PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 44

 

Título:

PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes
Resumo:

Com os avanços tecnológicos e a influência das mídias nas práticas de leitura, a educação se vê diante da necessidade de inserir metodologias como forma de potencializar a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, este estudo buscou, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a relação da leitura nas redes sociais digitais com o gênero história em quadrinhos (HQ) e suas definições. Logo, o objetivo geral deste artigo é relacionar a leitura nas redes sociais digitais com a dinâmica das Histórias em Quadrinhos, porque o gênero constitui textos que entrelaçam a linguagem verbal e não verbal no processo de produção de sentidos e também atuam como importantes disseminadores de valores e ideologias, contribuindo para a formação de leitores.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição:  Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
Palavras-Chave:
Mesa (1): Débora Araújo da Silva Ferraz 
Mesa (2): Jennifer da Silva Gramiani Celeste 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Sejam bem-vindos ao UEaDSL!

O trabalho "Práticas de Leitura nas Redes Sociais Digitais com o Gênero Histórias em Quadrinhos", proposto pelas pesquisadoras Thaís e Lorena, apresenta-nos a um panorama bibliográfico interessantíssimo no que se refere à presença das HQs no ciberespaço, bem como suas peculiaridades e os desafios que impõem aos leitores.

Declaro aberta a mesa de discussão do presente trabalho e convido a todos ao debate sobre a temática que sugere.

Jennifer da Silva Gramiani Celeste
Doutoranda em Letras (Estudos Literários) | UFJF
Coordenadora de Mesa do UEaDSL 2021.1

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Sejam bem vindos ao Ueadsl 2021.1

O trabalho "Práticas de leitura nas redes sociais digitais com o gênero historia em quadrinhos" de Thais Faria e Lorena Moraes, reflete como os avanços tecnológicos e a influência das mídias nas práticas de leitura, contribuem para a inserção de novas metodologias no âmbito da sala de aula.

Neste momento pertinente que vivenciamos, trabalhar gêneros textuais associados a elementos tecnológicos podem contribuir significativamente para ampliar as metodologias e estratégias pedagógicas dos docentes e dos alunos.

Vamos dialogar??

Sou Débora Ferraz

Aluna especial do Doutorado em Estudos Linguísticos da UEFS

Coordenadora da mesa.


Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Lorena Martins -

Boa tarde Débora, tudo bem?

Débora espero que nosso trabalho possa ter contribuído para eu conhecimento e prática docente, eu sou muito fã deste gênero que pode ser trabalhado de diversas formas diferentes.

Lorena Martins Moraes de Lima Carvalho

Professora de Redação e Português

Especialista em Docência do século XXI- Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna


Em resposta à Lorena Martins

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Lorena e Thais, bom dia!

Fiquei curiosa pelo assunto e vi que vocês trouxeram uma abordagem bibliográfica. Não sei se esse trabalho é apenas um recorte de algo que esteja sendo aplicado por vocês na prática. E então gostaria que compartilhassem caso seja uma pesquisa aplicada na prática.

Conforme vocês explanaram, "além de ser um gênero que possui várias temáticas e estruturas, também possui um caráter polissêmico, às vezes humorístico, que refletem críticas, valores culturais e sociais, problematizações, entre outras nuances que corroboram para a vida e experiência literária de um leitor". 

Minha indagação é: como vocês adaptaram isso para a prática pedagógica? Como desenvolver a leitura e a habilidade de leitura pelos alunos com a utilização da HQ digital?

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Sejam bem-vindos!

Espero que este trabalho contribua para o seu conhecimento e sua prática docente !O gênero histórias em quadrinho, muito presente nas redes sociais digitais, pode ser uma excelente ferramenta para se trabalhar leitura na Educação Básica.


Agradeço desde já!


Thais Cerqueira Faria

Professora de Língua Portuguesa e pesquisadora

Mestre em Ensino e suas Tecnologias (IFF campus Campos Centro)



Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Com certeza Thais, conte-nos um pouco de como essa sua experiência modificou sua prática em sala de aula a partir dessa projeção?

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Boa tarde, Débora ! Faz um tempo que venho pesquisando sobre leitura e como trabalhar com ela na Educação Básica ... Quando me deparei com as HQ, inicialmente, foi para criar uma estratégia de leitura com uma turma do 8 ano e usei tbm as redes sociais digitais. Os resultados foram tão interessantes que outros professores resolveram trabalhar com as HQ em suas disciplinas. Então, foi quando percebi o quanto o gênero é rico de possibilidades de trabalho. Infelizmente, há pessoas que não consideram as HQ como gênero ou ridicularizam tais textos. Mas, é fato que embora HQ existam muito antes das redes sociais digitais, vemos tais gêneros com frequência no ciberespaço.

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Thaís, sou pesquisadora das interfaces dialógicas entre Literatura e Internet, com especial ênfase na produção juvenil contemporânea, assim como a manufatura literária confeccionada no ambiente eletrônico e por ele acolhido. Por isso, também deparo-me com julgamentos equivocados sobre meus objetos de análise.

Enquanto professores, quais alternativas podemos colocar em prática na sala de aula a fim de aquebrantarmos ou ao menos atenuarmos esses olhares ainda cerceados por estranhamento?

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Olá, Jennifer!


Achei sua pergunta muito reflexiva e acredito que exista várias alternativas para tal situação.  Como pesquiso sobre leitura no meio digital atrelada à gêneros textuais na educação básica, talvez, evidenciar para os alunos e aos demais envolvidos a finalidade de tal prática e a importância daquilo, como Solé (1998) aborda, poderia ser um começo. Essa minha visão é baseada no que eu pesquiso.

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Também penso ser esta uma alternativa viável, Thaís. O primeiro passo, de fato, deve dizer respeito à conscientização dos aprendizes no que se refere aos objetos a serem estudados e suas respectivas importâncias em seu processo de formação. Especialmente se trabalharmos calcados sob a perspectiva de protagonismo assumido pelos educandos.

Sigamos com os debates!

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -
Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Bacana Thais.

Eu particularmente também gosto bastante de trabalhar com o gênero e em qualquer segmento.

Ele dá uma liberdade e uma dinâmica grande a escrita dos alunos, tornando isso algo prazeroso.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Lorena Martins -
É verdade Débora e pude observar em minhas turmas que houve um maior envolvimento dos alunos com o gênero após o crescimento de obras  do Universo Cinematográfico Marvel e também da DC, alguns de meus alunos chegaram a citar por exemplo Wakanda ( Pantera Negra) na redação Enem e conseguiu associar aquele universo com a temática da prova, fiquei muito feliz com o resultado.
Em resposta à Lorena Martins

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

O poder que o gênero nos dá de entrelaçar um ao outro na escrita.

Você conseguiu desenvolver estas estratégias em outras turmas?

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -
Existem inúmeras possibilidades de trabalho com as HQ! Obrigada, Débora!
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns as autoras pelo trabalho. Acredito piamente que a adoção das HQ´s é sem sombras de dúvidas uma estratégia pedagógica que contribui para com um ensino e uma aprendizagem mais significativas pelos alunos. Nessa linha, entendo ainda que a adoção das HQ´s é um elemento mobilizador para o desenvolvimento das habilidades de leitura e por conseguinte, da escrita. Pergunto as autoras se a atividade com as HQ´s possa ser extrapolada para outros público, como o ensino superior. Acreditam que as HQ´s possam ter esse potencial mobilizador ou não?


Desde já agradeço.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Com certeza, Alexsandro! As temáticas das HQ são críticas, reflexivas e engajadas. Tive oportunidade de presenciar uma aula de sociologia em que o professor contextualizava determinado pensamento presente nas HQ com uma teoria. 

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Thaís,

Convido-lhe para conhecer Wattpad, plataforma virtual de autopublicação literária que corresponde ao meu atual objeto de análise e estudo do curso de Doutorado. Na referida comunidade virtual é possível encontrar algumas interessantes produções de histórias em quadrinhos.

Aliás, eu e meu orientador estamos apresentando uma comunicação no palco "Roda de Conversa", intitulado "Literatura e Intermidialidade em Wattpad: A Saga Aika, de Lúcia Lemos". Passe lá para conhecer um pouco mais sobre as viabilidades de diálogo entre Literatura, Internet e Novas Tecnologias Digitais.

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Que bacana, eu conhecia o pinterest e o deusnogibi, esse ainda não, conte-nos um pouco da sua experiência.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Débora,

Não tenho muitas leituras de histórias em quadrinhos em Wattpad, mas sei que é um espaço utilizado por alguns autores para divulgarem suas ilustrações em quadro.

Eis alguns exemplos de HQs em Wattpad:

- Lebre e coelho

- Ssaura's HQ

Há histórias pertencentes aos mais diversos gêneros e, por conseguinte, dedicadas aos mais variados públicos ou grupos etários.

Espero que goste. Conte-me depois sobre sua experiência de navegação!

Abraços,

Jennifer.


Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Oi, achei bacana demais, realmente não conhecia.

Com certeza utilizarei bastante nas minhas aulas de redação.


Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Espero que realmente seja útil para você e sua prática escolar, Débora. Fico feliz em poder contribuir com o seu caminhar enquanto docente!

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Obrigada pelo convite, Jennifer! Vou ler o seu trabalho !

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Será um prazer tê-la conosco para debate sobre o tema!

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Lorena Martins -

Ola Alexsandro, obrigada por prestigiar nosso trabalho! O gênero HQ é muito interessante. No Ensino Superior eu acredito que esse gênero pode ser trabalhados em diversas áreas como a Semiótica(Letras/ Comunicação Social) que estuda a construção do significado e os signos, daí a importância de observar a linguagem verbal e não verbal que são caraterísticas das histórias em quadrinhos, como estudo imagético que pode ser analisado pelas  Artes Virtuais, Fotografia, Cinema e etc.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Ederson Cordeiro -
Meus parabéns pela rica contribuição. Gostaria de saber se tem indicações de sites e experiências para ampliar ações como esta no ensino médio?

Vale muito a pena investir neste setor.
Parabéns.
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Elaine Teixeira -

Parabéns, Thais e Lorena, pela proposta apresentada!

Elaine Teixeira

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -
Em resposta à Elaine Teixeira

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Lorena Martins -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Silvane Gomes -

Olá, Thais e Lorena!

Espero que as duas estejam bem!

De fato, com "os avanços tecnológicos e a influência das mídias nas práticas de leitura, a educação se vê diante da necessidade de inserir metodologias como forma de potencializar a aprendizagem dos estudantes"; de que metodologias vocês estão falando, propriamente? E, dentre os teóricos estudados, qual o embasador da pesquisa e, como estudantes de Letras, como adaptariam um plano de aula com o uso das mídias?

Voltem em outras edições do congresso, pois são muito bem-vindas!

Abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Olá, Silvane ! Obrigada pelas contribuições!

Todas as suas perguntas dependem do objetivo que o professor deseja alcançar ao trabalhar com as HQs. Tanto as metodologias como a adaptação de um plano de aula dependem disso, visto que com as HQ, é possível trabalhar com a escrita, interpretação e compreensão, a temática, a estrutura do gênero e até a própria imagem dependendo da disciplina. 

Em resposta à Silvane Gomes

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

E nesse contexto de trabalho online/remoto, tantas plataformas e estrategias como essas podem ser exploradas e ampliar o contexto de aula no espaço online.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Com certeza, Débora! Há inúmeras plataformas que nos ajudam a trabalhar com esse gênero.

Em resposta à Silvane Gomes

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Lorena Martins -

Olá Silvane, assim como colega Thais eu acredito que o trabalho com as HQs, podem ser trabalhadas de diversas formas , sobre tudo na modalidade on-line, gostaria de deixar como dica o projeto REDIGIR da UFMG, o Redigir disponibiliza gratuitamente atividades prontas para serem usadas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As atividades buscam colocar em prática as teorias contemporâneas dos estudos linguísticos, literários, discursivos e da educação, por meio de temas e estratégias de ensino que sejam significativos para os alunos. Todas as atividades são acompanhadas de comentários que orientam o trabalho do professor ou que procuram dar mais subsídios para ele. Espero que goste!

http://www.redigirufmg.org/atividades/generos-textuais

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Olá!


Gostaria de contribuir com a matéria do link abaixo que apresenta diversas plataformas para a criação de HQ.

https://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Grata por compartilhar conosco esse material, Thaís!

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -
Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Que bacana. Grata pela partilha. Você tem experiências na plataforma?

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Thais Cerqueira Faria -

Olá Débora! Se está se referindo ao link que indiquei com várias ferramentas, já usei duas !

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Gostaria de parabenizar a todos pelas leituras, escritos e comentários.

Tenho certeza que sairemos deste congresso renovados de experiências e estratégias pedagógicas.

Um rico espaço de debate.

Parabéns a todxs!!!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Thais e Lorena!

O gênero selecionado é um dos meus favoritos e dos alunos também sorriso. Utilizá-lo para trabalhar a criticidade dos alunos e o reconhecimento do texto multimodal e multissemiótico é extremamente necessário para a formação do leitor crítico e reflexivo.

Parabéns!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Gostaria de parabenizar a todos pelas leituras, escritos e comentários.

Tenho certeza que sairemos deste congresso renovados de experiências e estratégias pedagógicas.

Um rico espaço de debate e construção do conhecimento.

Parabéns a todxs!!!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Autores: Thais Cerqueira Faria, Lorena Martins Moraes

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)