MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 66

 

Título:

MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA.

Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.
Resumo:

 

Neste relato de experiência, a primeira autora apresenta parte de suas memórias enquanto mulher negra da roça, entrelaçando-as com as vivências e práticas sociais, entendidas como uma teia em construção. Desse modo, a partir da abordagem (auto)biográfica, a narrativa é apresentada em primeira pessoa, explicitando a vivência nos aspectos identitários da cor negra, da classe social e da prática pedagógica na Educação do/no Campo/roça.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Instituto Federal Baiano, Campus Serrinha/Bahia.
Palavras-Chave:
Mesa (1): Maísa Cristina Santos 
Mesa (2): Marco Antônio Peixoto 
Mesa (3):  Antonio José de Souza

LEIA Artigo Completo em PDF:   Documento PDF MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA..pdf

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Maisa Cristina Santos -

Sejam bem vindos participantes do UEaDSL 2021.1! Dou também as boas-vindas aos autores Ana Maria Anunciação da Silva e Antônio José de Souza.

Meu nome é Maisa Cristina Santos e sou coordenadora de mesa. Meu objetivo é contribuir para que este seja um ambiente propício para o diálogo e troca de ideias sobre o trabalho intitulado Memórias e práticas de uma professora negra da roça.

No relato de experiência apresentado pela autora, podemos acompanhar um pouco de sua rica história enquanto professora, pesquisadora e agricultora. Suas múltiplas atribuições são instrumentos utilizados para transformar a vida de jovens alunos do campo, que mediante a experienciação da realidade rural, desenvolvem-se não apenas sob uma perspectiva estudantil, mas como sujeitos efetivamente inseridos em seu meio.

A prática exposta pela professora envolveu o entrelaçamento da realidade local, cultural e a auto valorização identitária em um trilhar de viés freiriano, no qual o aprendizado não se restringe ao espaço escolar, mas difunde-se na própria comunidade.

Convido todos os participantes a ler esse trabalho de sensibilidade lírica. Tenho certeza que após isso, muitos entenderão a experiência fantástica do aprendizado com Ana Maria da Anunciação.

A fim de instigar o debate lanço os seguintes questionamentos:

1) Considerando-se o relato da autora, como colocar em prática o diálogo aluno-comunidade?

2) Como desenvolver trabalhos como esse em grandes cidades?

3) O auxílio das prefeituras é imprescindível?

 

Maisa Cristina Santos

(Coordenadora de mesa)


Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Prezada Maisa Cristina Santos. Que honra ter nosso trabalho sob a sua leitura, análise e condução nessa mesa.

O relato torna-se atemporal e de grande potencial reflexivo e formativo, temos uma grande satisfação em socializá-lo. A atividade fomentou um resgate histórico, que era desconhecido pelos estudantes, houve no projeto, desde a sua escrita, um respeito pelas raízes, enquanto alimento e também pelas amplas possibilidades aprendidas com nossos(as) ancestrais, por sua capacidade em nutrir física e empiricamente o nosso povo aqui da roça. Não tenho dúvidas que, essas raízes nos trouxeram até aqui. Agradeço ao meu eterno orientador Antonio José de Souza, por ser o maestro que puxa essa cantiga ancestral, a qual tenho desenvolvido com  amor, dedicação, compromisso e responsabilidade, valorizando a história e o protagonismo das pessoas e do lugar. Como bem disse: “ a experienciação da realidade rural, desenvolvem-se não apenas sob uma perspectiva estudantil, mas como sujeitos efetivamente inseridos em seu meio.”. Assim está sendo, os resultados dessa prática pedagógica foram e estão sendo memoráveis, recebi relatos emocionados dos familiares, eles relataram a alegria dos estudantes quando chegaram em casa, inclusive solicitando que a volta naquele espaço. Esse retorno reforça o compromisso e a vontade para seguir a trilha da contextualização local, bem como relatar outras práticas pedagógicas desenvolvidas. Por isso, o Ueadsl vem se materializando um evento tão importante no país. Acredito que teremos  uma semana de potentes contribuições no Palco Roda de Conversas.

 

Muito obrigada.

Ana Maria Anunciação da Silva.

 


Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Maisa Cristina Santos -

Prezada Ana

Eu que me sinto gratificada pela oportunidade de coordenar, conjuntamente com os demais colegas designados para essa  tarefa, uma mesa que se debruça sobre um trabalho tão significativo. Reitero que seu relato de experiência, além de formativo é lírico, pois dificilmente alguém o lerá sem imaginar as passagens descritas com tanta sensibilidade. 

Precisamos dessa humanidade na educação, dessa delicadeza no olhar formativo. Precisamos de mais Anas Marias da Anunciação. 

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Maisa, agradecemos a você.

Sua leitura atenciosa nos deixa contentes.

Realmente, o relato é cheio de sentidos, marcado pelo sentimento maior, o de pertença a esse nosso lugar, me recordo de Dona Resistência, em sua propriedade, tão dedicada a manter a cultura viva, ela nos recebeu com grande satisfação, explicando para os estudantes cada etapa do processo de domesticação  da mandioca. Guardo com carinho e brilho nos olhos. 

Felizes estamos!

Ana e Antonio.

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Bom dia, Ana!

Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar conosco sua experiência.

Antes de comentar a respeito do assunto, gostaria de fazer uma analogia entre seu nome (ou sobrenome) e o seu papel nessa sociedade. Anunciação significa o ato de anunciar, o qual você cumpre aqui brilhantemente ao anunciar (compartilhar) a sua riquíssima experiência; também significa o ato do anjo Gabriel levar a Maria que ela seria mãe do Salvador do mundo, que, relacionado a você, pode ser considerada como aquela que veio para fazer a diferença por meio de sua prática pedagógica.

Prosseguindo, a forma como você se apresenta como professora negra e seu desempenho na educação do campo, traz-nos à reflexão de o quanto importante é para a comunidade poder construir um currículo que entrelace os saberes, fazeres, a história e as identidades dos seus povos.

O seu texto possui um lirismo tão fascinante que não nos deixa desistir de ler. Parabéns também pelo texto.

Em resposta à Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde, Rose Aparecida Costa Souza Oliveira.

Você me deixou emocionadíssima. 

 A história do meu nome é bonita, minha mãe já tinha 3 filhas,  e estava também com uma idade já avançada, daí eu apareci. Então, ela escolheu meu nome por ser bíblico. Amo o meu nome e principalmente o sobrenome- Anunciação. 

Por aqui, as pessoas relatam essa característica minha, a alegria em anunciar, levar boas novas. Assim, faço na minha prática pedagógica e na vida pois, os bons sentimentos me movem, também acredito, que eu vim nesse mundo com uma missão, como disse você:" considerada como aquela que veio para fazer a diferença por meio de de sua prática pedagógica". 

Sobre a minha escrita, lhe digo que fui e sou agraciada por ter encontrado o Professor/Orientador Antonio José de Souza, no meu caminho e na vida. Ele é uma pessoa que também possui uma linda missão. Nossa negritude e docência na roça, tem possibilitado um entrelace bonito e por isso, estamos sempre tematizando, valorizando e publicizando as memórias, vivências e práticas pedagógicas desenvolvidas nesse nosso lugar.

Aproveitamos para lhe dizer que, nos sentimos abraçados com suas palavras doces e encorajadoras.

Que bom te encontrar por aqui.

Abraços.

Ana e Antonio.


Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Oi, Maisa!

Obrigado pela participação!

Um dos compromissos da Educação do Campo/roça é partir do ‘local’ para o ‘mundo’, por exemplo: ao estudar os recursos hídricos, parte-se dos mananciais, poços artesianos, cisternas, rios do local e região para, em seguida, estudar os históricos rios Tigres e Eufrates. Isso para dizer que a comunidade faz parte dessa metodologia quando se convida o ‘Seu João’ para conversar com os alunos sobre o manejo da água na horta comunitária. Ou quando ‘D. Maria’ é chamada para falar do regime de chuva no Semiárido. Quer dizer, não existe Educação do Campo/roça sem a comunidade.

Nesse sentido, respondendo sua segunda questão, as grandes cidades são constituídas também por ‘comunidades’ (ruas, bairros, quarteirões, etc) e que a escola é partícipe dessa “célula comum”. Ao tratar de um aspecto relevante para a comunidade - como a coleta do lixo - pode ser inserido no estudo/pesquisa os profissionais do projeto de coleta reciclável do bairro.   

E para esse “mutirão” da aprendizagem, toda e qualquer ajuda é bem-vinda.

Forte abraço!

Antonio e Ana

Em resposta à Antonio José de Souza

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Maisa Cristina Santos -

Acho muito rica esse entrelaçamento de saberes, e o trabalho de vocês é uma demonstração clara do quanto isso é factível, (enquanto uns entendem como irrealizável). A importância da inserção do aluno em sua comunidade é incomensurável e reverbera na valorização do outro e do eu.

Sobre as grandes cidades, já ouvi afirmações (as quais relato com tristeza), que as metrópoles não teriam as riquezas do campo e de comunidades com "histórias mais ricas". Ademais, o mais costumeiro é relatarem problemas com transporte e falta de ajuda municipal, justamente por entenderem que aprendizado é "dentro dos muros da escola.  

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -


Boa noite, Maisa.

O entrelaçamento de saberes na prática pedagógica docente, possibilita a ampliação das diversas vozes e da diversidade que está presente na escola e seu entorno. 

As escolas da cidade também precisam valorizar as narrativas dos discentes. A todo tempo, nos corredores, pátios e banheiros estão os estudantes a  contar suas histórias de vida, as quais são "negligenciadas" pela escola. 

Você concorda comigo que a escola ainda obedece um currículo colonizado?

Abraços.

Ana Maria Anunciação da Silva.

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Maisa, muito obrigado por sua mediação.

Abraços!

Antonio José 

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Maísa.

Está sendo muito significativo tecer os fios desse debate com você! Estamos gratos!

Ana Maria Anunciação da Silva. 

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Claudionor Silva -

O relato da professora cria uma categoria interessante a ser desenvolvida numa perspectiva até literária; me fez lembrar Antônio Cândido... Li pouco sobre ele quando fazia pesquisas em assentamentos rurais na UNIARA em Araraquara. O texto é encantador, filosófico, quase literário. E, mais do que tudo emocionante. Acho que é possível desenvolver um trabalho semelhante na cidade.

Em resposta à Claudionor Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Oi, Claudionor!

Obrigado por sua leitura cuidadosa e gentil participação. Eu, assim como vc, acredito que esse tipo de prática educativa pode (e acontece) também na cidade.

Forte abraço!

Antonio José

Em resposta à Claudionor Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Claudionor Silva!

Que honra ter nosso trabalhado lido e analisado por você.

O nosso relato, tornou-se significativo por sua centralidade na epistemologia das vivências. Toda vez que trabalhamos com conteúdos próximos aos estudantes, proporcionamos a eles uma leitura da vida de forma autônoma. Investigar sobre os “seus mundos”, sentidos pelos seus próprios corpos”. 

Sim, é possível desenvolver trabalhos semelhantes na cidade. As escolas precisam conceber práticas pedagógicas que permitam falar e investigar a vida.

E você está participando com algum artigo? 

Abraços.

Ana Maria Anunciação da Silva. 



 


Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde, Maisa.

Eu gostaria de agradecê-la pela sua brilhante condução.

Desejo que você tenha muito sucesso, muita paz e alegrias.

Foi uma honra ter nosso trabalho sob a sua condução esses dias.

Até mais ver e até logo!

Gratitude!!

Ana Maria Anunciação da Silva e Antonio José.


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Marco Antônio Peixoto -

Bom dia e sejam todos bem-vindos!

Agradeço aos autores Ana Maria e Antonio José pela importante contribuição no nosso Evento. 

Convido a todos os participantes/visitantes para a leitura e debate do trabalho intitulado: 

"MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA"

 Marco Antônio Peixoto (Coordenador de Mesa) 



Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -

Bom dia,

Gostei bastante desse tema do seu projeto qual a maior dificuldade enfrentada por essa professora?

Seria a falta de apoio em relação  a educação ser na Zona Rural ser um pouco diferente da educação vista na Zona Urbana? 

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Prezada Emiliane Aparecida Barbosa Silva.


Ficamos felizes por sua leitura atenciosa e pelos pertinentes questionamentos .

Sim, confesso que as atividades pensadas para além dos muros da escola, são desafiadoras. Nesse sentido, a maior dificuldade encontrada foi a falta de apoio logístico, transporte. Por isso, uma das  atividades  previstas não ocorreu. Tratava-se de pesquisar/conhecer a Comunidade de Calumbi, onde se concentra o maior plantio de mandioca e de Casas de Farinhas aqui do município, podendo ser traduzida como: uma prática-vivência-paixão! 

Infelizmente existe uma falta de priorização, no que se refere a efetivação das Políticas Públicas para os povos do Campo desse país.


Você disse ter gostado bastante do nosso relato e por isso lhe perguntamos: 

Qual parte do relato você mais gostou?

Conte-nos também sobre:

  • Sua profissão ou vivências:
  • Quais temáticas pesquisa ou projeta pesquisar/escrever? 
  • Você está participando do Ueadsl com algum texto? 

Estamos gratos em tecer essa prosa com você.

Abraços:

Ana e Antonio.



Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Prezado  Marcos Antonio.


Nós também agradecemos. Que bom tê-lo conosco nessa socialização. 

Abraços.

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Olá!

Sejam todas/todos bem-vindas/os ao UEADSL 2021-1. 

É com imenso contentamento que iniciamos mais uma etapa do UEADSL. Desejo que seja um evento de fecundos diálogos e reflexões auspiciosas sobre o papel da educação e suas relações. 

Recomendo o estudo atencioso do texto intitulado “MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA”, escrito por Ana Maria Anunciação da Silva e por mim que, aqui, assumo uma função híbrida de coordenador de mesa e expositor.

Trata-se de um trabalho que enfatiza, entre outras coisas, a potência da escrita autobiográfica, demonstrando a importância do(a) professor(a) ser, também, pesquisador(a) da sua sala de aula. Orientar Ana Maria tem sido um privilégio por diversas razões, mas, destaco o seu compromisso com a Educação Básica e a Educação do Campo/roça sendo, para mim, um exemplo de profissão docente.

Aproveito para agradecer a recepção de Maisa Cristina e Marco Antônio.

Por favor, ao final da leitura deixem suas considerações e questionamentos.

Participem!

Um ótimo evento!

Antonio José de Souza (Coordenador de Mesa)

Anexo sejam-bem-vindos.png
Em resposta à Antonio José de Souza

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -


Boa noite, Professor Antonio José de Souza.

Sinto-me honrada por ser sua orientanda. Seu olhar atento, gentileza, profissionalismo, competência, empatia, inteligência, firmeza, sensatez, responsabilidade e ética, motiva-me.

Evolui, e tornei-me indiscutivelmente mais feliz. Flui, floresci! 

Lhe tenho eterna gratidão, adimiração e respeito.  Você  é uma inspiração! Que bom escrever, pesquisar e caminhar com você! 

Forte abraço!

Ana Maria Anunciação da Silva.






Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Querida, Ana Maria!

O privilégio é todo meu!

Vc me ensina muito, obrigado!!!

Abração!!!

Antonio José

Em resposta à Antonio José de Souza

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Querido, Antonio.


Vamos chegar a um consenso?

O privilégio é nosso! Esse encontro ancestral estava nos nossos caminhos!


Beijos.

Ana.



Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns a autora pelo trabalho. Simplesmente sensacional. Em tempos  tão sombrios vivenciados no país e arregimentado pelo seu governante máximo, ler um trabalho dessa envergadura nos remete a muitas reflexões sobre classe social, gênero, educação do campo, práticas pedagógicas, desigualdades e resiliência.


Mais uma vez meus parabéns.....


Abs

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Obrigado pela participação, Alexsandro!

Abraços!

Antonio José

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Alexandro. 

Temos gratidão pelo seu retorno, desejamos continuar proporcionando metodologias significativas.  

Concordamos com você quando diz que a leitura nos revigora o ânimo.

Gratitude!

Ana Maria Anunciação da Silva. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Marco Antônio Peixoto -

Boa tarde a todos! Gostaria de parabenizá-los pela parceria e qualidade na elaboração do artigo. O relato é muito rico de detalhes e de significados. A narrativa/escrita autobiográfica tem essa capacidade de trazer a tona uma riqueza sem fim para a nossa vida. Gostaria de saber o que te levou a ser Professora, o que te move ou moveu? Os preconceitos enfrentados durante a infância e a juventude ainda estão presentes? 

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Marco Antonio Peixoto.

Obrigada por sua leitura atenciosa.

Seus pertinentes questionamentos, me deixam à vontade para contar-lhe algumas coisas.

 Através do Professor/Orientador Antonio José de Souza, conheci a potencialidade da escrita autobiográfica.  Ao ler o meu memorial formativo, ele me sugeriu escrever e publicizar a minha história de vida, da qual ele fará parte ETERNAMENTE.

Sou filha, neta, bisneta e tataraneta de agricultores(as) negros(as). De de meus 18 tios(as), apenas uma, a mais nova “in memoriam”, frequentou à escola. Na infância, por diversas vezes, ouvi das professoras que “ eu morreria como meus pais, trabalhando apenas no cabo da enxada”.

Para mim isso não é um demérito. Mas, eu sonhava em continuar os estudos e escolher a minha profissão, por aqui, um destino recaia sobre nós mulheres negras da roça “ migrar para a capital e virar empregada doméstica”. Todas as minhas tias seguiram esse trajeto. “ Para mim era um destino certo”.

Consegui estudar na escola da cidade, sofri com o impacto da mudança de sair de uma escola da roça para uma escola da cidade, sofri também pela comparação inferiorizante entre as vestimentas, calçados, materiais escolares, meu sotaque na fala e cabelo crespo, apelidado de “cabelo bombril, de vassoura, duro e ruim”. Sofri também, pelo atrelamento de que por ser da roça “eu não aprendia”.

Conclui o curso de magistério e passei anos resistindo a migrar, precisei “vender o dia”, trabalhar sob o sol escaldante, das 7h às 16h em propriedades de fazendeiros. Anos se passaram, fiz concurso público e passei! Tornei-me professora.

Digo-lhe que, permanecer na escola foi difícil e tem sido até os dias de hoje no mestrado. Os preconceitos enfrentados durante a infância e a juventude ainda estão presentes! Mas, consciente das identidades e culturas do campo/roça, tenho feito o entrelace entre a vida-profissão e a formação, busco desenvolver práticas antirracistas, de respeito à  diversidade e valorização da  realidade local.

Eu tenho lutado... E me aquilombado com muita gente boa!

Gostaria de perguntar-lhe:

Você já sofreu ou presenciou algum episódio preconceituoso na escola? 

Você concorda que a escola é negligente com a educação para a relação étnico-raciais? 

Abraços.

Ana Maria Anunciação da Silva.

 

 

 

 


Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -
O relato de Ana Maria comprova a natureza formativa do método (Auto)biográfico.

Sobre isso eu pergunto:

*Ana qual a importância do(a) professor(a)-pesquisador(a) olhar para 'dentro de si' e, consequentemente, para 'dentro de usa sala de aula'?

Antonio José
Em resposta à Antonio José de Souza

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -


Boa noite, Professor Antonio!

A importância do(a) professor(a) pesquisador olhar para "dentro de si", está em  perceber-se  a docência  a partir de uma consciência política,  tendo as próprias experiências e vivencias como testemunho. A partir disso, o professor(a) pesquisador(a), pode refletir e articular movimentos, que permitam para outras possibilidades formativas tendo por base o respeito ao seu meio social e a valorização da diversidade presente na sala de aula. Tudo isso, resulta em uma prática refletida na "ação-reflexão-ação" como nos orienta (Paulo Freire).

Abraços!

Ana Maria Anunciação da Silva.

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Exatamente, Ana!

É a materialização do(a) 'professor(a) reflexivo(a) e crítico(a)'.

Obrigado pela atenção.

Abraços!

Antonio José

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Marco Antônio Peixoto -

Boa noite, Ana Maria!

É rejuvenescedor ler as suas palavras, as suas ideias e objetivos. De alguma forma senti um pouco do preconceito do qual você passou. Não foi preconceito racial e sim social. Diversas vezes tentaram me mostrar que os lugares onde gostaria de chegar, estudar  e viver não era pobre. Já presenciei várias formas de preconceitos e intolerâncias e jamais me compactuei com essas atitudes. 

Apesar das Leis que tratam as questões étnico-raciais não são tratadas de forma adequada nas Escolas. E infelizmente, ainda temos um retrocesso nas ações de combate ao racismo.

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Obrigado, Marco Antônio por sua participação e reflexão.

Forte abraço!

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Marcos Antonio.

Quero dizer-lhe que, suas palavras também me revigoram. 

Sinto muito pelos ocorridos com você. Infelizmente o capacitismo de um homem pobre e o racismo sofrido por uma mulher negra, são violências que advém das mesmas raízes.

Concordo com você quando diz que, as leis que tratam as questões étnico-raciais, precisam ser melhor trabalhadas, " conhecidas" pela própria comunidade escolar. De fato, há muito o que se avançar no combate ao racismo e as opressões.

Mas, nós continuaremos a apostar na vida! De punho erguido, ocupando nossos lugares.

Grande abraço, Marcos. 

Atenciosamente- Ana Maria Anunciação da Silva.


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Naillê Belmonte Trindade -

Olá, Ana Maria e Antonio!

Inicio parabenizando as belas contribuições relatadas no texto que são de tamanha grandiosidade! A trajetória e trabalho descrito no fazer docente no campo/roça perpassa várias significações e vai além do ensino em sala de aula, possibilitar alunas e alunos novas vivências e saberes culturais enriquece a jornada deles e alimenta a criatividade, imaginação e busca por novos conhecimentos. 

Trabalho incrível, que possa continuar desenvolvendo estratégias ricas como essa para mais alunas e alunos!

Em resposta à Naillê Belmonte Trindade

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Obrigado, Naillê por sua participação!

Sua leitura cuidadosa nos regozija.

Forte abraço!

Antonio e Ana

Em resposta à Naillê Belmonte Trindade

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Naillê Belmonte Trindade.

Obrigada, por sua atenção e leitura contributiva.

A  atividade foi planejada pensando que, não pode existir uma separação entre o que se trabalha em sala de aula com o modo de vida dos estudantes. Pretendemos contextualizar outras práticas. 

Gratidão pelo olhar empático.

Abraços.

Ana e Antonio.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ederson Cordeiro -

Excelente trabalho.

Como vocês enxergaram na pesquisa esta relação dos alunos com a comunidade local e o desejo de ampliação de propostas de realização?

PArabéns e força a todos!!

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Olá, Ederson! Obrigado pela pergunta.

Eu percebi que os(as) alunos(as) fazem parte da comunidade, quer dizer: eles/elas são a comunidade em absoluto. No entanto, a sequência didática da Ana Maria revelou, a meu ver, a necessidade dos(as) alunos(as) terem um maior acesso à ancestralidade da comunidade, presente, por exemplo, nas Casas de Farinha e, por consequência, nas práticas agrícolas e na "domesticação" da mandioca - popular aipim ou macaxeira.

Mas, acho que Ana Maria pode responder melhor.

Forte abraço!

Antonio José

Em resposta à Antonio José de Souza

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Antonio.

Isso mesmo! Você respondeu com precisão. Como sempre assertivo.

Grata. Ana.

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Ederson Cordeiro.

Obrigada, pelas contribuições tão pertinentes e aguçadoras!

Os estudantes, são a Comunidade. Muito embora, eles não conhecessem a Casa de Farinha, também não conheciam as etapas da domesticação da mandioca, que são muitas e desenvolvidas por muitas mãos.

A mandioca é uma raiz que une, que reforça os valores do trabalho enquanto princípio educativo, princípio da Educação do/no Campo. A Semana da Farinhada é uma atividade desenvolvida pela coletividade, com observância aos conhecimentos etnomatemáticos, tendo para nós, uma observância as fases da lua e ao calendário.

Por isso, a atividade proporcionou dentre outras coisas, conhecer essa raiz enquanto legado ancestral, pois ela faz parte da memória de seus avós, tios e pais.

Outro destaque, foi conhecer o aproveitamento total da planta: a casca que serve de alimentação para animais, a massa que se transforma em fécula, base para os beijus, bolos, tapioca e FARINHA, o caule que é a semente para novos plantios, servindo também para ração animal, as folhas que servem como cobertura verde para o solo, a água da raiz, que se transforma em defensivo natural para plantas, podendo se transformar também em vinagre ou conservante para molhos de pimenta.  

Uma riqueza! Para eles, a farinha vinha de muito longe e descobriram que a Senhora Resistência, é a Dona da "fabrica". Foi lindo demais!! 

Sobre o desejo de ampliação de propostas de realização- foi constatado pelas narrativas dos estudantes e de seus familiares uma grande satisfação, por isso, pretendo em parceria com o Professor Antonio José de Souza, com a escola, pais ou responsáveis, realizar uma visita a Comunidade de Calumbi, onde se contra o maior plantio e número de casas de farinha e ainda trazê-los aqui, na casa de farinha da minha família, que fica ao lado da minha casa.

 Gratos. Ana e Antonio.


Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Ana Maria, obrigado pela aula magna!!!

Abraços!

Em resposta à Antonio José de Souza

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Oi, Antonio.

Eu que agradeço, por  tecer os fios desse debate por aqui. Você e os seus, já estão convidados para saborearem o beiju de coco embalado na folha da bananeira. 

Será um prazer recebê-los, quando a pandemia passar.

Agende-se! 

Abraços- Ana.


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Mateus Esteves de Oliveira -

Olá, boa tarde!

Como é bom ler histórias como esta da autora. De igual modo é gratificante conhecer a maneira que ela aplicou a sua vivência da roça no seu trabalho como professora.

Infelizmente, a sociedade separa o "pessoal da roça" do "pessoal da cidade" e cria preconceitos que são difíceis de serem desconstruídos.  

Certamente, a prática pedagógica da professora Ana Maria tem contribuído para formar novos cidadãos que serão críticos com relação a esses preconceitos e, além disso, mostra de demonstra que podemos estar em todos os lugares que almejamos estar, afinal, é um direito nosso!, por mais que a sociedade reserve certos lugares em função da cor da pele, da condição social ou da origem geográfica. 

Parabéns pelo relato e obrigado pela oportunidade de conhecer um pouco da sua narrativa de vida! 


Em resposta à Mateus Esteves de Oliveira

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -


Olá, Mateus Esteves de Oliveira.

Tão gratificados ficamos, por sua contribuição ao nosso relato.

De fato, a sociedade separa o "pessoal da roça" do "pessoal da cidade" e cria preconceitos que são difíceis de serem desconstruídos.  Por isso, precisamos resistir!

Eu e o Professor Antonio, temos ocupado os lugares da academia, tematizando quem somos, a diversidade do nosso povo e o lugar campo/roça. Intentamos valorizar as narrativas do nosso povo! 

Como bem diz a professora Conceição Evaristo, (2017, p. 102 " Na sabedoria de um povo[...] a palavra é a energia, é a potência que move o Universo!"  

Saiba que, suas palavras chegaram com potência para nós!

Estamos gratos. 

Abraços- Ana e Antonio.






Em resposta à Mateus Esteves de Oliveira

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Você tem toda razão, Mateus!

A história de vida de Ana Maria merece ser lida e o método (auto)biográfico - que ela usou para projetá-la - merece ser replicado.

Obrigado pela participação.

Abraços!

Antonio José

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -

Boa noite, Ana Maria e Antônio

Gostaria de parabeniza-los pelo excelente trabalho e suas contribuições aqui dispostas, o trabalho desenvolvido com seus alunos mostrar um fazer docente para além da sala de aula, onde une o aprender com a cultura local, suas origens, a historia de seus ancestrais. O que possibilita a seus alunos novas experiências e saberes culturais. 

Vivenciei isto de uma maneira "semelhante" no meu ensino, onde nasci em uma cidade considerada a "capital polonesa dos gaúchos"  por possuir o maior número de imigrantes poloneses no estado, e dentro da escola era muito viva a questão polonesa e a historia dos nossos descendentes. 

Assim fico feliz em saber que a cultura local e histórica de nossos antepassados é perpassada dentro do âmbito escolar, pois isto consegue nos mostrar nossas raízes mais significativas e dessa forma a escola é vinculada a realidade a qual permanecemos.

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Ana Eduarda Wisniewski Jabs.

Gratos ficamos com sua leitura atenciosa.

A história da Comunidade é um patrimônio que trabalhamos na escola. A memória e a cultura, ganham vivacidade através dessas iniciativas. 

Ficamos felizes por sua vivência ai em seu lugar e pela forma bonita como nos relata.

É gratificante contextualizar os fios do nosso  lugar, ainda melhor entretecê-los com você.

Abração!

Ana e Antonio.





Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por cilene pereira -

Ana Maria, parabéns pelo belíssimo relato pessoal/profissional!!! 

abraços. 

Em resposta à cilene pereira

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde, Cilene Pereira.

Agradecemos muito, sua leitura é valiosíssima e nos instiga a caminhar partilhando as memórias e práticas formativas.

Grande abraço.

Ana e Antonio.


Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Olá, Ana Eduarda! 

Obrigado por sua benfazeja participação! 

Conte-nos, se possível, um pouco mais dessa sua experiência. Pelo que eu entendi vc a vivenciou enquanto aluna, não foi? Como a ancestralidade polonesa fora trabalhada pedagogicamente por seus professores? Era um encaminhamento oriundo do Projeto Político Pedagógico da escola?

Forte abraço!

Antonio José

Em resposta à Antonio José de Souza

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Professor Antonio.

Ótimos questionamentos, também fiquei com vontade em saber mais!

Ana Eduarda, se puder, volte querida! Para  continuarmos essa prosa.

Abraços!

Ana e Antonio.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Lucas Samuel Oliveira -

Olá, Ana Maria e Antônio! 

Fiquei encantado com a sequência didática apresentada. É muito interessante ver como o ensino que sai do tradicional, propõe uma visão humanizada e valoriza a cultura local só tem a contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos e para novas formas de se pensar a educação. Parabéns pelo trabalho!

Em resposta à Lucas Samuel Oliveira

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde, Lucas Samuel.

Obrigada, por sua leitura contributiva.

A sequência didática, promoveu dentre outras coisas, a valorização da realidade em que os alunos estão inseridos, articulando os conteúdos com os saberes do campo em um movimento dialético de problematização e dialogicidade entre comunidade e escola. 

Estamos gratos e felizes!

Abração- Ana e Antonio


Em resposta à Lucas Samuel Oliveira

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Olá, Lucas!

Muito obrigado pela participação.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite, Tielle.

Que notícia maravilhosa.!

O Ueadsl, tem se estabelecido como um espaço de importância inenarrável. 

Parabenizamos pelo evento bem executado, tendo como principais pontos, uma gira de conversações, com os diversos pesquisadores do país e do mundo. 

Durante esses dias, ocorreu uma rica socialização de saberes, que nos forma, informa e nos tira da "forma".  Percebemos que, a cada temporada o Ueadsl cresce mais! 

Somos gratos e estamos completamente celebrativos!!

Ana Maria e Antonio José.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Marco Antônio Peixoto -

Boa noite a todos!

Gostaria de agradecer a todos que fizeram a leitura do trabalho e também aos que interagiram dentro do ambiente de discussões e debates. Parabenizo os autores pela Menção Honrosa

Até a próxima edição e que fiquem todos bem!

Atenciosamente, 

Marco Antônio Peixoto (Coordenador de Mesa) 


Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -

Muito obrigado, Marco Antônio!
'Inté' o próximo evento!!!

Anexo inte.png
Em resposta à Antonio José de Souza

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Professor Antonio José de Souza. 

Não poderia finalizar esse evento, sem agradecê-lo.

Essa temporada do Ueadsl foi espetacular, magnífica! Gostaria de ressaltar mais vez, a sua eficiência, presteza, zêlo, profissionalismo e responsabilidade. Que você continue como nosso lugar, (re)existindo e (re)inventando-se sempre! Você é LUZ! Por onde passa. Obrigada por ser LUZ na minha vida.

Abraços!!!

Ana Maria Anunciação.

 


Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Antonio José de Souza -
Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde, Marcos Antonio.

Eu gostaria de agradecê-lo pela sua brilhante condução.

Desejo que você tenha muito, muito êxito em seus projetos e que possamos nos encontrar outras vezes. 

Foi uma honra ter nosso trabalho sob a sua condução esses dias.

Até logo, até mais ver.

Gratitude!!

Ana Maria Anunciação da Silva. 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Gratidão, Tiele.

Cuide-se também. 

Esperamos lhe reencontrar em breve. O convite está aceito.

Abraços! Ana e Antonio.

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA NEGRA DA ROÇA. Autores: Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza.

por Tielle Alves Souto -

Que ótimo Ana e Antonio.

Nos encontraremos no próximo evento então! Cuidem-se!!

Um grande abraço!!!