O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 40

 

Título:

O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA

Autores: Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Resumo:

No espaço escolar, é necessário refletir sobre as condições e as relações de trabalho precárias, as quais está reduzida parte significativa da população brasileira, especialmente aqueles que não têm formação e qualificação profissional adequadas ou exercem funções de pouco prestígio social. Considerando este contexto, propomos uma reflexão sobre o tema do trabalho precarizado no espaço escolar a partir da letra da canção “Pedro Pedreiro” (1965), de Chico Buarque, compositor que visibiliza seres desvalidos e desqualificados do ponto de vista socioeconômico ou moral.

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição:  Unicamp
Palavras-Chave:  
Mesa (1): Maíra Sant'ana  
Mesa (2): Mateus Esteves de Oliveira 
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF UEADSL2021_1-luciano-cavalcanti.pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá! Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2021.1!

Me chamo Maíra Ferreira Sant’Ana, sou doutoranda em Linguística na UFMG,  e  uma das coordenadoras de mesa do evento.

Desejo a todos um ótimo Congresso e, claro, convido a todos para a interação!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá, congressistas!

O trabalho intitulado “O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: ‘PEDRO PEDREIRO’, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA”, de autoria de Luciano Cavalcanti, destaca que é necessário refletir, no ambiente escolar, sobre condições/relações de trabalho precárias e também sobre o desemprego.

A partir disso, propõe uma reflexão sobre a letra da canção “Pedro Pedreiro” (1965), de Chico Buarque. De acordo com Cavalcanti (2021, p.5), “em ‘Pedro pedreiro’, Chico Buarque inspira-se no drama de um João–ninguém e o transforma em uma experiência humana, densa e complexa. Um destino particular é transformado em um valor geral, abstrato e universal do indivíduo angustiado”. A partir disso, convidamos a todos para o debate! i. O que vocês destacariam sobre a presente proposta? ii. De quais outras maneiras podemos trazer a presente reflexão (sobre condições/relações de trabalho precárias e sobre o desemprego) para o ambiente escolar? iii. Citem outros trabalhos artísticos que poderiam ser discutidos em sala de aula a fim de construir a empatia nesse ambiente.

Vamos interagir!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Edilma Dias de Lima -

Luciano, parabéns!

Encantada e inspirada com a reflexão que você nos trouxe com o seu trabalho. Minha história pessoal contradiz a ideia, mas tenho consciência que sou excessão. O teu trabalho trouxe luz pros meus projetos pessoais e clareou o caminho que pretendo seguir, tornando a minha história a nova regra para estudantes das comunidades carentes de Brasília. Eles precisam saber que o filho do pedreiro pode ser o dono da obra que será construída. Obrigada.


Em resposta à Edilma Dias de Lima

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Mateus Esteves de Oliveira -

Olá, pessoal!

É um prazer estar aqui com vocês, em uma oportunidade tão rica para o conhecimento!

Desejo a todos boa leitura. Sintam-se a vontade para expressarem suas reflexões. Estarei sempre por aqui!


Mateus Esteves - coordenador de mesa.


Em resposta à Edilma Dias de Lima

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Obrigado pelas considerações Edilma. Realmente é importante refletir sobre condições/relações de trabalho precárias, as quais está reduzida parte significativa da população de nosso país. Os alunos  precisam refletir sobre essa realidade e não sucumbir passivamente ao que é imposto pelo mercado de trabalho, cada dia mais degradante e violento.


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por cilene pereira -

boa tarde!

muito legal o uso da canção Pedro pedreiro para mobilizar discussões sobre trabalho precarizado em sala de aula. 

abraços. Cilene. 

Em resposta à cilene pereira

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Obrigado Cilene. Precisamos mobilizar a juventude para essa questão crucial a todos nós.

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por cilene pereira -

obrigada pela resposta. 

abraços. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Mateus Esteves de Oliveira -

Luciano Cavalcanti, seu trabalho é de uma sensibilidade social que dificilmente encontramos na academia.

O olhar que você tem para os vários "PEDROs PEDREIROs” da vida real expresso no texto nos faz refletir sobre práticas educativas excludentes que os sistemas de ensino por todo o país praticam.

A relação que você propõe com a BNCC mostra-nos que essas práticas podem ser rompidas com políticas públicas amplamente discutidas e de alcance realmente nacional. Fazemos parte de um único país, ainda que com diferenças abismais, mas não podemos permitir que essa desigualdade interfira na qualidade do nosso trabalho como professor. 

Seu texto, de forma clara, contribui para refletirmos sobre a necessidade de democratização de uma educação pública, gratuita, universal e de alta qualidade para todos os brasileiros. Por esse motivo, é um tipo de texto que deve fazer parte da formação de professores.


Obrigado pela reflexão!


Em resposta à Mateus Esteves de Oliveira

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Obrigado pelas considerações Mateus. Precisamos estar atentos a essa realidade e não sucumbirmos passivamente ao que é imposto pelo mercado de trabalho, cada dia mais degradante e violento.

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Boa tarde a todos!

Continuando a interação, pergunto: 

De quais outras maneiras podemos trazer a presente reflexão (sobre condições/relações de trabalho precárias e sobre o desemprego) para o ambiente escolar? 

Citem outros trabalhos artísticos que poderiam ser discutidos em sala de aula a fim de construir a empatia nesse ambiente.

Além disso, vamos continuar conversando sobre o artigo do pesquisador Luciano Cavalcanti: o que mais podemos destacar sobre essa proposta?

Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Bom dia pessoal. Penso que uma questão também importante que pode ser discutida em sala de aula é  o que se chama de "uberização do trabalho" em que o trabalhador é convencido pela falácia  do "empreendedorismo" de que ele é o patrão de si mesmo mas, na realidade, exerce um trabalho massacrante sem nenhum tipo de direito trabalhista. Há uma entrevista muito esclarecedora no youtube, com o Paulo Galo, que revela todo o funcionamento dos aplicativos de delivery e pode ser usada na sala de aula para se fazer um debate sobre o tema. Deixo o link para quem se interessar: https://www.facebook.com/guilhermeboulos/videos/448878176261688

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por cilene pereira -

Bom dia!

Em relação a este fenômeno chamado de urberização do trabalho, sugiro um filme muito bom do cineasta inglês Ken Loch, Você não estava aqui, de 2019, que mostra justamente esse processo, e suas consequências, na Inglaterra. Loch é conhecido por seu cinema político, extremante crítico à falência do Estado do bem estar, com a retirada cada vez maior de direitos – algo que acontece no mundo como um todo. Penso que este filme é importante para se perceber como isso tem ocorrido no Brasil também, sobretudo com a retirada de direitos trabalhistas. A escola é um espaço potente para se educar politicamente o sujeito, fazendo com que exerça a cidadania de fato. A entrevista citada pelo Luciano, do Paulo Galo, é um ponto de reflexão fundamental.

Abraços.

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Muito pertinentes suas colocações, Luciano Cavalcanti e Cilene Pereira!

É muito necessário discutirmos sobre isso na atualidade. 

Congressistas, o que vocês pensam a este respeito?

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Mateus Esteves de Oliveira -

Sim, eu também venho refletindo sobre o "empreendedorismo". Assisti ao vídeo indicado.

Chamou-me muita atenção a metáfora do homem branco e do índio. 

Realmente, a lógica de mercado limita a livre atuação dos profissionais, ou seja, cria necessidades para a criação de mais problemas que são compreendidos, em sua totalidade, pela massa acrítica como "oportunidades de crescimento", mas que em verdade escondem a precarização da mão de obra. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Silvane Gomes -

Olá, Luciano!

Espero que tudo esteja bem com vocÊ!

Luciano, o que o levou a pesquisar sobre a precarização do trabalho de sala de aula?

E como vocÊ considera que a situação poderia ser modificada?

É bom tê-lo aqui conosco e volte em outras edições!

Abraço,

 

Em resposta à Silvane Gomes

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Bom dia Silvane, obrigado pela pergunta.

Parece-me que hoje em dia há uma expectativa muito grande dos jovens com o que eles consideram sucesso profissional: status e excelente remuneração.  Nesse sentido, pensei que seria interessante, por meio da canção popular, levar a questão do mundo do trabalho para a sala de aula para despertar uma reflexão sobre o trabalho em suas várias nuances e,  principalmente, o reconhecimento da importância do trabalhador considerado simples e as vicissitudes pelas quais ele passa. Penso que vislumbrar estas questões pode estimular o estudante a pensar de maneira mais ampla sobre o significado do trabalho e do trabalhador na vida de todos nós.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Jonas de Souza Gonsalgo -

Olá, Luciano. Ótimo texto. A canção mostra a realidade da maior parte dos trabalhadores, a vida que gira em torno do trabalho braçal. O movimento do texto é muito inspirador, com uma didática cuidadosa (a canção dialoga de certa forma com os documentos normativos da educação). A partir disso, podemos analisar a BNCC com mais cautela, compreendendo que de certa forma existe uma formação pensada para alimentar a máquina estatal. Essa canção pode ser trabalhada em sala de aula de uma forma plural (penso na organização social e trabalho).  

Em resposta à Jonas de Souza Gonsalgo

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Oi Jonas, obrigado pelo comentário. Quanto devemos a esses milhões de "Pedros Pedreiros" que migraram de sua terras natais, em busca de trabalho e a uma vida melhor?  Foram esses pedreiros que construíram as cidades que habitamos em todo o Brasil. A ideia é levar "Pedro Predreiro" para a sala de aula para dar visibilidade a seu trabalho e reconhecer seu valor.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Ederson Cordeiro -

Rica proposta ao nosso contexto. Infelizmente as mãos que constroem a cidade são licenciadas pelas ideologias do governo.

Poderia indicar propostas de reafirmar valores sobre valores da população operária?

Gratidão.

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Boa tarde a todos!

Muito interessantes as reflexões!

Realmente, essa discussão mais ampla, em sala de aula, sobre o trabalho se faz necessária, pois, muitas vezes predomina o silenciamento em torno desses aspectos ou uma discussão superficial e atrelada a estereótipos. 

Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Bom dia Maíra, obrigado pelo interesse e comentário.

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Bom dia Ederson, obrigado pelo comentário e interesse.

Penso que podemos utilizar de vários "instrumentos" para levar a questão do trabalho em sala de aula: Filmes, por exemplo o clássico "Eles não usam black-tie"; poemas como "O operário em construção", do Vinícius de Moraes; reportagens diversas de revistas e jornais atuais; curta metragens, vídeos, etc. O mais importante é estimular os estudantes a terem um pensamento crítico sobre a questão do trabalho no mundo atual.

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por cilene pereira -

ótima a lembrança de Eles não usam black-tie. acredito que a proposta pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar se pensarmos na própria história dos movimentos sociais como o sindicalismo, por exemplo, frente à atual perda de direitos trabalhistas. 

abraços. 

Em resposta à cilene pereira

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Boa noite a todos!

Muito boa a ideia de se trabalhar esse tema, também, na perspectiva interdisciplinar, Cilene!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Mateus Esteves de Oliveira -

Boa tarde! 

Lendo os comentários fica evidente o nosso descontentamento com relação às más condições de trabalho na educação.

Tal precarização tem muito a ver com a lógica de mercado, pois quanto mais se "economiza", mais o trabalho do professor e de outros profissionais da educação ficam prejudicados. 

Precisamos é de gestão inteligente, que saiba pesar as demandas e investir naquilo que realmente traz retorno para a sociedade. 

Certa vez ouvi uma frase que dizia: "educação não dá lucro", o que pensam sobre isso?


Em resposta à Mateus Esteves de Oliveira

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Bom dia Mateus, obrigado pelas considerações. A precarização do trabalho está presente em todas as áreas. Essa frase que você citou é um disparate total. Em princípio a educação tem um caráter humanista/humanizador, não o lucro. Mas, de qualquer forma, o que seria do mundo do trabalho sem os conhecimentos proporcionados pela educação?

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por cilene pereira -
acompanhando as discussões bacanas decorrentes do trabalho. parabéns a todos, a todas!
Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Mateus Esteves de Oliveira -

Tal frase, não me lembro por quem, mas foi dita por alguém que defendia a educação pública gratuita e de qualidade.

 Argumentava que a busca pelo lucro, por meio da educação, padronizou o modo de ensino, como se todos aprendessem do mesmo jeito, o jeito mais barato.  

Claro que há instituições particulares sérias e que abrem mão de uma margem de lucro mais larga para investir em boas práticas de ensino. 

Com isso, precisamos nos posicionar contra o tipo de busca inescrupulosa de lucro na educação, pois educação não é moeda de troca, é a oportunidade que temos para mudarmos o rumo da nossa história. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Olá a todos e todas, boa noite.

gostaria de agradecer todos comentários, impressões e perguntas enviados sobre o trabalho apresentado! 

espero que ele tenha possibilitado reflexões relevantes para a a inserção da discussão do tema do trabalho em sala de aula. 

agradeço à comissão organizadora do evento e os coordenadores da mesa pela acolhida!

um forte abraço!

espero poder nos vermos em uma próxima oportunidade!


Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por cilene pereira -
Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Boa tarde a todos!

Obrigada, Luciano! 

A oportunidade para a interação foi prorrogada até amanhã (28/03, domingo). Portanto, teremos mais tempo de dialogar com os congressistas!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Tielle Alves Souto -
Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Mateus Esteves de Oliveira -

Muito obrigado aos autores, à minha colega de mesa Maíra e a todos que lerem o trabalho e deixam seus comentários no fórum. 

Foi uma oportunidade riquíssima para a produção de conhecimento e para reafirmarmos nosso compromisso com uma educação pública, gratuita e universal para os brasileiros.


Espero lhes encontrar em trabalhos futuros. 

Abraço, Mateus Esteves, coordenador de mesa. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O TEMA DO TRABALHO NA SALA DE AULA: “PEDRO PEDREIRO”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA. Autor: Luciano Marcos Dias Cavalcanti

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem os trabalhos.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)