Título: |
O JEITINHO BRASILEIRO DOS ALUNOS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MODOS DE CONTONAR ADVERSIDADES SOCIAIS NA PANDEMIA. |
Autores: | Éderson Rodrigues Cordeiro, Adriano Ricardo Campos, Aline Lima Moraes |
Resumo: |
Em 2020 a educação pública brasileira vivenciou inúmeras situações limites, destacando-se as práticas de ensino remoto, recursos econômicos, colaboração familiar e adequada formação docente. Na condição do inconformismo freiriano buscamos realizar um questionário em dezembro com 5 alunos e 5 mães sobre os modos de agir pela reconhecida condição do Jeitinho brasileiro na pandemia. Os resultados demonstram que os participantes compreendem a “malandragem” não para enganar, mas como forma de contornar adversidades sociais pela carência do poder público.
|
Links e informações complementares | |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Linguística |
Instituição: | PUC-SP |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Bruna Agliardi Verastegui |
Mesa (2): | |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: Revisado 2 O jeitinho brasileiro dos alunos no ensino remoto um estudo de caso.pdf |