VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 50

 

Título:

VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG

Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus
Resumo:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que ocasionam altos índices de violência dentro de uma escola pública da cidade de Pompéu - MGPara coletar os dados e comprovar a realidade vivenciada, elaboramos um questionário com oito questões e pedimos a diretora da escola selecionada para responder. Após analisar as respostas percebemos que a grande maioria dos atos violentos cometidos dentro da escola são de autoria de alunos adolescentes, sendo mais frequente a violência verbal e física.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:  Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Palavras-Chave:
Mesa (1): Camila Ericka Andrade de Melo 
Mesa (2):  Nicoli Peroza Ramos
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo UEADSL Vanessa-Jussara-Aleques-Tielle.pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Nicoli Peroza Ramos -

Sejam bem-vindos participantes e aos autores Vanessa, Jussara, Tielle e Aleques ao UEaDSL!

O trabalho aqui exposto, apresenta o estudo sobre a violência na escola, focando em uma instituição pública na cidade de POMPÉU-MG. Convido a todos ao debate sobre a temática .

Nicoli Peroza (Coordenadora de Mesa)


Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Jussara Elizandra Braz -

Obrigada Nicoli, saudações a todos!

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Tielle Alves Souto -

Boa noite a todos,

Agradeço Nicole e Camila pelas saudações. Espero podermos desenvolver grandes discussões sobre o assunto e também fazer uma troca de conhecimentos que se faz muito necessário para conhecermos a vivência de outros profissionais com tal assunto. 

Abraços a todos. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, queridos/as participantes!


Tudo bem?


Primeiramente, quero com carinho e respeito desejar boas-vindas para todos/as aqui presentes no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre 2021.1. Evento este que tem uma bela história, na qual somos convidados/as a somar e ampliar a mesma, tanto com a nossa presença, como com a nossa participação efetiva nos dias que transcorrerão. Desejo que possamos construir, de forma coletiva e colaborativa, uma profícua história composta por reflexões e aprendizagens, permeadas pelo diálogo. História essa que poderá frutificar e impactar em nossas realidades e vivências. Afinal, como afirma Paulo Freire (2001, p. 123), “O diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e refazem [...] Através do diálogo, refletindo juntos sobre o que sabemos e não sabemos, podemos, a seguir, atuar criticamente para transformar a realidade.”

Sou a Professora Camila Ericka. Estarei, junto com a Professora Nicoli Peroza Ramos, mediando os diálogos desta mesa. Cumprimento-a neste momento e também a desejo um excelente evento.

Cumprimento e parabenizo, também, os autores que compartilharam conosco o trabalho intitulado “VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG”, que é o precursor das nossas reflexões e diálogos no presente fórum.

Convido todos/as a lerem com carinho e atenção o trabalho acima referido, assim como os comentários dos/as colegas que já iniciaram as nossas discussões. Em seguida, venham somar conosco neste diálogo com as suas reflexões e experiências.

Esta roda de conversa é nossa e estamos apenas iniciando!


 

 


Abraços!


Camila Ericka (Coordenadora de Mesa)

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por cilene pereira -

boa tarde a todas, a todos! é muito importante identificarmos as causas da violência no espaço escolar, como fizeram no texto. parabéns pelo trabalho. com base nas respostas obtidas, acreditam que a proposta da escola responde de modo efetivo à violência? e como pensam a questão da violência de gênero no espaço escolar? sei que o trabalho pode trazer desdobramentos, mas gostaria de ouvir vocês um pouco sobre isso.

abraços. 

Em resposta à cilene pereira

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Jussara Elizandra Braz -

Saudações Cilene.

Acreditamos que a escola em estudo ainda poderá seguir outros caminhos para suavizar as questões referentes a violência, infelizmente, este é um grande problema que ocorre em espaços escolares em diferentes situações. A violência em relação a questão de gênero é um ponto valioso e que necessita urgentemente de reflexões, nesta pesquisa, em específico, não focamos nesse aspecto, mas certamente, seu comentário provocou inquietações.

Obrigada.

Em resposta à Jussara Elizandra Braz

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por cilene pereira -

certo. obrigada pela resposta!

Em resposta à cilene pereira

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Caras Cilene e Jussara. 

Tomo a liberdade de dialogar um pouco com vocês. Percebo que, infelizmente, muitas vezes focamos apenas em encontrar e apontar o problema, porém, não buscamos meios para transformar, de fato, a realidade em que estamos. Quando analisamos a temática nos diferentes tipos de registros escolares existentes de uma escola, por exemplo, conseguimos identificar na maioria das descrições tal fator. Aqui cabe, inclusive, as reflexões sobre: Qual de fato é o objetivo e a função desses documentos na escola? Como são as narrativas existentes neles? Há indicações sobre o que foi realizado após os seus registros? Quais as ações efetivadas pela escola?  

Acredito que precisamos sair do ciclo de diagnosticar e apontar, ou seja, precisamos ir além. Precisamos, diagnosticar, apontar, pensar e agir junto com a comunidade escolar sobre quais são os reais motivos do aumento da violência escolar e em projetos para tentar diminuir a mesma. 

Continuemos dialogando!

Abraços


Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por cilene pereira -

Camila, sim, o diagnóstico é importante justamente para planos de ação efetivos. ainda que reconheçamos a violência com um tema geral e que alcança a todos, ela pode ser manifestar em cada espaço, inclusive o escolar, de um modo. esse diagnóstico é importante para isso. mas precisamos pensar formas de enfrentar o problema, sabendo de sua complexidade. tenho visto que grupos de mediação no espaço escolar, inclusive com a participação de alunos, têm surtido efeitos positivos. além disso, destaco que um equipe multidisciplinar seria fundamental, formada por psicológico, assistência social, advogado, integrantes da comunidade escolar, fazendo com que a escola não seja uma assunto de seus agentes imediatos, professores, alunos e gestores, mas de toda a comunidade. abraços. 

Em resposta à cilene pereira

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Vanessa Menezes -

Boa tarde a todos!

Com base em todas as pesquisas efetuadas acredito que a escola tem poder de influência diante seus alunos, se tratando do assunto " Violência" pode contribuir de maneira positiva, intervindo de maneira colaborativa com as famílias afim de minimizar tal problema dentro e fora das escolas.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, pessoal!


Novamente gostaria de parabenizar os autores Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto e Aleques Mateus pelo trabalho apresentado.

De acordo com Britto (2019, p.32), “A questão da violência na escola tem se apresentado como preocupação de diversos organismos da sociedade civil, sejam internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ou órgãos de classe, como Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).”

Tal dado, amplia ainda mais a importância de estudar, refletir e dialogar sobre a temática abordada na pesquisa apresentada.

Com o intuito de conhecer um pouco mais do estudo realizado, indago:

  • Durante a escolha da escola, existiu um critério específico seguido por vocês? Qual?
  • Por qual motivo vocês escolheram como sujeito da pesquisa a diretora?
  • A diretora chegou a explanar qual seria especificamente o trabalho envolvendo valores, limitações e a valorização da paz e do ser humano desenvolvido?


Abraços!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Antonio José de Souza -

Olá, Vanessa, Jussara, Tielle e Aleques Mateus. 

Parabenizo o trabalho de vcs!

O texto aborda um temário muito importante e, por isso, chamo atenção para a observância de outras significativas variantes.

Digo isso, pq o texto pode atingir um objetivo não desejado por vcs, qual seja: estigmatizar, ainda mais, famílias brasileiras pobres, negras e pardas. De fato, pesquisam mostram que a família é a primeira comunidade de um indivíduo, contribuindo para constituição de suas identidades. No entanto, pesquisas também são eloquentes em afirmar que as identidades não são “sólidas”, “fixas”, “estáveis” e que outros fatores externos às famílias interferem nessas identidades, por exemplo: a rua, a escola, a igreja, os coletivos, a universidade, etc. De fato, a família é ninho e nó, ou seja, acolhimento e conflito; família é contradição.

Nesse sentido, trata-se de um problema não, apenas, das famílias pobres, mas de todas as famílias. Pois, é um fenômeno mais complexo e outras variantes, como: o Estado, a sociedade, a cultura, a mídia, os jogos eletrônicos, etc; devem ser consideradas, através de uma abordagem relacional.

Lembrei-me da declaração constrangedora feita, em 2018, pelo General Hamilton Mourão, afirmando que: “[...] onde não há pai e avô, mas sim mãe e avó [têm-se] fábricas de desajustados [...]”. 

Por isso, gostaria de refletir mais com vcs sobre esse meu adendo, sugerindo algumas leituras que, podem ser encontradas em PDF, e ajudam no debate.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2017.

CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In: LANE, Silvia Tatiana Maurer; CODO, Wanderley (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1997. p. 58-75.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Na relação escola-família, a criança como educadora: um olhar sobre a Escola Nova em Minas Gerais. In: GONDRA, José Gonçalves (Org.). História, infância e escolarização. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002, p. 80-93.

KEHL, Maria Rita. Em defesa da família tentacular. Fronteiras do pensamento. 2013. Disponível em: <https://www.fronteiras.com/artigos/maria-rita-kehl-em-defesa-da-familia-tentacular>;. Acesso em: 13 set. de 2019.

LINS, Daniel. O dedo no olho: micropolíticas do cotidiano. São Paulo: Annablume, 1999.

PERROT, Michelle. O nó e o ninho, Revista Veja, 25 anos: reflexões para o futuro. São Paulo, 1993, p. 75-81. Disponível em: <https://vdocuments.mx/o-no-e-o-ninho-michelle-perrot.html>;. Acesso em: 28 jul. 2020.

Forte abraço!

Antonio José de Souza


Em resposta à Antonio José de Souza

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por cilene pereira -

Ótimas sugestões, Antônio.


Em resposta à Antonio José de Souza

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Nicoli Peroza Ramos -

Olá Antonio, ótimas sugestões! Acredito que elas são muito importantes para apontar outras perspectivas para o estudo dos autores. 

Concordo contigo quando falas das identidades, realmente outros fatores externos a família, como a mídia também contribuem e formam estes sujeitos com identidades mais "fluídas" e "mutáveis". 

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Vanessa Menezes -
Saudações  Nicoli,
Obrigada por enaltecer meu trabalho com seu comentário. sem dúvidas o meio influência muito o indivíduo e a mídia também tem esse poder. Se tratando de crianças, jovens e adolescentes em construção de personalidade, é de suma importância que haja um controle e supervisão. Para que esses meios contribuam apenas positivamente.

Em resposta à Antonio José de Souza

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, Antônio José!

Obrigada pelas valiosas reflexões e indicações que você também trouxe para esta nossa roda de conversa. Após ler as suas colocações, fiquei a refletir sobre como o senso comum associa a questão da violência escolar apenas às escolas públicas, dissociando frequentemente a temática das escolas privadas. Tal situação, relaciona-se consequentemente a um juízo de valor sobre fatores sociais e econômicos, ampliado, inclusive, pelas mídias e que passam frequentemente ocultos em nossos diálogos e em nossas vivências. Este fato me inquietou, levando-me a repensar sobre: 

Como é relevante modificar estes estigmas ocultos nas nossas vivências e pesquisas.

Quanto que esta suposta “cegueira” coletiva pode, diretamente ou indiretamente, trazer consequências negativas para as crianças e os/as jovens das escolas públicas e privadas. Haja visto que, muitos podem estar pedindo socorro em seus atos e não estão sendo escutados e/ou compreendidos pelo meio em que estão.


Continuemos refletindo e dialogando!


Abraços!

Em resposta à Antonio José de Souza

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Antonio José de Souza -

Cilene, Nicoli e Camila

Obrigado pela atenção!

Queria mesmo trazer à ribalta os atravessamentos complexos desse tema. E, por isso, acho importante incluir em nossos espaços pedagógicos a escuta e o debate entre professores(as), alunos(as), funcionários(as) outros(as), famílias, comunidade escolar como todo, pois, como disse Paulo Freire: ‘Escola é gente’. Um outro ponto importante para a nossa reflexão é a relação ‘escola e família’ não como litigiosa, mas de parceria real.    

Obrigado pela conversa!

Abraços!

Antonio José


Em resposta à Antonio José de Souza

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Vanessa Menezes -

Muito gratificante sua contribuição e comentário diante meu trabalho Antônio com as palavras de Paulo Freire, como sempre tão sábias. Acredito que a escola precisa buscar maior aproximação com as famílias, isso torna-rá mais leve e satisfatório os resultados futuros.

Em resposta à Vanessa Menezes

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Antonio José de Souza -
Em resposta à Antonio José de Souza

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde Antônio, 

Muito obrigada por seus apontamentos, e com certeza nos faz refletir sobre .

Várias vertentes sobre o assunto podem ser abordadas, e você aponta uma questão de suma importância. Agradeço pelas sugestões de leitura,  que com certeza, serão muito válidas para nosso engrandecimento sobre a temática. 
Esse compartilhamento do conhecimento é algo valioso que não é encontrado em muitos eventos. 

Abraços

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Antonio José de Souza -

Vc tem total razão, Tielle.

Esse evento é uma experiência sui generis de aprendizagem!

Fico feliz pelo intercâmbio!

Abraços!!!

Antonio José

Em resposta à Antonio José de Souza

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Aleques Mateus -

Obrigado pelas considerações e indicações. Muito bom e necessário poder refletir sobre as desigualdades e sobre a violência para com as situações vivenciadas na sociedade. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Claudionor Silva -

Um tema bem interessante e atual. Estudantes do Estágio na universidade em que trabalho têm trazido relatos alarmantes e não se trata mais de locais distantes do centro da cidade. Isso me obrigou a trazer textos sobre a violência na escola, incluindo o debate da violência de pais aos filhos e a relação com o Conselho Tutelar. Sem dúvida, há muitas questões a serem discutidas por nós educadores.

Parabéns pelo trabalho.

Em resposta à Claudionor Silva

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Nicoli Peroza Ramos -

Com certeza Claudionor, existem muitas questões a serem discutida! Interessante a tua colocação, realmente o momento de estágio como um dos "primeiros momentos" que os estudantes são inseridos no ambiente escolar precisam estar preparados para estas situações. Muito importante a inserção desses textos e discussões na formação dos futuros professores. 

Em resposta à Claudionor Silva

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Antonio José de Souza -

Exatamente, Claudionor!

Essas 'questões' devem ocupar o topo das nossas prioridades pedagógicas.

Abraços!

Antonio José

Em resposta à Claudionor Silva

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Claudionor, 

Como docente, posso dizer que a violência no contexto escolar é uma discussão diária entre colegas. Infelizmente ela se faz presente no nosso ambiente de trabalho e precisamos dialogar sobre para tentarmos entender e amenizar as causas desse problema. 

Um grande abraço

Em resposta à Claudionor Silva

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Vanessa Menezes -

Saudações Claudionor Silva, muito obrigada por engrandecer meu trabalho com seu comentário. Esse tema me despertou o interesse justamente na decorrência de meus estágios. Onde vivenciei acontecimentos violentos, e crianças totalmente desestruturadas. O que gera grande preocupação pois, a ausência e desinteresse dos pais pela vida estudantil de seu filho é um grande obstáculo a ser vencido.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. O plano de fundo da temática abordada é análoga em muitas outras escolas. Tenho comigo que a falta de políticas públicas é um potencializador desse quadro, uma vez que em muitas escolas que possuem altos níveis de violência se encontram em regiões da periféricas das cidades, na maioria das vezes esquecidas pelo poder público. Nessa seara, e tomando como parâmetro as implicações da pandemia eu indagaria aos autores se a pandemia poderá vir a ser mais um fator que aumente as estatísticas da violência nas escolas? Vocês acreditam que os resquícios da pandemia podem implicar em mais violência?


Obrigado.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Jussara Elizandra Braz -

Obrigada pela contribuição Alexsandro.

Sua indagação merece reflexão profunda, afinal, muitos são e serão a médio e longo prazo, os desdobramentos provocados pela pandemia. O distanciamento entre o acesso e continuidade aos estudos na forma remota é muito preocupante, e talvez, a partir deste ponto, a tendência do aumento da violência escolar seja aumentar. Há uma necessidade profunda de investimento, atenção, recursos tecnológicos, acolhimento, aos alunos que estão ficando sem atendimento escolar por inúmeros motivos, como você bem disse, esse poder cabe as politicas públicas. Precisamos estar atentos a buscar constantemente formas de prevenção a violência escolar, é a estrutura a ser remodelada.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Silvane Gomes -

Olá, Vanessa, Jussara, Tielle e Aleques Mateus!

Espero que todos estejam bem!

Falar de violência, seja ele no lugar onde for, é sempre de suma importância! Primeiro porque, como disseram, é importante analisar os fatores que conduzem a elevados índices em escolas; segundo que, sem esta análise para a compreensão, não saberíamos como inibir, corrigir, solucionar este problema tão grande e recorrente.

Mas, não é exclusividade da cidade de Pompéu.. podem ter certeza!

Pergunto: algum caso específico direcionou a discussão do tema? 

E, com o levantamento que fizeram, conseguiram descobrir que fatores sociais predominam na vida dos autores do perfil encontrado por vocês?

É sempre bom participar de discussão de situações vivenciadas repetidamente por professores e escolas!

Abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Nicoli Peroza Ramos -

Ótima colocação Silvane, infelizmente a questão da violência é presente em muitas escolas e é sempre importante trazer este assunto mesmo! Obrigada pela contribuição sorriso

Em resposta à Silvane Gomes

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Silvane, 

Concordo plenamente com você. A violência no contexto escolar é uma realidade que está presente na maioria das ambientes educacionais. Não podemos negá-la, mas podemos procurar conhecimento para compreender melhor como lidar com tal problema. 

A escola em questão foi escolhida por ter um grande índice de violência e queixas por parte dos docentes. E um dos fatores que foi observado que predominam na vida dos alunos está relacionado a questões familiares. 

Obrigada por suas contribuições.

Grande abraço

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Boa noite,

A escola deveria ser um lugar seguro, tanto para a criança como para o adolescente. Contudo, em muitos casos não é. De acordo com a pesquisa da Unesco, 53% dos colégios particulares não tomam os cuidados necessários para evitar a ocorrência de incidentes violentos e proteger alunos e professores. Na rede pública, esse número sobe para 65%. Segundo pesquisadores da Unesco, a violência nas escolas se manifesta por meio de agressões, roubos e assaltos, estupros, depredações, porte de armas e discriminação racial. Ainda segundo a mesma investigação, 70% dos alunos que possuem armas já as levaram para a escola.

O estudo da Unesco concluiu que um aluno não está mais seguro na sala de aula do que na rua. É surpreendente que esse problema não se limite apenas a colégios públicos, pois a violência se estende até mesmo a escolas particulares. Professores e alunos convivem com as ameaças decorrentes de atividades criminosas: tráfico de drogas, posse de armas e atuação de gangues. Hoje é muito fácil obter armas e drogas. Numerosos alunos são traficantes e frequentam a escola com um único intuito: vender drogas. Quarenta por cento dos professores atribuem o problema da violência nas escolas ao envolvimento de alunos com o tráfico.


Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Nicoli Peroza Ramos -
Obrigada pela ótima contribuição Emiliane! Realmente os números são alarmantes! Temos essa ideia mesmo que os estudantes estão mais seguros nas escolas e conforme os dados que tu apresentou da pesquisa, não é bem assim. Nesse sentido a pesquisa dos autores se mostra relevante para que possamos entender melhor! 
Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Nicole,

Obrigada por suas contribuições. Esse é um tema muito caro para todos nós, pois está relacionado com várias questões que envolvem a vida do aluno como um todo, e muitas dessas questões se enraizam e surgem fora do ambiente escolar. 

Um grande abraço

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Vanessa Menezes -

Saudações Emiliane, obrigada por engrandecer meu trabalho com seu comentário. Sendo  a escola um ambiente socializador, espera-se ofertar segurança seja ela particular ou pública. Como você deixou bem claro, os professores se sentem com medo de exercer sua função e muitas das vezes são ameaçados por alunos e seus pais. É uma triste realidade que estamos enfrentando pois o professor não tem mais autonomia dentro das salas de aula.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -

Boa Noite!!

Gostaria de parabenizar os autores por tratarem de questões tão importantes, como a educação e a violência familiar. As quais podemos ver que crianças que convivem em ambientes caóticos e de muita briga acabam normalizando estas questões me suas vidas, as quais acabam indo para a escola e reproduzindo o que tanto vivem em seus lares, é de extrema importância os trabalhos desenvolvidos na escola para mostrar a estas crianças outros tipos de relação, e acredito que quando todo o momento pandêmico vocês poderão retomar suas atividades e assim aplicar atividades com estas crianças para assim auxilia-las em seus processos de ressignificação das experiências violentas. 

Mais uma vez parabenizo os autores por seu trabalho desenvolvido!!

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Ana Paula, 

Você trouxe outra questão importante para ser discutida. A violência domestica em tempos de pandemia terá, a meu ver, um efeito devastador na vida de muitos alunos. Sabemos que eles estão convivendo muito mais com esses problemas, e aqueles que já passavam pela violência antes desse contexto, creio que devem estar expostos há um tempo muito maior. 

Nas minhas aulas pelo meet, eu faço o momento da escuta, onde utilizo o mentimeter para que os alunos possam escrever como estão se sentindo, o que gostariam de falar de forma anônima. Posso relatar que tenho visto muitos casos de alunos que entraram até em depressão por estarem em casa o tempo todo em um ambiente negativo. 

E vocês, tem alguma experiência para compartilhar sobre a temática?

Abraços

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Vanessa Menezes -

Bom dia Ana Eduarda, muito obrigada por engrandecer meu trabalho com seu comentário. O tema escolhido por mim é muito delicado, mas que infelizmente é uma realidade do cenário educacional atual. A primeiro momento a ideia principal era essa, justamente colocar em prática um projeto, só que fomos pegos de surpresa pela pandemia, e houve uma mudança de planos. Mas assim que tiver oportunidade vou trabalhar em cima dessa ideia, para que seja feita uma maior conscientização e prevenção ao combate a violência dentro das escolas, envolvendo os pais e responsáveis que são fundamentais na vida dos estudantes.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Naillê Belmonte Trindade -

Olá, Vanessa, Jussara, Tielle e Aleques!

Ótimas contribuições, principalmente sobre uma temática tão importante e ao mesmo tempo delicada, a violência manifestada dentro do ambiente escolar ainda é algo muito constante e advém de diversos fatores e muitos profissionais ainda não sabem lidar com isso na instituição. Lembro-me de uma situação vivenciada por mim em estágio, em que havia inúmeras situações de violências em uma escola, o que causava grandes angústias nos alunos e nas alunas, aumentando a tensão do ambiente e reproduzindo mais violências. Mas que bom que a direção se propôs a participar do trabalho desenvolvido por vocês e auxiliar a pensar sobre essas questões. Parabéns!

Em resposta à Naillê Belmonte Trindade

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Naillê, 

Muito obrigada por trazer seu relato de experiência. Sou docente também, e me lembro dos meus momentos de estágio e o quanto a violência estava presente em todas as turmas a qual estagiei. O quanto o professor de desgasta e tenta resolver esse problema em suas aulas. 

Estou muito feliz em estar trabalhando em uma escola que se preocupa com alunos e docentes. O diretor fez uma parceria com a universidade da escola, a qual estagiários do direito e psicólogos fazem um trabalho semanal com alunos e docentes. Vejo o quanto esse trabalho é importante e tem mudado o ambiente, mesmo em tempos remotos. 

Um grande abraço

Em resposta à Naillê Belmonte Trindade

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Vanessa Menezes -

Bom dia Nailê,

Esse tema me despertou o interesse justamente depois de experiências vivenciadas no período de estágio. Além do despreparo da equipe escolar em lidar com essa problemática muitas das vezes a escola tem uma certa resistência em assumir que cotidiano da escola acontece algum tipo de violência, porque isso pode manchar a reputação da escola.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Ederson Cordeiro -

Muito bom tema, pertinente a todos nós!

Gostaria de saber se a escola possuindo grades, câmeras, alarme, presença policial ainda apresentam estes eventos de violência?

Motivo, parece que a militarização das escolas vieram reforçar um apoio da escola sem querer construir ações educativas de escuta e projetos de lidar com conflitos emergentes da sociedade?

Gratidão.

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Vanessa Menezes -

Bom dia Ederson, nas escolas que eu tive a oportunidade de frequentar, inclusive a escola alvo,  daqui da cidade de Pompéu/ MG a presença policial é constantemente  dentro das escolas inclusive das Instituições públicas, colocando em prática um projeto chamado PROERD, onde é desenvolvido um trabalho de conscientização com os alunos, onde se ensina boas maneiras, como se portar em ambientes de periculosidade etc... Por isso, acredito que a aplicabilidade de projetos é muito válida. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Bom dia, realmente é muito importante identificarmos as causas da violência no espaço escolar, como fizeram no texto. Com a identificação dos problemas é possível vislumbrar algumas ações para tentar sanar, mesmo que parcialmente,  um problema tão amplo que afeta tantos professores. Parabéns pelo trabalho!!!

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Vanessa Menezes -

Bom dia Luciano, obrigada por engrandecer meu trabalho com seu comentário. O intuito principal do meu trabalho a primeiro momento foi levantar possíveis fatores que podem influenciar um indivíduo a desenvolver algum comportamento agressivo, em seguida buscar meios afim de minimizar essa triste realidade que acaba afetando a escola negativamente.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Nicoli Peroza Ramos -

Boa noite pessoal! 

Estamos com ótimas contribuições e discussões relacionadas ao trabalho dos autores. Como o evento foi prorrogado até amanhã, ainda temos um tempo para seguir compartilhando conhecimento neste espaço. 

Conto com a colaboração de todos para seguirmos nas discussões! 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Queridos/as autores e participantes,


Estamos chegando ao término do UEaDSL 2021.1. Como informado anteriormente pela Comissão Organizadora do evento, temos até o dia de hoje para participarmos das mesas de debates e apreciarmos os excelentes trabalhos desenvolvidos e apresentados. Portanto, aproveitemos essa oportunidade de aprendermos, partilharmos experiências e contribuirmos com as pesquisas.

Desde já, quero agradecer a todos e todas pelos diálogos, partilhas e aprendizagens tecidos colaborativamente. Escrevemos juntos/as, nesse período, relevantes páginas da história do evento e das nossas próprias histórias, enquanto pessoas, educandos/as, educadores/as e pesquisadores/as.

Espero encontrá-los/as com muita saúde e sempre com vontade de partilhar conhecimentos em edições futuras do UEaDSL e/ou outros eventos e momentos de diálogos.


Abraços fraternos,


Camila Ericka

(Coordenadora de Mesa)


Finalização



Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE POMPÉU-MG. Autores: Vanessa Menezes Ferreira, Jussara Elizandra Braz, Tielle Alves Souto, Aleques Mateus

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)