Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 81

 

Título:

Fanfics na sala de aula: um relato de experiência

Autores: Gabriel Amorim-Braga
Resumo:

 

 

Este trabalho busca apresentar a oficina de fanfictions desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), junto ao Colégio Técnico (COLTEC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Considerando as particularidades da etapa escolar e estabelecendo diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a atividade objetivou promover o aprimoramento da escrita por meio fanfictions. Pretende-se, desse modo, mensurar os impactos e os resultados da ressignificação desse gênero textual emergente e de suas potencialidades como recurso pedagógico.


 

 Links e informações complementares  

https://www.wattpad.com/user/COLTEC-Fanfics

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição:  Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-Chave:
Mesa (1):  Carolina Maia dos Santos
Mesa (2): Cintia Cristina Maciel Neves 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:   Documento PDF Fanfics na sala de aula.pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade,  EAD e Software Livre 2021.1 !!  \o/ \o/  \o/

Primeiramente, desejo que estejam bem e com saúde! 

 

Bem, eu sou a Carol e estarei aqui trocarmos conhecimento a fim de enriquecer a experiência de todos, em especial, do nosso autor!

Gabriel, gostaria de parabenizá-lo pelo texto e pelo trabalho pedagógico bem interessante!

Mas eu fiquei curiosa: o que os alunos acharam dessa experiência ??

 

Um abraço a todos e vamos lá!


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Bom dia, Carolina!

Na minha percepção, notei que os estudantes ficam surpresos com a experiência. A fanfiction não é um gênero escolarizado, assim, quando aplicado na sala de aula, gesta essa surpresa. Ainda assim, pela proximidade do gênero ao universo dos estudantes, a turma se mostrou bem participativa e engajada, mesmo no momento da produção textual, que tende a ser não tão bem quisto.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Nicoli Peroza Ramos -

Parabéns Gabriel, muito interessante e instigante o teu trabalho! Dei uma olhada em algumas produções dos alunos e realmente é uma prática diferente e que instigou os alunos. Achei bem bacana ver as diferentes fics criadas por eles, adorei a do Sherlock Holmes! Realmente incentiva a criatividade e é muito gostoso e curioso ler as histórias! Adorei e parabéns novamente!!!

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Nicoli!

O produto final foi, para mim, uma das melhores surpresas na oficina. Muito bom ver os estudantes engajados nas produções e desenvolvendo fanfictions tão singulares.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Gabriel!

Excelente! É muito bom ver os alunos empolgados assim!

O trabalho continua sendo desenvolvido? Como foi a atividade no contexto do ensino remoto?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Carolina!

O trabalho não segue em desenvolvimento, por ser uma ação promovida por um programa externo ao Colégio Técnico (o PIBID).

Mesmo assim, alguns estudantes mais entusiasmados continuaram com as produções de forma independente. Como é o caso do Luís Guilherme que durante a oficina produziu a fanfiction O amor de Rogers e, atualmente, está desenvolvendo A história da minha vida (disponível em: https://www.wattpad.com/user/LuGuiHistories).


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -
O aluno mostrar interesse no trabalho mesmo depois da atividade escolar já ter finalizado, é um sinal que isso fez diferença na vida dele! Acho que como professor, é uma das melhores retribuições que se pode ter!
De verdade, faço votos que você possa dar continuidade assim que possível! 

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Carolina, 

sou muito saudoso quanto o trabalho com a fanfiction. Pretendo, assim que possível, voltar a explorar esse gênero textual emergente. 


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond -

Olá, Gabriel


Incrível! Você saber que sua proposta chegou no aluno de tal modo que ele aplicou fora das obrigações escolares, é a cereja do bolo!

Gratidão por sua contribuição!

Abraços!

Em resposta à Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Gabriela! Sem dúvidas!

Obrigada por participar conosco !

Em resposta à Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Gabriela!

Foi gratificante e mesmo surpreso! Fiquei muito contente em ver a fanfiction ultrapassando as fronteiras da sala de aula.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Bons dias!

Hão de reconhecer que sou bem criado. Podia entrar aqui, chapéu à banda, e ir logo dizendo o que me parecesse; depois ia-me embora, para voltar na outra semana. Mas, não senhor; chego à porta, e o meu primeiro cuidado é dar-lhe os bons dias. Agora, se o leitor não me disser a mesma cousa, em resposta, é porque é um grande malcriado, um grosseirão de borla e capelo; ficando, todavia, entendido que há leitor e leitor, e que eu, explicando-me com tão nobre franqueza, não me refiro ao leitor, que está agora com este papel na mão, mas ao seu vizinho. Ora bem! (Machado de Assis, 1888).

Sejam bem-vindos ao fórum de discussão sobre o trabalho
Fanfics na sala de aula: um relato de experiência.

Em linhas gerais, a fanfiction é uma história escrita por um fã, envolvendo os cenários, personagens e tramas previamente desenvolvidos no original, sem que exista nenhum intuito de quebra de direitos autorais e de lucro envolvidos nessa prática. Os autores de fanfictions dedicam-se a escrevê-las em virtude de terem desenvolvido laços afetivos tão fortes com o original, que não lhes basta consumir o material que lhes é disponibilizado, passa a haver a necessidade de interagir, interferir naquele universo ficcional, de deixar sua marca de autoria. Em seus primórdios, a fanfiction era simplesmente uma prática que possibilitava a adição de capítulos extras às séries das quais o autor era fã (VARGAS, 2015, p. 21-22).

O presente trabalho foi elaborado a partir da experiência da oficina de produção de fanfiction desenvolvida pelo subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Técnico (COLTEC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a supervisão do professor titular da instituição.

Diante do reconhecimento do emergência de novos gêneros textuais, a fanfiction possui grande potencialidade para ser trabalhada na sala de aula. Neste relato de experiência, busca-se mensurar os impactos e os resultados da ressignificação desse gênero textual emergente e de suas potencialidades como recurso pedagógico.

Caso queiram ler as fanfictions produzidas ao longo da oficina, acessem https://www.wattpad.com/user/COLTEC-Fanfics.

Por favor, leia o artigo e participe das discussões. Sua participação com perguntas e comentários é muito importante!


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Que experiência bacana, parabéns.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Débora!


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Ismael Krüger Pescke -

Sejam bem-vindos ao UEaDSL! Espero que todos estejam bem!


Parabenizo o Gabriel. Excelente trabalho com uma proposta que parece ser muito divertida de ser aplicada em sala de aula. Percebe-se que as fanfics instigam a curiosidade e a criatividade dos educandos e os traz ao mundo atual ao relacionar a cultura digital e as potencialidades da internet. Demais!

Em resposta à Ismael Krüger Pescke

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Ismael!

Foi realmente um experiência bem divertida e lúdica, muito pelo protagonismo assumido pelos estudantes ao longo da oficina. Como você comentou, isso deveu-se ao emprego de elemento da cultura digital, bem como da Internet.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Boa noite,
Belo trabalho parabéns pelo seu belíssimo trabalho.
Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Emiliane!


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Ana Paula de Carvalho -

Gabriel que trabalho fantástico! Parabéns por promover o engajamento e protagonismo juvenil com o uso de Fanfic na produção textual. Achei genial! Que este trabalho motive mais professores a trabalharem com projetos assim!!!

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Guilherme Henrique Tavares -

Eu acompanho muito o mundo digital e as fanfics representam um  campo a ser trabalhado existem sites especializados nisso e que remuneram muito bem o escritor:

https://www.spiritfanfiction.com/

Parabéns pelo  trabalho!





Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Guilherme! Ótima contribuição para nossa conversa, obrigada!

O que você acharia de participar de uma experiência como essa na escola?


Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Guilherme!

O Spirit Fanfics é muito interessante também. Inclusive, um dos estudantes que participou da oficina criou um perfil nesse site (disponível em: https://www.spiritfanfiction.com/perfil/1d2f5c0b190847e68171be317276a2).

Na época da promoção da oficina, a escolha por veicular as produções no Wattpad foi mais por consideramos a plataforma mais simples e intuitiva. 


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Débora, Ismael, Emiliane e Ana Paula, muito obrigada pelas contribuições! O trabalho do Gabriel é realmente muito interessante!

Em resposta à Ana Paula de Carvalho

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Ana Paula!

Fico lisonjeado pelos elogios e na torcida para que a fanfiction se popularize na sala de aula, bem como novas práticas que tenham como enfoque o protagonismo dos estudantes.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Cintia Maciel Neves -

Olá! Espero que estejam todos bem!

Sejam bem vindos!

 Sou a Cintia e gostaria de parabenizar o Gabriel pelo trabalho. É incrivel quando um professor consegue enxergar possibilidades e renovar sua prática pedagógica dessa forma. 

Gostaria de saber como o corpo docente da escola reagiu a essa proposta e se teve continuidade após o fim da tua prática no PIBID. 

Em resposta à Cintia Maciel Neves

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá Cintia!

No PIBID, previamente às atividades de intervenção em sala de aula, temos de produzir uma proposta de trabalho e apresentar ao professor titular da turma, visando adequar ao contexto dos estudantes e da escola.

Por sorte, o professor do COLTEC, apesar de não ter trabalhado com a fanfiction, já conhecia o gênero textual. Assim, a recepção acabou sendo facilitada. Por intimação dos estudantes, o professor titular da turma também se aventurou na escrita ficcional, produzindo a fanfiction Menino Ney (disponível em: https://www.wattpad.com/752909991-turma-205-oficina-i-menino-ney).

Essa integração entre professores, estudantes e bolsistas, foi, para mim, um dos pontos altos da oficina.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga


Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Poxa, todos se renderam ao fanfiction!! Que legal!

Gabriel, e para você? O que ficou de aprendizado dessa experiência? 

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Carolina!

A oficina de fanfiction foi a minha primeira experiência enquanto professor. Assim, acredito que o engajamento dos estudantes, devido à abordagem de uma temática próxima a eles, ajudou-me muito.

Da prática, o aprendizado que ficou foi quanto à importância reconhecer estudantes como agentes do próprio aprendizado, bem como da importância de diminuir distâncias entre professores e estudantes.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Muito bom! Já foi uma primeira experiência bem valiosa e de grande aprendizado para você também!!

Acredito que esta vivência vai fazer diferença na vida dos alunos (o caso do aluno que continua escrevendo é um exemplo disso), mas também na sua. Já percebeu que os estudantes também tem seus conhecimentos prévios e interesses e que reconhecer isso ajuda o processo de aprendizado ser mais significativo! 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Caras leitoras e caros leitores,

antes de sair, não se esqueça de avaliar o trabalho clicando em Avaliar (logo abaixo do quadro do artigo) e atribuindo uma nota.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Adriana Oliveira Costa -

Parabéns ao autor, e a minha primeira experiência com este evento, obrigada por compartilhar uma experiência tão inspiradora, achei muito interessante principalmente pelo interesse despertado nos alunos.

Parabéns pela iniciativa, e notável o esforço de estar sempre renovando suas práticas pedagogicas.

Em resposta à Adriana Oliveira Costa

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Adriana!

Espero que esteja gostando do evento, bem como dos demais trabalhos.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Adriana Oliveira Costa

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Adriana! Obrigada por vir conhecer o trabalho do Gabriel!

Realmente, renovar nossas práticas pedagógicas e, mais ainda, trazer as experiências para eventos como esse é muito importante! Precisamos empolgar mais professores, não acha?!?

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Ederson Cordeiro -

Excelente trabalho! Gostaria de saber se houve muita resistência de gênero na escrita, pois noto que na escola pública os meninos tem resistência maior a retratar seu mundo exterior.

Parabéns e vamos juntos!!

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Ederson! Obrigada pela sua visita!

Essa é uma questão interessante, também fiquei curiosa agora....

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Ederson e Carolina!

Confesso que no momento da preparação da oficina essa possível resistência foi um dos pontos levantados. Entretanto, a demarcação da produção como uma fanfiction de tema livre fez com que toda a turma participassem, independente de gêneros. O público do COLTEC é bem diverso, algo que acaba contribuindo para a implementação de novas práticas.


Vamos juntos!
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Elaine Teixeira -
Agradecida pelo compartilhamento do seu relato. Gabriel!

Boas práticas precisam ser compartilhadas e quem sabe servir de modelo para outros professores, não é mesmo?

Elaine Teixeira
Em resposta à Elaine Teixeira

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Elaine! Obrigada por participar conosco e pelo seu trabalho que também faz esse evento acontecer!!

Acho que esse é um dos pontos mais importantes do relato do Gabriel nesse evento: disseminar boas práticas e ajudar outros professores a entender que é possível sair do modelo mais "tradicional"!

Um abraço!

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Elaine!

Eu que agradeço pela oportunidade!

O diálogo sobre trabalho está sendo muito produtivo e, certamente, irá impactar em ações futuras. Fico na torcida para que outros professores identifiquem a potencialidade didática da fanfiction


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa tarde, parabéns pelo trabalho.

Eu sou suspeita para falar em Fanfics, simplesmente acredito ser uma metodologia de ensino fantástica.

Já trabalhei muito me sala de aula com Fanfics, assuntos de Física e de Matemática, os alunos adoraram e participaram ativamente.

Parabéns mais uma vez, abs.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Cíntia!

Baita surpresa essa integração entre a fanfiction, física e matemática! As potencialidades da interdisciplinaridade são realmente múltiplas. 

Também sou suspeito para falar, mas a fanfiction deve, brevemente, conquistar um espaço na sala de aula. 


Ósculos e amplexos, 
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Cíntia! Seja bem- vinda!!

Parabéns pela iniciativa! Você pode, brevemente, compartilhar a sua experiência?

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Diego Pinto de Sousa -

Caro Gabriel, o parabenizo pelo excelente trabalho. 

Conheci o WattPad através de uma aluna.

Acho muito relevante a aproximação com essas novas frentes de intermidialidade literária. De fato, possuem uma "pegada" relevante e recíproca ao cenário dos alunos de ensino médio em nosso tempo o que constitui uma porta de entrada as demais questões literários presentes no currículo.

Um abraço!

Em resposta à Diego Pinto de Sousa

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Diego!

Uma das coisas que mais apreciei no trabalho com as fanfictions foi a oportunidade de ouvir aos estudantes. Como você comentou, essa reciprocidade é uma porta de entrada para as questões literárias, bem como interdisciplinaridades e protagonismo estudantil.


Dois abraços!
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Diego Pinto de Sousa

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Diego! Grata pelas suas considerações!

De fato, a atividade promovida pelo Gabriel proporciona a aproximação dos alunos também com outros tópicos da disciplina! Mas, imagina só um grande projeto interdisciplinar com fanfics? O que acha?

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Naillê Belmonte Trindade -

Olá, Gabriel! 

Gostaria de iniciar parabenizando a brilhante iniciativa e a escrita qualificada, sem dúvidas o trabalho desenvolvido possibilitou novas formas de apreensão de conhecimento, despertando nas alunas e nos alunos um grande interesse na produção textual, visto que alia elementos conhecidos dos jovens, a fanfic, para auxiliar na sua maneira de ensino. Ótimo trabalho!

Em resposta à Naillê Belmonte Trindade

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Naillê!


Ósculos e amplexos!
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -

Ola Gabriel

Gostaria de parabenizar a iniciativa do trabalho para incentivar os alunos em seu processo de escrita usando de estratégias que os interessassem e os motivassem a praticar a mesma, da qual acredito que tenham surgido grandes produções e construções do saber escrever. 

Mais uma vez parabenizo o excelente trabalho desenvolvido e agradeço por compartilhar conosco esta experiência. 

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Ana Eduarda!


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Caras leitoras e caros leitores,

antes de sair, não se esqueça de avaliar o trabalho clicando em Avaliar (logo abaixo do quadro do artigo) e selecionando a opção Curti.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por cilene pereira -
Em resposta à cilene pereira

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Cilene!

Ósculos e amplexos, 
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à cilene pereira

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Cilene! Obrigada pela sua presença!

O trabalho do Gabriel é um ótimo exemplo de como promover a autoria dos alunos, principalmente, ao permitir que os estudantes (re)signifiquem à sua maneira!

Uma abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Lucas Samuel Oliveira -

Olá, Gabriel!

Parabéns pelo seu trabalho! Acredito que a escola só tem a ganhar quando se aproxima da realidade dos estudantes. O trabalho com fanfics, um gênero tão presente na vida de muitos jovens, é uma prática muito rica nas aulas de língua portuguesa e que, com certeza, possibilita aos estudantes uma maior proximidade e um menor "temor" com o eixo da escrita.

Em resposta à Lucas Samuel Oliveira

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Lucas! Obrigada por participar conosco!

Concordo com você! O que acharia de participar, na escola, de uma atividade como essa que o Gabriel relatou ?

Um abraço!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Lucas Samuel Oliveira -

Olá, Carolina e Gabriel!

Acho essa ideia incrível. É sempre bom instaurar  práticas escolares que dialogam com o universo dos estudantes. Além de tornar o ensino mais atrativo, aproxima o universo extraescolar da sala de aula. Seria um prazer participar de um atividade assim! sorriso

Em resposta à Lucas Samuel Oliveira

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Lucas!

De fato, o trabalho com a fanfiction fez com que os estudantes esquecessem, em grande medida, o temor da/com a escrita, fazendo com que a essa prática fosse prazerosa e lúdica.

Assim como a Carolina, fiquei curioso em saber sobre o que você acharia de participar de uma atividade como esta.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga  

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Sara Castro -
Que iniciativa legal! Parabéns!
É muito estimulante ver o envolvimento dos estudantes com as atividades. Percebo que para atingir o interesse deles é muito importante que busquemos por materiais que façam parte de sua realidade.

Abraços!
Em resposta à Sara Castro

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Sara! 

Enquanto professor, o engajamento dos estudantes me parece ser uma das maiores recompensas. E, como você citou, muito disso passa pela escolha de materiais que faça parte do universo deles.

Ações como essas acabam convertendo-se, em um outro extremo, em uma oportunidade para que aprendermos com os estudantes, não é mesmo?


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Sara Castro

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Oi,Sara! Obrigada pela sua participação!

Exatamente! Isso torna a atividade pedagógica mais atraente e também facilita o processo de aprendizagem já que possibilita um aprendizado mais significativo!

Se você estivesse na aula do Gabriel, sobre qual tema gostaria de escrever? 

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Nayara Claudia Ribeiro -
Olá, Gabriel!
O seu trabalho é extremamente significativo por abordar um gênero textual que não faz parte do costume escolar, apesar de ser orientado na BNCC, e que está imerso nas vivências dos alunos.

Parabéns!
Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Nayara!

Realmente, a BNCC chega a mencionar, com certa frequência, a fanfiction, mas parece ter um hiato entre a proposição e a sala de aula. Creio que deve-se ao fato de não existir uma sequência e/ou um material próprio para a abordagem deste gênero. Entretanto, seja por demanda dos estudantes, seja por iniciativa dos professores, parece-me questão de tempo para a fanfiction marcar presença na sala de aula.


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Também acho que pode ter relação com essa lacuna de materiais.Por outro lado,acho que ainda existe um certo preconceito com o gênero e uma falta de conhecimento sobre o tema entre os professores. O que você acha,Gabriel?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Olá, Carolina!

Acredito que a lacuna de materiais e o preconceito quanto o gênero são pontos de peso igual. A BNCC, por exemplo, ajuda a reduzir esse preconceito, ao citar a fanfiction como um gênero a ser usado na sala de aula, porém não apresenta uma instrumentalização e/ou sugestões de aplicabilidade. 

Neste sentido, creio que novas pesquisas sobre a fanfiction tendem a apresentar as possibilidades de aplicabilidade, fazendo com que o preconceito a respeito desse gênero emergente se atenue. 


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Gabriel Amorim-Braga

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Espero que você seja um desses pesquisadores que vai ajudar o desenvolvimento da fanfiction no espaço escolar...


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Um grande desafio! Mas, sem dúvidas, pretendo, na medida do possível, contribuir com os estudos sobre a fanfiction como recurso pedagógico. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Lohaine Miguez Martins -

Olá. Espero que estejam todos bem.

Que bacana essa experiência em sala de aula,  que foge dos conteúdos; geralmente, tão engessados e usuais.

É bem bacana ver a prática pedagógica pautada em elementos do interesse dos alunos. Acredito que seja mais fácil de deixar o campo da obrigação para entrar no campo do “estudar por prazer”.

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Muito obrigado por prestigiar o trabalho, Lohaine!


Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Lohaine!Obrigada pela participação!

Um abraço!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Carolina Maia dos Santos -

Gostaria de agradecer a todos e todas que passaram por aqui ao longo dessa semana de evento! Nossa troca de experiências e conhecimentos foi muito rica, aprendi muito com vocês!

Gabriel, mais uma vez, parabenizo pelo trabalho e desejo que você possa dar continuidade a ele em sala de aula e também nas pesquisas! Adoraria ler esses próximos relatos/artigos !

Um grande abraço!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Gabriel Amorim-Braga -

Reforço os agradecimentos da Carolina, cumprimentando a todos que dedicaram um pouquinho de seu tempo para construir e contribuir neste rico debate que tivemos durante esta edição do UEADLS. 

O trabalho, além de toda a proposta didática envolvida, é um relato de minha primeira prática em sala de aula. Fico imensamente feliz com a repercussão e guardarei cada comentário com muito carinho.

Carolina, fico lisonjeado com os cumprimentos! De verdade, pretendo seguir me aventurando por esse universo das fanfictions. Muitíssimo obrigado pela mediação impar que você realizou ao logo dos últimos dias. (E adoraria tê-la como leitora em um futuro relato/artigo.) Espero encontrar-lhe mais vezes por aqui.


Votos de saúde e vacina a todos!

Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Fanfics na sala de aula: um relato de experiência. Autor: Gabriel Amorim-Braga

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)