Bons dias!
Hão de reconhecer que sou bem criado. Podia entrar aqui, chapéu à banda, e ir logo dizendo o que me parecesse; depois ia-me embora, para voltar na outra semana. Mas, não senhor; chego à porta, e o meu primeiro cuidado é dar-lhe os bons dias. Agora, se o leitor não me disser a mesma cousa, em resposta, é porque é um grande malcriado, um grosseirão de borla e capelo; ficando, todavia, entendido que há leitor e leitor, e que eu, explicando-me com tão nobre franqueza, não me refiro ao leitor, que está agora com este papel na mão, mas ao seu vizinho. Ora bem! (Machado de Assis, 1888).
Sejam bem-vindos ao fórum de discussão sobre o trabalho Fanfics na sala de aula: um relato de experiência.
Em linhas gerais, a fanfiction é uma história escrita por um fã, envolvendo os cenários, personagens e tramas previamente desenvolvidos no original, sem que exista nenhum intuito de quebra de direitos autorais e de lucro envolvidos nessa prática. Os autores de fanfictions dedicam-se a escrevê-las em virtude de terem desenvolvido laços afetivos tão fortes com o original, que não lhes basta consumir o material que lhes é disponibilizado, passa a haver a necessidade de interagir, interferir naquele universo ficcional, de deixar sua marca de autoria. Em seus primórdios, a fanfiction era simplesmente uma prática que possibilitava a adição de capítulos extras às séries das quais o autor era fã (VARGAS, 2015, p. 21-22).
O presente trabalho foi elaborado a partir da experiência da oficina de produção de fanfiction desenvolvida pelo subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Técnico (COLTEC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a supervisão do professor titular da instituição.
Diante do reconhecimento do emergência de novos gêneros textuais, a fanfiction possui grande potencialidade para ser trabalhada na sala de aula. Neste relato de experiência, busca-se mensurar os impactos e os resultados da ressignificação desse gênero textual emergente e de suas potencialidades como recurso pedagógico.
Caso queiram ler as fanfictions produzidas ao longo da oficina, acessem https://www.wattpad.com/user/COLTEC-Fanfics.
Por favor, leia o artigo e participe das discussões. Sua participação com perguntas e comentários é muito importante!
Ósculos e amplexos,
Gabriel Amorim-Braga