Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 25

 

Título:

Avaliação Formativa na Educação Infantil

Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho
Resumo:

O presente artigo traz pontuações sobre a avaliação para as aprendizagens no âmbito do trabalho pedagógico com a educação infantil. Aqui é apresentada a visão do ato de avaliar a serviço da aprendizagem do estudante e ainda exemplificações de instrumentos avaliativos numa perspectiva formativa que podem ser utilizados na primeira etapa da educação básica para compreender como ocorre o desenvolvimento infantil.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  SEEDF/IFB
Palavras-Chave:  
Mesa (1):  Francisco de Paula Santos de Araujo Junior 
Mesa (2): Jennifer da Silva Gramiani Celeste 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo Revisado.pdf

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Sejam bem-vindos ao UEaDSL!

O trabalho "Avaliação Formativa na Educação Infantil", proposto pelos pesquisadores Ana Paula e Paulo, apresenta-nos a um panorama bibliográfico interessantíssimo no que se refere à presença da avaliação no contexto do segmento da Educação Infantil, enfatizando a importância das práticas avaliativas enquanto partes integrantes e naturais do processo de ensino-aprendizagem.

Declaro aberta a mesa de discussão do presente trabalho e convido a todos ao debate sobre a temática que sugere.

Jennifer da Silva Gramiani Celeste
Doutoranda em Letras (Estudos Literários) | UFJF
Coordenadora de Mesa do UEaDSL 2021.1

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Ana Paula de Carvalho -

Obrigada! Na primeira infância se dá o início da vida escolar de nossas crianças e portanto é fundamental que a avaliação seja formativa. Esperamos conversar e refletir por aqui, sobre esse tema tão delicado principalmente na Educação Infantil! Alguém se recorda como passou pelo processo avaliativo quando iniciou os estudos? Foi traumático ou encorajador?

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Paulo Alves de Araújo -

Obrigado, Jeniffer pelas boas-vindas e considerações iniciais sobre o trabalho. Agradeço também  minha amiga pesquisadora, Profª Ana Paula Barros, pela oportunidade de mais uma vez, juntos, refletirmos, sobre algumas questões relacionadas ao nosso trabalho. 

Sem dúvida, Ana Paula, o contato que muitos de nós tivemos com a avaliação não foi o dos melhores. Como consequência disso, podemos cair no erro de refletirmos em nossa prática docente situações que foram feitas conosco enquanto estudantes, no que tange a avaliação. Por isso, a urgência em discutir sobre a avaliação formativa como instrumento que promove a garantia da aprendizagem de todos na escola, principalmente, no início do processo de escolarização das crianças.

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -
Por vezes, o processo avaliativo ao qual fui submetida ainda na infância custou-me algumas noites de sono... Às vezes, preocupava-me tal como um estudante já experiente! Hoje, como estudiosa e pesquisadora também da área educacional, compreendo as mazelas desse cenário.


Quais as principais consequências de um processo de avaliação mal conduzido, e quais as esferas vitais mais afetadas?

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Paulo Alves de Araújo -

Podemos citar como consequência de um processo avaliativo mal conduzido a questão da exclusão. Avaliar de modo classificatório, com foco no produto -"nota" - gera a exclusão na escola e bem como disse Lukesi, um aluno que está na escola não está ali para disputar uma vaga, mas para aprender. Desta maneira, é preciso levar em conta como o processo de aprender acontece para cada sujeito, daí a importância de que as práticas avaliativas sejam formativas, para as aprendizagens.

Em resposta à Paulo Alves de Araújo

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Ótimas considerações, Paulo! Agradeço-lhe os esclarecimentos.

Sigamos com os debates!

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Parabéns, Professor e Professora!

O relato de de vocês é bastante rico e me trouxe uma ótima reflexão acerca da questão avaliativa na Educação Infantil. Creio que a avaliação formativa, por vocês abordada, seja de total valia para professores e professoras de um modo geral, não apenas da EI. Parabéns, mais uma vez! Leitura simples, objetiva, informativa e agradável.

Um abraço,

Gleuze

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Sejam bem-vindos ao UEaDSL 2021.1!

O trabalho "Avaliação Formativa na educação infantil"  dos autores "Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho apresenta a pontuações sobre a avaliação para as aprendizagens no âmbito do trabalho pedagógico com a educação infantil, sendo ação imprescindível da atividade pedagógica e necessária a relação de analise do processo de ensino e aprendizagem.  Cada comentário será de grande importância aos autores, para os mesmo tirarem o maior proveito possível, de já agradecemos pela participação! 


Francisco de Paula Santos de Araujo Junior

Doutorando em Educação UFPI 

(Coordenador de Mesa) 



Em resposta à Francisco de Paula Santos de Araujo Junior

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Adriana Oliveira Costa -

Meus parabéns aos autores, um trabalho enriquecedor, que aborda uma temática muito importante  para os processos educativos, penso que a Avaliação formativa principalmente nas series iniciais se faz indispensável para um ensino- aprendizagem de qualidade. 

Em resposta à Adriana Oliveira Costa

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Paulo Alves de Araújo -



Segue algumas observações minhas em vídeo! Achei melhor gravar para emitir alguns posicionamentos.

Em resposta à Paulo Alves de Araújo

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Parabéns pela iniciativa, Paulo. Você demonstra grande domínio no que tange ao assunto selecionado ao debate.

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Ana Paula Ferreira Vargas -

Olá Paulo e Ana Paula!

Primeiro gostaria de parabenizá-los pela iniciativa, pois não é fácil falar sobre a avaliação na Educação Infantil, principalmente nas menores idades. Sabemos que é tarefa dos professores de Educação Infantil se apropriarem destes conhecimento, porém ainda é um terreno bem obscuro porque nos encontramos ainda em um período de valorização da Educação Infantil. O abandono da visão adultocêntrica e a concepção de bebês e crianças como sujeitos ativos e pertencentes a uma sociedade são os alvos que enriquecem estas avaliações. A partir do momento que vocês colocam instrumentos de avaliações, vocês abrem a visão dos professores sobre como entender que o processo é muito mais interessante que o fim e entender, observar e registrar este processo compõem uma linda história de desenvolvimento individual e coletivo destes pequenos. Adorei a proposta e a pesquisa.

Em resposta à Ana Paula Ferreira Vargas

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Paulo Alves de Araújo -



Segue algumas observações minhas em vídeo! Achei melhor gravar para emitir alguns posicionamentos.

Em resposta à Paulo Alves de Araújo

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Ana Paula de Carvalho -
É isso mesmo Paulo, muito esclarecedora sua fala. Lembrei de um exemplo que Jussara Hoffmam citou sobre ir ao médico, receber um diagnóstico e não ter receita de nenhuma indicação de remédio. E era bem isso que eu percebi durante minha escolaridade: recebia apenas uma nota ou um conceito taxativo, cujo o objetivo não parecia ser me auxiliar para a aprendizagem e sim deixar um rótulo. E respondendo a Jeniffer em seu questionamento, acredito que a baixa auto estima  da criança também pode ser uma consequência desse tipo de avaliação equivocada. 
Na educação infantil temos muitos instrumentos avaliativos como: vídeos, áudios, fotos, portfólios, anotações, dentre outros com caráter de encorajar as crianças a novos desafios indicando o quanto ela avançou durante o processo e oportunizando mais experiências nos campos em que ela ainda não se desenvolveu tanto.  
Em resposta à Paulo Alves de Araújo

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Ana Paula Ferreira Vargas -

Perfeita sua fala...amo este tipo de debate que amplia nossas visões e maximiza a oferta de uma avaliação que seja coerente com o desenvolvimento infantil. Sou da Educação Infantil e tenho minhas preferências pelas menores idades, na verdade meu maior gosto é trabalhar com bebês, mas ainda me deparo em meu cotidiano com a dificuldade do outro em entender essa percepção de avaliação. Sabemos que agora se inicia um processo de visibilização dos pequenos, mas ainda temos muito pouco material construído sobre isso. Paulo Focchi em seu livro : Afinal, o que os bebês fazem no berçário? traz essa forma de entender que nem sempre o que temos por expectativas são realmente alcançadas, pois ainda nos prendemos a visão de incapacidade e fragilidade dos bebês. A partir do momento que vocês dão recursos avaliativos e essa visão de aprendizagens baseadas em individualidades, vão consolidando um olhar sobre capacidade dos bebês enquanto sujeitos ativos, culturais, sociais e históricos com agência em suas atuações sobre o meio e suas interações com o outro. Nossa...amei...precisamos conversar mais sobre isso, hehehehehhee... Vamos dar mais visibilidade aos nossos bebezinhos que por muitos anos foram esquecidos.

Em resposta à Ana Paula Ferreira Vargas

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Ana Paula de Carvalho -

Oi Ana Paula, obrigada por suas considerações sobre nosso  trabalho! Que demais encontrar uma educadora de bebês por aqui! Fico feliz em saber que trabalha com essa área e desenvolve nela a avaliação formativa! 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Paulo Alves de Araújo -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Veronica Cunha Barcellos -

Parabéns pelo trabalho! Minha pesquisa também é sobre avaliação, assim me identifiquei muito com a temática apresentada.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Sara Castro -

Parabéns professor Paulo e professora Ana Paula!

Que relato incrível! Também escrevi um artigo sobre essa temática e ela é realmente muito relevante. Com certeza a prática da avaliação formativa tem muito valor, não só na Educação Infantil mas para além dela.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Avaliação Formativa na Educação Infantil. Autores: Paulo Alves de Araújo, Ana Paula Barros de Carvalho

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)