ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Denízia Paula Vilela – Rede Municipal de Lavras
Jussara Elizandra Braz – Rede Municipal de Lavras
RESUMO
Este relato tem como objetivo apresentar nossa experiência com o ensino remoto em uma escola de Lavras, Minas Gerais. Vivemos um momento de pandemia no Brasil e no mundo. Onde, de repente, todos se viram obrigados a se adequarem a mudanças jamais imaginadas. Com isso, a educação também foi bruscamente afetada. Tudo mudou, e a forma de ensinar também. Em um curto período de tempo foi necessário fazer grandes adaptações para que a transmissão de conhecimento pudesse chegar aos nossos alunos. Não houve um tempo hábil para providenciar as mudanças, nem tão pouco preparar alunos, familiares e professores para essa nova modalidade de ensino. As aulas presenciais, com contato físico, interação e diálogos dentro de sala de aula passaram a acontecer com distanciamento, ressignificar foi necessário. Tivemos que nos reinventar, deixar a lousa de lado, os papeis e repensar em uma nova maneira de ensinar, com certeza muitas foram as dificuldades. Trabalhamos em uma escola de periferia da rede pública no município de Lavras, Minas Gerais e muitos foram e continuam sendo os desafios enfrentados. O ensino e aprendizagem dos nossos alunos já vêm sendo afetado por diversos fatores, dentre eles familiares, sociais e econômicos. A dificuldade foi ainda maior para reformular nossa maneira de ensinar através das aulas online. Surgiu então a grande preocupação, afinal, como iríamos fazer com que todos os nossos alunos conseguissem ter acesso de forma igualitária aos estudos? Uma vez que sabíamos que nem todos, na verdade uma grande minoria teria condições de acompanhar as aulas online transmitidas via Google Meet, semanalmente em horários diversos. Pois dependeríamos dos pais e /ou responsáveis estarem em casa com aparelhos celulares disponíveis para que seus filhos pudessem acompanhar as aulas. Outro fator que também afetou o acompanhamento desses alunos foi a questão de terem acesso a uma internet de qualidade, que conseguisse carregar e acessar os aplicativos necessários. Aqui, citamos apenas os principais problemas que nos deparamos para realizar as aulas online. Sem contar a estrutura familiar, que na maioria dos casos é mínima para dar sequência no processo de ensino aprendizagem em casa. Com isso tivemos que pensar em ministrar nossas aulas com conteúdos mais simples onde conseguíssemos naquele curto espaço de tempo transmitir o conhecimento necessário, e sanar as duvidas através de ligações ou mensagens via WhatsApp contando com a colaboração dos familiares para tentar dar continuidade ao ensino em casa foram algumas das estratégias utilizadas. O que tiramos de lição deste momento é que nada nunca mais será como antes. E principalmente, que o ensino precisa receber um olhar diferenciado, a imersão das tecnologias e o acesso igualitário a toda população precisa acontecer. Na verdade, ao final desta grande experiência que estamos vivendo, tiramos muitos aprendizados. Entre eles descobrimos e utilizamos diversas maneiras novas de ensinar. Descobrimos que tecnologia muito tem a complementar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Mas, acreditamos que isso realmente só irá acontecer quando a tecnologia for acessível a toda a nossa população.
Palavras – chave: ensino remoto, pandemia, desafios, tecnologia, ensino aprendizagem
Coordenadora da mesa: Profa Tielle Alves e Fábio Coradini