RELATOS DE EXPERIÊNCIA: IMERSÃO E ESTUDO ACERCA DA IDENTIDADE NEGRA. Autor: Antonio José de Souza

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: IMERSÃO E ESTUDO ACERCA DA IDENTIDADE NEGRA. Autor: Antonio José de Souza

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 56

Título:

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: IMERSÃO E ESTUDO ACERCA DA IDENTIDADE NEGRA

Autores: Antonio José de Souza
Resumo:

Este estudo pretende registrar o aniversário da Lei Federal nº 10.639 de 2003 que completou sua maioridade no dia 9 de janeiro de 2021. Há dezoito anos, a referida Lei, alterou a LDB (Lei Diretrizes e Bases), determinando a obrigatoriedade nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Aqui, eu relato duas experiências pedagógicas que assinalam o início do meu interesse pelo estudo e articulação entre questões étnico-raciais e a educação.

Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Universidade Católica do Salvador e Secretaria Municipal de Educação de Itiúba (BA)
Palavras-Chave:  
Mesa (1): Elaine Teixeira da Silva 
Mesa (2): Mateus Esteves de Oliveira 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF 5. SOUZA_UEADSL2021_1.pdf

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: RELATOS DE EXPERIÊNCIA: IMERSÃO E ESTUDO ACERCA DA IDENTIDADE NEGRA. Autor: Antonio José de Souza

por Elaine Teixeira -

Sejam bem-vind@s, Autor e participantes ao UEaDSL!

Parabenizo ao Autor pelo tema trazido ressaltando a importância e a obrigatoriedade no ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira.

Convido a tod@s a conhecerem as experiências que o autor traz e estejam à vontade para iniciarmos o debate.

Ótimo evento para tod@s!

Elaine Teixeira (Coordenadora de Mesa)

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: RELATOS DE EXPERIÊNCIA: IMERSÃO E ESTUDO ACERCA DA IDENTIDADE NEGRA. Autor: Antonio José de Souza

por Mateus Esteves de Oliveira -

Olá, pessoal!

É um prazer estar aqui com vocês, em uma oportunidade tão rica para o conhecimento!

Desejo a todos boa leitura. Sintam-se a vontade para expressarem suas reflexões. Estarei sempre por aqui!

Mateus Esteves - coordenador de mesa.

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde.

Parabéns ao autor Antonio José de Souza, que relato lindo!! Durante a leitura, fui tomada pela emoção, recordei muitas coisas da infância na escola. É uma escrita leve, poética, envolvente e emocionante. Deveras é  um grande material formativo, um contributo, que levarei para a minha prática pedagógica, vida e formação.

Abraços. 

Ana Maria Anunciação da Silva.

Grandiosa contribuição do doutorando Antonio José de Souza. Sua reflexão nos ajuda a compreender o quanto o racismo faz parte da nossa comunidade escolar, até mesmo na representação do ideal de beleza das crianças. 

Certamente, o trabalho do professor Antônio, ao incentivar essa reflexão nos seus alunos de ensino fundamental, está contribuindo para desconstruir estereótipos estéticos baseados no padrão europeu.

Como o autor bem diz, o desenvolvimento de trabalhos como este evidencia a "necessidade de uma política de formação docente para a diversidade, contemplando, sobretudo, a perspectiva da identidade e da cultura afro-brasileira" (SOUSA, 2021, p. 6).

Parabéns pelo trabalho!  

Em resposta à Mateus Esteves de Oliveira

por Antonio José de Souza -

Olá!

Sejam todas/todos bem-vindas/os ao UEADSL 2021-1. 

É com imenso contentamento que iniciamos mais uma etapa do UEADSL. Desejo que seja um evento de fecundos diálogos e reflexões auspiciosas sobre o papel da educação e suas relações. 

Aproveito para agradecer a recepção de Elaine Teixeira, Mateus Esteves e da minha querida amiga Ana Maria.

Antonio José

Anexo sejam-bem-vindos.png
Em resposta à Antonio José de Souza

por Maisa Cristina Santos -

Antônio, seu trabalho além de muito bem escrito possui uma temática muito importante sobre a identidade, em especial, o quão falhas são nossas políticas públicas educacionais nesse sentido. As cotas são apenas uma pequena parte de um grande todo que precisa ser ressignificado.

É muito interessante perceber que em todos os desenhos apresentados, as crianças querem ter olhos claros, quando não pele mais clara, o que deixa evidente a carência de desenvolvimento educacional identitário. A fim de instigar o debate, trago um excerto de uma entrevista com a atriz Thais Araújo, na qual ela aborda a romantização histórica do Brasil Colônia. Especial relevo deve ser dado aos minutos finais, em que ela destaca uma visita feita por ela e Lázaro Ramos a um hotel de luxo, cujas almofadas tinham pinturas de Debret, no qual negros eram cruelmente castigados.

Parabéns pelo seu trabalho!

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Oi, Maisa!

Eu agradeço sua leitura atenta e sua devolução. Obrigado, ainda, por publicizar o trecho do Programa Roda Viva, no qual a jornalista Vera Magalhães recebe a atriz Taís Araújo, em edição que comemorava o Dia Internacional da Mulher. Aconselho que assistam na íntegra, pq é essencial!

Inclusive, Taís Araújo, trata, em um outro momento, da importância da representatividade na mídia e na literatura infantil - com personagens e protagonistas negras - para o fortalecimento de uma identidade negra gloriosa.

Maisa, sobre o meu trabalho, os dois relatos de experiência têm como cerne passagens que envolvem crianças. Crianças ‘afligidas’ nas suas constituições identitárias, ou seja, naquilo que diz respeito ao ‘si próprio’. Esse contexto de agonia é bastante impróprio (para ñ dizer outra coisa) em muitos aspectos, mas, principalmente, pq eram crianças.

Forte abraço!

Antonio José  

por Elaine Teixeira -

Maísa, agradecida pelo compartilhamento do excerto!

Trouxe um complemento a mais para a proposta do autor!

Elaine

Impressionante a inteligência desta mulher. 

Ainda não havia pensando nestes termos: Nossa história é bárbara, mas contada de forma romântica.

Infelizmente essa "maquiagem" passada na nossa história aprofundou ainda mais as diferenças entre o povos que constituem nossa cultura.

Por isso, é sempre bom lermos e refletirmos sobre trabalhos como desta mesa.

Gostei muito do vídeo, vou procurar este programa inteiro no youtube! 

Oi, Mateus!

Sua percepção faz sentido, principalmente, pq nossa história foi - em alguns aspectos - enviesada e envernizada. Por isso, a importância de estudar o outro lado da história, pela ótica dos negros, negras escravizados(as), por exemplo, e seus descendentes.

Abraços!

Antonio José 

por cilene pereira -

olá, parabéns pelo trabalho, muito bacana. 

não conheço o livro O cabelo de Lelê. pode falar um pouco mais de como a história pode ser explorada no espaço escolar e como professores podem se apropriar dele para processo de formação de leitores?

abraços. 

Em resposta à cilene pereira

Oi, Cilene!

Obrigado pela participação!

O livro infantil ‘O Cabelo de Lelê’ é, definitivamente, um instrumento pedagógico e literário pujante em diversos aspectos. Destaco primeiro a escrita precisa da autora o que facilita a leitura deleite dos alunos que estão iniciando o processo de ‘ser leitor’. Depois enfatizo o estudo do Continente Africano a partir do livro que é bastante cuidadoso na apresentação da multiplicidade cultural e identitária desse Continente-Mãe. E, por fim, a discussão das relações e diversidades raciais existentes no Brasil, convidando-nos para o respeito incondicional.

Mas, existem outras possibilidades de estudo/pesquisa/ação como, por exemplo, o debate sobre gênero, conflito de autoimagem, imposição de um padrão estético, mestiçagem, ancestralidade africana e a descoberta da identidade negra (o mote do meu relato de experiência).

Muito obrigado pela oportunidade de poder "falar" mais sobre esse livro breve, no entanto, profundo.

Forte abraço!

Antonio José

por Elaine Teixeira -

Antonio, é muito bom "ouvir" temas que são tão importantes e que fazem parte do nosso contexto histórico.

Trazer discussões como essa em um espaço como o UEaDSL é valioso!

Abraç@s,

Elaine Teixeira

Oi, Elaine!

Obrigado pela atenção e zelo!

Aproveito a toada iniciada por vc, acerca das discussões no espaço do UEaDSL, evento que muito me apetece, para “resenhar” brevemente o livro que estou lendo nesse momento. Refiro-me ao romance 'O Avesso da Pele' de Jeferson Tenório, oportuno ao tema da identidade racial abordado no relato de experiência, na entrevista da Taís Araújo e no papo que tá acontecendo nessa mesa.

Aconselho a leitura do 'O Avesso da Pele' por se tratar de uma narrativa que nos diz respeito, afinal, estamos em busca de nossa ancestralidade africana em um país racista, tentando fazer um ‘acerto de contas’ com nossa origem negra. Jeferson nos ajuda nessa viagem pra ‘dentro de si’.

Forte abraço!

Antonio José

Anexo EhBGW2aXcAAs_le.jpg

por Elaine Teixeira -

Oi, Antonio!

Sentimo-nos felizes com a sua participação no evento em mais um ano!

Grata pela indicação da leitura!

Elaine

Eu que agradeço, Elaine!!!

Abraços!

Antonio José

Boa noite, Professor Antonio José de Souza.

Sempre leio os seus trabalhos no Ueadsl, gostaria de agradecê-lo, por todos os incentivos. Tenho inserido as suas  sugestões na minha prática pedagógica e socializado-as também em grupos de pesquisas.
Sua participação abrilhanta o evento em todos os sentidos! Além de ser algo muito esperado.

Gratidão  pela partilha de sua sabedoria.

Abraços!!
Ana Maria Anunciação da Silva. 
Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Obrigado, Ana Maria pelo carinho e parceria!

Abraços!!!

Antonio José

por Claudionor Silva -

Obrigado pela indicação!

por cilene pereira -

Antonio, oi, obrigada pela belíssima descrição do livro. já está na listas de compras. 

abraços.

Cilene, eu que agradeço sua participação.

Abraços!

Oi, Antônio!

Fico feliz quando encontro obras infantis que tratam dos negros em específico. Todas as crianças, desde a tenra idade, devem ser educadas sobre o racismo, para que não o comentam e para que tenham condições de se posicionarem frente a situações racistas. 

A educação, mais uma vez, é a melhor forma de alcançarmos o espaço de equidade entre todos, sejam brancos ou negros, pobres ou ricos.

Exatamente, Mateus!

Muito obrigado pela participação.

Mas, diga-me, por favor: quando vc passou a ter acesso a esse tipo de literatura? Foi na infância ou de modo tardio? Através da sua família ou da escola?

Forte abraço!

Antonio José

Boa noite, Antônio!

Infelizmente, na infância não tive grandes referências de literatura infantil voltada para a temática racista. 

Mas, sem dúvida, as escolas pelas quais passei e a minha formação familiar me ensinaram a importância do respeito ao próximo e à sua singularidade, em um mundo tão diverso.

Seu trabalho já é uma referência para seus alunos. Desejo-lhe mais trabalhos incríveis como este!

O CABELO DE LELÊ (2007)

Autora: Valéria Belém

Editora: Companhia Editora Nacional

Anexo EhBGW2aXcAAs_le.jpg

Ana Maria

Vc poderia partilhar, aqui, a sua experiência pedagógica com o livro 'O Cabelo de Lelê"?

Por favor, ao final da leitura deixem suas considerações e questionamentos. Participem também da avalição, através do campo “AVALIAR” onde vocês podem curtir o trabalho. 

Antonio José

Obrigada, Professor Antonio.

Relato da Aula: Lelê descobre a beleza de ser como é! (Trecho do livro).

No dia 12 de novembro do ano de 2019, desenvolvi uma aula a partir  da História os Cabelos de Lelê.

Separei o livro, coloquei-o em uma caixa para criar expectativas e suspense nos estudantes, escolhi o momento mais oportuno para iniciar a leitura.

Nesse dia, propositalmente fui com meus cabelos naturalmente soltos e à medida que eu lia a história, eu jogava-os para lá e para cá. Observei os olhares fixos, percebi algumas meninas ensaiando retirar os pompons de seus cabelos. Eu sorria positivamente rsrsrs.

Ao final, contei para eles a história dos meus cabelos e de como aprendi a amá-los. Enfatizei que nossos cabelos guardam uma história.

Levei o globo terrestre e disse que, existem muitas meninas como a Lelê, como eu e como elas pelo mundo, falei sobre o Continente Africano, ressaltando-o de forma positiva.

O próximo passo foi a distribuição de uma atividade impressa: o desenho de um rosto, solicitei que desenhassem seus próprios cabelos, olhos, bocas e nariz. Pedir para que pintassem de acordo a cor de sua pele.

Fiz um quadro moldura dos Cabelos de Lelê, representada por uma pintura em isopor, deixando um espaço para aqueles(as) que se sentissem à vontade colocassem os seus rostos, pendurei-o na sala e fiquei observando. Foi muito gratificante! Ouvir os pedidos: “ Pró Ana, tira minha foto aqui! Fotografei meninas de cabelos crespos, cacheados e lisos.

E assim, a aula confirmou mais uma vez que, o trabalho pedagógico deve tematizar cotidianamente uma educação para a relações étnico-raciais e valorização das culturas afro-brasileiras e da diversidade presente na escola e no mundo.

Tem Mais!

No dia seguinte, logo no início da aula, uma aluna diz: “ Professora eu pedi para a minha mãe, que deixasse meu cabelo igual ao seu!

Senti um misto de sentimentos bons: alegria, emoção e gratidão. E assim, finalizo mais um relato que rememoro com saudades.

Quando a pandemia passar, vamos lecionar uma aula juntos?Foto da Aula: Lelê descobre a beleza de ser como é!

Abração! Ana Maria Anunciação da Silva.

Bravo, Ana Maria!!!

Vc tem total razão: o trabalho pedagógico precisa ser 'encarnado', situado no mundo e em defesa da vida em abundância! 

Quando eu crescer quero ser como vc!!!

Tenho orgulho!

P.S. Convite aceito. Aproveito e faço um outro: vamos trabalhar nesse texto para o UEADSL 2021.2?

Abraços!

Antonio José

Obrigada, Antonio, pelo seu aceite!

Eu também aceito o seu convite!

Então, cresci e herdei coisas lindas, de alguém eterno e especial

O Ueadsl, tem nos proporcionado um lindo espaço de socialização. 

Abraços, Professor.

Ana Maria.

por cilene pereira -

por Claudionor Silva -

Bom trabalho! Infelizmente, a maioridade não alterou o racismo no Brasil e no interior da escola, nas relações entre os alunos e dos alunos com os professores e gestão. Mas é uma luta continuada. Sigamos em frente nos observatórios do racismo em todo o território nacional com os NEABS, sobretudo. Ab!

Em resposta à Claudionor Silva

Obrigado, Claudionor!

Sua participação no evento tem sido dinâmica! Parabéns!!!

Vc tem razão, infelizmente, o racismo nos "escolta" no curso da história. 

Mas, diga-me, por favor, qual a sua experiência no trato pedagógica dessa temário junto aos jovens e adultos?

Abraços!

Antonio José

por Ederson Cordeiro -

Olá! Super parabéns pela ousadia neste momento de buscas de apoio a toda educação básica. 

A vivência do chão da escola, tem muito a contribuir para o renascimento da uma sociedade. Gostaria de saber quais impactos deste trabalho no agir docente e na relação com as famílias?

Avancemos num Brasil mais humano!

Gratidão!!

Em resposta à Ederson Cordeiro

Oi, Ederson! Obrigado pela participação!

As duas experiências narradas no trabalho não tiveram desdobramentos tencionados na família. Mas, poderiam. Agora, em mim, os impactos foram robustos, determinando o meu interesse como pesquisador. 

Inclusive no estudo sobre a consciência da negritude - nas histórias de vida de professores - a família é um lugar-comum, isto é: negar-se ou afirmar-se tem, também, a influência da família.

Aproveito para fazer uma outra indicação, caso vc tenha interesse no assunto.

O livro Famílias inter-raciais: tensões entre cor e amor, escrito pela professora Lia Schucmané, é um exemplo de estudo que estabelece relação entre os processos de constituição da subjetividade e a família (no livro a família é inter-racial).

Abraços!!

Antonio José

Anexo 51+zULJIRAL._SX345_BO1,204,203,200_.jpg

Esse livro é uma potência! Apresenta reflexões importantíssimas.

Recomendo.

Abraços. Ana. 

por Aleques Mateus -

Parabéns Antônio José. 

É necessário essa discussão, muitos se desconsideram e são influenciados por uma cultura que silencia e que distância o ser da própria identidade. Que haja um olhar na construção das formações adequado-as aos desenhos da realidade. 

Em resposta à Aleques Mateus

Oi, Aleques! 

Obrigado pela participação!

Vc tem razão!

E como foi sua formação inicial? Foi oferecida alguma disciplina na graduação que tratasse ou tangenciasse o estudo das relações raciais na docência? Teve acesso à formação continuada que contemplasse tal abordagem?

Abraços!

Antonio José

As perguntas direcionadas ao Aleques podem ser respondidas por todos os demais partícipes da mesa.

Perguntas:

i) Como foi sua formação inicial? 

ii) Foi oferecida alguma disciplina na graduação que tratasse ou tangenciasse o estudo das relações raciais na docência? 

iii) Teve acesso à formação continuada que contemplasse tal abordagem?

Abraços!

Antonio José

por cilene pereira -

bom dia! eu me formei no final da década de 1990 e não tive disciplinas que trabalhassem conteúdos relativos aos direitos humanos. acho que essa vivência é comum a muitos profissionais da educação. foi em sala de aula, sobretudo trabalhando com a formação de professores, que fui me constituindo uma educadora atenta a questões que perpassam indivíduos e povos marginalizados e por meio de minha formação posterior (mestrado e doutorado)... por isso o papel fundamental da formação continuada na construção docente. 

abraços. 

Cilene, você tem toda razão! 

A sua "[...] vivência é comum a muitos profissionais da educação [...]" e "[...] por isso o papel fundamental da formação continuada na construção docente [...]".

Eu agradeço sua benfazeja participação!

Abraços!

Antonio José

por cilene pereira -

mas estamos mudando essa realidade, inclusive por meio de documentos educacionais.

abraços.

...e por meio de debates como esse!

Abraços, Cilene!

Boa tarde, Antonio José.

1-Não tive acesso a uma educação, que se pautasse as práticas antirracistas. Muito pelo contrário, pois, "o belo, o limpo, o desejável, estavam sempre atrelado aos moldes europeus".

2- Na graduação de forma pontual. 

No entanto, na Pós- Graduação, especificamente nas disciplinas de Ciências Humanas e Educação e Diversidade, oferecidas pela Pós- Graduação em educação do Campo, tive nas aulas ministradas pelo Professor Antonio José de Souza, uma imersão na temática, inclusive me permitindo compartilhar as minhas vivências enquanto docente negra da roça. Pude testemunhar a luminosidade de seus pensamentos, falas e reflexões, sobre as possibilidades de práticas pedagógicas para as relações raciais. 

3- Não tive ofertada pelo Estado. Mas, a partir de um esforço pessoal, lendo, escrevendo, fazendo aquisição de livros escritos por negros, negros e negres, me inserindo em grupos de pesquisas que tem como objetivo o debate, estudo das relações raciais na docência.

Vida longa para esse intelectual, que está atravessando as fronteiras criadas pela colonização.

Nosso mundo, nosso tempo, se encontram.

Abração.

Ana Maria.

Ana Maria, obrigado por sua participação e testemunho!

Parafraseando-a: desejo vida longa para todas as obras, estudos, pesquisas, pensamentos e ações que atravessam as fronteiras criadas pela neocolonização.

Forte abraço!

Antonio José

Amém e Axé!!! 

Antonio, meu querido, eu celebro! Sinto-me agraciada, privilegiada e honrada por exatamente tudo! 

Essa temporada do Ueadsl, foi magnífica. A gira da conversa foi massa! Nossos relatos, ligaram-se de forma genuína. Você concorda com isso?

Abraços para você! O melhor Professor/Orientador desse mundo!

Ana Maria.

Ana, foi mesmo uma temporada incrível e satisfatória! É muito bom estabelecer vínculo pelo diálogo e debate. Que venha o próximo!!!

Abraços!!!!

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -

Boa Noite Antônio

Gostaria primeiramente de agradece-lo por nos trazer sua experiência tão rica e significativa nas escolas e presenciando estas questões de uma forma tão marcante.

Desde muito pequenas as crianças escutam e aprendem junto da cultura, infelizmente algumas ideias preconceituosas da sociedade entram junto nesta, vemos muito claramente nos desenhos dos seus alunos que mesmo sendo crianças, o querer ser diferente e se enquadrar em um padrão estético considerado bonito, cabelo liso, comprido e olho verde, onde estes acabam perdendo todos os seus traços singulares e herança cultural por conta desta ideia da branquitude estipulada como bonita. E assim quando estas meninas e meninos crescem buscam diversas maneiras de se enquadrar em um padrão estético de branqueamento da população aonde procuram pintar o cabelo, alisar, usar lentes e mudar seus traços culturais marcantes.

Precisamos com toda a certeza mudar este pensamento social em relação a cultura, e a escola é um dos caminhos para isto, onde deve valorizar cada traço singular das crianças e mostrar sua beleza, assim como tanto sua cultura e raiz.

Gostaria de agradecer novamente por explanar seus conhecimentos a cerca desta sua incrivel experiência. 

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Eu que agradeço, Ana Eduarda, pela leitura atenta e gentil devolutiva.

Mas, queria saber de vc:

i) Como foi sua formação inicial? 

ii) Foi oferecida alguma disciplina na graduação que tratasse ou tangenciasse o estudo das relações raciais na docência? 

iii) Teve acesso à formação continuada que contemplasse tal abordagem?

Forte abraço!

Antonio José

por Lucas Samuel Oliveira -

Olá, Antônio!

Seus relatos trazem, sem dúvida, importantes pautas sobre como o sistema escolar tradicional contribui para a manutenção do racismo. É preciso que, cada vez mais, a cultura negra seja valorizada e trabalhada positivamente dentro da sala de aula, de modo a combater a ideologia racista e para que crianças como a Anita sintam-se orgulhosas e felizes por serem parte da rica ancestralidade africana.

Parabéns pelo seu trabalho! sorriso

Em resposta à Lucas Samuel Oliveira

Oi, pessoal!!!

Gostaria de agradecer a participação de todos/todas que fizeram a leitura do trabalho e também aos que interagiram no ambiente de discussões e debates. 

Obrigado!!!

'Inté' o próximo semestre e fiquem todos/todas fortes e saudáveis!

Antonio José 

Anexo inte.png

Nós que te agradecemos mais uma vez.

Obrigado a todos pelos comentários, pela interação!

Espero encontrá-los em trabalhos futuros!

Abraços, Mateus Esteves,

Coordenador de mesa.

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)