FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 21

 

Título:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA, O CURRÍCULO E O ENSINO

Autores: Tiago da Silva Bezerra
Resumo:

 

O artigo científico consistiu num recorte do trabalho final do curso de pós-graduação (latu sensu) em educação, pobreza e desigualdade social ofertada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tinha enquanto objetivo refletir sobre a formação continuada de professores da educação infantil (Nível IV). Nesse sentido, foi realizada pesquisa qualitativa e exploratória por meio da análise das ações estratégicas que levaram em conta não somente o seu planejamento, como também outras situações inerentes à aprendizagem.


 

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  IFRN,UFMG e ABPN - professor pesquisador
Palavras-Chave:
Mesa (1): Bárbara Amaral da Silva 
Mesa (2):  
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:   Documento PDF Artigo 1 revisado - Tiago da Silva Bezerra.pdf

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Bárbara Amaral Silva -

Bem-vindos a mais uma edição do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre

Meu nome é Bárbara e vou coordenar a mesa do trabalho intitulado “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA, O CURRÍCULO E O ENSINO”, escrito por Tiago da Silva Bezerra.  O texto aborda a formação continuada de professores da educação infantil e evidencia a necessidade de um ensino que leve em conta o contexto sociocultural dos alunos. 

Aproveito para já deixar algumas perguntas: 

Qual a importância de levar em conta o contexto sociocultural dos alunos? Vocês já criaram atividades escolares dessa forma? Como foi a experiência? 


Abraços e bom evento a todos!

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tiago da Silva Bezerra -
A importância está no fato de que a educação formal deve considerar a realidade extraescolar devido ao fato de que deve ser significativo para os estudantes. Além disso, deve ter práticas pedagógicas voltadas para a contextualização desta realidade supracitada. Nesse sentido, não foram executadas aulas considerando a temática, uma vez que o trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em educação, pobreza e desigualdade social foram realizados somente planejamentos, tendo em vista os alunos que são centro do processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto que quero explicitar é que este recorte do meu trabalho original foi enviado para este congresso no sentido de que é um tema pouco discutido em universidades. Infelizmente tem professores que desconsideram este tema associado à aprendizagem. Penso que o fazer pedagógico deve ser refletido. levando em conta esta demanda educacional.
Em resposta à Tiago da Silva Bezerra

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Ana Paula de Carvalho -

Muito importante esse debate Tiago! Realmente sinto dificuldade de algumas escolas de integrarem em seus planejamentos o contexto social e cultural das crianças. Acredito que essa formação deva ter um caráter coletivo dentro da escola. Para capacitar todos os docentes ao mesmo tempo. Porque mesmo que o Currículo traga explicito essa necessidade de perceber a criança da educação infantil como protagonista no processo ensino aprendizagem, ainda há uma certa resistência do corpo docente em colocar em prática essa contextualização e participação infantil nas aulas e por vezes, infelizmente, acabam simplificando tudo em: letras, números e cores. 

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tiago da Silva Bezerra -

Muito interessante suas colocações porque as práticas  pedagógicas não podem estar dissociadas da realidade extraescolar porque a partir disto a aprendizagem será significativa. Concordo com você sobre a formação do corpo docente sobre a temática abordada, tendo em vista que é fundamental entender a conceição de pobreza e seus reflexos na aprendizagem. 

Em resposta à Tiago da Silva Bezerra

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Bárbara Amaral Silva -

Olá, Tiago! Muito obrigada por sua resposta. O seu trabalho, de fato, é muito interessante e necessário. Se o aluno não vê a sua realidade no ensino, ele pode achar que o que aprende não servirá para nada na vida. Acredito que os cursos de licenciatura deveriam ser reformulados de várias maneiras para que os professores aprendessem, desde cedo, a criar esse tipo de proposta. 

Abraços,

Bárbara

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tiago da Silva Bezerra -

Gostei da  sua resposta. Muito interessante abordar este tema em outras licenciaturas e relacionar os conteúdos de formação inicial, por exemplo em situações que promovem a reflexão por parte dos futuros professores da educação básica ou docentes do ensino superior.

Em resposta à Tiago da Silva Bezerra

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Bárbara Amaral Silva -

Oi, Tiago! Com certeza. Acredito que muitos professores não colocam isso em prática por não saberem como fazer. 

Abraços,

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tiago da Silva Bezerra -

Acredito que isso parte das políticas educacionais que promovem o respeito e a dignidade aos estudantes da escola pública.

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tiago da Silva Bezerra -

Acredito que isso parte das políticas educacionais que promovem o respeito e a dignidade aos estudantes da escola pública.

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Ana Paula de Carvalho -

Bárbara, ao trabalharmos com projetos que integrem a realidade das nossas crianças elas se sentem engajadas no processo e participam com mais curiosidade, criatividade e motivação. Trabalho com projeto de sustentabilidade na educação infantil e vejo como as crianças nos surpreendem quando as escutamos. Ao final da criação do nosso jardim uma das crianças sugeriu, por exemplo que comemorássemos o aniversário do jardim com bolo de adubo anualmente de acordo com a data em que ele nasceu. 

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tiago da Silva Bezerra -

Isso mesmo. A partir deste enfoque é preciso trabalhar outras competências associadas ao processo de ensino-aprendizagem. Creio também que tudo parte do compromisso profissional do professor no sentido de transformação social.

Em resposta à Tiago da Silva Bezerra

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Bárbara Amaral Silva -

Com certeza, Tiago. É muito mais fácil apresentar as tarefas tradicionais aos alunos, em vez de tentar criar um projeto diferente, por isso o professor tem que reconhecer a importância desses projetos. 

Em resposta à Bárbara Amaral Silva

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tiago da Silva Bezerra -

O fazer pedagógico está relacionado ao planejamento, desenvolvimento e reflexão das práticas pedagógicas que levam em conta a diversidade educacional.  Partindo deste aspecto sumamente relevante que é preciso recriar as práticas pedagógicas a partir desta realidade supracitada.

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Bárbara Amaral Silva -

Olá, Ana! 

Concordo totalmente que esse é o caminho para que a educação faça sentido para os alunos! 

Muito legal a sua experiência. Obrigada por compartilhá-la conosco.


Abraços,

Bárbara

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -

Boa noite, 

Parabéns pelo o seu trabalho ele e  imprescindível, pois acaba mostrando a verdadeira realidade de alguns cidadões.

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tiago da Silva Bezerra -

isso mesmo, A escola não é somente o local em que são aprendidos conteúdos, mas também onde se promove a cidadania e inclusão destes alunos nela. Diante do exposto, é preciso trabalhar os conteúdos escolares sob os enfoques interdisciplinar e transdisciplinar. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Claudionor Silva -

A formação continuada ainda é uma aposta importante apesar de estar sendo colocada em segundo plano nos estudos atuais da área da Educação; o sentido de sempre falar da formação continuada como "deficiência" e nunca como "potência". Acredito que a ideia de potência é melhor do que de "deficiência".

Em resposta à Claudionor Silva

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tiago da Silva Bezerra -

Muito interessante a sua colocação porque o professor não tem conhecendo integral das varadas temáticas, em especial a tratada neste artigo. Nesse sentido, é necessário haver a sensibilização para que está temática seja considerada  relevante do processo de ensino-aprendizagem.

Em resposta à Claudionor Silva

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Bárbara Amaral Silva -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS (AS) A PARTIR DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PLANEJADAS NO TRABALHO FINAL DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (APERFEIÇOAMENTO) EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A POBREZA... Autor: Tiago da S. B

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)