ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 75

Título:

ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19

Autores:Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo
Resumo:

Este trabalho buscou refletir sobre o papel do Gestor Educacional no cenário da pandemia do COVID-19. Desde 2020, o ensino vem sendo realizado de modo remoto, fazendo com que todo o contexto educacional e pedagógico se altere repentinamente. Sendo assim, a ação da gestão requer a conciliação entre os saberes necessários a docentes e discentes para interagirem em uma modalidade para a qual não foram formados e os desafios impostos a toda a comunidade escolar frente ao impacto da pandemia.


  
Anexos:
Área do Conhecimento:Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição:ISERJ
Palavras-Chave:
Mesa (1):Keite Melo
Mesa (2):Karla Menezes Lopes Niels
Mesa (3):Katiuscia Cristina Santana

LEIA Artigo Completo em PDF:   Documento PDF ArtigoUEADSL2021_1-_Anfiteatro - ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.pdf

 Slides:


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Sejam bem-vindos participantes e autoras Luana Almeida e Keite Melo ao UEaDSL!

O trabalho  " ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19" apresenta  uma reflexão sobre a ação de gestores em tempos de pandemia, onde estes se viram desafiados a lidar com um cenário nunca imaginado.

Convido a todos ao debate sobre a temática!


Keite Melo

(Coordenadora de mesa e segunda autora deste trabalho)


Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Gratidão pela parceria, Keite!

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Karla Menezes Lopes Niels -

Olá a todos e todas, 

De fato este trabalho é bastante pertinente. Todos que vivenciamos o ERE, seja como professores, seja como alunos, fomos em alguma medida pegos de surpresa. E nem sempre a capacitação supre todas as dificuldades e expectativas, uma vez que essa ocorreu/ocorre concomitante ao ensino remoto. 

Keite e Luana, 

será que poderiam nos falar mais acerca do papel do gestor durante o ERE, especialmente neste segundo ano que o vivenciamos?

Profª. Dra. Karla Menezes Lopes Niels - Coordenadora de mesa

Em resposta à Karla Menezes Lopes Niels

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Oi Karla,


Acredito que a contribuição que fiz minutos antes da sua pergunta pode responder, ainda que parcialmente, à sua pergunta, que por sinal é muito relevante.

Neste segundo ano de pandemia, onde as escolas oscilam entre o ensino remoto e ensino híbrido, acredito que os gestores estejam mais "experientes" quanto às escolhas e como lidar com a incerteza, mas ao mesmo tempo, novas demandas lhe surgem, como por exemplo: 

  • Organizar os momentos presenciais distribuindo as turmas em grupos ou outra lógica para garantir o afastamento social;
  • Remodelar constantemente o seu planejamento porque as normativas são alteradas a todo instante;
  • Lidar com a instabilidade emocional daqueles que se viram obrigados a retomar o presencial, sem que a pandemia tenha estabilizado ou os dados tenham regredido;
  • Desenvolver resiliência frente à pressão da comunidade e responsáveis pela abertura das escolas, a qualquer custo...

Difícil até listar os desafios do ano 2021! Imaginemos vivê-los como gestores!

Estejamos sensíveis e apoiando os diretores escolares que tivermos contato! Eles estão precisando!

Em resposta à Karla Menezes Lopes Niels

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Karla, faço das palavras da Keite as minhas! 

Este ano de 2021 conta com os gestores um pouco mais "experientes" por já terem vivenciado esta situação no ano passado, mas ainda com novas demandas e outras que acredito que ainda virão. 

O momento realmente é de acolher, pois os gestores estão ainda, por muitas vezes, confusos em quais atitudes se deve tomar em determinadas situações. Claro que depende muito da instituição, mas de um modo geral, consternações permanecem.

Obrigada!

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Ana Luiza Bobadilla Fraga -
Parabéns pelo trabalho! 
O artigo trouxe uma temática muito atual e relevante. Como aluna que tem passado pelos desafios e adaptações do regime remoto, acredito termos ainda um longo caminho para garantir acessibilidade e otimização desse método de ensino. 
Em resposta à Ana Luiza Bobadilla Fraga

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Com certeza, Ana Luiza, ainda há muito o que ser melhorado para que o ensino remoto seja satisfatório para todos, de um modo geral. Muito obrigada!

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Cleyton Santana de Sousa -

Parabenizo as autoras pelo trabalho e as proposições nos fazem refletir sobre a complexidade de cenário atual e seus desdobramentos.

Tenho acompanhando a ação de alguns estados e municípios e a gestão ainda tem tateado e errado muito nas decisões sobre a condução da educação na pandemia.

Cleyton Santana  

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Cleyton, realmente ainda é um momento que dificulta os acertos dos gestores em suas decisões educacionais, pois ainda é tudo muito recente e todos estão aprendendo juntos. Muito obrigada!

Em resposta à Cleyton Santana de Sousa

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Oi Cleyton,


Tenho acompanhado na minha rede municipal também, mas nas ações que tive contato, percebi que os erros emergem do total desconhecimento da cultura, linguagem e possibilidades do ensino remoto. Como há uma carga horária a se cumprir e a experiência com o presencial leva a compreensões mais rígidas e extremamente normatizadas, parte do erro é transpor o mesmo modelo para o ensino remoto, que não deve levar os sujeitos a ficarem tanto tempo em frente a uma tela, tampouco deve implementar apenas aulas expositivas. Com isso, ocorre o desinteresse por parte dos alunos e cansaço por parte dos docentes, além de uma sensação de frustração porque ele compreende que algo está errado, mas não sabe exatamente o quê.


Há ainda as orientações que vêm das secretarias de educação que buscam mais o controle e respaldo da sua oferta, sem que se avalie o real contexto, tampouco haja compromisso com a aprendizagem e inclusão dos alunos. 

Ou seja, são vários problemas, mas vejo gestores e professores acertando mais que errando. Construir um avião em pleno voo vai incluir "necessariamente" equívocos, mas é esta condição que professores e gestores tiveram que assumir e ainda serem protagonistas. Acredito que as instituições de formação de professores, bem como secretarias e órgãos de representatividade da categoria precisam apoiar e formar os professores, parar de negar a realidade e viabilizar possibilidades com a segurança necessária, seja no modelo remoto ou híbrido.

O que acham?

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Olá Keite, me  senti muito acolhida na sua resposta ao colega Cleyton, quando fez a analogia da construção de um avião em pleno voo e ao fato de perceber mais acertos que erros. Usarei o "velho" clichê que bem traduz o momento: "fomos pegos de surpresa", porém daqui para frente acredito que ganharemos muito e estaremos a cada dia mais  aptos a usar recursos didáticos mediados pelas tecnologias. 

Um abraço,

Gleuze

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Katiuscia Cristina Santana -

Sejam bem-vindos participantes e as autoras deste trabalho, Luana Manhente de Almeida e Keite Silva de Melo, ao UEaDSL!

 O trabalho das autoras Luana Manhente de Almeida e Keite Silva de Melo, intitulado ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19, apresenta uma reflexão a respeito do papel do Gestor Educacional no cenário da pandemia do COVID-19 e o desafio do ensino remoto de maneira repentina e inesperada, um grande desafio para os educadores nos tempos atuais.

 Convido a todos ao debate sobre a temática. É um prazer recebê-los no evento!

 Profa. Dra. Katiuscia Cristina Santana - Coordenadora de Mesa

 


Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Muito obrigada! É um prazer estar aqui trocando ideias e adquirindo novas visões e conhecimentos!

Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Obrigada pela acolhida, Katiuscia!


Acreditamos que o gestor e a equipe gestora receberam com mais intensidade o ônus da reinvenção nos espaços escolares, pois não contavam com infraestrutura e formação condizentes para o cenário de 2020 e 2021. Apesar disso, é importante chamar a atenção para diversas ações que revelam muita criatividade, empatia e resiliência, por parte de toda a equipe docente nestes tempos desafiadores.

Acreditamos que ficará um legado! Ainda não temos prever exatamente qual será e como será incorporado à retomada da regularidade, mas percebemos que as mudanças internas já estão se estabelecendo.

Vamos que vamos!

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Katiuscia Cristina Santana -

Boa noite,

Sim, concordo. Mais uma vez, parabenizo pelo artigo. Mesmo com apenas 6 páginas, o artigo foi claro e sucinto. O artigo conseguiu sintetizar várias problemáticas presentes na área de educação, até mesmo que a escola fornece a alimentação de muitos alunos sem condições financeiras, os mais afetados pela pandemia. Eu, como professora, tive que lidar com vários problemas nessa pandemia. Felizmente, eu já tinha recursos tecnológicos antes da pandemia vir, porém muitos amigos professores sofreram com a falta de estrutura. De minha parte, alunos adolescentes se adaptaram rapidamente para essa nova realidade, por mais que sentissem falta do contato presencial e dos colegas. Meu desafio maior foi dar aula para alunos mais idosos (tenho uma aluna de 75 anos!), faixa etária que domina pouco ou nada de tecnologia. Minha solução foi usar o telefone (explicar assuntos por telefone) e imprimir atividades e deixar na casa de alunos, iniciativa própria minha. Tenho amigos professores que não tinham domínio das tecnologias e esperaram a promessa do coordenador da escola para o treinamento, fato que nunca ocorreu. Infelizmente, a área educacional necessita ainda de muitos avanços no Brasil.

Gostaria de saber de vocês, autoras, como foi o desafio de enfrentar a pandemia com os alunos.

Obrigada pela participação no evento!

Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Primeiramente, muito obrigada, Katiuscia! E parabéns pela iniciativa relatada na sua experiência de trabalho remoto, professora!

Eu, como professora, ainda estou passando por muitos desafios. Assim como você, felizmente eu já tinha recursos tecnológicos para essa situação de ensino remoto, porém precisei contratar um plano de internet melhor. 

No ano passado, tive uma breve experiência como professora no modo remoto, com aulas extras lúdicas para crianças da educação infantil ao 2° ano do ensino fundamental. Como já imaginava, logo percebi que para a educação infantil o desafio é maior ainda do que para educandos dos anos posteriores. Poucas crianças acessavam por diversos motivos, dentre outras situações.

Este ano continuo no desafio do ensino remoto com uma turma de 3° ano do ensino fundamental. O trabalho está caminhando, mesmo com algumas dificuldades. Mas persisto e sigo na luta!

Em resposta à Luana Manhente de Almeida

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Katiuscia Cristina Santana -

Boa tarde,

De fato, creio que o público infantil foi bem afetado pela pandemia, tanto pelo desafio da aula on-line quanto pela falta de socialização nas escolas, tão importante nessa idade. Não tenho experiência com essa faixa etária, mas acredito que seja difícil manter a atenção dos alunos pequenos nas aulas remotas. Como tem sido o papel dos pais no ensino durante esse período pandêmico?

Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

O papel dos pais é fundamental para a realização do ensino remoto de um modo geral. Muitos encontram-se em trabalho remoto e conseguem  acompanhar os horários das atividades das crianças, porém há aqueles pais que continuam trabalhando fora, então por diversas vezes deixam os filhos com algum parente e/ou babá, empregada doméstica. 

Está tudo seguindo conforme o possível e no tempo possível. É um momento de acolher mais e exigir menos, creio eu como educadora.  

Em resposta à Luana Manhente de Almeida

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Oi Katiusca,


Vou complementar rapidinho a contribuição da Luana, posso?

As crianças da Educação Infantil das escolas públicas não dispõem do artefato disponível, tampouco de um adulto que tenha disponibilidade para fazer a mediação que seria necessária. Aliado a isso, como o professor mediatizado pelas tecnologias pode competir com a riqueza de estímulos presenciais entorno da criança pequena? Há ainda uma percepção do senso comum de que a educação infantil não possui a mesma importância do ensino fundamental, então não auxiliam as crianças nas atividades propostas.

Complicado, não é mesmo?

Os professores vêm criando estratégias lúdicas nas redes sociais, que é o espaço mais acessível às famílias, mas o alcance é limitado, temos que assumir.

Mas é possível ver algo interessante: como os professores vêm se reinventando com muita criatividade e mesmo inovação. Bom acompanhar essa parte!

Vamos que vamos!


Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Katiuscia Cristina Santana -

Sim, de fato o ensino remoto é um grande desafio para o público infantil, muitas famílias compartilham o mesmo computador e nem sempre a criança terá um bom aproveitamento dos estudos. A criação de exercícios lúdicos ajudam bastante, mas mesmo assim creio que não são todas as crianças que se adaptam. O ensino remoto na pandemia veio, de certa forma, para forçar uma reflexão de novas estratégias de ensino, independente da idade dos alunos.

Profa. Dra. Katiuscia Cristina Santana (Coordenadora de Mesa)

Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Muito obrigada pela contribuição, Katiuscia!

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Karla Menezes Lopes Niels -
Certamente o ERE deixará um legado para a educação. A despeito das dificuldades, há bons frutos a serem colhidos.

Profª Drª. Karla Niels -  Coordenadora de mesa
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Karla Menezes Lopes Niels -

Olá, participantes, autoras e coordenadoras, 

Sejam todos muito bem-vindos ao UEADSL 2021.1!

O presente artigo aborda uma temática bastante pertinente, o ERE durante a pandemia de Covid-19, em especial o papel do gestor educacional , tal qual ponte, entre docentes e discentes, no exercício desta modalidade de ensino.  O artigo está bastante interessante!

Faço coro com as professoras Keite Melo e Katiuscia Cristina Santana e os convido ao debate!  

Profa. Dra. Karla Menezes Lopes Niels

Em resposta à Karla Menezes Lopes Niels

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Betânia Marques -

Parabéns por construir um trabalho sobre um tema tão atual, a saber, o ensino remoto.

Interessante notar como as coisas se modificaram em tão pouco tempo e como isso nos faz atualizar rapidamente as pesquisas e trabalhos.

Parabéns pela iniciativa!

Em resposta à Betânia Marques

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Sim, Betânia!

Agradecemos o reconhecimento!

Nossas pesquisas e divulgações científicas acabaram sendo atravessadas pela demanda atual e nos vimos desafiadas a analisar o contexto mais de perto. Vimos muitos trabalhos com essa abordagem! Isso é muito bom! Que possamos agregar um pouco com nossos pares e com os gestores escolares!

Em resposta à Betânia Marques

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Interessante mesmo, Betânia! 

Como educadoras e pesquisadoras, precisamos estar sempre atentas para que possamos nos atualizar e nos preparar para novos desafios. Nem sempre conseguimos nos preparar antes, como foi no caso do ensino remoto repentino, mas acredito que os docentes e gestores souberam buscar fazer o melhor possível para que o ensino não parasse completamente.

Muito obrigada pelas palavras!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Estefany Gonçalves -

Parabéns autoras, o tema escolhido é atual e extremamente importante. Com as mudanças que ocorreram foi necessário um novo olhar sobre a forma de ensino.

Em resposta à Estefany Gonçalves

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Sim, Estefany, é muito importante trabalhar com temas atuais! E ainda estamos vivenciando isso. Muito obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Victor Nacle -

Parabéns pelo trabalho, pessoal.

Trazer essa discussão à tona reforça a importância da adaptação e capacitação do envolvidos no ERE. Não basta apenas a transferência de "ambiente", o meio online é completamente diferente do presencial. 


Em resposta à Victor Nacle

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Com certeza, Victor! Ainda estamos vivenciando isso, e a capacitação se torna cada vez mais necessária. Muito obrigada! 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Anna Júlia Moreira -

Muito importante a discussão levantada por vocês. Como aluna, nunca me imaginei fazendo aulas nessa modalidade e suponho que, para o corpo docente, seja também um grande desafio, visto que eles tiveram que adaptar toda a didática.

Ótimo trabalho, parabéns!

Em resposta à Anna Júlia Moreira

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

É verdade, Anna Júlia! Eu também nunca havia imaginado lecionar nessa modalidade, nem quando eu ainda era aluna nem quando já formada. Todos tivemos que nos adaptar: funcionários, docentes, gestores, discentes e seus respectivos responsáveis. 

Muito obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Bárbara Pepino Mendes -

Olá. Gostaria de pontuar a importância deste tema para o cenário atual em vivenciamos. Sou aluna e sempre estudei na modalidade presencial. Entretanto, com a pandemia, todos nós tivemos que nos adaptar e a faculdade está inclusa nisso. Acredito que está sendo um desafio para todos, e acredito que nós mesmos nos surpreendemos a cada dia com os desafios já superados, e com os que ainda temos que superar. 

Meus parabéns pelo trabalho!


Bárbara Pepino Mendes

Em resposta à Bárbara Pepino Mendes

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

É verdade, Bárbara! Todos nós nos deparamos com este desafio do ensino remoto repentino e precisamos nos adaptar em vários sentidos. Muito obrigada!

Em resposta à Bárbara Pepino Mendes

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Anna Júlia e Bárbara,


Sim! Estamos vivendo como alunos, professores, trabalhadores de distintos campos de atuação, o desafio do afastamento  e socializações mediatizadas pelas tecnologias. Nestas socializações, entra a Educação, ok?

Os gestores, em especial, acabam assumindo a maior carga sem que tivessem experimentado algo minimamente semelhante. Surgem demandas diversas por parte da secretaria de educação, da infraestrutura precária em termos de tecnologias e conexão, fragilidade (ou ausência) de formação docente para esta atuação, dificuldade por parte dos alunos, fora as questões emocionais que atravessam a todos porque estamos em uma pandemia, não é mesmo?

Em algumas redes vemos maior organização e protocolos sensatos para respaldar as ações dos gestores neste momento, mas em outras redes, vemos o discurso de "a escola possui autonomia" e na verdade é desconcentração de responsabilidade, o que leva a equipe gestora à maior sobrecarga, quando as políticas públicas não acompanham na velocidade necessária.


Tenso, não é mesmo?

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Bruno Henrique Mendes Ferreira -

Parabéns aos autores!!

No cenário atual, os docentes foram obrigado a se desdobrar para formular planos de ensino que pudessem levar os alunos ao aprendizado efetivo.

Na condição de aluno, foi necessária uma adaptação rápida, para que o novo formato de ensino não comprometesse o aprendizado e, consequentemente, as notas. 

Por isso, o tema abordado pelos autores é válido, visto que, a cada dia, docentes e discentes tem que superar novos desafios.


Em resposta à Bruno Henrique Mendes Ferreira

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

É verdade, Bruno, a adaptação foi indispensável no momento pandêmico, e ainda está sendo. Muito obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Carolina Almeida Leite -

Boa noite!

Percebemos a relevância desse tema dado o grande número de artigos nesse anfiteatro.

Parabéns pelo trabalho!
Em resposta à Carolina Almeida Leite

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Muito obrigada, Carolina!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Daniel Leonardo Ramos -

Trabalho muito pertimente ao momento vivido, como aluno da UFMG e professor de idiomas. Com relação a pergunta levantada acredito que haverá um legado nas escolas públicas sim, agora, se a desigualdade irá aumentar depende muito das políticas adotadas no nosso país no próximo governo. 

Em resposta à Daniel Leonardo Ramos

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

É verdade, Daniel! 

Obrigada pela contribuição no comentário!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Bruna Santos -

Muito interessante o trabalho de vocês, principalmente porque coloca em pauta se de fato a tecnologia está sendo utilizada como deveria por estudantes. Se grande parte dos alunos tem acessibilidade digital. E se esse tipo de ensino irá permanecer. 

Em resposta à Bruna Santos

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Bruna, de fato a pandemia acentuou a desigualdade social e digital, e a diferença entre aqueles que já tinham mais dificuldades de aprender. Se esse tipo de ensino irá permanecer, precisará de muitas providências para que possa ocorrer com mais qualidade aos educandos e profissionais.

Obrigada pela contribuição com o seu comentário!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Marina Campos -

Fiquei feliz de ver esse tema aparecendo em alguns trabalhos, como professora vivo os desafios do ensino remoto no meu dia a dia. Parabéns pelo trabalho, e sigamos em frente!

Em resposta à Marina Campos

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Compartilho do mesmo desafio do ensino remoto como professora, Marina. Vamos seguir sim!

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. A pandemia de fato teve implicações para professores, alunos e corpo gestor das escolas. Nessa linha, eu perguntaria as autoras  quais serão os principais desafios  no período pós-pandemia para alunos, professores e gestores nas escolas?


Abs

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Alexsandro, acredito que o principal desafio pós-pandemia será o retorno 100% ao presencial (de instituições e ensinos que eram totalmente presenciais anteriormente), na questão de como o ensino será reformulado, com maneiras de suprir o que foi perdido durante as dificuldades do ensino remoto. Além de questões como: formação continuada para professores e gestores, acolhimento físico e mental para educandos e profissionais, diminuição da desigualdade que foi acentuada com a pandemia, desenvolvimento do uso de tecnologias digitais na educação para todos, dentre outras.

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luiza Louredo -

Tanto para a equipe gestora, quanto para os docentes, foi um grande desafio as adaptações e mudanças das atividades escolares para o ambiente remoto.  Acredito que, apesar do grande desafio encontrado, algumas ações serão mantidas posteriormente, pois foram mudanças que enriqueceram as práticas educacionais. 

Parabéns pelo trabalho!  


Em resposta à Luiza Louredo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Guilherme Henrique Tavares -
Parabéns pelo trabalho, nas minhas observações eu notei muitas lacunas na gestão organizacional no ambiente de tecnológico e nas dinâmicas de trabalho. O professor não está acostumado a lidar com uma rotina administrativa como o trabalho remoto se desenha. A gestão  escolar sofreu muito com a falta de recursos humanos especializados em  gestão de TI e  RH  propriamente dito que é muito diferente da gestão escolar que se pratica diariamente.

Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Com toda certeza, Guilherme! Os docentes precisaram se apropriar de novas funções no ensino remoto, as quais no ensino presencial não aconteciam. E os gestores sofreram na questão de liderar diante de toda essa situação, tanto com a sua equipe de trabalho quanto com os educandos e seus familiares. 

Obrigada!

Em resposta à Luiza Louredo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Sim, Luiza! Com a pandemia e o ensino remoto, pudemos verificar a necessidade de novas práticas educacionais e, a partir disso, ações devem ser mantidas para que os educadores prossigam no aperfeiçoamento de novas técnicas e conhecimentos. 

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Katiuscia Cristina Santana -

Atenção participantes!

O UEaDSL 2021.1 foi PRORROGADO para até domingo, 28/03, valendo certificado de participação. É muito importante a participação de vocês, agradeço muito a presença das autoras, que estão sempre respondendo as dúvidas e comentários relacionados ao trabalho. Mesmo que o evento seja assíncrono, a interação ocorre normalmente por meio de perguntas e respostas.

Profa. Katiuscia Cristina Santana (Coordenadora de mesa)


Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Boa notícia! Agradeço também a todos os comentários e perguntas!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Ana Clara Vital da Silva -

Olá, bom dia! 

O papel da gestão escolar nesse período remoto é fundamental para o auxílio das aulas e atividades. Sozinhos os professores não conseguem, por isso ter alguém para ter apoio e te orientar em questões específicas faz muita diferença. 

O planejamento da gestão ampara o trabalho dos educadores, ajudando com que os próprios alunos tenham um suporte sólida na escola. 

Abraço!

Em resposta à Ana Clara Vital da Silva

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Sim, Ana Clara!

No ensino presencial, o gestor já tinha a função de amparar mesmo os docentes e, com este cenário, ficou evidente a necessidade de um suporte maior. 

Mas, vale ressaltar que, os gestores também precisaram se adequar às novas práticas educacionais para conseguirem ajudar os docentes e a comunidade escolar. Portanto, o auxílio para os gestores também é essencial, tanto na prática do trabalho, quanto no acolhimento emocional. 

Obrigada pelo seu comentário!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Jonathan Andrada Rosa -

Caras autoras,

Que trabalho maravilhoso!

Vocês construíram uma discussão necessária e de maneira palatável. 

Fiquei pensando na sobrecarga dos professores e na solidão, por conta da ausência das interções do recreio.

Em resposta à Jonathan Andrada Rosa

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Oi Jonathan, que bom que ajudamos na reflexão coletiva!

Eu tenho notado que alguns professores preferem o ensino híbrido, ainda que hajam muitos riscos e os protocolos sanitários não sejam 100% confiáveis devido à dinâmica e infraestrutura das escolas. Minha suspeita é que havia grande solidão no afastamento social e mesmo no ensino remoto. 

Notei ainda que o início do ensino híbrido e alguma interação presencial revelou quantas palavras estavam engasgadas na garganta de tantos profissionais. Muitos não conseguiram manter interações sociais mediatizadas pelas tecnologias e no encontro presencial todos estavam com muita energia acumulada, muito a contar, a trocar...

A solidão se constitui mesmo com a riqueza de meios de comunicação. Creio que novos hábitos estão se desenhando... algum legado ficará... O que acham?

Em resposta à Jonathan Andrada Rosa

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Jonathan, só para acrescentar um pouco mais à fala da Keite, a sobrecarga dos professores se dá pela adaptação e conhecimento de novas práticas, que por muitas vezes, chega a ultrapassar a carga horária de trabalho, confundindo a rotina pessoal com a rotina profissional. 

Além disso, o emocional abalado por toda a situação que se encontra a educação, faz sobrecarregar mais ainda. E isso vale também para os gestores, sendo sempre bom lembrar!   

Obrigada pela interação!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Ana Clara Vital da Silva -

Olá, bom dia! 

O EAD é algo novo para muitas pessoas, por isso, muitos possuem muita dificuldade para se adaptar a essa nova realidade que surgiu com a pandemia. O ensino remoto veio para tentar de alguma forma não perder o ano letivo, embora saibamos que não é a mesma coisa em relação a qualidade das aulas. Penso, que seja algo que veio para ficar!

Parabéns pelo trabalho! 

Abraço! 


Em resposta à Ana Clara Vital da Silva

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Oi Ana,


 Agradecemos!


Sim, a EaD não é uma novidade, já existe a décadas, mas para muitos docentes, assumir alguma modalidade próxima à EaD tem sido desafiador!

Também acreditamos que algum legado ficará!

Em resposta à Ana Clara Vital da Silva

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Faço minhas as palavras da Keite! 

Obrigada pela interação, Ana Clara!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luanna Alves -

Luana e Keite, parabéns pelo trabalho maravilhoso!

A escrita de vocês abarca um tema atual e necessário dentro dos espaços escolares. 

Diante a tantos desafios impostos pela pandemia COVID-19, o trabalho docente vem precisando se reinventar diariamente para dar conta de todas as suas obrigações. Poderia escolher alguma problemática acerca dessas reinvenções para debatermos, mas hoje não... Hoje ressalto a RESILIÊNCIA de muitos educadores no desempenho de suas práticas! 

Em minha realidade, presencio professores idosos desvendando as ferramentas tecnológicas para dar continuidade às suas aulas, o que nos mostra que a inovação não está associada a idade. Acompanho também docentes mais jovens tendo que lidar com a ansiedade, depressão e/ou exaustão devido aos acontecimentos recentes, mas que mesmo assim carregam com si um sorriso inigualável ao lecionar. 

Devido a estes e outros episódios, posso dizer que, para mim, a palavra educador virou um bom sinônimo para resiliência. 

Em resposta à Luanna Alves

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Oi Luana, agradecemos muito a sua leitura dedicada!

E sim, concordamos que resiliência é a característica que podemos associar aos professores. E que sejamos acolhedores e empáticos com tod@s, porque neste momento, nada está fácil, nem para os mais experientes no campo!

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Keite Silva de Melo -

Pessoal, 

O evento ganhou mais dois dias para tirarmos o melhor proveito desses momentos de discussão fecunda! Até amanhã (28/3)!


Em resposta à Luanna Alves

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Luanna, muito obrigada pelo seu comentário!

O trabalho docente está tendo que contar fortemente com a criatividade para se reinventar a cada dia. E a resiliência é fundamental nisto, porque a adaptação a esta situação de ensino junto à superação dos obstáculos no caminho são o que fazem os educadores continuarem firmes em suas missões. 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Lohaine Miguez Martins -

Olá!

Parabéns às autoras por pensar, pesquisar e compartilhar um conhecimento tão necessário no contexto atual!

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Muito obrigada, Lohaine!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Pâmella Karine Vecchi Moreira -

Vejo como essencial a discussão sobre as práticas e tomadas de decisões ao longo do ensino remoto viabilizado durante a pandemia do Covid 19 no Brasil. É de suma importância que gestores e colaboradores se ajudem para repensar e refazer os planejamentos, de acordo com o momento  e realizade atual.

Em resposta à Pâmella Karine Vecchi Moreira

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

É verdade, Pâmella! Obrigada pela contribuição com o seu comentário. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Faustino Alves -

Parabéns autoras!

A pandemia exigiu grandes mudanças no formato de ensino, o que consequentemente está sendo um enorme desafio. O cenário atual acelerou o processo do contato com tecnologias na educação, fazendo com que os alunos e professores precisassem aprender sobre várias plataformas, como produzir vídeos e formas de apresentações, para conseguirem se enquadrar nesse novo momento. 

Ótimo trabalho!

Em resposta à Luana Faustino Alves

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -
É verdade, Luana! Muitíssimo obrigada pela contribuição com o seu comentário!
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por flavia dinelli pontes leite -

Os docentes tiveram papel fundamental na implantação do ensino à distância durante a Pandemia. Foi exigido enorme esforço para desempenharem seu trabalho à distância.

Os discentes formam um grupo heterogêneo demais, que está sujeito a toda forma de influência do ambiente externo, o que impacta especialmente no desempenho acadêmico on line

Um desafio para o futuro será desvincular a imagem do ensino à distância das dificuldades experimentadas durante a Pandemia. Outro desafio seria melhorar a interatividade, utilizando os recursos tecnológicos.


Em resposta à flavia dinelli pontes leite

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Manhente de Almeida -

Pois é, Flavia, o legado deixado com essa experiência de ensino remoto apresentará novos desafios posteriormente, como você mesma citou exemplos. Mas desafios fazem parte, e em cada época, em cada situação, o mais importante é superá-los, a fim de alcançar êxitos. 

Muito obrigada por sua contribuição!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVOS DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA COVID-19.- Autoria: Luana Manhente de Almeida, Keite Silva de Melo

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso