BIG BROTHER BRASIL: narrativas militantes em um espaço contraditório. Autor: Fábio dos Santos Coradini

BIG BROTHER BRASIL: narrativas militantes em um espaço contraditório. Autor: Fábio dos Santos Coradini

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 54

Título:

BIG BROTHER BRASIL: narrativas militantes em um espaço contraditório.

Autores: Fábio dos Santos Coradini
Resumo:

Este trabalho busca analisar as narrativas militantes, de maneira crítica, em um dos programas de maior audiência da televisão brasileira, produzido e exibido pela empresa Rede Globo de Televisão, o reality show Big Brother Brasil (BBB) em sua edição de número 21. Em um primeiro momento, será apresentado um referencial teórico visando teorizar as questões que envolvem os programas midiáticos e por conseguinte compreender através de uma análise de discurso as diversas narrativas militantes apresentadas pelos participantes dentro do programa.

Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Marinha do Brasil
Palavras-Chave:  
Mesa (1):  
Mesa (2):  
Mesa (3):  Ranyelle Lopes Barros 

LEIA Artigo Completo em PDF:   Documento PDF ART-FABIO-CORADINI-REVISADO.pdf

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: BIG BROTHER BRASIL: narrativas militantes em um espaço contraditório. Autor: Fábio dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Bom Dia a todos. 

Primeiro quero expressar a minha gratidão em poder participar deste lindo evento e apresentar um trabalho que teve como origem as diversas contestações públicas a respeito das diversas narrativas que foram sendo construídas no BBB. 

O programa possui uma abrangência gigantesca nas mídias sociais e notoriamente muitas das falas podem se tornar uma verdade televisiva ou não, seja para o bem como para o mau, como mesmo afirma a Professora Edméa Santos, porém muitos dos lugares de fala se contradizem com as posturas sociais. 

Nestas questões algumas instâncias sociais que defendem os direitos de minorias, ou se posicionam politicamente contra ações preconceituosas direcionadas para grupos sociais específicos, ligaram o alerta para o turbilhão de conceitos destrutivos e descontextualizados estavam entrando na casa das pessoas. 

A mídia social magnetiza muitas pessoas e as acondicionam em bolhas (Santaella, 2018) e essa caixinha de virtudes individuais podem desencadear ainda mais sentimentos de preconceitos e desligitimização de lutas. 

Obrigado por estarem aqui, me chamo Fábio Coradini e é nessa que eu vou. 

Amplexos.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: BIG BROTHER BRASIL: narrativas militantes em um espaço contraditório. Autor: Fábio dos Santos Coradini

por Nicoli Peroza Ramos -

Olá Fábio, queria te parabenizar pelo trabalho muito interessante! O assunto é muito atual e mostra como essas narrativas fazem sentindo e trazem questões de preconceito, como tu mencionou.

Eu sou do campo dos Estudos Culturais em Educação, no qual entendemos que a cultura ela é o elemento central da sociedade que produz e faz circular saberes e modos de ser e estar no mundo. A partir disso e lendo teu trabalho, também começo a pensar como esses realitys produzem essas narrativas, sendo colocadas como verdades para a sociedade. Uma dessas -falsas- ideias podemos ver, por exemplo, do ano passado para cá em que os "famosos" que participaram do BBB ganharam mais fama e visibilidade na carreira, ao contrário do que estamos vendo esse ano. Muitos entraram pensando em "alavancar" as carreiras, porém aconteceu o efeito contrário em alguns casos, pelo "cancelamento". 

Muito bom ler teu trabalho, promove muitas reflexões!

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Nicoli, bom dia. 

Que gratidão em receber seus comentários. Obrigado.

Ne verdade Nicoli nunca fui antenado nas questões do BBB, mas a rede esta em incêndio com tantas coisas ruins que busquei visualizar o que estava acontecendo. Neste momento me deparei com pessoas públicas, produtoras de conteúdo, que dizem ser militantes, promovendo discursos completamente contraditórios. 

Percebi também que ao sair, a desculpa era "não estava dentro de mim", "o confinamento nos transforma em outra pessoa". Não concordo, apenas potencializa quem eles são na verdade e a essência desmascarada. 

O meu propósito foi entender porque outras pessoas não podiam pontuar nada, que tudo se torna a terra da militância. Muitas posturas me levavam para o conceito popular de "rebeldes sem causa". 

Um enorme abraço. 

Fábio Coradini

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

por Ranyelle Lopes Barros -

Olá, muito obrigada pela participação. 

De fato o trabalho promove várias reflexões. 

Att,

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Ranyelle, boa noite. 

A caminhada para os debates esta linda. 

Obrigado pelo apoio. 

Abraços,

Fábio Coradini

por Fernanda dos Santos Coradini -

Boa Noite, 

Quanto orgulho irmão. Parabéns pelo lindo trabalho. 

Se soubesse teria publicado o meu de autismo. Fica para a próxima. 

Somos seus maiores fãs, pela sua trajetória e hoje a importância que você sozinho foi criando dentro da universidade. 

Tema relevante, atual e primordial para o debate das questões ocultas do poder das mídias, principalmente 

em tempos de pandemia, que não podemos sair de casa e nos limitamos a TV. 

Beijos irmão e mais uma vez parabéns. 

Fernanda Coradini

Em resposta à Fernanda dos Santos Coradini

Boa Noite Fernanda. 

Obrigado pela participação, respondi ao seu tópico mais abaixo. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Boa noite,
Gostei bastante do seu tema.
Pq escolheu esse tema para o seu trabalho?
Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Bom Dia Emiliane. 

Obrigadooo pela indagação e disponibilidade em acessar meu trabalho. Gratidão. 

Escolhi este tema justamente para tentar entender porque pessoas públicas que tinham visibilidade nas mídias se propuseram a participar de um programa como o BBB e se apresentaram outras identidades capazes de corromper toda a sua formação antes não vista. 

A minha intenção não é direcionar as questões de raça, gênero, territorialidade entre outras, mas apontar porque muitas narrativas foram sendo construídas sem propósito e equivalência com o que tantos participantes defendiam nas suas redes e ações antes do confinamento. 

Analisar o conteúdo por um viés capaz de compreender o que era legitimidade ou não nas ações. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Guilherme Henrique Tavares -

Fábio,  Parabéns pelo trabalho !

Sobre a participação de pessoas públicas e suas respectivas narrativas , eu vejo que a exposição midiática da globo  proporciona uma visibilidade jamais exploradas pelos artistas. As plataformas digitais também considera os "deslikes" como visibilidade nesse contexto a exposição com uma narrativa de gerenciamento de crise bem trabalhada pode alavancar carreiras.

Sobre militância é difícil julgar a narrativa no programa que é controlada  para gerar entretenimento, "trending topics" no twitter e ibope.  A participante que se opunha a narrativa da militância mostrou-se favorável a uma política genocida nas últimas semanas  e  essa nova narrativa não foi explorada pelo " mr. edição" pois não era a história que queriam ser contada no programa. O programa tem um  viés que é direcionado desde a escolha dos participantes até as regras arbitrárias para direcionar o programa como:

-Eliminações falsas

- Provas de resistência

-Provas de inteligência

Desta forma, considero um programa de entretenimento que apesar de elucidar questões a serem discutidas ,  não passa de um game para gerar entretenimento e dinheiro.

Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

por Maisa Cristina Santos -

Olá Fábio! Parabéns pelo seu trabalho! Vi que o colega questionou o motivo da escolha do tema, mas acredito que o programa nunca esteve tão em voga como nesse período de pandemia. Não acompanho o programa, senão os vídeos e comentários que tem sido realizado acerca do tema, motivo pela qual, até mesmo para instigar o debate trago os dois últimos que assisti sobre o assunto:

O Big Brother é mais sofisticado do que parece – Canal Meteoro Brasil

Guilherme Terrieri, conhecido como Rita von Hunty, fala sobre a “cultura do cancelamento” – Canal Metropolis

Gostei muito do teor de ambos os vídeos, pois apresentam a temática sob uma perspectiva crítica e antitética enriquecendo, assim o olhar que podemos ter do programa. Sugiro aos colegas que leram o trabalho que assistam a ambos, pois são vídeos relativamente curtos e que podem tornar o debate ainda mais rico.

É muito importante, tal como colocado no trabalho apresentado, pensarmos no alcance que essas narrativas possuem, vez que entram na casa de milhares de brasileiros. Ademais em tempos de isolamento social, como o que estamos vivenciando, são discursos que formam opiniões e perspectivas sobre temáticas plurais e importantes para a coletividade.

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Maísa, boa tarde. 

Expresso minha gratidão em ter tirado um tempinho para ler meu trabalho. Muito obrigado. 

Tenha certeza que este vídeo "O Big Brother é mais sofisticado do que parece – Canal Meteoro Brasil", irei assistir hoje e lhe darei um retorno aqui no fórum. Quando ao vídeo do Guilherme Terrieri, conhecido como Rita von Hunty, fala sobre a “cultura do cancelamento” – Canal Metropolis, sou apaixonado pela fala que ele tem nas redes e cito-o em muitos trabalhos que apresento. Inclusive o utilizei para entender a bendita cultura do cancelamento. Obrigado pelas indicações. 

Minha escolha por debater esse tema é justamente porque na minha volta, vejo o quanto as pessoas são diretamente impactadas ao ponto de comprarem os pacotes ofertados pela Globo para acompanhar, enquanto deixam de comprar algo mais importante para si. Esses são alguns dos meus direcionamentos e análises. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Maisa Cristina Santos -

Sou suspeita para falar porque adoro os conteúdos produzidos pela Rita! Acredito que irá gostar muito do vídeo do Canal Meteoro, inclusive acabei de adquirir um livro indicado por eles quanto ao assunto chamado A representação do eu na vida cotidiana, do Erving Goffman. Eles costumam produzir muito material interessante!

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Maisa, 

Eu tb adoro, consumo muito o conteúdo da Rita. Ela é uma das minhas citações de Gênero no meu projeto de Mestrado. 

Já irei ver as questões sobre este livro. Obrigado pelas valiosas indicações. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Guilherme boa tarde. 

Gratidão pelo comentários e seu posicionamento. Muito importante por sinal. Vou te contar algo porque eu não assisto BBB, neste ano acabei me incluindo para produzir o trabalho para o Congresso e devido aos grandes dilúvios da mídia sobre os acontecimentos. 

Meu ex-cunhado trabalhou anos na Globosat e era um dos engenheiros de som do BBB, acompanha a madrugada inteira trabalhando nos bastidores. Não me recordo o nome, mas teve um rapaz do interior, cowboy que ganhou, enfim, no primeiro mês do programa, estávamos em uma roda de conversa e ele foi claro e disse, gente o BBB já tem o vencedor. Ele esta recebendo todas as orientações de como proceder.

Infelizmente, o entretenimento da Globo com o BBB tem propósitos e objetivos que jamais perpassam a nossa análise, buscam sim, audiências e manipulações. Porém a minha ótica foi entender como essas pessoas, manipuladas ou não, utilizam da mídia como fonte de sobrevivência e dialogam com si mesmas um discurso incompatível e isso diretamente influencia, não a mim ou a você, que possuímos certo nível de sabedoria, mas a minha mãe, no interior do ES que só vê Globo e compactua com toda verdade elaborada pela emissora. 

São nesses pormenores que construí meu trabalho. 

Obrigado pelo posicionamento. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Oi Guilherme, sua pontuação bem como o trabalho são bastante pertinentes. Concordo com você, sobretudo, que a questão da militância ou não militância são controladas para gerar entretenimento e fazerem parte do assuntos mais comentados, para assim gerar dinheiro,  fato que aliás não deixa de ter sua importância, por de algum modo também oportunizar indagações, questionamentos sejam estes de forma mais rasa ou aprofundada. Suas pontuações e o trabalho apresentado são de grande valia. Parabéns!!

Um abraço,

Gleuze.

Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Boa Noite Gleuze e Guilherme. 

Obrigado pelas importantes considerações sobre o meu trabalho. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Boa Tarde meus amigos. 

Se vocês acharem que meu trabalho possui conteúdo para uma menção honrosa do Congresso, peço que escolham na caixinha logo abaixo do artigo o CURTIR, assim iremos somando avaliações para contagem da menção. 

Gratidão pela participação de todos. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Adriana da Silva Maria Pereira -

Parabéns Fábio pelo lindo trabalho. 

O tema além de relevante, é muito pertinente e momentâneo. 

Precisamos com urgência rever essa bolha pragmática que as mídias televisivas impõem em nossas vidas. 

Boa Sorte, abraços. 

Adriana.

Em resposta à Adriana da Silva Maria Pereira

Queridaaaaa Adriana 

Saudades das nossas aulas. Obrigado por ter vindo apreciar meu trabalho, não imagina a minha alegria em poder contar com o seu apoio. 

Vamos que vamos juntos nessa empreitada entre ciência e tecnologia. 

Abraços lindona, 

Fábio Coradini

por Alexandre Botelho José -

Boa Tarde meu grande amigo. 

Primeiro é uma alegria ler este trabalho produzido por alguém que tanto admiro. 

Sua escrita suave e muito dinâmica nos faz analisar todo o discurso imposta pelo entretenimento com 

grande escala científica. 

Parabéns pelo trabalho e continue trilhando este caminho da pesquisa. 

Abraços, 

Alexandre. Botelho

Em resposta à Alexandre Botelho José

Meu grande amigo Alexandre. 

Quero agradecer imensamente sua participação e todo apoio na minha caminhada dentro da pesquisa. 

Somos parceiros de luta meu irmão. Muito obrigado. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Fernanda dos Santos Coradini -

Boa Noite, 

Quanto orgulho irmão. Parabéns pelo lindo trabalho. 

Se soubesse teria publicado o meu de autismo. Fica para a próxima. 

Somos seus maiores fãs, pela sua trajetória e hoje a importância que você sozinho foi criando dentro da universidade. 

Tema relevante, atual e primordial para o debate das questões ocultas do poder das mídias, principalmente 

em tempos de pandemia, que não podemos sair de casa e nos limitamos a TV. 

Beijos irmão e mais uma vez parabéns. 

Fernanda Coradini

Em resposta à Fernanda dos Santos Coradini

Bom Dia Fernanda, minha irmã. 

Primeiro quero agradecer por cada palavra e dizer o quanto é importante para minha caminhada. 

Obrigado por estar aqui participando pela primeira vez, aproveite o evento é lindo. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Ranyelle Lopes Barros -

Olá, participantes, autores e coordenadores, 

Sejam bem-vindos ao UEADSL 2021! 

O artigo intitulado como "BIG BROTHER BRASIL: NARRATIVAS MILITANTES EM UM ESPAÇO CONTRADITÓRIO" aborda de forma crítica as narrativas que emergem um dos programas que possui maior audiência e interação com o público brasileiro. 

Uma vez que os participantes estão confinados em um período específicos, acabam evidenciando um proceso de construção e descontrução acerca de suas identidades pessoais e profissionais, por vezes, os prejudicando. 

O BBB pode influenciar negativamente nossos alunos? de que forma?

Convido todos ao debate. 

Profa. Ranyelle Barros - Coordenadora de Mesa

Em resposta à Ranyelle Lopes Barros

Bom Dia Ranyelle. 

Obrigado pela recepção. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Elaine Teixeira -

Que tema instigante esse, heim, Fábio?

Parabéns pela proposta trazida e por nos instigar a refletir sobre a questão da militância em programas de TV e a influência das personagens nesse tema.

Elaine Teixeira

Em resposta à Elaine Teixeira

Boa Tarde Elaine. 

Obrigado pela presença. Mesmo sendo para muito um debate banal, muitas são as narrativas e análises de discursos que podemos tirar dessa vida confinada que se mistura entre o real e virtual. 

A influência, alienação, espetáculo, protagonismo entre outras artimanhas para que famosos ou não possam estar a todo o momento sendo lembrados, seja para bem como para o mal. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Aleques Mateus -

Parabéns pelo trabalho Fábio. 

Discussão pertinente. É viável utilizar das mídias para entender a dinâmica da cultura social moderna. O assunto BBB nunca esteve tão em alta, ainda mais com as temáticas que surgiram na última edição. A represália em massa, o apoio as diferenças. Boa reflexão.

Em resposta à Aleques Mateus

Boa Tarde Aleques. 

Que alegria ter você aqui e obrigado por compartilhar deste momento comigo. 

Exatamente o que você falou, como tantas temáticas foram sendo construídas para além do embate entre audiência e entretenimento. 

Tantas pessoas, organizações, grupos e mídias foram diretamente afetadas por situações que explicitamente estavam sendo apresentadas na TV. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Olá, Fabio. Muito bom seu texto. Você escreve de forma didática e objetiva. Seus texto faz uma aproximação entre grandes autores que trabalham com (AD), fazendo um acercamento com um tema tão discutido (se não o mais) nos dias de hoje (BBB).  Nessa edição tem se discutido as narrativas dos participantes, que vai do "roçaliano" até um linguajar academicista. Parabéns pelo trabalho. 

Em resposta à Jonas de Souza Gonsalgo

Querido Jonas, boa tarde. 

Gratidão pelos comentários, muito obrigado. 

Ao pensar em qual tema dialogar com narrativas, imediatamente me veio a cabeça juntar as duas coisas, a observação e a construção de narrativas em decorrência das mais diversas temáticas e ambiências construídas naquele espaço. 

Hoje, o BBB é um dos assuntos mais pautados na rede e por ser tão abrangente precisamos sim, olhar de uma forma mais crítica a construção de alienação fornecida pela TV, assim como a postura dos participantes. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Silvane Gomes -

Olá, Fábio!

Epero que esteja bem e, como é bacana ler o trabalho de quem temos uma noção, ao menos, de quem seja, pois a mioria dos autores, são vozes sem rosto1 (rsrsr)

Como é importante colocar o pré-conceito na gaveta e aportar-se de questões tão presentes no cotidiano social!

Você foi muito feliz ao fazer as observações que fez, pois, se não atentarmos para alguns pontos, reproduzimos narrativas perniciosas, a partir daquelas que foram produzidas não para legitimar e engrossar o cordão da militância, mas, para manter os incautos no lugar da ignorância, se defendendo de pessoas e, não de bandeiras!

Abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Querida Silvane, obrigado por ter vindo aqui ler o meu trabalho. 

Eita alegria boa. As narrativas possuem este valor, justamente no que a lhe concebe, ou seja, a sua construção vivenciada. 

Os cotidianistas se apropriam desta construção com grande pertencimento no espaçotempo dos saberes. 

Praticar e vivenciar são caminhos importantes no processos dos incaustos da ignorância e que acima de tudo podem nos direcionar para uma análise do bem comum. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Ana Paula de Carvalho -

Boa tarde Fabio! Gostei muito do seu trabalho. Mesmo não assistindo diretamente o BBB, acabo por acompanhá-lo pelas redes sociais e percebo que o tema é muito pertinente. Seu texto me fez lembrar do livro sociedade do espetáculo de Guy Debord, que define o espetáculo como o conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens. E agora mais do que nunca somos o que parecemos ser e por isso tantos discursos contraditórios, afinal como você colocou no seu trabalho: “sem roteiro, ninguém foge ao que é – ninguém pode ser muito diferente do que determina seu inconsciente”. Até que ponto essas pessoas que estão lá não foram também escolhidas justamente para tentar confundir a imagem positiva que criamos da militância não é mesmo ?

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Boa Noite Ana. 

Gratidão pela sua participação e obrigado por ter acessado o meu trabalho. 

Destaco na sua fala: "Até que ponto essas pessoas que estão lá não foram também escolhidas justamente para tentar confundir a imagem positiva que criamos da militância não é mesmo ?"

Exatamente, e neste aspecto busco entender o espaço contraditório e quais mecanismos podem ser usados para que essa falsa imagem adentre a casa dos brasileiros e se torne verdade e instrumento de embates sociais e políticos, ou simplesmente entrem no sentimento da alienação. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -

Ola Fabio parabéns pelo seu trabalho, do qual acredito ser de grande relevância na atualidade!!

A militância muitas vezes é confundida como algo negativo e histérico, onde no programa muitas vezes é o que acontece ou aonde as pessoas acabam militando de uma forma errada e oprimem como foi o caso que ocorreu com o Lucas Penteado este ano, que foi acusado de mentiroso sobre sua orientação sexual e se retirou do programa. 

Assim acredito que a militância deve ser feita de uma forma a fazer as pessoas entenderem o por que algumas atitudes e falas são erradas e faltam com respeito ao outro e não praticar da cultura do cancelamento, que é algo tão presente atualmente na sociedade. Se estamos lutando por direitos, igualdade e respeito não podemos responder com a falta deste e anular a subjetividade do outro.

Abraço

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Bom Dia Ana Eduarda.

Obrigado pelas importantes considerações e claro pelo seu posicionamento. Gratidão por estar aqui no meu espaço de debate.

Exatamente, essas questões que envolvem a bendita cultura do cancelamento, termo utilizado como uma nova forma de ocultar a pessoa em seu processo de existência, se retrata diretamente a violência simbólica.

Uma militância que não busca entender as entrelinhas das questões as quais estão vinculadas e politicamente cria-se mecanismo para suprir essas construções, é mais compreendida como violência do que defesa.

Estamos na luta por liberdade de informação com qualidade, e que os indivíduos que acessem este programa possam se articular e não se alienar.

Abraços,

Fábio Coradini

por Marco Antônio Peixoto -

Boa Noite Fábio. 

Parabéns pelo trabalho, pela escrita e objetividade no conteúdo. 

Trata-se de um assunto muito pertinente e que esta em alta neste momento. 

Boa sorte. 

Marco Antônio

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Boa Noite Marco. 

Muito obrigado por seus comentários. Isso nos fortalece e motiva a continuar 

escrevendo, pesquisando e apresentando nossas pesquisas. 

Obrigado, abração. 

Fábio Coradini

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Fábio!

Que oportunidade incrível ler o seu trabalho! 

Em um mundo em que a linguagem midiática exerce grandes relações com o sujeito faz-se necessário a discussão das estratégias de informação e encenação. 

Em relação à temática vinculada ao programa enfatizo como que essas narrativas podem contribuir para as relações discursivas que, muitas vezes, não são ampliadas na escola.

Parabéns!

Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Nayara bom dia. 

Primeiro quero expressar meus agradecimentos por estar aqui e claro minha gratidão pela participação em meu fórum. 

Os programas de entretenimento precisam ser analisados por alguma vertente que seja capaz de dialogar com a escolar e nossos alunos. 

Como você mesmo disse, é o conhecimento para além da encenação. O BBB nunca foi um programa ao qual me despertasse qualquer tipo de interesse em entendê-lo, pois já tinha culturalmente organizado minhas ideias a respeito dele, porém nesta última edição 

em que todos estamos em quarentena e a grande imposição da máquina midiática, precisei parar alguns dias e compreender as construções de narrativas que se davam naquele espaço, seja para o bem como para o mau e como isso diretamente afeta quem esta recebendo determinados tipo de discursos. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde Fábio, 

Fico muito feliz em saber o quanto podemos extrair de cada contexto um saber. Infelizmente muitos julgam o BBB e aqueles que o assistem, mas podemos ver através do seu artigo o quanto podemos ter um aprendizado construído e gerar discussões por meio de programas e outras mídias. O termo "militando errado" foi tão falado por todos e vimos o quanto a busca sobre o assunto foi atenuante enquanto ele estava em pauta nas redes sociais. O saber advém também das contradições, e a militância tão presente no BBB trouxe à tona discussões importantes sobre a temática.  

Por fim, retiro do seu artigo um trecho que considero muito marcante: ...as construções narrativas produzidas dentro do BBB, atravessam os campos da comunicação digital e adentram as casas, fortemente impactando e muitas vezes alienando uma grande massa de pessoas que sofrem com a reclusão informativa de qualidade.(CORADINI, 2021)

Um grande abraço

Em resposta à Tielle Alves Souto

por Ederson Cordeiro -

Os meios de comunicação tem mudado sua forma de atuar sobre realidades sociais. Infelizmente alguns setores resistem a condenar programação como simples formas de alienação.

Necessário darmos devido valor para dialogar sobre mundos vividos dos sujeitos do cotidiano, pois assim como os personagens estamos nesta travessia nos constituindo nas experiências com os outros.

Parabéns a todos.

Em resposta à Ederson Cordeiro

Bom Dia Ederson. 

Destaco algo muito importante que você mencionu "mundos vividos dos sujeitos do cotidiano", e perante a pesquisa dos cotidianistas estas questões de espaçotempo vivenviadas é fundamental para a compreensão de uma realidade ou de qualquer outra situação em que estamos inseridos. Dizemos que são os espaços praticados e experimentados. 

Obrigado pelas suas contribuições. 

Abraços, 

Fábio Coradini 

Em resposta à Ederson Cordeiro

Querido Ederson, as questões de pesquisa com os cotidianos me debruço sobre o lindo olhar da Professora Nilda Alves, da UERJ.

Abraços, 

Fábio Coradini

Querida Tielle. 

Gratidão pelas suas palavras minha amiga. Obrigado pelos lindos comentários e participação em meu espaço de debate. 

Sim, os julgamentos quanto ao programa são enormes, porém as óticas de percepção se confundem. Na verdade precisamos entender que alguns públicos realmente serão apenas telespectadores e outros que possuem o arcabouço do conhecimento tem por obrigação compreender o que estão levando para dentro de suas casas e família. 

O BBB não se tornou um instrumento que prejudica os espaços sociais, apenas que necessitamos ter um olhar mais vigiado sobre o que nos é oferecido. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde Fábio, 

Concordo plenamente com suas colocações. Devemos saber o que será extraído daquele contexto e quais os conhecimentos podemos gerar diante das discussões que são levantadas. 
Feliz por você trazer essa temática para refletirmos sobre. 

Um grande abraço meu amigo, 

Tielle

Boa Tarde Tielle,

Estou muito feliz em poder contribui no Congresso com uma temática que naturalmente faz parte da vida de muitos brasileiros. 

Com alguns amigos, já percebi que o BBB os impulsiona a ficar horas assistindo e ainda assinam o canal, então o entretenimento é um mola propulsora capaz de funcionar como um elemento de análise perante as ações na sociedade dos participantes. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Fábio,

Parabéns pelo trabalho. É realmente muito interessante a discussão e a proporção que as coisas tomam aqui do lado de fora a partir das ações das pessoas dentro do reality.

Penso que há participantes que conseguem levantar boas discussões e reflexões, mas se as pessoas se engajassem nas causas sociais para o bem comum como se engajam e se envolvem com o reality nossa realidade seria bem diferente. 

Yngrid

Em resposta à Yngrid Karolline Mendonça Costa

Yngrid bom dia. 

Obrigado por estar aqui em meu espaço de debates. 

Exatamente, o engajamento de muitos personagens se situa na bolha de atitudes, apenas em espaços midiáticos e jamais em espaços sociais. Essas questões precisam sim, serem analisadas e evidenciadas, para justamente colocar cada um no seu devido lugar de envolvimento. 

Abraços, 

Fábio Coradini

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)