Título: | UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO |
Autores: | Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes |
Resumo: | No ano de 2012 o currículo mínimo estadual de Física trouxe como inovação a introdução da Astronomia no Ensino Médio, tendo como uma de suas habilidades e competências a serem desenvolvidas o entendimento da estrela do nosso sistema solar, o sol. Assim, o conhecimento relacionado ao entendimento do mesmo e também de outras estrelas culmina no entendimento que os elementos químicos presentes no universo tiveram origem estelar. Neste trabalho discutiremos a origem cósmica dos elementos e a importância da abordagem interdisciplinar no Ensino Médio nas disciplinas de Química e Física. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Campo de pesquisa ou Curso: | Educação |
Instituição: | UENF - RJ |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Adriana Oliveira Bernardes |
Mesa (2): | Mateus Esteves de Oliveira |
Mesa (3): | Nicoli Peroza Ramos |
LEIA Artigo Completo em PDF: Artigo revisado.pdf | |
Slides: |
UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Olá, pessoal!
É um prazer estar aqui com vocês, em uma oportunidade tão rica para o conhecimento!
Desejo a todos boa leitura. Sintam-se a vontade para expressarem suas reflexões. Estarei sempre por aqui!
Mateus Esteves - coordenador de mesa.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Boa noite, Bruna e Adriana!
Parabéns pelo trabalho!
Também sou professora e acho pertinente o trabalho interdisciplinar, como foi feito nas matérias de Química e Física o trabalho com o tema da Astronomia. Gostaria de saber como foi a participação do ensino médio? Se eles acham válido trabalharem sempre com outra disciplina para demostrar que o ensino não deve ser visto na sua singularidade, mas na junção de várias disciplinas?
Atenciosamente,
Carina de Almeida Coelho.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Obrigada, Carina
Então a ideia do trabalho é promover uma discussão a respeito do trabalho interdisciplinar no ensino médio com as disciplinas de física e química porque muitos professores ainda tem receio de trabalhar de forma interdisciplinar, logo nosso objetivo foi realmente discutir e desmitificar esse tema.
Porém temos planos sim de implantar esse trabalho em sala de aula, o trabalho apresentado aqui foi somente o primeiro passo para implantarmos essa interdisciplinaridade no ensino médio.
Agradeço muito sua participação
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Com certeza a abordagem interdisciplinar é um ganho metodológico. Seria encantador ver esse conteúdo na grade curricular do país inteiro.
Parabéns às autoras pelo trabalho.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Obrigada, Sandy
Sim, é meio surreal saber que tudo que conhecemos, que parece ser muito, corresponde a apenas uma parcela muito pequena do universo.
Infelizmente o tema ainda é muito pouco discutido em sala de aula, mas esperamos por meio desse trabalho incentivar esse tipo de metodologia.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Parabéns autores!
Importante ressaltar as metodologias de ensino. Durante o ensino médio os alunos sentem-se muito pressionados por questões futuras etc, por precipitarem julgando como um conteúdo "difícil" cabe ao docente a tentativa de desmistificação de julgamento.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Obrigada, Debora
Sim, as metodologias de ensino são grandes aliados para nós professores conseguirmos trabalhar com os alunos de uma forma mais leve e mostrar que nada é tão difícil que não possa ser aprendido por eles.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
ejam bem-vindos participantes e as autoras Bruna e Adriana ao UEaDSL!
O trabalho apresenta uma discussão sobre a origem cósmica dos elementos químicos e a possibilidade interdisciplinar do tema na área de química. Convido a todos para seguir o debate sobre a temática .
Nicoli Peroza (Coordenadora de Mesa)
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Bom dia!
Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa de proporem uma abordagem interdisciplinar entre a química e a física para essa inovação da ciência que vocês apresentaram.
A cada etapa da nossa educação, fica mais evidente a necessidade de pensarmos em práticas de ensino que contemplem o conjunto das disciplinas, e não algumas delas isoladamente. Como já dizia Edgar Morin, já que nossa realidade é complexa, qual é o motivo para insistirmos em um modo de educação fechado em "caixinhas"?
Certamente, este artigo abre espaço para essa discussão, além de mostrar que as inovações científicas precisam permear os currículos escolares de modo mais ágil.
Na opinião dos autores e dos congressistas, quais são os principais desafios para que esses novos estudos circulem com mais facilidade no ensino escolar?
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Obrigada, Mateus
Na minha opinião, muitos professores ainda são avessos a novas metodologias principalmente quando envolve o trabalho em conjunto com outros professores, por isso propomos essa discussão sobre os trabalhos interdisciplinares, afim de mostrar a importância desse tipo de metodologia e incentivar a implementação da mesma.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Compreendi, Bruna!
Paradoxalmente, a escola parece não gostar de novidades. Claro que não são todas, mas percebemos que a inovação demora a chegar à educação básica.
Há também, a meu ver, falta de vontade política na formação contínua de professores. Estes, com cargas já tão elevadas de trabalho, dificilmente encontram tempo para se dedicarem aos estudos contínuos.
O resultado disso é uma escola que anda em passos lentos em uma sociedade tão dinâmica quanto a nossa.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Com certeza, Mateus
A falta de incentivo e de oportunidades para a formação continuada dos professores também é um fator que contribui muito para essa lentidão no desenvolvimento de novas metodologias.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Parabéns aos autores! Trabalho muito interessante. Sempre me interessei muito por abordagens interdisciplinares quando estava no Ensino Médio, acredito ser uma excelente maneira de manter os alunos ativamente interessados e participativos, de forma que aprendam bem e não só decorem o básico.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Concordo contigo Ana, a abordagem interdisciplinar pode ser uma ótima forma de manter o interesse e chamar atenção dos alunos, além de mantê-los envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta diferente e está para além das "caixinhas" de cada disciplina, ampliando as possibilidades.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Obrigada, Ana Clara e Nicoli
Projetos interdisciplinares fazem uma grande diferença no ensino como vocês destacaram, principalmente porque mostra como o que aprendemos se integra, não são só informações a serem decoradas, tudo tem um significado e uma razão.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Nossa vida é, por natureza, multi, inter e transdisciplinar, por essa razão precisamos trazer isso para as práticas de ensino.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Ótimo artigo, tema importante de ser trabalhado no ensino médio.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Obrigada, Luca
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
A interdisciplinaridade é algo que falta na forma como os conteúdos curriculares são ministrados, não só no ensino médio. Como exposto no artigo, a astronomia caberia perfeitamente nesse formato, justamente por mesclar conteúdos de física e química. Temática muito interessante, não tive nada parecido na época em que estava no ensino médio, mas acredito que só acrescentaria à aprendizagem dos alunos, podendo ainda gerar um grande interesse pelo assunto.
Parabéns aos autores pelo trabalho!
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Verdade Kamilla, caberia em outros níveis de ensino também e ainda mais com o tema de astronomia que é muito interessante mesmo! Obrigada pela contribuição
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Obrigada, Kamilla
Sim, a astronomia é uma ramo da ciência que engloba conhecimentos de muitas áreas e além disso diz muito sobre nós, o universo em que vivemos, e seu estudo caberia perfeitamente também no ensino fundamental.
Eu também não tive nada desse tipo na escola e fazendo esse artigo eu percebi como projetos como esse são essenciais, por isso é ainda mais importante discutirmos esses assuntos e buscarmos proporcionar para o próximo essas experiências.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Que trabalho lindo!!
A interdisciplinaridade e a contextualização precisam sair do papel e fazer parte da escola! Somente na BNCC, nos PCN e nas DCN para bonito não serve.
Abraço
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Obrigada, Cíntia
Com certeza, por isso cabe a nós discutirmos esses temas e sempre buscar aplica-los em sala de aula.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Trata-se de um discussão riquíssima no âmbito da Filosofia da Ciência e, particularmente, da História da Ciência. Num ano em que o negacionismo científico atinge seu ápice, esses estudos como o vosso, é um grande alento.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Obrigado, Claudionor
Com certeza, discutir e aplicar projetos como esse em sala de aula é primordial para estimular os alunos a sempre buscar o conhecimento científico e não se deixarem levar por opiniões sem fundamento e que vão contra a ciência.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Trazer vosso estudo em formatos para a educação infantil e anos iniciais é um excelente projeto de formação em ciências a partir das crianças pequenas. Parabéns pelo trabalho.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Sim, a astronomia é uma ramo da ciência que engloba conhecimentos de muitas áreas e além disso diz muito sobre nós, o universo em que vivemos, e seu estudo caberia perfeitamente em qualquer ano escolar. Nunca é cedo para estimular as crianças a buscarem conhecimento.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Olá autoras, parabéns pelo trabalho.
Gostaria de compartilhar uma experiência pessoal em educação com vocês. Durante minha graduação em Geologia, trabalhei por um ano num dos museus da UFMG. O chamado Espaço do Conhecimento UFMG conta com um planetário, um terraço astronômico, exposições temporárias e a exposição permanente chamada "Demasiado Humano", em referência à obra de Nietzsche. Essa exposição começa na origem do universo, passa pela origem da Terra, desenvolvimento da vida e evolução das espécies, para terminar numa discussão sobre a relação do ser humano com a natureza.
No meu tempo trabalhando no museu, como parte do núcleo educativo, tinha contato direto com visitas agendadas de escolas. No caso de alunos de 9° ano e ensino médio, sempre que eu passava pela linha do tempo do universo e da Terra eu contava uma das descobertas que eu acho mais fascinantes na minha área de estudos: existe um tipo de fóssil denominado "estromatólito", que constitui um registro de atividade microbiana. Os estromatólitos são basicamente os restos dos tapetes microbianos, formando estruturas em camadas finas. É sabido que algumas bactérias "comem" ferro, o que cria estromatólitos ferruginosos. E foi num desses estromatólitos que alguns cientistas encontraram um isótopo de ferro que não se forma na Terra (a verdade é que nenhum elemento se forma por aqui neh?! hahaha), o que permite concluir que uma supernova lançou esse isótopo pelo universo e alguns desses átomos caíram na Terra e foram "comidos" pelas bactérias de alguns milhões de anos atrás.
O tema do artigo me sugere que vocês cursam licenciatura em Física e em Química, por isso compartilho essa história. Pode ser interessante contar para os alunos em sala de aula. Os olhinhos dos visitantes do museu sempre brilhavam. Acho que com a abordagem certa, Física e Química podem deixar de lado o estigma de matérias chatas e difíceis e serem vistas como ciências fantásticas que nos permitem decifrar o universo.
Espero que gostem do comentário, fiquem bem!
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Que ótima contribuição Mateus! Realmente, muitas vezes falta a gente achar a "relação certa" entre essas disciplinas para que elas sejam mais instigantes e provocativas para os alunos. Muito interessante a tua experiência!
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Olá equipe, parabéns.
Assunto interessante.
Confesso, somente no ano de 2020, nas aulas de solo, foi que descobri que os elementos químicos existentes na terra foram gerados fora dela e com e com a utilização de muita energia.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Como apresentado no artigo, o assunto é pertinente e é muito potente no âmbito interdisciplinar. Inclusive é possível produzir adubos para plantas e solo, pensando nos compostos químicos e os benefícios que deseja como é o caso do adubo de NPK. É pouco explorada essa interdisciplinaridade, mas é muito interessante mesmo. Obrigada pela contribuição.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Ótimo trabalho, parabéns ao grupo!
Muito bom abordarmos as vantagens da interdisciplinaridade. Acredito que o tema apresentado permite, ainda a introdução de temas em outras matérias como a filosofia!
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Olá, pessoal!
Boa noite!
Muito obrigado a todos que passaram por este ambiente, leram o trabalho, comentaram sobre ele e contribuíram para a construção do conhecimento.
Espero encontrá-los em trabalhos futuros!
Sigamos defendendo as práticas interdisciplinares de estudo! Assim, esperamos ter uma educação mais próxima à realidade complexa da qual fazemos parte.
Abraços, Mateus Esteves,
Coordenador de mesa.
Re: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM CÓSMICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO.- Autoria: Bruna Freiman Pereira, Adriana Oliveira Bernardes
Olá, participantes!
Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro.
Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos.
Um abraço cordial,
Luana (Monitora Eventos Texto Livre)
Cuidem-se e até o próximo evento