanimarem e até a desistirem da sua formação. E creio que é importante compreendermos  esses fatores para entendermos melhor a realidade daqueles que estão nesse processo.

Obrigada por suas considerações, 

Um grande abraço

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Boa noite,
Numa definição sintética, Pedagogia, palavra oriunda do grego (paidagogia), é a teoria e ciência da educação e a arte de ensinar.

A Pedagogia compreende um conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação baseados no estudo de idéias de determinada concepção de vida (filosofia), e no aprofundamento de algumas ciências humanas (psicologia, sociologia etc).

A Pedagogia tende portanto, para um objetivo prático definido, através de meios (processos e técnicas de ensino) eficientes para alcançá-los.

Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Intuíram esse mestre que a criança em primeiro lugar e o estudante em geral, merecem cuidados especiais para efetivação de uma aprendizagem mais produtiva e deleitosa, devido à imaturidade de recursos racionais e da inexperiência da idade. Essa descoberta revolucionária valeu ao insigne mestre o título de "Pai da Pedagogia".

Desde então, o ensino transformou-se paulatinamente, retro-alimentado por novas propostas educativas iluminadas, em destaque a do francês Jean Jacques Rousseau no século XVIII, de seus seguidores e de inúmeros educadores mais próximos de nós amparados pelo desabrochar da Psicologia que confirmou os acertos dos mestres inovadores.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
A violência contra professores no Brasil

Além das agressões físicas e verbais, as condições de trabalho são muito estressantes em algumas regiões. No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, professores convivem com confrontos armados nos arredores das escolas onde trabalham e ameaças recorrentes de estudantes e familiares.

As consequências dessa realidade para os profissionais da educação são graves. Em 2018, a Secretaria Municipal de Educação concedeu 3.055 licenças por doenças como transtorno ou reação ao estresse, depressão e esquizofrenia - o que equivale a uma licença a cada três horas. O número corresponde a 8% do quadro de professores do município.

O quadro é extremamente complexo e envolve causas de diferentes naturezas. Porém, especialistas ouvidas pela DW Brasil apontam uma relação fundamental entre a violência e a ausência de uma política de convivência escolar no Brasil. Sem um plano que oriente as escolas a prevenir e lidar com o problema, fica-se refém de iniciativas pontuais, que dependem da presença de gestores específicos e podem não ter continuidade, apontam.

"A violência contra professores tem que chocar mesmo, é inadmissível. Mas não é tão frequente como as pessoas colocam. O dado também inclui agressões verbais. Não dá para por as duas coisas no mesmo balaio. Às vezes, o aluno reage com um palavrão a algo dito pelo professor. É claro que não poderia falar desse jeito, mas é bem diferente de agredir fisicamente. Alunos que agem assim são ofensivos, mas, por vezes, levam a linguagem que usam cotidianamente entre os pares para a sala de aula".
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Olá meninas!! Muito interessante o trabalho e a sensibilidade de vocês em escreverem essa temática. Carecemos de profissionais da educação e excelentes profissionais como vocês são e/ou serão. De fato ao escolhermos uma licenciatura temos uma série de expectativas iniciais que ao longo do curso vão se remodelando, se reconstruindo, fato que para aqueles que pretendem cursar uma licenciatura em pedagogia, ou outra, o trabalho por vocês apresentados é fundamental para oportunizar reflexão acerca do curso pretendido. Parabéns, foram brilhantes!

Um abraço,

Gleuze.

Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Boa noite,
Foi isso mesmo eu quis demostrar as expectativas em relação ao curso e a faculdade de pedagogia.
Que ela acaba não sendo aquele glamour que esperamos.
Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Gleuze, 

Muito obrigada por suas contribuições. Realmente devemos repensar sobre várias questões que envolvem a formação inicial.  A estrutura do curso, as expectativas do aluno, a acolhida desse aluno no seu processo de formação e outros fatores, tem um impacto muito importante para que o mesmo conclua sua graduação. 

Um grande abraço

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Ana Nelly Santos -

Gostaria de parabenizar autoras e autor pelo trabalho e agradecer pelas reflexões trazidas no texto.

Achei muito interessante as perguntas realizadas na pesquisa e me chamou muito a atenção a variação na faixa etária das alunas, o que me levou pensar em como o EAD, mesmo perante todos os enfrentamentos colocados no texto, oportuniza as pessoas a fazerem faculdade. Entretanto, fica claro também como a modalidade exige comprometimento, disciplina, autonomia e um certo nível de conhecimento tecnológico, o que apresentou ser bastante desafiador para algumas alunas.

Reconheço o importante papel do EAD em possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao ensino, superior principalmente, mas gostaria que, se for pertinente à temática, que vocês discorressem sobre o seguinte: 

Na visão de vocês, o foco do EAD é realmente oportunizar uma formação superior enquanto atende as demandas do mercado de trabalho, o contrário disso ou ainda, uma parceria inevitável entre os dois?

Abraços.

Em resposta à Ana Nelly Santos

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -

Bom dia,

Ela veio a partir da necessidade de levar a educação e preparar as pessoas que de certa forma não tinham condições de mudar de cidade ou mesmo por não ter tempo de ir a um local que tenha o ensino presencial regular. Além de aprender os assuntos dos cursos que é repassado o individuo vai ter habilidades em manipular as novas tecnologias e diversificar o seu aprendizado. É uma forma em que a metodologia aplicada aproxima o estudante para o mundo globalizado.

Outra razão do aumento da procura por este tipo de curso é a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho, o que está levando as empresas a investirem em seus profissionais, em cursos coorporativos onde o desenvolvimento pode ser acompanhado de perto pela empresa. A educação conduz ao desenvolvimento profissional do educando e a busca por novos objetivos é alcançada por meio de o crescimento adquirido no percorrer do curso de qualificação.



Em resposta à Ana Nelly Santos

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Ana Nelly,

Agradeço imensamente por suas contribuições e apontamentos tão importantes. Vemos que a EaD trouxe oportunidades para muitos que tinham a vontade de realizar um curso superior, mas eram impossibilitados por muitas questões, assim como a sua localidade (muitos moram na zona rural ou em cidades que não oferecem cursos superiores). 

Inicialmente a EaD veio para sanar a dificuldade de muitos em realizar um cursos de aperfeiçoamento profissional ou conteúdos complementares. Mas depois, ela apresentou a graduação como uma formação possível e viável por muitas questões que impedem alunos a fazerem cursos presenciais. Outro fator que podemos apresentar, é a grande quantidade de alunos em EaD que trabalham  e estudam durante seu tempo fora do ambiente de trabalho. Mas como você apontou: a educação em Ead exige uma disciplina muito grande dos alunos, e para que ele consiga desenvolver uma aprendizagem significativa, deve ser organizar em todo o processo. 

Creio que o maior foco da EaD é possibilitar a educação para aqueles que não tem a oportunidade de vivenciá-la na modalidade presencial. E hoje vemos que todos estão aderindo a essa modalidade pela qualidade que muitos cursos oferecem e pela praticidade de poder desenvolver seus estudos dentro de casa. 

Espero ter respondido sua pergunta. ; )

Grande abraço

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
O ensino a distancia está fundamentado na interação entre os professores e alunos engajados num elo que determina o acesso que induz nesse processo de ensino e conhecimento. Que através desses ambientes virtuais de ensino que se baseiam em sua maioria, numa prática construtivista. E, para que esses princípios fundados na produção coletiva sejam alcançados, faz-se necessário que os professores saibam utilizar as ferramentas oferecidas por esses ambientes de modo que se estimule e motive os alunos a praticar das atividades. Assim, não se deve simplesmente transportar os moldes utilizados no ensino tradicional e presencial para os ambientes virtuais.
Outro aspecto importante que contribui para aumentar o interesse dos alunos na EAD é a contextualização. Situar os estudantes sobre as técnicas tratadas nos fóruns, por exemplo, ajuda na ampliação das discussões, pois as explicações ou a apresentação de fatos reais estimularam os questionamentos acerca de possíveis soluções para as situações apresentadas. Assim, a apresentação de exemplos práticos para os assuntos estudados, relacionados ao cotidiano dos alunos faz com que eles se sintam encorajados a participar das discussões propostas.
Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Vanessa Menezes -
Boa noite Emiliane, saudações a todos! Parabéns pelo excelente trabalho que veio abordar os desafios encontrados pelo ensino EAD. Que é visto por muitas pessoas como um ensino de mais praticidade e comodidade, sendo que não é assim, a realidade é outra,pois, o aluno precisa ter disciplina e compromisso para se alcançar um resultado satisfatório.
Em resposta à Vanessa Menezes

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Olá Vanessa, concordo com você. Embora exista no artigo a reflexão a luz da Ead o que mais gostei em todo o trabalho foi a reflexão trazida, sobretudo, a partir do tema: "das expectativas iniciais à realidade", penso que para muitos estudantes e de um modo especial aos da licenciaturas, sempre ou em algum momento ocorra um "choque" entre expectativa e realidade, que acredito acontecer tanto na modalidade presencial quanto à distância. Foram muito sábias na escolha do tema e em mim suscitou reflexões para além do ensino a distância e contribui muito como fonte de leitura e conhecimento aos que pretendem cursar pedagogia ou quem sabe alguma outra licenciatura.

Um abraço.










Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Bom dia,
Obrigada a todos pelas contribuições foi muito importante participar desse congresso, espero poder participar mais vezes.
Queria agradecer a Mestra Tielle, Mestra Jussara e o Mestre Aleques por tudo.
Sem vocês não séria possível participar.
Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde Emiliane, 

Fico muito feliz em participar no seu processo de formação e desenvolvimento do conhecimento. É sempre um prazer poder contribuir de alguma forma, e agradeço pela oportunidade de termos esse momento e dividirmos todo conhecimento adquirido sobre a temática. 

E não pare, pois nos formamos docentes na busca constante do saber! 

Um grande abraço

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NO POLO POMPÉU: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS À REALIDADE. Autores: Emiliane Aparecida Barbosa da Silva, Jussara Elizandra Braz, Aleques Mateus, Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)