ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 61




 

ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Denízia Paula Vilela – Rede Municipal de Lavras 

Jussara Elizandra Braz – Rede Municipal de Lavras

RESUMO

Este relato tem como objetivo apresentar nossa experiência com o ensino remoto em uma escola de Lavras, Minas Gerais. Vivemos um momento de pandemia no Brasil e no mundo. Onde, de repente, todos se viram obrigados a se adequarem a mudanças jamais imaginadas. Com isso, a educação também foi bruscamente afetada. Tudo mudou, e a forma de ensinar também. Em um curto período de tempo foi necessário fazer grandes adaptações para que a transmissão de conhecimento pudesse chegar aos nossos alunos. Não houve um tempo hábil para providenciar as mudanças, nem tão pouco preparar alunos, familiares e professores para essa nova modalidade de ensino. As aulas presenciais, com contato físico, interação e diálogos dentro de sala de aula passaram a acontecer com distanciamento, ressignificar foi necessário. Tivemos que nos reinventar, deixar a lousa de lado, os papeis e repensar em uma nova maneira de ensinar, com certeza muitas foram as dificuldades. Trabalhamos em uma escola de periferia da rede pública no município de Lavras, Minas Gerais e muitos foram e continuam sendo os desafios enfrentados. O ensino e aprendizagem dos nossos alunos já vêm sendo afetado por diversos fatores, dentre eles familiares, sociais e econômicos. A dificuldade foi ainda maior para reformular nossa maneira de ensinar através das aulas online. Surgiu então a grande preocupação, afinal, como iríamos fazer com que todos os nossos alunos conseguissem ter acesso de forma igualitária aos estudos? Uma vez que sabíamos que nem todos, na verdade uma grande minoria teria condições de acompanhar as aulas online transmitidas via Google Meet, semanalmente em horários diversos. Pois dependeríamos dos pais e /ou responsáveis estarem em casa com aparelhos celulares disponíveis para que seus filhos pudessem acompanhar as aulas. Outro fator que também afetou o acompanhamento desses alunos foi a questão de terem acesso a uma internet de qualidade, que conseguisse carregar e acessar os aplicativos necessários. Aqui, citamos apenas os principais problemas que nos deparamos para realizar as aulas online. Sem contar a estrutura familiar, que na maioria dos casos é mínima para dar sequência no processo de ensino aprendizagem em casa. Com isso tivemos que pensar em ministrar nossas aulas com conteúdos mais simples onde conseguíssemos naquele curto espaço de tempo transmitir o conhecimento necessário, e sanar as duvidas através de ligações ou mensagens via WhatsApp contando com a colaboração dos familiares para tentar dar continuidade ao ensino em casa foram algumas das estratégias utilizadas. O que tiramos de lição deste momento é que nada nunca mais será como antes. E principalmente, que o ensino precisa receber um olhar diferenciado, a imersão das tecnologias e o acesso igualitário a toda população precisa acontecer. Na verdade, ao final desta grande experiência que estamos vivendo, tiramos muitos aprendizados. Entre eles descobrimos e utilizamos diversas maneiras novas de ensinar. Descobrimos que tecnologia muito tem a complementar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Mas, acreditamos que isso realmente só irá acontecer quando a tecnologia for acessível a toda a nossa população.

Palavras chave: ensino remoto, pandemia, desafios, tecnologia, ensino aprendizagem

Coordenadora da mesa: Profa Tielle Alves e Fábio Coradini

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Autoria: Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Silvane Gomes -

Caríssimas professoras Denízia e Jussara,

Sejam bem-vindam a esta edição do Congresso UEaDSL. Quero parabenizar a vocês pelo relato de experiência. Relatar os desafios e as possibilidades deste processo, que fora abarcado sem muito preparo é importante, por sinalizar a outros colegas de profissão que, todos tivemos que nos reinventar para que o processo de ensino se reestabelecesse e seguisse da melhor forma possível, tanto para professores quanto alunos. Reconhecendo que não foi uma tarefa fácil parabenizamos a cada uma de vocês que "reinventaram a roda" literalmente e, após 01 ano podem registrar a experiência compartilhando-a com tantos outros profissionais que necessitam de incentivo, orientação e novas  aprendizagens 9sim, nunca o professor aprendeu tanto para conseguir mediar conhecimento!).

Mais uma vez: Parabéns pelo relato e obrigada por estarem aqui compartilhando-o conosco!

Aproveito para perguntar: Quais foram os maiores desafios que vocês duas experimentaram no Ensino Remoto e quais possibilidades querem destacar a outros professores que, ainda resistem ou que ainda não tiveram a oportunidade de estar ministrando aulas remotamente?

Convido os participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fóruns.

Ótimo evento a todos! 

Em resposta à Silvane Gomes

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Autoria: Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Jussara Elizandra Braz -

Saudações Silvane, obrigada pela acolhida.

Os maiores desafios que enfrentamos certamente foi a falta de acesso a internet e equipamentos, como um simples celular pela maioria dos alunos, sabemos que a tecnologia propicia a interação e de forma rápida, e neste momento tão difícil, acabou se tornando uma forte aliada para a comunicação  entre educadores e alunos. Nossa escola conta com o material impresso também, cuja entrega e recebimento ocorrem semanalmente, mas é preciso estar em contato verbal com os alunos.  Afinal, o acolhimento, carinho, atenção são indispensáveis. O ensino remoto em lugares com menos recurso exige flexibilidade, o risco é ficar tudo mecânico, atividades vai e volta sem um acompanhamento minucioso de aprendizagens.  

Em resposta à Jussara Elizandra Braz

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Autoria: Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Silvane Gomes -

Professora Jussara,

Compreendo bastante o seu relato e suas inquietações (e sei também das indignações!)

mas, pelas marcas registradas em seu relato, sei que, com todos os desafios vocês ainda foram capazes de criar possibilidades e oportunidades de aprendizagens a seus alunos.

PARABÉNS! Pois, são profissionais como vocês que fazem a Educação andar, mesmo sem o devido reconhecimento!

Volte em outras edições, serão sempre bem-vindas!

 

Abraços docentes,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Autoria: Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Saudações Silvane, e agradeço também pela acolhida. Conforme eu e minha colega de trabalho relatamos, não foi mesmo nada fácil. Muitas das vezes nos desesperávamos pensando que por todos os caminhos que tentamos trilhar para chegar de forma remota aos nossos alunos, mesmo assim alguns ficavam para trás. Isso é o que me deixava mais angustiada e inquieta. Saber que estava deixando algum aluno meu sem as devidas orientações e acompanhamentos necessários para o seu ensino e aprendizagem. Pois, por mais que as vezes era necessário apenas o celular, que é algo que a maioria da população tem hoje em dia. Faltava o acesso a internet que era precário, faltava estrutura familiar para auxiliar aquele aluno nas atividades. E por isso muitas das vezes a família nem buscava o material impresso na escola, as vezes eram famílias da zona rural, o que se tornava mais difícil ainda. Mas ao mesmo tempo nos trouxe novos olhares e maneiras de ensinar. Ao final de tudo se tira uma nova aprendizagem. E isso vale a pena. E nos mostra que somos capazes! Todos nós professores e professoras vamos conseguir ensinar de forma remota sim. O pensamento deve ser positivo sempre.

Em resposta à Denizia Paula Vilela

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Autoria: Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -
Olá, Denízia e Jussara!

É bom saber que nossas inquietações não são isoladas. Todos os professores estão tendo que lidar com esses desafios que são comuns a todos: necessidade de assistência da família (em que muitos alunos não têm), possuir internet de qualidade (um problema social de âmbito muito maior do que imaginávamos ou ainda não tínhamos parado para refletir a respeito).

Quanto à atitude de vocês de selecionar conteúdos mais "simples", creio que no sentido de mais importantes, visto que não é possível seguir todo o conteúdo disponível no currículo, foi uma ótima alternativa.

Devemos estar conscientes que os nossos alunos, nesse momento, não têm como "ingerir" conteúdo sem ter assistência a outros fatores que afetaram suas famílias, como por exemplo demonstração de empatia, uma vez que os transtornos psicológicos são imensuráveis. Nesse atual contexto, o professor tradicionalista teve que se desarmar, pois o conteudismo não fará com que a escola durante as aulas remotas garanta o ensino e aprendizagem. O professor tem que ter em mente que muitos de seus alunos estão passando por dificuldades financeiras e que perderam familiares e/ou amigos.

Quanto ao acesso à internet, infelizmente só nos resta fazer ouvir nossas muitas vozes para o sistema público de governo.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Tielle Alves Souto -

Sejam todos bem-vindos participantes e autoras Denízia e Jussara ao UEaDSL.  

É com muito prazer que irei mediar as discussões de um assunto tão pertinente e necessário. O trabalho retrata os desafios vivências por professores, alunos e familiares com o ensino remoto. Sabemos que muitos estão vivenciando essas mesmas situações, e esse é o lugar de trocarmos opiniões e experiências. 

Convido a todos ao debate sobre a temática. 

Tielle Alves (Coordenadora de Mesa)

 

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -
Obrigada Tielle, pela acolhida! Fico grata em poder contribuir com o meu relato, e conhecer outros relatos também que muito poderão acrescentar na minha vida profissional. Por se tratar de um assunto mundial neste momento.
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Fábio dos Santos Coradini -

 

Sejam bem-vindas queridas professoras ao Palco Feira dos Saberes. 

Com muita gratidão recebemos as vossas falas, justamente como forma de solidariedade neste momento tão oportuno para debatermos sobre os problemas nessas questões que envolvem o ensino remoto no Brasil. 

Percebe-se que dos grandes centros urbanos até as cidades pequenas os enormes problemas de infraestrutura, acesso e prática pedagógica de muitos profissionais foram afetadas. 

Muitos professores precisaram, mesmo na relutância, entender de que forma a tecnologia pode se aliar a um ensino menos pragmático e mais construtivo. Os desafios são enormes e continuarão sendo, pois não temos políticas públicas educacionais capazes de prover aos professores e alunos as demandas necessárias para uma educação de qualidade na presencialidade, e quem dirá na virtualidade. 

Mas somos guerreiros e acreditamos em bons ventos. 

Amplexos cheio de carinho. 

Fábio Coradini

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Grata pelas boas vindas Fábio! Com certeza você disse tudo. A falhas no ensino presencial e a falta de estrutura são vistas até hoje. E quem dirá na forma remota. As diferenças sociais entre outros fatores continuam sendo sentidas neste momento de ensino remoto também. Se não fosse isso, aprendemos neste momento que as tecnologias muito tem a acrescentar no ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Mas isso só irá acontecer quando ela for igualitária a todos. Mas como sabemos que nem o ensino presencial  é. Acredito que o remoto também esta longe de ser, infelizmente. Gostaria de pensar o contrário mas tudo leva a pensar que será assim.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Kamilla Gibram Cordeiro de Oliveira -

Professoras Denízia e Jussara,

O relato é único, e ao mesmo tempo tão parecido com tantos outros que temos ouvido de educadores por todo o pais. A pandemia expos vários problemas que muitos tentavam não ver com o passar dos anos, a falta de acesso a internet, aos meios tecnológicos, e as desigualdades sociais, são com certeza alguns deles. Os professores fizeram, e continuam fazendo, todos os esforços possíveis para garantir a aprendizagem. 

Muito obrigada pela contribuição através desse relato tão importante! 

Em resposta à Kamilla Gibram Cordeiro de Oliveira

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Kamilla,

Compartilho da sua escrita como uma realidade que vivenciamos na educação. A pandemia apenas "escancarou" a desigualdade que temos no meio educacional. Vemos o quanto os professores se desdobraram, e continuam lutando para trazer uma educação de qualidade e mais próxima dos alunos. Os desafios existem, e o uso da tecnologia digital como praticamente única ferramenta de trabalho nos levou a buscar metodologias diversas para alcançar um ensino aprendizagem significativo para nossos alunos. 

Grande Abraço. 

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Boa noite Kamilly e Tielle, concordo plenamente com a fala de vocês. A pandemia só "escancarou" ainda mais as diferenças, como você disse Tielle. Mas ainda assim, continuamos lutando para que de alguma maneira o ensino possa chegar a todos. Pelo menos eu tenho tentado e pensado muito nisso, meu lema é não deixar ninguém para trás. Mesmo que seja quase impossível.  Mas nós educadores não podemos desistir de levar o saber mesmo diante de tantas dificuldades. E na maioria delas as soluções não dependem somente de nós

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Professoras, 

O relato de vocês pode assemelhar a muitas outras realidades vividas, sobretudo, nesse momento de pandemia, porém cada um dos envolvidos nesse desafiador e cativante relato são únicos e fazem dele um tanto especial, enriquecedor e certamente transformador para cada um dos envolvidos. Me vi muito envolvida e como parte do seu relato. Sucesso e continuem brilhando e fazendo brilhar.

Um Abraço,

Gleuze.

Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Jussara Elizandra Braz -

Obrigada Gleuze,

É muito importante sabermos através de suas contribuições que estamos todos envolvidos com essa turbulenta e inesperada forma de ensinar. A cada dia uma nova descoberta, outras possibilidades, grandes fragilidades, realidades diferentes e muita esperança e determinação para fazermos o nosso melhor. Assim, continuamos na batalha.

Abraço.

Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Fábio dos Santos Coradini -

Queria Gleuze, bom dia. 

Concordo com você. Esses relatos nos aproxima um dos outros e nos direciona para aquele momento em que refletimos que não estamos sós nessa jornada. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Gleuze Pereira Marinho Moura -
Oi Fábio, muita verdade sobre o que disse e complementa o meu pensamento. Muito importante estarmos juntos nessa jornada com pandemia ou sem pandemia.  Convido-o, você e a tod@s, a lerem o meu relato que está no palco Roda de Conversas. O título que consta lá o seguinte: Relato de  Experiência: A  Importância do Acolhimento Junto as Famílias e Responsáveis Durante um Trabalho Remoto com a Educação Infantil. Se assemelha muito ao brilhante  relato da nossa colega, porém com um olhar direcionado  a Educação Infantil pública neste momento pandêmico.

Um abraço,
Gleuze Moura.


Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Olá Gleuze, estar aqui participando desta roda de conversa faz muito bem e também acalma. Por saber que a maioria de nós estamos passando por esse momento de incertezas, inseguranças e  novidades na forma de ensinar. As trocas de experiências nos fortalecem e não nos deixam desistir. Obrigada!

Em resposta à Denizia Paula Vilela

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Concordo com suas palavras, Denizia, o evento como um todo e esta roda de conversas, de modo especial,  realmente nos acalma e faz muito bem. Trocar conhecimentos é uma forma de construir novas visões, trabalhos e pesquisas. Maravilhosas com essa escolha do tema.

Um abraço,

Gleuze

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Carina Coelho -

Boa noite, Denízia ,Jussara e demais participantes!

O relato representa a realidade da maioria dos professores da rede pública de Minas Gerais, precisamos reinventar e trazer a escola no ambiente virtual, como muito bem colocado por vocês, através de exercícios muito simples para não deixar de ter um contato professor-aluno a distância.  

Parabéns pelo trabalho!

Atenciosamente,

Carina de Almeida Coelho. 


Em resposta à Carina Coelho

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Fábio dos Santos Coradini -

Carina, bom dia.

Destaco em sua fala " ....  precisamos reinventar e trazer a escola no ambiente virtual.". Sim, precisamos e isso com a máxima urgência, pois a anos estamos desenvolvendo debates, teorias e lindas práticas isoladas frente as tecnologias educacionais, metodologias ativas, educação online e nos deparamos com uma situação que muitos educadores nunca sequer se preparam para transpor atividades presenciais para o digital. 

Precisamos de união nesse luta por uma educação igualitária, seja no presencial como no virtual. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Carina Coelho

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Com certeza, o reinventar tem feito parte do nosso dia a dia. No começo assustador. Mas agora, com o passar de praticamente um ano tem nos mostrado que somos capazes. E podemos fazer pela melhoria na educação. Cada um fazendo sua parte como pode.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Tamyres Cecilia Silva -

Estimados professores pesquisadores, parabéns pelo relato, foi muito bom ouvir vocês!

A ressignificação e reinvenção destacada pôde ser sentida e com certeza as dificuldades foram enormes e os desafios jamais deixarão de existir!
A preocupação de vocês foi o ponto de partida para que a igualdade encontrasse a oportunidade de nascer e se fazer possível.

Parabéns por repensarem seu fazer pedagógico, por pensarem nas possibilidades nos mínimos detalhes. Parabéns por participarem os pais e pensarem em estratégias que fizessem que os pais e familiares contribuíssem com esse processo.
Espero, assim como vocês, que um olhar diferenciado seja lançado à educação. Espero também, que as oportunidades sejam iguais para todos, que a tecnologia seja possível e acessível a todos e que todos vocês tenham força e amor para continuarem vencendo os desafios!
Grande abraço!


Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Fábio dos Santos Coradini -

Tamyres, bom dia. 

Seja bem-vinda e obrigado por apresentar as suas considerações. Muito pertinentes e importantes neste momento precisamos demais  ressignificar e reinventar, pois nunca foi tão importante sermos criativos. 

Obrigado pela participação. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Tielle Alves Souto -

Olá Tamyres, 

Obrigada por participar dessa discussão que realmente é muito necessária. Sabemos o quanto o ensino remoto foi um desafio para todos que estão envolvidos na educação. Professores tiveram que se reinventar para trazer um ensino-aprendizagem que comportasse às possibilidades dos seus alunos. Percalços no caminho sempre vão existir, mas com eles, teremos sempre profissionais que procuram o melhora a cada dia, e as dificuldades vão diminuindo. Essas dificuldades sempre vão existir, mas não sobrepõem a capacidade dos professores de se reinventar. 

Grande abraço. 

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Olá Tamires, suas falas só me faz acreditar ainda mais que estamos no caminho certo. E assim, nunca deixar de sonhar pela igualdade para todos. E em todos os sentidos. Enquanto isso não acontece, vamos caminhando perseverantes no nosso trabalho de alfabetizar e ensinar. Grata!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por David Viana Mota -
Relato bastante interessante, especialmente ao abordar as dificuldades enfrentadas (que também foram, infelizmente, enfrentadas por muitos outros professores, alunos e famílias) e as formas encontradas para lidar com essa situação excepcional. Parabéns pelo trabalho.
Em resposta à David Viana Mota

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Davi, obrigada pelas suas palavras. É saber que tem pessoas que também pensam assim que me motiva ainda mais.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Acredito que essa seara dos desafios durante e pós-pandemia adensarão à área com muitos trabalhos como o exposto por vocês. Coaduno com todo o texto e reitero uma preocupação no que tange o quão essa pandemia acentuará ainda mais as diferenças entre os estudantes brasileiros. Como já citado pelos diversos comentários, os alunos não estão tendo condições igualitárias para o desenvolvimento do ensino durante a pandemia. E claro, a educação pública é a que está mais sofrendo devido a todo um contexto histórico, como dificuldades de infraestrutura, recursos e alunos mais vulneráveis. Nessa linha, ainda faço uma segunda reflexão, a pandemia também está sendo um grande desafio para os professores. Dessa forma, acentua-se também as diferenças entre a classe docente e a exposição da falta de uma formação continuada significativa. Em suma, temos vários desafios. Entendo que é um período de muitas dificuldades, mas que pode significar um novo "marco" na educação.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Com certeza Alexsandro, a pandemia aflorou ainda mais o quanto as desigualdades no Brasil ainda são grandes em todos os sentidos. Costumo dizer que "estamos na mesma correnteza, mas...Em barcos diferentes". A qualificação tem que ser mesmo continua. Até porque também presenciei colegas de trabalho que  tiveram dificuldade em utilizar as tecnologias para ensinar. E isso precisa mudar. Pois mais do que nunca a tecnologia está ai em tudo a nossa volta. Mas não chegou a todos ainda e nem todos sabem utiliza-la.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, primeiramente, parabéns pelo relato tão importante e significativo nos dias atuais.

Vocês descobriram que a tecnologia pode complementar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem, sim, com certeza sim! A muitos anos já estudamos a respeito e sabemos que as tecnologias educacionais vieram para auxiliar o professor, porém este profissional precisa se especializar (acredito que já até era para estar especializado). Mas tudo bem, agora é correr contra o tempo, não podemos esquecer que vivemos em tempos diferentes, onde exigimos que o aluno busque o aprendizado, que ele seja autônomo (isto desde Paulo Freire é batido), mas o professor precisa também ser autônomo e ir buscar o conhecimento. Agora, eu pergunto como fazer para que a tecnologia seja acessível a toda a nossa população? 

Existem vários programas tipo: Internet para todos e porque não funcionam?? 

Detalhes esses programas existe a mais de uma década... de governos bem passados... e pq nunca funcionaram?? 

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Concordo plenamente com você Cíntia, e acabei de conversar sobre isso em um comentário a cima. O professor tem que estar em constante aprendizagem. Se não também fica defasado. E também me questiono muito. Os programas estão ai. Mas, porque será que nunca funcionam? Essa pergunta acredito que ainda não conseguiremos obter uma respostas, não é verdade?

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Josimar Gonçalves Ribeiro -

Boa noite, Denízia e Jussara!

Exposição de problemas existentes que com a pandemia se tornaram mais evidentes. Gostaríamos de nos deparar com outra realidade, pois a educação não é uma área atrativa para investimento conforme o pensamento de nossos governantes. Mesmo sabendo que o desenvolvimento de um país perpassa pela educação. 

Como vocês fizeram para os alunos pensarem que o WhatsApp também poderia ser uma ferramenta para o ensino e aprendizagem? 

O que vocês fariam diferente, se replicassem essa prática novamente?

Que vocês continuem buscando outras fomas para o desenvolvimento dos alunos.

Abraço

Josimar

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Veronica Cunha Barcellos -

Parabéns pelo trabalho! Como gestora de uma escola pública no RS, me identifiquei muito com o que foi relatado neste trabalho.

Em resposta à Veronica Cunha Barcellos

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Veronica, 

Essa troca de experiências e conhecimento muitas vezes nos faz respirar mais fundo e pensar: não estou sozinho nisso! Creio que a maioria dos professores que leram relatos como o da Jussara e Denízia se identificam com muitas questões apontadas. 

Obrigada por suas considerações!!

Abraços

Em resposta à Veronica Cunha Barcellos

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Olá Verônica, obrigada! Se nós professores já ficamos tão angustiados. Imagine você a frente de uma escola e sabemos que sem poder mudar muita coisa. Mas pensamentos positivos, vamos conseguir, pelas nossas crianças. Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Fábio dos Santos Coradini -

Boa Tarde a todos,

Que ambiência formativa, praticada e vivenciada mais linda estamos construindo neste espaço digital.

Parabéns a todos que estão contribuindo com essa produção de conhecimento.

E quais as possibilidades e desafios do Ensino Remoto?

Gostaria de deixar aqui indicada a seguinte notícia publicada pela Revista Docência e Cibercultura da Professora Dra Edmea Santos que retrata muito bem estas questões perante o Ensino Remoto:

Notícias: EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho...

Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119

Abraços,

Fábio Coradini

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -

Boa Tarde Denizia e Jussara, parabenizo a todos os professores que mesmo durante a pandemia e enfrentando tantas dificuldades se dedicaram a passar os conteúdos e se preocuparam com a real aprendizagem de seus alunos.

O ensino remoto acabou deixando mais a mostra como é a desigualdade social em nosso pais aonde muitas crianças foram prejudicadas por não terem como acompanhar as aulas remotas de maneira presencial por não possuírem a tecnologias necessárias para isto, fico feliz em saber que a educação conseguiu se reestruturar e os alunos conseguiram aprender de outras formas. 

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Denizia Paula Vilela -

Ana Eduarda, aos pouquinhos acredito que a pandemia fez isso com a gente. Se reinventar. Os nossos alunos também precisam!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Sara Castro -

Olá professoras Denízia e Jussara,

o relato de vocês é muito significativo para entendermos as verdadeiras realidades dos professores nessa pandemia. Muitos acreditam que estão em constantes férias. mas não! Assim como todos os outros, esses profissionais foram pegos de surpresa e sem amparo algum, porém se desdobram e buscam se reinventar dia a dia de diferentes maneiras para alcançar os seus alunos, principalmente os que estão em situação de maior vulnerabilidade. 

Grata por ouvir relatos de professoras tão resilientes!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite.

Sou Professora. Estou também afetada pelas condições impostas pela pandemia. Esse contexto incerto, de dores, descobertas e (Des)construções, apresentou um retrato da falta de investimento na Educação Brasileira, além disso, nos convidou a refletir que podemos e devemos (Re)inventar o ensino.

Parabéns pelo trabalho.


Ana Maria Anunciação da Silva.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Marjorie Machado -

Bom dia, Denizia e Jussara. Inicialmente quero registrar aqui minha admiração, respeito e gratidão ao trabalho dos professores brasileiros. E diariamente a educação se confirma como o caminho possível para fortalecermos o que há de humano na humanidade, as possibilidades de um mundo melhor.

Gostaria de poder ler de vocês acerca de uma curiosidade que me ronda: quais foram as estratégias que puderam propor aos alunos de inclusão em tempos pandêmicos?

Abraços, parabéns pelo trabalho e por se proporem a participar desse importante espaço de trocas.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Fernanda de Oliveira Carvalho -
Muito obrigada por compartilharem suas experiências conosco. Sempre parece que nós temos dimensão do que de fato tem acontecido durante esse período de ensino remoto, mas quando ouvimos os relatos de professoras e professores dos mais diversos lugares percebemos como as questões são bem mais profundas e complexas. 

Em especial em relação ao acesso de estudantes e educadoras às tecnologias necessárias para dar suporte ao ensino remoto, gostaria de saber qual foi a atitude tomada pela prefeitura da cidade de Lavras e também da Secretarias Municipal e Estadual de educação. Houve suporte financeiro ou material para o desenvolvimento das atividades? Sei que há os PETS e também os programas da Rede Minas, mas e para além disso, qual suporte foi (ou não) fornecido?

Mais uma vez obrigada pelo relato!
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Ana Clara Vital da Silva -

Olá, boa tarde! 

Concordo com a questão de não ter tido um tempo para que os professores se adaptassem a nova realidade, inclusive, foi um grande susto para todos que precisaram se reinventar da noite para o dia. 

Ressignificar a educação foi e é algo que está acontecendo todos os dias durante a pandemia, pois muitos ainda não conseguiram se adaptar a nova realidade. 

Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Edilma Dias de Lima -

O papel de liderança é, muitas vezes, desesperador. Ele nos coloca como principal responsável por pensar em saída responsáveis, mesmo quando todo o grupo reconhece que a situação é extremamente desafiadora. Acreditar que o ensino remoto poderia dar certo e convencer nossos professores dessa ideia, não é uma tarefa fácil. Denízia e Jussara, orgulho em saber que tem gestoras como vocês que acreditam e lutam pela educação.

Em resposta à Edilma Dias de Lima

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde Edimar, 

Obrigada por trazer sua vivência sobre a temática. Realmente não deve ser fácil, diante de tantos impasses, convencer professores de que o ensino remoto é possível. Sei que deve ter sido muito difícil desenvolver com eles, formas de trazer o ensino de qualidade para todos. 

Um grande abraço

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Ederson Cordeiro -

Oferecer melhorias na educação demanda o que estamos fazendo aqui, aprendizagens colaborativas.

Na atualidade os meios de formação tem melhorado suas formas de abordar contextos e trazer os participantes aos desafios, mas ainda impera a resistência de tentar a travessia nas possibilidades com os alunos e não para os alunos.

Parabéns a todos!!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond -

Professoras , Jussara e Denízia 


Obrigada pelo relato! 

Sou estudante de pedagogia atualmente e cursei história já fazem 10 anos mas não atuo em sala de aula. Sou servidora administrativa da educação. Tenho muita esperança em voltar para a sala de aula e o relato de vocês assim como vários outros que tenho acompanhado aqui traz força e coragem para continuarmos acreditando na educação! Principalmente na educação que se preocupe  com os menos favorecidos e tenta colocar os alunos como protagonistas mesmo com todas as dificuldades de educação remota. Obrigada pelas contribuições! 

Em resposta à Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde Gabriela,

Obrigada por trazer seu relato e ter um olhar sensível sobre a docência. Realmente, não é fácil desenvolver um ensino que atenda a todos e que seja desenvolvido para que o aluno se torne um protagonista de todo processo. Para tanto, vejo que momentos como esse nos permitem conhecer outras práticas, e percebermos o quanto é possível sim, mesmo diante de tantas adversidades.

Um grande abraço

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Maisa Cristina Santos -

Olá Denízia e Jussara pelo relato! Em tempos como os atuais é sempre bom poder trocar experiências, pois assim podemos ressignificar as nossas metodologias! Já participei de outros UEaDSL e sempre são um possibilidade muito rica de aprendermos com  nossos colegas e com os trabalhos que desenvolvem em suas instituições. 

Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde Maisa, 

Obrigada pelas suas contribuições. Creio que essa troca de saberes nos faz ter uma esperança da prática mais possível, do quanto não estamos sozinhos na angustias e nos desafios. Todos professores tiveram que se reinventar para trazer o conhecimento aos alunos de forma significativa e possível, mas não é fácil quando pensamos nas barreiras para que isso ocorra, pois não estamos falando apenas da formação desse professor, mas das limitações que existem no sistema e das dificuldades enfrentadas pelos alunos e seus familiares. 

Um grande abraço

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, professoras!

O relato de vocês evidencia como as barreiras educacionais são, muitas vezes, oriundas dos problemas sociais. Encontrar um caminho significativo para o ensino e aprendizagem em meio a um número alto de diferenças e demandas, de fato, é um desafio. 

Parabéns por compartilhar as reflexões de vocês!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -
Boa tarde.
Ensino Remoto de Emergência (ERE – que é diferente do Ensino a Distância, ou EaD), tornando-se a principal forma de as instituições escolares continuarem a cumprir seu papel de educar os estudantes. Neste contexto, os desafios e dificuldades enfrentados diariamente por professores, alunos e famílias, são inúmeros. Nenhum desses agentes educativos esperava utilizar o Ensino Remoto de Emergência em seu cotidiano.

Podemos destacar: 

  •  Comunicação:   
  • Cultura digital: 
  • Empatia e cooperação:  
  • Responsabilidade e cidadania: 

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Pâmella Karine Vecchi Moreira -

Bom dia a todos,

Muito relevante a fala e as inquietações. O tempo é de aprendizagem e superação. As dificuldades são grandes, mas as possibilidades também. O professor é convidado a repensar sua prática e se reinventar...e o aluno também é convidado a avançar na maturidade e protagonismo.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Gislaine José torres soares -

Professoras,

Denízia Paula Vilela e Jussara Elizandra Braz 

Realmente esse relato nos toca de uma forma muito significante, estamos passando por um momento muito desafiador, e a tecnologia veio para somar de forma positiva a nos aproximarmos uns dos outros nesse distanciamento que precisamos ter, assim como levar o conhecimento até as casas dos alunos. Infelizmente mesmo com o auxilio dessa tecnologia a situação ainda é preocupante, pois as diferenças sociais muitas vezes não deixam esse ensino chegar de forma igualitária a todos, uma vez que nem todos os alunos possuem o acesso ou um acesso de qualidade. Porém fico feliz ao ver como os professores estão se dedicando nesse período de pandemia e fazendo o máximo para que o conhecimento continue alcançando pessoas.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Veronica Cunha Barcellos -

Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber que estratégias vocês utilizaram para atingir os alunos sem acesso a internet?

Obrigada!

Em resposta à Veronica Cunha Barcellos

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Pâmella Karine Vecchi Moreira -

Realmente, a grande questão é alcançar os alunos que não possuem acesso. Como não permitir que fiquem cada vez mais excluidos de uma educação de qualidade?

A globalização, os avanços tecnológicos não são sinônimos de igualdade, mas podem contribuir ainda mais para a segregação e exclusão social.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Lohaine Miguez Martins -

Parabéns pelo trabalho e pelo compartilhamento da experiência, algo imprescindível nesse cenário tão novo para todos. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Denízia Paula Vilela & Jussara Elizandra Braz

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle (Coordenadora de mesa)