A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 39

 

Título:

A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores: Alexsandro Luiz dos Reis
Resumo:

 

A pandemia da COVID-19 abalou a normalidade cotidiana, causando de maneira trágica um colapso em vários setores da sociedade dentre eles o sistema educacional. Nesse caminho, alunos e professores convivem diariamente com as nuances e implicações do ensino remoto. Para tal, buscamos nessa pesquisa de cunho qualitativo, analisar as potencialidades e desafios do ensino remoto na perspectiva de professores da educação básica.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Palavras-Chave:
Mesa (1): Valdirene Soares dos Santos 
Mesa (2): Yngrid Karolline Mendonça Costa 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo revisado ueadsl 2021.pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Sejam bem-vindos participantes e autor Alexsandro Luiz dos Reis ao UEaDSL!

O trabalho do autor supracitado apresenta a nova situação enfrentada pelos educadores e crianças em tempos de pandemia, trazendo importantes reflexões acerca do ensino remoto e sua diferença com o ensino EaD, bem como, as dificuldades da inclusão de todos os envolvidos na Educação nesse mundo tecnológico.

Convido a todos ao debate sobre a temática .

Yngrid Karolline Mendonça Costa (Coordenadora de Mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Valdirene Soares Santos -
Sejam bem-vindos participantes e autor Alexsandro Luiz dos Reis ao UEaDSL! 

Seu trabalho é atual e não acaba a discussão por aqui, pois teremos vários problemas decorrente dessa paralisação no ensino. Consequentemente, a defasagem  de aprendizagem somam ano/ série e geração, e envolvendo todos profissional da educação.

Convido a todos ao debate sobre a temática .
Desejo sucesso!

Atenciosamente
Profa. Ma. Valdirene Soares 
Coordenadora de Mesa

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Lorena Martins -

Olá Alessandro Reis!

Achei muito interessante a abordagem do seu trabalho e realmente é um desafio gigante para o cenário atual, tanto na capacitação docente como estrutura dos alunos em relação a tecnologia. Em relação a prática docente , no seu ponto de vista além da capacitação o que deveria ser mudado?


Lorena Martins Moraes de Lima Carvalho

Professora de Redação e Português

Especialista em Docência do século XXI- Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna



Em resposta à Lorena Martins

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Muito boa a colocação, Lorena.

Como professora da rede de ensino básica de uma escola periférica tenho sentido na pele a defasagen e as dificuldades tanto das crianças quanto dos professores e me incluo nessa, porque precisei comprar uma boa máquina essa semana, as minhas eram de baixa qualidade e não aguentaram as atividades exigidas pelo home office.

Yngrid. 

Em resposta à Lorena Martins

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Obrigado pelos comentários Lorena. Entendo que estamos vivenciando um divisor de águas e quiçá uma "revolução pedagógica" devido a pandemia. Acredito que possa ser um momento para todos nós professores refletirmos nossa formação continuada além de nossa constante atualização, o que engloba a obrigatoriedade de nos adequarmos ao mundo digital da qual estamos. Dessa forma, nos ater em elementos da Tecnologia da Informação, bem como o manuseio de softwares se tornou necessário. A adoção de diferentes estratégias pedagógicas com elementos da tecnologia da informação e comunicação será uma constante em nosso dia a dia como professor.


Abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Thais Cerqueira Faria -

Parabéns pelo trabalho ! 

Gostaria de saber como tem sido sua experiência com as aulas remotas, principalmente, quando se trata da relação professor e aluno !

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Obrigada pela contribuição, Thaís.

Vamos aguardar o autor responder.


Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Obrigado pelos comentários Thais. Vejo com dualidade essa relação de aluno e professor. Nessa seara, percebo a acentuação das diferenças já existentes. Dessa forma, temos alunos que possuem todo esse aparato para o desenvolvimento de atividades e do outro alunos que nem celular com dados móveis possuem. Aqui, assevero que percebo a falta do poder público com a adoção de medidas e estratégias que pudessem auxiliar estes alunos mais vulneráveis.

Abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Maisa Cristina Santos -

Alexsandro, gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho.

Considerando-se a atual conjuntura, creio que nada melhor para melhorar a sistemática das aulas do que manter um diálogo aberto e constante com o corpo docente. As dificuldades são plurais, como bem sabemos, mas apenas percebê-las em nada contribui com o cenário vigente. É preciso ser propositivo e ressignificar as metodologias, o que apenas será possível mediante conversas e projetos desenvolvidos com o os professores.

Sob uma perspectiva metodológica você mencionou a despreocupação com a análise quantitativa, sendo a qualitativa mais importante nesse momento. Gostaria de saber quais foram os critérios que utilizou para a formulação das perguntas. Pretendem discutir o resultado do questionário com os professores para que estes possam apresentar suas soluções ou trabalharão apenas com o questionário. Por fim, esse questionário será encaminhado por qual tipo de plataforma (Google forms, arquivo de Word para preenchimento dos professores).


Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Obrigada por sua contribuição, Maisa.

Concordo contigo quando diz que não adianta apenas trazer as dificuldades, mas promover ações que possam nos ajudar neste momento.

Vamos aguardar as respostas do autor.

Yngrid

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Obrigado pelas contribuições Maisa. As perguntas foram formuladas por mim. São perguntas às quais entendo que podem nos levar as principais nuances desse momento que os professores estão vivenciando devido a pandemia. Com relação a sua segunda pergunta, pretendo sim discutir as perguntas com os professores e até mesmo o corpo gestor das escolas, professores que receberão esse questionário pelo Google Forms. A ideia é que com as respostas um artigo possa a ser elaborado com os resultados da pesquisa.


Abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Francisco de Paula Santos de Araujo Junior -

Gostei do tema, bem atual e na perspectiva do autor, as aulas  com seu retorno presencial, sofrerá impacto deste momento de aulas remotas? 


Professor Francisco de Paula

Doutorando em Educação UFPI

Em resposta à Francisco de Paula Santos de Araujo Junior

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Professor Francisco obrigado pelas contribuições. Estamos vivendo uma "revolução pedagógica" que em breve nos cobrará um preço muito caro. Não que esteja sendo pessimista, mas, o sistema de ensino já antes da pandemia expunha diferenças gravíssimas entre os alunos brasileiros. Acredito que a pandemia acentuará essas diferenças e os alunos mais vulneráveis sofrerão tais consequências. Nesse momento, temos milhares de famílias de alunos que não tem nem um equipamento de tecnologia da informação em casa, quiçá um pacote de dados de internet. Temos pais que devido as necessidades estão se deslocando mesmo em tempos de pandemia e mal podem auxiliar seus filhos a revisar alguma matéria do colégio. Temos alunos que estão há um ano sem nenhuma atividade. Em suma, temos também um colapso no sistema educacional que ao meu ver está sendo deixado em um segundo plano nas discussões governamentais.


Abraço.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Valdirene Soares Santos -
Boa noite! Concordo com você Alexsandro Luiz dos Reis.

A questão do chip oferecido pelo governo estadual é uma politica que na prática não funciona.  Por exemplo, alunos que não estão cadastrado no cad - único - Bolsa família ele não recebe, e se estiver matriculado em escola de ensino integral  o PEI , também não recebe. Em geral a educação ela é excludente e não proporciona condições igualitária para todos conforme a LDB 9394/96.
Abraço!
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -

Boa  noite,

Qual o maior desafio após o final da pandemia do covid 19?

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Bom dia Emiliane. Obrigado pela consideração. Entendo que são muitas implicações pós-pandemia não somente para os alunos, mas também para professores e as famílias dos alunos. Entendo que a maior dificuldade vai ser no ajustamento do calendário escolar, além de uma readaptação dos alunos. Não acredito também que os professores estarão preparados para tanta pressão no retorno às aulas. Quadros de estresse e outros problemas relacionados ao psicológico será uma constante. Em suma, temos um grande desafio pós-pandemia com implicações que perdurarão por um grande período.


Abs

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Boa noite,
O ensino à distância é fantástico e extremamente vantajoso no mundo atual, porém mudar abruptamente do ensino presencial para o ensino online, sem nenhum tipo de planejamento, trouxe inúmeros desafios e consequências. 

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -
Bom dia, concordo em partes contigo. Entendo que o ensino híbrido é totalmente diferente do ensino emergencial remoto. Dessa forma, entendo que a adoção do ensino híbrido um dia no ensino básico requer muitas adaptações não somente de maturidade por nós professores e alunos, mas também, a implementação de reais condições que esse ensino híbrido possa a ter resultados e ser significativo. Enquanto houver falta de infraestrutura como a falta de capacitação a professores, além de subsídios para TODOS os alunos como banda larga de qualidade e equipamentos de Tecnologia da Informação não acredito em ser exitoso o ensino híbrido no ensino básico, principalmente o público. Cabe aqui muitas reflexões sobre a temática, mas nesse momento não acredito que o ensino público da maioria das escolas esteja preparado para essa modalidade.

Abs
Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Pessoal, a discussão está muito enriquecedora.

Obrigada a todos por esta troca. Continuemos.

Yngrid

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Valdirene Soares Santos -

Olá, prof.  Alexsandro Luiz dos Reis.

Retomando a questão do ensino remoto, para os filhos da classe trabalhadora está longe de ser exitosa, porque a questão social vai além quando a criança tem fome. O recursos oferecido pelo governos está longe de atingir o patamar de dignidade humana.  Concordo, contigo, o ensino público não está preparado, pois em outra palavras, ela visa atender a necessidades econômicas e aprender não está em jogo. O que fato podemos perceber uma política mercantilista.

O trabalho em pauta permite muitas reflexão, seria um sonho se pudéssemos está presencialmente discutindo isso!

abrs.

Att

Coordenadora de mesa

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Vanessa Menezes -

 Saudações Alexsandro Luiz dos Reis, parabéns pelo excelente trabalho. Sem sombras de dúvidas o ensino remoto foi encarado por muitos como um Ensino desafiador e inesperado. No seu ponto de vista quais contribuições positivas ( se houver) e negativas diante desse atual tipo de ensino. 

Em resposta à Vanessa Menezes

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Obrigada pelos seus questionamentos.

Logo o autor responderá.

Yngrid

Em resposta à Vanessa Menezes

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Obrigado pelas considerações Vanessa. Acredito que há o lado positivo sim do ensino remoto. Por exemplo, mostrou a maioria dos professores que a formação continuada é de extrema importância e se não dominarmos certas tecnologias ficaremos para trás. Logo, a pandemia mostrou aos professores esse lado de readaptação, de inovação. O lado negativo Vanessa, me remete as condições não igualitárias do ensino remoto, tanto entre alunos quanto também professores. Acredito que no pós-pandemia as desigualdades entre os alunos brasileiros estarão ainda mais acentuadas, bem como entre os professores. Teremos uma tarefa desafiadora no pós-pandemia Vanessa.


Abraço

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Ana Paula de Carvalho -

Parabéns pelo trabalho Alesxandro. Essa distinção entre os conceitos ensino remoto e EAD é muito importante. Porque fomos pegos de surpresa enquanto cursos em EAD são organizados dentro de meses, nós tivemos que nos reinventarmos em questão de dias. 

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Ana obrigado por sua consideração. Realmente alguns conceitos mesmo existentes ganharam evidência agora na pandemia. EaD, ensino remoto, tecnologias da informação são algumas designações que aparecem muito nesse momento. Como você mesma ressaltou muitas pessoas ainda confundem muitos conceitos, mas isso é um processo gradual e com o tempo todos nós estaremos mais acostumados com esse conceitos.


Abraço

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Valdirene Soares Santos -
Olá, participantes!
Agradeço suas considerações, realmente o tema ensino remoto é atual, e muitos educadores estão se reinventando na prática. Aos autores eu convido  falar mais um pouco do trabalho.

Grata
Valdirene 
Coordenadora de Mesa


Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Bom dia Valdirene. Lendo os comentários e discussões vejo que fui feliz na escola dessa temática. Fala-se muito dos alunos, mas percebo que os professores estão ficando em um segundo plano. Não está sendo posto em evidência as implicações para nós professores. Acredito que os resultados desse trabalho podem nos mostrar as grandes dificuldades dos professores nesse período de pandemia. Espero ir além e com estes resultados fazer uma análise mais pormenorizada e divulgar seus resultados no meio acadêmico. Parabéns pela mediação da mesa.


Abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Fabio Antunes Brun de Campos -

Olá Alexadro e demais cursistas,

Muito interessante sua proposta de pesquisa. Dá vontade de saber logo sobre os resultados. Mas, comentando sobre o tema, considerando que estamos enfrentando vários desafios refere ao uso das tecnologias no ensino remoto. Eles vão além de sabermos manejar dispositivos tecnológicos, estão ligados com questões de formação docente.

Muitos de nós não tínhamos hábitos, formação ou habilidades para ensinar com esses recursos. Contudo, o que considero preponderante é a formação docente para ensinar com tecnologias ou a distância. No meu curso de graduação, por exemplo, não houve disciplina nenhuma envolvendo esses tipos de saberes docente e penso que mais do que conhecer ferramentas digitais ou recursos tecnológicos de ensino, precisávamos entender o real sentido de se ensinar com tecnologias digitais e à distância.

Para mim, o arranque inicial para sabermos lidar com as tecnologias digitais deveriam e devem ser dado pelas universidades, na formação inicial docente.

Abraço à todos!

Em resposta à Fabio Antunes Brun de Campos

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Olá a todos.

Realmente você foi feliz no tema, Alexsandro. Ótimas discussões.

Acredito que são temas que vinham sendo discutidos a passos lentos, mas vieram à tona com tudo e ainda precisamos saber lidar melhor com todas as situações. Acho que a essência do seu trabalho é o que vejo como a saída: formação.

Yngrid

Em resposta à Fabio Antunes Brun de Campos

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Obrigado pela consideração Fábio. Coaduno com todas as suas palavras. Entendo que no pós-pandemia os currículos nas universidades também passarão por uma recapagem, principalmente nas licenciaturas.


Abs

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Valdirene Soares Santos -
Prezados participante.

Agradeço a participação de vocês. Façam suas perguntas !
att
Valdirene
Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Boa noite, pessoal!!

Lembrando que temos até domingo para discutirmos sobre o trabalho.

Abraços,

Yngrid


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Valdirene Soares Santos -

Prezados, participantes.

Esse trabalho permite pensarmos que a educação está passando por um reformulação histórica, após pandemia, alunos, professores e gestores terão novos modos  de promover educação.

Desde já agradeço a particpação!

att

Valdirene

 Coordenadora de Mesa

Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Olá, pessoal.

Convido a quem não participou ainda da discussão a participar.

Teremos até mais tarde para as discussões.

Yngrid

Coordenadora de mesa

Em resposta à Yngrid Karolline Mendonça Costa

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Valdirene Soares Santos -

Olá, Participantes do UEaDSL 2021.1!

Venho agradecer a participação de todos!

Todas as considerações foram de grande valia aos estudos apresentados.

Sucesso à todos.

Carpe Diem! 

Atenciosamente

Valdirene Soares

Coordenadora de Mesa.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Veronica Cunha Barcellos -

Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber quantos professores foram pesquisamos e de que área do conhecimento?

Obrigada!

Em resposta à Veronica Cunha Barcellos

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Yngrid Karolline Mendonça Costa -

Obrigada pela participação no debate.

Vamos aguardar o autor responder.

Aproveito para agradecer a todos que nos ajudaram a refletir no evento.

Yngrid

Coordenadora de mesa

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor: Alexsandro Luiz dos Reis

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)