WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 78

 

 

WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1.

Ana Nelly Moura Santos

Profa Efetiva nas redes Municipal e Estadual no município de Congonhas/MG 

RESUMO

A Educação remota, como uma medida emergencial, originou uma mudança inesperada na rotina escolar, obrigando gestores, professores, alunos e comunidade a modificarem suas concepções sobre o modelo de ensino que, até então, vinha sendo desenvolvido de forma presencial. No podcast ao qual esse resumo faz referência, discorro sobre a utilização do whatsapp, um popular aplicativo de mensagens, como caminho para viabilizar o ensino nas aulas remotas. O referente recurso foi utilizado em turmas de 4˚ e 5 ̊ anos do ensino fundamental I, e as aulas aconteceram por meio de grupos elaborados de acordo com a turma, nos quais o professor de Educação Física, assim como os demais, fica online, seguindo os horários que eram utilizados no ensino presencial. Os estudantes acompanham as aulas tendo como direcionamento, uma apostila de atividades elaboradas pelos professores da Rede Municipal de Ensino, a qual é disponibilizada mensalmente para os alunos. No entanto, o grande desafio dessa proposta é conseguir desenvolver atividades dinâmicas, com materiais alternativos e acesso limitado à internet, uma vez que um número significativo de alunos possui apenas os dados móveis do celular para acessar os conteúdos das aulas. Além disso, o fato de serem crianças e não terem celular próprio faz com que o acesso às atividades se dê, exclusivamente fora do horário, pois utilizam o celular do seu responsável, que no período das aulas, geralmente, está fora de casa trabalhando. Concomitantemente às questões citadas anteriormente, o professor ainda utiliza de recursos próprios para pesquisar e aprender a utilizar ferramentas online que facilitem a visualização e compreensão dos conteúdos pelos discentes. Essas ferramentas auxiliam na elaboração de videoaulas tanto para explicar quanto corrigir as atividades. No que se refere aos alunos, a participação ativa da família sempre foi fundamental durante todo o processo educativo, mas, nesse momento de aulas remotas, o papel da família tornou-se ainda mais indispensável, pois cabe aos responsáveis auxiliar na realização das atividades e na devolução para o professor, que também é feita por meio de fotos, vídeos e registros escritos. Portanto, fica exposto que o whatsapp não é a ferramenta ideal para as aulas remotas, mas tornou possível o contato e o acesso à grande maioria dos alunos durante esse período.

Palavras-chave:Educação Física, Whatsapp, Ensino, Aulas remotas.

 

 Coordenadora da mesa: Profa Ana Cristina Fricke Matte e Luana Oliveira

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Autoria: Ana Nelly Moura Santos

por Silvane Gomes -

Caríssima professora Ana,

Seja bem-vinda a esta edição do Congresso UEaDSL. Quero parabenizar a você por seu relato de experiência. É muito importante, professores registrarem suas impressões práticas, pois acredito que tais relatos além de apontar inqueitações que podem se transformar em pesquisas acadêmicas, podem tornarem-se livros de coletâneas mas, acima de tudo, podem nortear estratégias para aulas mais assertivas, em que tanto o professor quanto o aluno tenham prazer no duo ensinar  x aprender.

O relato aqui apresentado é um incentivo a outros professores à experimentação dos vários aplicativos (nem sempre 100% disponíveis nas mãos dos alunos) em propostas bem sucedidas de aulas. 

Parabéns e obrigada por estar aqui compartilhando-a conosco!

Aproveito para perguntar: O que foi mais desafiador na instituição do Ensino Remoto para você e colegas, na instituição em que trabalha? E quais aprendizados foram relevantes para seu aperfeiçoamento enquanto formação continuada para o uso deste e de outras ferramentas que certamente fez uso neste 01 ano de pandemia? 

Convido os participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fóruns.

Ótimo evento a todos! 

Em resposta à Silvane Gomes

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Autoria: Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Olá, Silvane! Agradeço a acolhida e a oportunidade de compartilhar um pouco da minha vivência.

São inúmeros os desafios que estamos enfrentando nesse período, como a falta de familiaridade dos professores com a tecnologia, uso de ferramentas até então desconhecidas pela maioria, cujo aprendizado demandou tempo e recursos próprios, ansiedade e angústia  perante a necessidade de se expor em gravações de  áudios e vídeos, e também a insatisfação e preocupação dos pais em relação ao aprendizado e acompanhamento das crianças e jovem em casa. No entanto, mesmo perante a todas as dificuldades mencionadas,  acredito que a maior delas seja a falta de acessibilidade para os alunos. 

Estamos nos reinventando, pesquisando, aprendendo, enfrentando nossas angústias e criando maneiras de produzir conteúdos que amenizem o pacto negativo na aprendizagem dos alunos nesse período, mas a grande maioria não está tendo acesso à eles. 

Em resposta à Ana Nelly Santos

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Autoria: Ana Nelly Moura Santos

por Silvane Gomes -

Ana, 

somos nós que agradecemos sua presença por aqui! É sempre bem-vinda, volte em outras edições!

Concordo muito com você em suas colocações mas, tenho uma inquietação: sou professora de Língua Portuguesa e, vivi e vivencio todos os desafios que você apontou mas, e o professor de Educação Física???

Como foi para você essa reivenção?

 

Abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Autoria: Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -
Em minhas vivências enquanto professora de Educação Física, sempre precisei adaptar minhas atividades pela falta de recursos materiais e infraestrutura. Com o ensino remoto, adaptar atividades aos recursos que os alunos tem em casa, foi ainda mais desafiador. Precisamos pensar em atividades que os alunos pudessem realizar individualmente ou em duplas, pois muitos não tem com quem praticar em casa, a não ser o responsável ou um irmão, e também em como manter os alunos motivados à realizar as atividades sem interagir com colegas, algo fundamental nessa disciplina.

Além disso, enfrentei (e enfrento) alguns problemas com os pais e/ou responsáveis para realizar as atividades com as crianças, pois infelizmente, a Educação Física ainda não é vista como uma disciplina fundamental tanto quanto o Português, por exemplo. 

Os alunos recebem, mensalmente, uma apostila que também conta com atividades de Educação Física para serem realizadas em casa, mas apenas ler o conteúdo não é suficiente para motivá-los, eles precisam visualizar, sentir e trocar experiências para tornar a vivência de um jogo, por exemplo, mais animadora e significativa. Logo, é indispensável o uso de imagens, vídeos, desafios e momentos de troca com o professor para que uma prática relevante aconteça. 


Em resposta à Ana Nelly Santos

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Autoria: Ana Nelly Moura Santos

por Silvane Gomes -

Nossa, Ana, eu me inquietei desde o começo dos trabalhos remotos pois, já é um desafio trabalhar conteúdos densos e que a escola, a família e a sociedade considera, imaginei com seria laborioso para as disciplinas de Arte, Ensino Religioso e Educação Física!!!

Em minha escola, no segmento que atendo, propus atividades interdisciplinares que envolvem esses conteúdos e, propomos as entregas casadas, para "oportunizar" (cá entre nós, você sabe que a palavra não é esta, neh!) as entregas e proporcionar maior comprometimento dos alunos.

Parabéns por seu trabalho!

Obrigada por estar aqui, trazendo esta rica discussão e, te esperamos nas próximas edições!

 

Abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Autoria: Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Quanto a formação continuada, na rede municipal na qual trabalho, muitas ferramentas( aplicativos, sites, vídeos...) foram encaminhados aos professores como sugestão, ficando a cargo do professor pesquisar e aprender a utilizá-las recorrendo  a tutoriais no YouTube, por exemplo.  No início do ano letivo de 2021, tivemos um momento de acolhimento online com algumas palestras sobre a necessidade do uso das tecnologias no ensino remoto e também foi disponibilizado o acesso a algumas plataformas de cursos online, cuja escolha ficou a cargo do professor. Os cursos que escolhi possibilitaram um outro olhar para as tecnologias na sala de aula, mas não me oportunizaram aprender como aplicá-la na prática. 

Nesse período atípico que estamos vivendo, fica ainda mais claro a necessidade de estarmos sempre aprendendo e buscando novas possibilidades de utilizar as tecnologias na sala de aula, porém, fica claro também que necessitamos de um direcionamento específico e uma estrutura  funcional para podermos aplicá-las na prática.

Em resposta à Silvane Gomes

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - Autoria: Ana Nelly Moura Santos

por Pâmella Karine Vecchi Moreira -

A pandemia nos tirou da zona de conforto e nos obrigou a repensar nossas práticas. Além disso, a desigualdade social se refletiu diretamente na desigualdade de acesso dos alunos em relação aos equipamentos eletrônicos e internet de qualidade.

O uso do whatsapp passou a ser uma das ferramentas mais eficientes para atingir os alunos, uma vez que a maioria dos celulares já possui o aplicativo instalado.

Vários cursos, lives, debates estão acontecendo virtualmente desde o início da pandemia e são extremamente produtivos para a troca de experiências e atualização dos nossos conhecimentos, quanto educadores.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Que relato inspirador, motivador e desafiador. A Educação Física nesse momento de pandemia é um diferencial para a qualidade de vida em todos os âmbitos. Ouvir o seu relato me trouxe leveza diante de suas estratégias e também angustias perante a tantas dificuldades, mas que sabiamente você soube lidar. 

Parabéns!!

Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Gleuze!

Muito obrigada pelo comentário atencioso. É isso, estamos enfrentando desafios e criando oportunidades, mas sigamos em frente. Sempre!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Luana Batista de Oliveira -

Estimada professora Ana Nelly Moura Santos, seja bem vinda a esta edição do UEADSL. 

Obrigada por partilhar conosco o relato de experiência. Com a pandemia de Covid-19 e o ensino remoto emergencial nas escolas do país, tornou-se ainda mais nítida as desigualdades de acesso ao ensino. Nesse sentido, um grande desafio é possibilitar atividades acessíveis, em um contexto no qual educandos carecem de dispositivos, internet e até mesmo um ambiente adequado para o estudo.  E  a sua vivência nos proporciona caminhos e sugestões de como tornar as atividades acessíveis, além de ressaltar a importância de cativar os alunos, pois o abandono escolar também é outra realidade nesse contexto. 

Fico extremamente feliz que os educadores estejam se reinventando e procurando formas de cativar os estudantes.

 

Gostaria que você nos contasse também como estão sendo as atividades práticas, já que o isolamento social e as medidas de proteção tornaram inviável o futebol de rua, a queimada e o esporte de modo geral, seja na escola ou no bairro. 

 

Mais uma vez, obrigada por seu relato ! 

Convido a todos a compartilharem experiências, pois contribuem para a prática pedagógica de muitos educadores.  

 

Em resposta à Luana Batista de Oliveira

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Luana!

Geralmente pensamos atividades que possam ser realizadas em forma de desafios individuais ou em duplas, para que os alunos possam realizar com os irmãos (caso tenham), ou com um responsável em algum momento do dia.

Nas atividades individuais, procuramos colocar metas e níveis de dificuldades diferentes para que os alunos se sintam motivamos em realizá-las. Eles também são incentivados a conversar conosco, enviar vídeos, fotos, através de mensagem no whatsapp, sobre as conquistas e dificuldades enfrentas durante a prática.

Se pensamos uma atividade que eles vão precisar de uma bola, não podemos considerar que todos tenham bola em casa, logo, enviamos um tutorial de como fazer uma bola utilizando meia e sacola, por exemplo. Procuramos estar atentos para  pensar em atividades que não precise material ou que use os materiais que os alunos tem em casa.

Posso te mandar um vídeo de alguma aula minha para esclarecer melhor, se você quiser.

Abraços!


Em resposta à Ana Nelly Santos

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Luana Batista de Oliveira -

Obrigada pelo retorno !

Irei compartilhar as suas experiências com meus amigos educadores da área de Educação Física.  E ótima pontuação acerca dos materiais, é muito importante se atentar a essas questões.  São desafios que  devemos refletir quando propormos as atividades. 

Mais uma vez, muito obrigada. 

Anoitei as suas sugestões e irei repassá-las. 

Abraços, aqui de Minas! 

Luana.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Carina Coelho -


Boa noite, Ana e demais participantes!

Parabéns pelo trabalho! 

Também sou professora da rede pública de ensino, mas dou aula nos anos finais do fundamental e ensino médio. Na minha escola, no ano passado, também escolhemos o WhatsApp  pela facilidade de acesso de alguns estudantes; contudo, como muito bem falado por você, não por todos, pois não são todos discentes que tem acesso. Tentamos trazer um pouco a escola na casa deles, porém nada substituiu o ensino presencial, a interação/ socialização e a troca de conhecimentos dentro de sala de aula.

Atenciosamente,

Carina de Almeida Coelho.

Em resposta à Carina Coelho

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Carina!

Exatamente! Nada substitui o ensino presencial, mas sigamos tentando amenizar os impactos negativos que essa mudança abrupta tem causando no ensino, principalmente nas escolas públicas. 

Abraços.

Em resposta à Carina Coelho

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Gislaine José torres soares -

Carina,

Realmente nada substitui o presencial, acredito que mesmo com todas as adaptações, todos nós estamos ansiosos pelo momento em voltaremos a ter o contato seguro. Mas enquanto aguardamos é favorável utilizar essas ferramentas como auxílio na aprendizagem.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -

Boa noite,

Parabéns pelo o seu relato é muito importante para todos esse tipo de relato você esta de parabéns.

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Bom dia!

Obrigada, é sempre válido termos momentos como esse para nos apoiarmos compartilhando experiências, angústias e aprendizado.

Abraços.

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Emiliane!

Obrigada pelo comentário. Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Tielle Alves Souto -

Boa noite a todos, 

Muito obrigada Ana Nelly por trazer um pouco do seu trabalho e compartilhar seu trabalho e conhecimentos.

Compartilho das mesmas angustias a qual você relata. Estou dando aula de Educação física para turmas do 9º ano. Inicialmente, o grande desafio seria: como desenvolver aulas atrativas, com conteúdo bem elaborado, sem poder usar vídeos e outros recursos que poderiam gastar os dados móveis dos alunos? 

O primeiro recurso que está a disposição de quase todos os alunos é o whatsapp. É através deve que ocorre a maioria das trocas de conhecimento, dúvidas e recados. Mas senti que precisava ter uma aproximação com as turmas. Então combinamos uma aula (mais breve) por semana pelo google meet, e durante essas aulas, eu faço quiz e outras dinâmicas pela plataforma Mentimeter. É muito produtivo e os alunos se sentem motivados a responderem as questões e se expressarem através de perguntas feitas pela plataforma. Estamos constantemente desafiados a reinventar, a modificar e adaptar nossas metodologias de ensino, mas não é fácil, e precisamos de relatos e essa troca para conhecermos cada vez mais o que é possível e o que está sendo feito "no chão virtual da escola". 

Um grande abraço, 

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Olá Tielle!

Obrigada por relatar um pouca da sua vivência também. O google meet é realmente uma excelente ferramenta, mas como meus alunos são crianças e a grande maioria não tem celular próprio, eles precisam acompanhar as aulas no horário que os pais estão em casa, isso limita a participação deles em videoconferências. Mas sinto que preciso realmente pensar em uma estratégia para me aproximar ainda mais deles, assim como você tem feito. 

Abraços.


Em resposta à Ana Nelly Santos

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Tielle Alves Souto -

Bom dia Ana Nelly, 

Assim como você descreveu, são contextos diferentes. Seus alunos precisam do acompanhamento dos pais e outros fatores, e essas questões limitam muito o uso do google meet. Não sei se conseguirei seguir com uma aula por semana no meet, mas senti essa necessidade agora no início para conhecer melhor os alunos. Mas o whatsapp ainda continua sendo uma ferramenta muito viável e de melhor alcance de todos. Temos muitos desafios a percorrer nessa luta por um ensino mais significativo e diversificado nas aulas remotas. Mas já estou aprendendo muito  nas discussões aqui do congresso e na troca de experiências com colegas de profissão. 

Um grande abraço. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ederson Cordeiro -

Ótima proposta. Poderiam dizer quais retornos positivos e negativos de educar corpo e mente por esta atividade?

Como a escola reorganizou-se para critérios de avaliação?

Vamos juntos...

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Olá, Ederson!

Acredito que nas condições que estamos, aprender novas ferramentas de ensino e ter uma aproximação com a tecnologia utilizada a favor da aprendizagem, são pontos positivos, pois tenho conhecido possibilidades de diversificar  minhas aulas quando retornarmos no ensino presencial. Um exemplo é a utilização de games.

Um ponto negativo é justamente não consegui avaliar pelos critérios e objetivos específicos de cada conteúdo. Na Educação Física, principalmente, em que a observação (olhar) na evolução do aluno é imprescindível, avaliar ficou ainda mais distante.

Nesse período a avaliação está muito relacionada a participação dos alunos nos grupos e a devolução das atividades. Porém, ainda há um número significativo de crianças que não interagem no whatsapp, mas entregam na escola as atividades feitas na apostila. 

Acredito que um dos problemas nesse período seja justamente "Como avaliar?", quais critérios seguir e por quê. Talvez seja algo que consigamos pensar melhor esse ano.




Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Adriana Oliveira Costa -

Primeiramente gostaria de parabenizar a autora, não sou docente ainda, porém achei bastante relevante o relato, estou muito contente com essa troca de experiencia.

Em resposta à Adriana Oliveira Costa

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Ei Adriana!

Esses momentos de troca são valiosos para todos nós. Desejo-lhe um futuro, como docente, motivador e empolgante.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por David Viana Mota -
Muito interessante e enriquecedor esse relato. Realmente o whatsapp pode ser visto como uma alternativa bastante útil e acessível, especialmente quando comparado a outros aplicativos que tem mais pré-requisitos. Parabéns pelo trabalho.
Em resposta à David Viana Mota

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Obrigada pelo comentário atencioso, David. Sigamos aprendendo juntos.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Luana Manhente de Almeida -

Muito interessante e pertinente este tema para o atual momento! De fato, o Whatsapp não é o melhor recurso para uma educação remota, mas facilita bastante a comunicação e troca de materiais com os educandos e seus responsáveis para que as aulas e atividades possam ocorrer. Além de tornar um pouco mais "universal" o acesso, já que a imensa maioria o utiliza. Ainda mais aulas de Educação Física, como realizá-las remotamente? Realmente são desafios enfrentados todos os dias. Parabéns pelo trabalho!

Em resposta à Luana Manhente de Almeida

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Luana!

Obrigada pelo comentário. Realmente temos enfrentado muitos desafios nesse período, mas estamos aprendendo e crescendo também.

Abraços! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Josimar Gonçalves Ribeiro -

Olá, Ana Nelly!

Muito interessante seu trabalho. Imagino como deve ter sido desafiadora a prática que desenvolveu. Porém, penso que a atividade proposta proporcionou sensação de bem estar,  sentimento necessário  em tempo de pandemia. 

Gostaria de parabenizá-la.

Abraço

Josimar

Em resposta à Josimar Gonçalves Ribeiro

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Josimar!

Muito obrigada pelo comentário atencioso. 

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns a autora pelo trabalho. Lendo o título fiquei pensando como utilizar o whatssap como ferramenta pedagógica para uma turma de ensino fundamental I. Sabemos o tão quanto é dispersivo os celulares, o quanto os alunos se distraem com outros aplicativos que lhe chamam mais atenção, o que foi comprovado ao final do trabalho, uma vez que a autora não teve êxito em sua empreitada. Entretanto, há um outro viés que podemos abordar por meio desse trabalho, uma vez que a autora mobilizou a socialização entre os alunos, além de promover a interação familiar. Entendo que toda forma de atividade inovadora é válida, claro que ela terá seus prós e contras, mas isso será uma constante pós-pandemia, sabemos que no retorno às aulas os professores terão que se inovar, e o professor que não se adaptar as novas realidades, ainda mais incluindo ferramentas da Tecnologia e Informação, serão engolidos pela concorrência. Dessa forma, parabéns pela tentativa....


Abs

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Alexsandro!

Obrigada pelo comentário. 

Abraço! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa tarde!!

Parabéns pelo trabalho!

Primeiramente, como foi feita a avaliação deste tipo de atividade?

Esta atividade foi realmente proveitosa para os alunos?

Visto que eles são alunos pequenos, necessitou da ajuda dos pais, concordo que a família é importante em todo o processo educativo, porém,  o que os pais acharam desse processo de auxiliar na construção da atividade?? Foi verificado o aluno que não contou com essa ajuda?  

Abraço

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Cíntia,

Uma das grandes lacunas deste trabalho, tanto no relato quanto no que foi desenvolvido via whatsapp, foi a avaliação, que ficou restrita ao envolvimento dos alunos nas atividades propostas, á devolutiva das atividades via whatsapp (vídeos, áudios, fotos) e também ao registro na apostila que era entregue mensalmente. O acompanhamento na evolução da aprendizagem dos alunos não se deu de maneira adequada, infelizmente. Avaliar de forma realista, coesa e significativa para os discentes já era um desafio no ensino presencial e agora tornou ainda maior. Essa é uma questão que vem sendo amplamente discutida para que possa ser resolvida ( ou ao menos amenizada) esse ano, mas ainda está tudo muito incerto. O fato é que algo além do contato via whatsapp precisa ser feito, como uma plataforma por exemplo, mas que atenda a todos os alunos. Enquanto isso não acontece, ainda vejo esse aplicativo como uma forma de estar conectada as crianças, mesmo com todas as suas falhas.

Em relação às famílias, estão todos muito cansados, mas também preocupados com os filhos, por isso vejo esforços dos responsáveis em tentar auxiliá-los da melhor maneira, mas é claro que isso não pode se estender por muito mais tempo. 

Nos vídeos que eu recebia, ficava claro que os alunos queriam fazer a atividade e encaminhar para mim, mas faziam isso muitas vezes sozinhos (4º e 5º anos), eu via pelas gravações que o celular estava apoiado em algum lugar. Quando os pais acompanhavam na atividade, eles pareciam envolvidos e felizes em ver os filhos sorrindo em um momento mais lúdico, mas esses eram poucos.

Os alunos que não tinham nenhum apoio, nem mesmo para buscar a apostila na escola, eram os que não devolviam nada, mesmo a escola entrando em contando frequentemente e até fazendo visitas domiciliar para entrega. Mas também não podemos culpá-los, para eles também é muito complicado.

Sobre os alunos que não tinham acesso ao whatsapp, tínhamos o registro de todos eles e infelizmente, o acesso as atividades ficou restrito a apostila.  

Espero ter esclarecido, Cíntia.

Muito obrigada pela pergunta, provocou-me intensamente. Há muito a ser feito.

Abraços.



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Maisa Cristina Santos -

Olá Ana! Parabéns pelo trabalho e dedicação em suas aulas

Tenho alguns colegas da área de educação física e o que vejo por alguns é um certo grau de frustração, pois acham que estão fazendo aquém do que seria adequado, quando na verdade, os meios e possibilidades dos discentes são muito desiguais. Fora os conteúdos teóricos, a aula de educação física tem a questão prática, que em tempos de isolamento como o presente, são imprescindíveis. Para os docentes da área, realmente não é uma tarefa fácil.

Quanto as aulas pelo Google Meet, percebi a sua afirmação acompanhado uma aula de meu filho, no qual apenas cinco alunos de uma sala de quarenta se faziam presentes. Por esse motivo, era muito comum que a grande maioria dos professores ministrassem suas aulas dentro dos moldes por você apresentado, via WhatsApp.

A sua preocupação com a dinamicidade e consumo de dados, demonstra o quanto dos docentes tiveram que se reconstruir para alcançar seus alunos. Aprendemos a duras custas que apesar do número significativo de pessoas com celular, isso não é sinônimo de qualidade de internet. Já vi de tudo, desde aluno que ficou sem acessar a internet, pois teve que ajudar o pai na roça, ao aluno cujo pai ficou desempregado na pandemia e não pôde pagar a internet.


Em resposta à Maisa Cristina Santos

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Maisa!

Muito obrigada pelo seu relato. É isso mesmo, são tempos desafiadores que escancararam as desigualdades sociais. Estamos cheios de angústias e frustrações, mas estamos tentado fazer algo. Meu relato apenas mostra um tentativa (longe da ideal) de chegar aos alunos em meio a tantos obstáculos. Continuamos na luta.

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Eduarda Wisniewski Jabs -

Ola Ana Nely, queria parabeniza-la pela disposição e preocupação com seus alunos, de mandar vídeos para seus alunos realizarem as atividades físicas e não os deixar parados mesmo que estejam em casa, e da sua preocupação de mandar vídeos não muito longo para eles não gastarem toda sua internet para os baixar e ficar assim impossibilitados de verem as aulas. Parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar esta bela experiência conosco.

Em resposta à Ana Eduarda Wisniewski Jabs

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Ana Eduarda!

Muito obrigada pelo seu comentário. Na verdade, eu que devo agradecer pela oportunidade de interagir com vocês e poder analisar minha prática com mais cuidado e novos olhares.

Abraços.

Em resposta à Ana Nelly Santos

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Adriana Oliveira Costa -

Parabéns novamente para a autora!

Meu artigo e sobre a importância do planejamento para a prática docente, contando todo esse contexto de pandemia e ouvindo seu relato, gostaria de saber quais suas considerações sobre o ato de planejar ? Nesta pandemia você considera que planejar ficou mais dificil?  

Gostaria já de parabenizar, percebo em seu relato um esforço em utilizar recursos acessíveis para os alunos, demostrando um preucupação com a realidade dos alunos.

Em resposta à Adriana Oliveira Costa

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Olá!

Como citado em seu artigo, Adriana "planejar no contexto escolar não é garantia de que tudo será resolvido, que caminhará de modo perfeito e não haverá nenhum tipo de problema, mas impede que a ação pedagógica seja guiada pelo improviso" e eu corroboro totalmente dessa visão, o planejamento não garante que tudo sairá como pensamos, mas nos prepara e nos dá segurança para realizamos uma prática organizada e significativa para os alunos. 

Nesse período de Ensino Remoto, planejar tornou-se mais desafiador devido a mudança abrupta nos recursos didáticos, principalmente. Quando eu planejava uma aula presencial, ou considerava as características gerais da turma, o conteúdo, a metodologia, a avaliação e os recursos necessários para o desenvolvimento da aula, e até mesmo pensava em uma alternativa caso alguma situação inesperada acontecesse. Mas percebo que nesse momento de distanciamento, o foco de planejar tem sido viabilizar a chegada de conteúdos significativos e possíveis de serem realizados, até os alunos. Hoje eu planejo pensando em como fazer a "aula" chegar ao aluno, quais os recursos materiais os alunos tem em casa, qual conteúdo cabe nessa nova realidade e por fim, analiso o retorno dos alunos e participação nos grupos que é a avaliação que considero possível até o momento, infelizmente.

Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Sara Castro -

Que relato forte! Sensacional essa atitude de procurar as ferramentas que alcancem melhor os alunos com pouco acesso, porque realmente não estamos no mesmo barco, alguns estão em transatlânticos e outros apenas numa madeira. Se os professores tinham de ser criativos para alcançar os alunos no presencial e sem pandemia, agora em pandemia tem de ser criativos vezes 1000.

 

Em resposta à Sara Castro

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Sara!

Como você mesma disse, não estamos no mesmo barco, e as desigualdades foram escancaradas com a pandemia ( se é que já não fossem claras o suficiente antes) . E o que nos cabe é realmente continuar fazendo o melhor que podemos, nas condições que temos, mas sem nos esquecemos de lutar por condições melhores. 

Abraços e obrigada pelo seu comentário.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Fernanda de Oliveira Carvalho -

Parabéns pelo trabalho!

Neste momento que estamos vivendo fica evidente que o papel de uma professora é muito mais do que apenas passar um conteúdo. Ter que aprender a utilizar novas tecnologias para ensinar e até mesmo ter toda essa preocupação de fazer conteúdos concisos o suficiente para não acabar com o plano de internet dos alunos é realmente um trabalho que vai além do que as pessoas conseguem pensar. 

É sempre bom ouvir essas experiências para conseguir entender o que está acontecendo agora e o que podemos fazer para melhorar e democratizar o acesso à internet, por exemplo. Afinal, a educação deve ser democrática independentemente de haver possibilidade de estar presencialmente na escola ou não. E esse é um trabalho que não deve depender apenas do esforço individual de cada professora.

Em resposta à Fernanda de Oliveira Carvalho

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Fernanda!

Obrigada pelo comentário. É como você disse, a questão da acessibilidade dos alunos está muito além de nossos esforços individuais e esse período de pandemia deixou ainda mais claro as desigualdades em nosso sistema de ensino. O que podemos fazer, além de lutar por condições melhores, é tentar amenizar os impactos negativos, inevitáveis, com nossas pequenas ações. 

Abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Clara Vital da Silva -

Olá, boa tarde! 

Que bacana! Trabalhar Educação Física no ensino remoto é o um grande desafio. Sendo grande parte da disciplina prática. Muitos dos alunos não possuem acesso a internet de qualidade, ou mesmo, apoio em casa para estudar. 

A utilização de ferramentas que facilitam o acesso dos vídeos me interessou muito. Pois, tenho muitas dúvidas no uso de algumas delas. 

Vamos aos poucos fazendo uma educação melhor! 

Abraço!

Em resposta à Ana Clara Vital da Silva

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Ana Clara!

Realmente tem sido desafiador, mas estamos crescendo e aprendendo muito também.

Quanto as ferramentas, posso listas algumas que tem me ajudado e que eu aprendi a utilizar no YouTube, ou quebrando a cabeça mesmo rsrsrs. 

AZ Screen, Wordwall, Kinemaster, Play games, Padlet e Video compressor são os que mais utilizo.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Kamilla Gibram Cordeiro de Oliveira -

Professora Ana Nelly, meus parabéns por seu trabalho e muito obrigada pelo relato!

É incrível como os professores conseguiram se reinventar para essa nova modalidade. Não é nem de longe preferível ou tão efetivo quanto o ensino em sala, mas eu vejo que, para todos, desistir não é uma opção. Apreenderam a utilizar ferramentas de gravação, edição, como comprimir o vídeo para não utilizar tanto os dados moveis dos alunos, em um curto período de tempo, enfim, todos os professores nesse período tão difícil merecem, e têm, com toda certeza, nossa admiração. Gostaria eu que fosse o suficiente... 

Em resposta à Kamilla Gibram Cordeiro de Oliveira

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, kamila!

Muito obrigada pelo seu comentário. E concordando com você, eu também gostaria que fosse o suficiente, mas sabemos que está longe disso. Mas como você também disse, desistir não é uma opção, então sigamos oferecendo o melhor que podemos.

Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Claudionor Silva -

O WhatssApp talvez foi o recurso mais acessível para a solução mais rápida, diante da pandemia, e as escolas com os professores viram como única saída. Até que deu certo, mas, não sei vocês, mas acredito que ainda fica bem aquém de um processo de ensino efetivo. É preciso um esforço muito grande por parte dos professores e também dos alunos, sobretudo, em áreas como a Física, a Química e a Matemática na educação básica, especialmente.

Em resposta à Claudionor Silva

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Concordo com você Claudionor, o whatsapp foi a solução mais acessível e mesmo estando aquém de um processo de ensino efetivo, nos possibilitou o contato com os alunos. 

 Acredito que cada professor em sua especificidade tem enfrentado desafios, mas estamos nos apoiando e trocando informações e posso dizer que nunca me senti tão próxima dos colegas de outras áreas como agora.

Obrigado pelo comentário.

Abraços.

Em resposta à Claudionor Silva

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond -

Concordo com você! Essa ferramenta foi realmente necessária e fundamental num primeiro momento! Mas com certeza outros recursos são necessários para o desenvolvimento das matérias on-line! A medida que os conteúdos vão ficando mais complexos , é preciso mais recursos l! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond -

Boa noite, professora 

Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho com seus alunos! Sabemos o quanto tem sido desafiador para os professores nesse contexto de pandemia! Você mostrou muita sensibilidade ao se preocupar com o acesso dos alunos até em detalhes como o tamanho do arquivo recebido por eles. Achei incrível tamanha sensibilidade! Obrigada por compartilhar essa experiência inspiradora! 


Sou estudante de pedagogia atualmente é é muito importante compartilhar situações de sucesso inclusive para continuarmos a ter esperança de dias melhores e de mais valorização da profissão professor! Gratidão por seu relato! 

Em resposta à Gabriela Kunzendorff Bueker Drumond

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Gabriela!

Eu que agradeço pelo comentário e pela oportunidade de relatar minhas vivências podendo aprender mais a partir dos olhares de vocês.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Milena Batista -

Parabéns pelo trabalho, o aplicativo WhatsApp e mais uma ferramenta que dispomos para a educação a distancia.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Gislaine José torres soares -
Ana,

Que incrível, é muito gratificante vê a preocupação que você mostra ter com seus alunos, cada detalhe faz a diferença na vida deles. Mesmo que distante é importante o aluno se sentir acolhido. Acredito que esteja sendo bastante desafiador trabalhar a distância, mas vejo que pode ser um diferencial também na vida escolar dos educandos. A educação física  mesmo a distância pode proporcionar diversos benefícios aos alunos, nesse momento de isolamento atividade física pode melhorar não só o estado físico quanto o emocional das crianças e eles amam essa disciplina.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Luana Batista de Oliveira -

Boa tarde, queridos e queridas ! 

 
Quantas contribuições até o momento sorriso 
Sem dúvidas, todo esse conhecimento e vivências compartilhadas ajudarão os profissionais da Educação em suas práticas pedagógicas nesse momento no qual passamos. 
 
Lembrando que o Evento foi prorrogado até o dia 28/03, domingo. Desse modo, podemos continuar interagindo 💕
 
Imagem contendo a descrição do Evento
 
Ademais, convido a tod@s a prestigiarem o trabalho da professora Ana Nelly Moura Santos e os demais trabalhos do palco Feira de Saberes. 
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ismael Krüger Pescke -

Saudações, Professora Ana, obrigado por compartilhar conosco teu relato.

Muito desafiadora essa prática com o uso do Whatsapp. Parabéns pela busca e aplicação dessa alternativa durante o período de pandemia.


Abraços,

Ismael

Em resposta à Ismael Krüger Pescke

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Ismael!

Obrigada pelo comentário atencioso. 

Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Rose Aparecida Costa Souza Oliveira -

Olá, Ana! Muito motivador o seu relato de experiência. Realmente essa é uma atitude que todos nós professores tivemos que praticar: a reinvenção!

O Whatsapp, dentre todos os outros canais de comunicação, foi o que mais foi utilizado, quando pesquisamos por relatos de experiências dos professores de todas as redes de ensino durante as aulas não presenciais.

Para complementar sua experiência, gostaria de te apresentar mais um recurso do WhatsApp que é o Chat Class, um robô do WhatsApp que interage com professor e aluno. Com esse recurso, você pode encaminhar atividades já elaboradas que estão disponíveis para o professor. Há também a opção de criar suas próprias questões. Todo o conteúdo disponível lá está de acordo com a BNCC. 

Para maior experiência, visite o site: https://my.chatclass.com.br/view/home 

Há vídeos tutoriais no YouTube que ensinam como fazer uso da ferramenta.

Em resposta à Rose Aparecida Costa Souza Oliveira

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -
Oi Rose!
Muito obrigada pela dica, eu não conhecia. Vou pesquisar sobre esse recurso agora mesmo.

Abraços.
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa noite.

Eu também sou professora, e encontre na ferramenta watshapp, uma forma de orientar as atividades que eram encaminhadas impressas. 


Parabéns pelo trabalho.


Ana Maria.


Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Ana Maria!

O whatsapp realmente tem se mostrado uma das ferramentas mais acessíveis.

Abraços

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ederson Cordeiro -

Ana e colegas, acredito que podemos enriquecer mais com uso e trocas de experiências. 

Continuemos a aprofundar em nossos contextos profissionais.

Gratidão.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Nayara Claudia Ribeiro -

Olá, Ana!

O seu relato demonstra como que a família que sempre foi importante na relação ensino e aprendizagem tornou-se ainda mais necessária. 

Imagino a dificuldade de desenvolver uma disciplina que é majoritariamente prática como a Educação Física. Mas acredito que a educação é assim: reinventar e ressignificar.

Parabéns por contribuir com o seu relato!

Em resposta à Nayara Claudia Ribeiro

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Nayara!

Ainda estamos aprendendo a lidar com toda essa mudança, né?! Mas vamos aprendendo e crescendo juntos também. 

 Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Emiliane Aparecida Barbosa Silva -

Boa tarde,

Hoje o  uso do whastapp, ajuda bastante com essa pandemia que estamos vivendo.

Hoje em dia podemos notar que ele  usado para tirar dúvidas em relação as matérias e ajudar nas aulas a distância.

Na minha cidade a secretária de educação não permitiu o uso de grupos para as escolas municipais,  uma pena que ajudaria bastante as crianças nesse desenvolvimento. 

Em resposta à Emiliane Aparecida Barbosa Silva

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi Emiliane,

Qual ferramenta vocês utilizavam, uma vez que o Whatsapp não foi permitido? 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Veronica Cunha Barcellos -

Parabéns pelo trabalho! Na escola onde trabalho também precisamos utilizar o watts como ferramenta de ensino, mas percebemos que esta estratégia tirou um pouco da individualidade dos professores, pelos mesmos motivos descritos por vocês. Gostaria de saber se utilizaram de alguma estratégia para resolver este problema?

Obrigada!

Em resposta à Veronica Cunha Barcellos

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -
Oi Verônica!

Bom, uma das estratégias foi manter o grupo fechado fora do expediente de trabalho, porém, as mensagens continuavam chegando no privado e na maioria das vezes eu acabava respondendo porque lembrava que muitos alunos só conseguiam enviar as atividades fora do horário. Como vê, ainda não conseguimos resolver isso.

Mas uma estratégia que me ajudou a separar meu número pessoal do número utilizado na escola, foi comprar outro chip e instalar o Whatsapp Business, dessa forma consegui me organizar melhor.

Abraços!
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Lohaine Miguez Martins -
Esses relatos de experiências do processo pedagógico têm sido muito importante para ressignificação da prática. É interessante também a análise de que apesar do Whatsapp não ser o ideal, ainda sim é pertinente quando é uma das poucas opções mais acessível. Parabéns pelo trabalho e dedicação à Educação!
Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Lohaine!

Muito obrigada pelo comentário atencioso. 

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Mateus Esteves de Oliveira -

Boa noite, profa. Ana Nelly!

Muito bom ouvir relatos exitosos como o seu sobre o uso do whatsapp com fins pedagógicos.

Por anos ele foi visto como vilão dentro da escola e hoje está salvando muitos estudantes, pois proporciona, entre outros, esse ponto positivo que você citou com relação aos alunos que dispõem de pouca internet. 

Parabéns pela iniciativa e por adaptar a forma de atendimento conforme as necessidades dos seus alunos. 


Em resposta à Mateus Esteves de Oliveira

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Mateus!

Nesse período tão desafiador, o whatsapp foi uma ferramenta muito importante em minha prática. No entanto, desejo que outras ferramentas sejam disponibilizadas aos alunos de maneira justa, para que o trabalho feito seja ainda melhor.

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Lucas Jardim Escamilha -

Olá Ana. Muito bacana seu relato. Me identifico um pouco, ainda que minha área de atuação seja a Física. De fato, o whatsapp foi ao mesmo tempo um limitador e um facilitador neste processo de ensino remoto. Imagino o quanto tenha sido desafiador para vocês, professores de Educação Física. Um abraço, obrigado por partilhar conosco.

Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Lucas!

Obrigada pelo comentário. Foi muito bom poder compartilhar um pouco da minha vivência com vocês e aprender muito com os relatos de tantos colegas.

Abraços.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Feira de Saberes. Eu, como coordenadora de mesa, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗.

Além disso, saúdo a estimada professora Ana Nelly Moura Santos pela imensa contribuição para a prática docente de muitos educadores. E, agradeço também a todos aqueles que prestigiaram o trabalho e trouxeram contribuições e relatos de experiência. 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso 

 

Em resposta à Luana Batista de Oliveira

Re: WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS REMOTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I- Ana Nelly Moura Santos

por Ana Nelly Santos -

Oi, Luana!

Eu que agradeço pela oportunidade de aprender e trocar experiências com tantos colegas de profissão. 

Abraços!