WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1.
Ana Nelly Moura Santos
Profa Efetiva nas redes Municipal e Estadual no município de Congonhas/MG
RESUMO
A Educação remota, como uma medida emergencial, originou uma mudança inesperada na rotina escolar, obrigando gestores, professores, alunos e comunidade a modificarem suas concepções sobre o modelo de ensino que, até então, vinha sendo desenvolvido de forma presencial. No podcast ao qual esse resumo faz referência, discorro sobre a utilização do whatsapp, um popular aplicativo de mensagens, como caminho para viabilizar o ensino nas aulas remotas. O referente recurso foi utilizado em turmas de 4˚ e 5 ̊ anos do ensino fundamental I, e as aulas aconteceram por meio de grupos elaborados de acordo com a turma, nos quais o professor de Educação Física, assim como os demais, fica online, seguindo os horários que eram utilizados no ensino presencial. Os estudantes acompanham as aulas tendo como direcionamento, uma apostila de atividades elaboradas pelos professores da Rede Municipal de Ensino, a qual é disponibilizada mensalmente para os alunos. No entanto, o grande desafio dessa proposta é conseguir desenvolver atividades dinâmicas, com materiais alternativos e acesso limitado à internet, uma vez que um número significativo de alunos possui apenas os dados móveis do celular para acessar os conteúdos das aulas. Além disso, o fato de serem crianças e não terem celular próprio faz com que o acesso às atividades se dê, exclusivamente fora do horário, pois utilizam o celular do seu responsável, que no período das aulas, geralmente, está fora de casa trabalhando. Concomitantemente às questões citadas anteriormente, o professor ainda utiliza de recursos próprios para pesquisar e aprender a utilizar ferramentas online que facilitem a visualização e compreensão dos conteúdos pelos discentes. Essas ferramentas auxiliam na elaboração de videoaulas tanto para explicar quanto corrigir as atividades. No que se refere aos alunos, a participação ativa da família sempre foi fundamental durante todo o processo educativo, mas, nesse momento de aulas remotas, o papel da família tornou-se ainda mais indispensável, pois cabe aos responsáveis auxiliar na realização das atividades e na devolução para o professor, que também é feita por meio de fotos, vídeos e registros escritos. Portanto, fica exposto que o whatsapp não é a ferramenta ideal para as aulas remotas, mas tornou possível o contato e o acesso à grande maioria dos alunos durante esse período.
Palavras-chave:Educação Física, Whatsapp, Ensino, Aulas remotas.
Coordenadora da mesa: Profa Ana Cristina Fricke Matte e Luana Oliveira