ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 19

 

Título:

ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores: Valdirene Soares dos Santos
Resumo:

 

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os elementos que caracterizam as perspectivas de educação integral na ótica de libertários e marxistas, a fim de revelar pontos de convergência e/ou divergência. A pesquisa revela, a princípio, que trabalho e formação humana se entrelaçam nessas perspectivas, porém com conotações distintas em consonância com seus projetos de ensino integral, nos princípios formativos das legislações vigentes. Concluímos que, a formação para atender as necessidades da sociedade estão voltadas através de um ensino direcionado nos processos formativos por meio dos itinerários promulgados pela BNCC.  

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Sociologia
Instituição:  Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Campus Bauru/SP
Palavras-Chave:  
Mesa (1):  Cintia Cristina Maciel Neves
Mesa (2):  Maria Gabriella Flores Severo Fonseca
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF revisado artigo roda de conversa Valdirene Soares.pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Maria Gabriella Flores Severo Fonseca -

Sejam bem-vindos participantes e autora Valdirene Soares dos Santos ao UEaDSL!

O trabalho da autora apresenta uma importante reflexão sobre o protagonismo dos alunos no Ensino Médio.

Convido a todos ao debate sobre a temática .

Maria Gabriella Flores Severo Fonseca (Coordenadora de Mesa)


Em resposta à Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -
Olá, agradeço as considerações e contribuições em relação  ao meu trabalho, objetivo é aprofundar mais a sobre a temática.
att
Valdirene 
Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Maria Gabriella Flores Severo Fonseca -

Olá, Valdirene.

A discussão sobre a educação escolar integral como uma alternativa à lógica neoliberal que associa os estudos à necessidade de formação para o trabalho é muito pertinente. Para levantar debates sobre esse ponto, vou propor uma questão a você:

1) Há alguma forma de a educação integral no Ensino Médio, associada à lógica dos itinerários formativos da BNCC, tornar-se tornar uma proposta mais democrática, mesmo sendo alinhada a uma visão neoliberal?

Abraços,

Maria Gabriella

Em resposta à Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -

Olá Maria Gabriella!

Sua questão provocou uma inquietação, é isso me motiva a pesquisa mais.  Empiricamente falando, acredito que, o  caminho é o processo de ensino realizado pelo  professor, promovendo um conhecimento profundo e robusto  da realidade aos alunos. Mas isso precisa ser fundamentado para que tenha validade. 


Obrigada!


Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Maria Gabriella Flores Severo Fonseca -

Obrigada, Valdirene.

Concordo. Nossa prática docente, é uma constante pesquisa-ação. As teorias a qual estamos estudando vêm em nosso auxílio na nossa prática de sala de aula, assim como o contrário também acontece. É sempre um convite à reflexão.


Abraços,

Maria Gabriella


Em resposta à Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Cintia Maciel Neves -
Olá! Espero que estejam todos bem!
Sejam bem vindos. 

Gostaria de parabenizar a autora pelo trabalho! O protagonismo estudantil é de extrema necessidade em tempos como os atuais. 
Gostaria de saber como funciona a tua aula (em breves palavras) e também gostaria de saber como teus colegas docentes levam essa tua perspectiva, pois sabemos que infelizmente nem todos os docentes aceitam o estudante como protagonista. 



Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Carina Coelho -


Boa noite, Valdirene!

Gostaria de saber como você vê esse "novo" ensino médio, como está sendo a aceitação dos professores em sua escola com essa "cobrança" do ensino integral? E em suas aulas, o protagonismo discente é visto como regra ou também é uma vontade, mas algo distante do estudo e da prática?

Abraços,

Carina.


Em resposta à Carina Coelho

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -

Olá, Carina.

Como vice diretora percebo que muitos professores não compreenderam o significado da proposta do Estado do Novo Ensino Médio que começa na 1ª série do ensino médio.  A nova proposta na minha opinião é de cunho capitalista, visando a formação de mão de obra para mercado de trabalho. O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica , em linhas gerais o protagonismo está sendo direcionado, e não algo adquirido de algo pretendido. 

Nesse contexto, o discente é moldado conforme o currículo. Quais são os curso técnico e profissional? Cabe reflexão e alinhar com a proposta. 

abrs.

att

Valdirene

Em resposta à Carina Coelho

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -

Olá, Carina.

Respondendo sua pergunta, eu vejo o Novo Ensino médio com um nomenclatura apenas para não deixar explícito o que é, uma educação voltada para preparação de mão de obra para mercado de trabalho, especificamente para filhos da classe trabalhadora.

Os professores em geral, não estão mais preocupado com que está subjacente, por uma questão de sobrevivência, e dentro dessa necessidade o ensino integral é visto como vantajoso, pois o salário é melhor, em contrapartida todos devem dedicação exclusiva. Em minha prática pedagógica não há diferença, não é possível revolucionar, estamos submisso ao sistema, mas cabe a nós professores deixar claro aos alunos o que está imposto a todos.

Abrs

Obrigada pela participação.

att

Valdirene 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Ana Paula de Carvalho -

Parabéns pelo trabalho! É realmente desafiador sair de uma educação bancária como define Paulo Freire e tornar a educação emancipadora. Que bom que ainda temos muitos profissionais comprometidos a colocar em resgatar os embasamentos teóricos- práticos dessa tão importante educação para transformação da realidade, é isso que nossa sociedade precisa. 

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -

Olá participante!.

Cintia, a exclusão certamente está implícito a educação integral, pois, a maioria dos estudantes do ensino médio preferem trabalhar do que estudar, pois não tem perspectiva em investir nos estudos, a escola não tem função social. Em outras palavra o capital cultural é menos importante do que capital econômico,  o conhecimento leva tempo para ser construindo, diferentemente  quando adquirimos um bens matérias: carros, motos, celular, tênis, etc.., o status é imediato.

A exclusão dialogam com a questão econômica, por isso, é um desafio de longo prazo para resolver.

Mas como educadores cabe discutirmos para não cairmos no conformismo. 

Obrigada.

Valdirene 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Cintia Maciel Neves -

Olá! Sejam todos bem vindos!

Gostaria de parabenizar a autora pela escrita! O tema da educação integral sempre suscita muitos debates. 

Uma vez que teu artigo é sobre o ensino médio e tu trouxeste dados sobre os estudantes que estão fora da escola, proponho uma questão: como acolher quem foi "expulso" da escola? O que a educação precisa ter para acolhê-los?


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -

Olá, participantes. 

Ana Paula realmente, a educação é um desafio, acredito que a educação integral é uma remodelagem de uma educação anterior, o escola padrão.

São diferentes nomenclaturas com os mesmo objetivos de uma educação bancária direcionada para atender as necessidades da sociedade. 


agradeço sua participação.

att

Valdirene 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -

Olá, participantes! 

Deixe seu comentário, suas pergunta permite uma busca aprofundada!

abrs

att

Valdirene 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Valdirene Soares Santos -

Olá, Participantes do UEaDSL 2021.1!

Venho agradecer a participação de todos!

Todas as considerações foram de grande valia!

Atenciosamente

Valdirene Soares



Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Maria Gabriella Flores Severo Fonseca -
Olá, participantes do UEaDSL 2021.1!

Foram excelentes momentos de discussão.
 
Obrigada pela participação de todos.

Atenciosamente

 Maria Gabriella (Coordenadora de mesa)
Em resposta à Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Pâmella Karine Vecchi Moreira -

Vejo com muita preocupação a implantação do novo Ensino Médio, principalmente nas escolas públicas.

O que me parece é uma segregação ainda maior entre os adolescentes e uma maneira de formar mão de obra barata.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: ENSINO INTEGRAL: PROTAGONISMO COMO UM DOS PRINCÍPIOS FORMATIVOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Autora: Valdirene Soares dos Santos

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)