A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 18

 

Título:

A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales
Resumo:

Resumo: O Ensino de Ciências contribui com a formação cidadão do educando, já que possibilita que o estudante amplie a compreensão do mundo em que vive. O presente estudo teve como objetivo discutir sobre o Ensino de Ciências nas escolas públicas, apontando suas possibilidades e limitações na visão de diferentes autores. Trata-se de uma metodologia qualitativa, o procedimento técnico adotado foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o currículo de Ciências vem passando por diversas mudanças significativas desde que foi introduzido no currículo escolar como responsável por promover a inserção do cidadão na sociedade.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Biológicas

Campo de pesquisa ou Curso:

Ciências
Instituição:  UENF
Palavras-Chave:  
Mesa (1):  
Mesa (2): Thaís Reis de Assis 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:   Documento PDF artigo revisado.pdf

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Thaís Reis de Assis -

Sejam tod@s bem-vindos.

Este trabalho tem como objetivo discutir o ensino de Ciências. Não deixe de dar uma lida e conhecer um pouco mais sobre as colocações e proposições dos autores. Não perca esta oportunidade. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Como docente em Ciências-Biologia coaduno com a visão apontada nesse trabalho, entretanto, também assevero que a adoção de novas estratégias pedagógicas no Ensino de Ciências há um bom tempo já vem sendo implementadas e com uma literatura adensada na área. Para tal, destaco a utilização do Ensino por Investigação, a adoção de jogos, a utilização de oficinas pedagógicas, Sequências Didáticas Investigativas dentre outras estratégias que oportunizam os alunos ser atores principais em seus processos de ensino  e de aprendizagem utilizando para tal temáticas das Ciências.

No mais, indagaria vocês com a seguinte questão: Em tempos de pandemia como o Ensino de Ciências pode se apresentar mais significativo para os alunos? Em suas opiniões o que devemos adotar? Quais estratégias para termos um ensino e uma aprendizagem mais significativas para estes alunos?


Desde já agradeço.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Thaís Reis de Assis -

Olá Alexsandro !!!

Agradeço sua participação e leitura do trabalho. Sem dúvidas os pontos destacados são de extrema relevância e nos convidam a pensar sobre nossas práticas de ensino e o nosso fazer educativo. Acredito ainda que no contexto da pandemia, estas questões se tornam ainda mais urgentes.

Achei muito interessantes as indagações postas as autoras do trabalho. 

Novamente obrigada pela atenciosa leitura e por suas considerações. 

Em resposta à Thaís Reis de Assis

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Thaís Reis de Assis -

Olá pessoal!!!

Estamos no segundo dia de atividades do evento. Não deixe de visitar os trabalhos e deixar seus comentários, dúvidas para os autores. 

A participação de tod@s é muito importante. 

Em resposta à Thaís Reis de Assis

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Thaís Reis de Assis -

Saudações a tod@s

Estamos no terceiro dia de atividades do evento. Não deixe de visitar os trabalhos e deixar seus comentários, dúvidas para os autores. 

A participação de tod@s é muito importante. 


Em resposta à Thaís Reis de Assis

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Thaís Reis de Assis -


Já estamos na metade do evento. Não deixe de visitar os trabalhos, ler as considerações tecidas pelos participantes do evento e deixar seus comentários, dúvidas para os autores. 

Sua contribuição é muito rica e importante!!! 


Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Aline Peixoto Vilaça Dias -

Olá Alexsandro . Obrigada pelas considerações. 

Então, o Ensino de Ciências já é tido, muitas das vezes, como aulas teóricas e com muitos conceitos. E cabe ao professor, seja presencial ou on line mudar esse paradigma. 

Em tempos de pandemia o professor pode convidar os alunos para realizar aulas práticas simples (sem materiais perigosos) no momento da aula. Também pode propor experimentos para que o aluno realize depois da aula.   

Não existe uma receita infalível em se tratando do Ensino de ciências. Mas uma boa alternativa para tornas as aulas dinâmicas e usar atividade lúdicas, jogos, um debate em que os alunos possam discutir sobre um tema pertinente a aula. 


 

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Luciana De Oliveira Silva -

Boa noite, neste momento mais do que nunca estamos vivenciando a importância da ciência em nosso cotidiano. Como docente procuro pesquisar a realidade do meu aluno, em seguida faço adaptaçções: textos complementares, ilustrações para aqueles que não tem acesso a internet e interação através de plataformas digitais para os demais. Dessa forma consigo trabalhar o conteúdo curricular de forma a favorecer o aprendizado significativo do aluno.


Grata pelas considerações.

Em resposta à Luciana De Oliveira Silva

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Thaís Reis de Assis -

Olá Luciana

Agradecemos sua leitura do trabalho e suas colocações ao apresentar a sua experiência como professora. 

Obrigada!!!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, boa tarde!!

Gostaria de saber qual foi o critério de inclusão e de exclusão para a seleção dos artigos que fizeram parte da pesquisa.

Quantos artigos foram selecionados??

Visto que a pesquisa foi no Google, acredito que foi no Google Acadêmico, isso? Como foi feita a seleção?

Fiquei muito curiosa, pq senti que faltou muitos dados.

Abs

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Aline Peixoto Vilaça Dias -

 Olá, Cíntia. Tudo bem? 

No decorrer da pesquisa utilizou-se de palavras chaves como “Ensino de Ciências”; “Educação Básica” “escolas públicas”. Utilizou-se desses termos tanto no Google como no Google acadêmico. 

A partir dai buscou-se analisar artigos de preferência que tivessem sido publicados no últimos 5 anos.  Realmente, devido a limitação de páginas o artigo ficou bastante restrito.  Além desses artigos, utilizou o estudo do livro Prática de ensino de Biologia da Krasilchik que é uma autora bastante enfatizado ano ensino de Ciências naturais e Biologia. 

Além disso, realizamos um breve estudo documental na BNCC. 


Em resposta à Aline Peixoto Vilaça Dias

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, Aline!!

Obrigada pelos esclarecimentos!

Sim, eu imaginei que devido a delimitação do número de páginas essas informações acabaram por ficar ocultas.

Mas muito obrigada!

Parabéns pelo trabalho!

Abs 

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Thaís Reis de Assis -

Olá a tod@s

Muito pertinentes as considerações feitas pela Cínthia e os esclarecimentos da Aline. 

Agradeço as duas. 

Em resposta à Thaís Reis de Assis

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Thaís Reis de Assis -

Olá pessoal!!!

Estamos nos aproximando do final do evento.

Não percam a oportunidade de conhecer os trabalhos participantes e deixar suas contribuições. 

A participação de tod@s é  muito importante !!!!

Em resposta à Thaís Reis de Assis

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Thaís Reis de Assis -

Olá pessoal

Chegamos ao último dia de atividades. Ao longo desta semana tivemos a oportunidade de conhecer excelentes trabalhos das mais variadas áreas do saber e pudemos dialogar sobre eles. 

Agradeço a tod@s que se submeteram seus trabalhos, aos que fizeram a leitura e deixaram registrados os seus comentários. 

A participação de tod@s foi essencial para o sucesso do evento. 

Até a próxima!!!!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Veronica Cunha Barcellos -

Parabéns pelo trabalho! A pesquisa levou em conta o currículo de quantas escolas? 

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Autores: Luciana de Oliveira Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Roberta Aparecida de Sales

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)