DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 41

 

Título:

DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO

Autores: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira
Resumo:

O presente artigo traz a experiência, resultado e repercussão da oficina Uso Pedagógico do Scratch, que compôs o projeto Formação docente em tempos de excepcionalidade promovido pelo Movimento Educacional – Mob.E integrado ao Grupo de Pesquisa Identidade(s) e Saberes Docentes – GPIDOC/ISERJ/Cnpq. O propósito da oficina foi auxiliar docentes e licenciandos a planejarem suas aulas, até então em ensino remoto emergencial devido a COVID-19, com a dinamicidade da gamificação.

   
Anexos:  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: ISERJ
Palavras-Chave:  
Mesa (1): Keite Melo
Mesa (2): João Francisco da Silva Netto
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO. LUANNA ALVES; NATHALIA PIRES.pd

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Keite Silva de Melo -

Sejam bem-vindos participantes e autoras Luanna Alves e Nathalia Nogueira ao UEaDSL!

O trabalho  "DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO" apresenta o relato da oficina 'Uso Pedagógico do Scratch', implementada junto a professores e licenciandos, com o fim de os auxiliarem a planejarem suas aulas, em tempos de ensino remoto emergencial, usando para isso, a gamificação.

Convido a todos ao debate sobre a temática!


Keite Melo

(Coordenadora de mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por João Francisco da Silva Netto -

Olá! Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2021.1!

Me chamo João Francisco da Silva Netto, sou mestre em Planejamento Territorial pela UEFS, e um dos coordenadores de mesa do evento. Desejo a todos um ótimo Congresso e, claro, convido a todos para a interação! 

O presente trabalho traz a experiência, resultado e repercussão da oficina Uso Pedagógico do Scratch, com propósito da oficina foi auxiliar docentes e licenciandos a planejarem suas aulas

Declaro aberta a mesa de discussão do presente trabalho e desse modo convido a todos para um debate profícuo e que possa refletir sobre o assunto.

Vamos interagir!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Cristiane Costa Barbosa Santos -

Olá!
Infelizmente o arquivo não está disponível!
Espero poder ler em breve.
Até mais!

Em resposta à Cristiane Costa Barbosa Santos

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Oi, Cristiane! 

Peço desculpas pela indisponibilidade do arquivo, mas me parece que o mesmo já se encontra disponível.

Fico muito feliz com o seu interesse pelo nosso relato! 

Aguardamos o seu feedback. Até logo!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Ismael Krüger Pescke -
Saudações colegas!

Primeiramente  gostaria de parabenizar as autoras pelo trabalho. O tema é super relevante nos dias de hoje, já que os educandos estão cada vez mais cedo ambientados ao mundo digital. É inegável a tecnologia no cotidiano de toda a sociedade e a contribuição desta para a educação, principalmente em tempos de ensino remoto. Cabe a nós educadores criarmos práticas que integrem as mídias digitais de forma significativa no contexto escolar.

Parabenizo-as pela oficina realizada, esta é uma oportunidade de mais educadores terem um conhecimento do potencial de um objeto educacional digital, neste caso o Scratch.

Em breve gostaria de ler o relato, assim que o arquivo estiver disponível.

Até logo!
Em resposta à Ismael Krüger Pescke

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Olá, Ismael! 

Exatamente! A formação docente no campo tecnológico se faz cada vez mais necessária. Antes do ensino remoto, ocasionado pela COVID-19, alguns educadores até se esquivavam do uso de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem (por descrença ou medo... isso é pauta para uma discussão), contudo devido ao nosso cenário atual, isso não é mais possível. 

O arquivo já encontra-se disponível, espero que possa lê-lo e possamos discutir mais acerca do tema. 

Até mais!

Em resposta à Luanna Alves

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Ismael Krüger Pescke -

Obrigado por avisar, Luanna! sorriso

Em resposta à Ismael Krüger Pescke

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por João Francisco da Silva Netto -

Sem dúvidas Ismael, o trabalho nos remete a um debate bastante caloroso sobre o processo de gamificação e como essas práticas podem contribuir no desenvolvimento da aprendizagens através da integração de mídias digitais de forma significativa no contexto escolar.

Grato pela colaboração!

Em resposta à Ismael Krüger Pescke

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Nathalia Pires Nogueira -

Olá, Ismael!

Com certeza essa ambientação dos professores com o mundo digital é  importantíssima para o nosso desenvolvimento, visto que cada vez mais estamos cercados de tecnologia!
Essa contribuição na educação dos jovens de hoje se refletirá nos adultos de amanhã. Nesse sentido, devemos compreender que não é somente uma questão de domínio tecnológico, e sim a formação de pessoas criativas e prontas para solucionar questões que possam surgir no futuro.
O scratch é apenas um caminho criativo e instigante para despertar nos educandos o interesse pelo desenvolvimento de tecnologia. Por meio da oficina ministrada foi possível compartilhar essa experiência com professores e profissionais da educação para que possam perder aquele "medo" que a linguagem de códigos pode causar e assim levarem essa prática para as demais instituições. 

Espero que tenha gostado do nosso trabalho e muito obrigada pela suas contribuições!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por David Viana Mota -

O artigo, de certa forma, adentra a realidade brasileira (mesmo tratando de um contexto específico) no que tange ao uso das novas tecnologias e como utilizá-las de maneira a engajar os alunos através da gamificação. A motivação dos alunos na sala de aula é sempre um desafio e um tópico de interesse para os professores. Por este motivo, estudos como este se mostram sempre muito relevantes.

Em resposta à David Viana Mota

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Guilherme Henrique Tavares -

Parabéns pelo trabalho!

A ferramenta utilizada é excelente e com  capilaridade na comunidade educacional , eu acho legal  a ideia de desmistificar a gamificação e  gostaria de contribuir   acrescentando Adiscussão:

 - como gamificar uma atividade sem incluir  uma ferramenta de desenvolvimento?

  é possível gamificar  com sistemas de emojis, selos ?

São ferramentas que os jogos utilizam para entreter os usuários e acredito que podemos desmistificar a gamificação .



Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Olá, Guilherme! 

Grande contribuição a sua! Muito obrigada! 

Concordo com a sua colocação, a gamificação não depende necessariamente de uma ferramenta de programação. E sim, é possível utilizar emojis/gifs, por exemplo, como formas de elaborar uma atividade gamificada e atraente para os educandos.



Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por João Francisco da Silva Netto -

Bom dia Guilherme, grandes questões você traz nos debate sobre esse processo de gamificação, acho sim pertinente que ferramentas devam ser pensadas de maneira a incluir o máximo possível de possibilidades no desenvolvimento de competências junto ao nossos educandos.

Grato pela colaboração!

Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Nathalia Pires Nogueira -

Olá, Guilherme!
Obrigada pela sua contribuição!

A gamificação é um ótimo estímulo para os estudantes. Realmente não precisamos nos prender a ferramentas de desenvolvimento. Com criatividade e vontade é possível gamificar qualquer atividade, incluindo recursos como emojis, selos, troféus, medalhas... 

Em resposta à David Viana Mota

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Olá, David! 

É sobre isso mesmo! Sigamos na esperança de que essa temática sairá de papéis e habitará os espaços educacionais de todo o território brasileiro. 

Claro que para isso necessitaremos de muita formação continuada no campo das tecnologias educacionais e principalmente de políticas públicas que garantam os materiais e condições necessárias em todas redes de educação.


Em resposta à David Viana Mota

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por João Francisco da Silva Netto -

Olá David, os desafios nos últimos anos tem sido imensos no que tange o desenvolvimento de novas habilidades do campo dos jogos de interação. Daí, a importância de darmos cada vez mais atenção ao crescimento dessas abordagens no contexto escolar.

Grato pela colaboração!

Em resposta à David Viana Mota

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Nathalia Pires Nogueira -

Olá, David!
É verdade que a motivação dos nossos estudantes é sempre um enorme desafio! A utilização desses recursos é uma boa estratégia para despertar o interesse deles, visto que estão sempre conectados e cercados de estímulos tecnológicos. 

Propagar esse tipo de prática pode contribuir diretamente com o avanço científico do nosso país, embora tenhamos uma realidade educacional complexa, não devemos desistir!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Caros participantes, sejam bem-vindos!

Convido-lhes à leitura do artigo "DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PÂNDEMICO", que traz o relato de experiência de uma oficina de Scratch, realizada para educadores e estudantes de Pedagogia como um recurso didático para ser utilizado no ensino remoto, em meio ao cenário pandêmico que estamos enfrentando. 

Estamos ansiosas para suas contribuições acerca do tema. 

Fiquem à vontade! 

Deixo a síntese do artigo disponível aqui: 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Roberta Pacheco de Freitas -

Luanna e Nathalia, o trabalho de vocês aponta para a mudança que precisa acontecer no ambiente da escola. A gamificação, assim como a programação na educação devem fazer parte da aprendizagem das crianças, por ser uma aprendizagem divertida e dinâmica, que desperta a curiosidade, que permite o desenvolvimento crítico e criativo tão importantes.

É maravilhoso saber que estão engajadas em mudar o olhar que a criança tem da escola hoje e o relato da experiência de vocês contribui também para incentivar as instituições a utilizarem mais desses recursos pedagógicos com grande potencial  para as crianças do século 21.

Parabéns pelo excelente trabalho!


Em resposta à Roberta Pacheco de Freitas

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Nathalia Pires Nogueira -

Olá, Roberta!
Com certeza essa é uma mudança que precisa acontecer!
A utilização de jogos e ferramentas digitais no ambiente educativo pode corrobora muito com o desenvolvimento científico hoje e no futuro. 
Compartilhar essas experiências com professores e profissionais da educação é uma maneira de disseminar essas práticas para que esse caminho continue sendo construído. 
Não é um trabalho fácil, mas espaços como esse, nos proporcionam ótimas oportunidade partilhar e adquirir conhecimento!

Obrigada pela leitura e incentivo! 

Em resposta à Nathalia Pires Nogueira

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Keite Silva de Melo -

Oi Nathália e Luanna,


Que trabalho maravilhoso! 

É desse tipo de ação formativa que nossos professores e licenciandos precisam para o momento atual (e todos os outros, claro). Destaco ainda esta contribuição da Nathália "utilização de jogos e ferramentas digitais no ambiente educativo pode corrobora muito com o desenvolvimento científico". Penso que os professores precisariam vencer algumas crenças arraigadas quanto ao modelo e modalidade de aula para desenvolver o pensamento científico dos seus alunos. Desconfio que muitos entendem que a gamificação e outras escolhas que envolvam o lúdico não se vinculam à intencionalidades pedagógicas ancoradas com conteúdos conceituais e o pensamento científico. Será que minha impressão está errada? Desejo estar errada... Mas se a minha desconfiança tiver o mínimo de plausabilidade, como promover mudança na cultura docente? E na comunidade escolar, de forma geral? 


Pessoal, as perguntas não estão direcionadas somente às autoras. Seria bom que os presentes ajudassem a refletir sobre o desafio de convencer os seus pares sobre a seriedade contida na gamificação. Vamos tod@s conversar sobre isso?

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por João Francisco da Silva Netto -

Sem dúvidas Keite, promover a utilização de jogos pode contribuir bastante no desenvolvimento de ações que gerem um outro olhar educativo, que contribua no processo formativo e traga uma releitura sobre esse tema.

Obrigado pela contribuição!

Em resposta à Keite Silva de Melo

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Olá, Keite! 

Obrigada pela contribuição! 

Seu apontamento é de grande valor, assim como suas questões. 

Acredito que uma das saídas para resolver esse conflito seja a implementação de projetos que discutam e/ou pesquisem o papel da gamificação e da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem. Ver os resultados positivos que a inserção dessas estratégias lúdicas resulta no desenvolvimento do aluno, pode provocar os docentes a inovarem em suas didáticas. 

Posso apostar que os participantes do presente congresso podem contribuir com mais ações para provocar a devida e necessária mudança na cultura docente.

Vamos lá?

Em resposta à Luanna Alves

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Keite Silva de Melo -

Perfeito, Luanna!


Que bom que podemos contar com mais profissionais e pesquisadores interessados no tema! Dessa forma, além de superarmos algumas das nossas angústias, ainda sairemos ainda mais fortalecidas para ousar cada vez mais!!

Vamos que vamos!

Em resposta à Roberta Pacheco de Freitas

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por João Francisco da Silva Netto -

Sem dúvidas Roberta, é urgente a necessidade de mudanças que devem acontecer nesse campo. Deve começar pelo dialogo em sociedade, a comunidade deve dizer ao poder público o que é necessário e urgente.

Abraços!

Em resposta à Roberta Pacheco de Freitas

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Oi, Roberta! 

Sim, o intuito de nosso trabalho é justamente provocar os docentes a inovarem com o auxílio da gamificação, buscando alcançar seus alunos, que estão cada vez mais imersos na tecnologia e devido a isso tendem a internalizar melhor o conteúdo diante dos games e práticas lúdicas.

Obrigada pela sua contribuição! Foi de grande valor para nós! 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá!

O uso da gamificação na construção de atividades de ensino e aprendizagem a partir da linguagem de programação Scratch, pode vir ajudar o professor a construir uma aula mais dinâmica, ainda mais no momento atual em que o professor precisa ter muita imaginação para trabalhar no ensino remoto.

Parabéns pelo trabalho, bem elaborado  e escrito de forma clara!

Abs

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Nathalia Pires Nogueira -

Olá, Cíntia.
Nossa intenção era justamente essa, compartilhar nossa experiência com os demais docentes para explorar cada vez mais a nossa imaginação.

As possibilidades que o Scratch nos traz são infinitas. Basta imaginar, criar e testar!

Por ser uma plataforma gamificada, a linguagem de códigos fica acessível e prazerosa para o desenvolvimento de programas em diversas faixas etárias.

Que bom que gostou do trabalho! 

Muito obrigada pela contribuição!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Ismael Krüger Pescke -

Olá, congressistas!

Chegamos na metade do evento e agora é importante para todos nós que, após as discussões aqui no fórum, avaliássemos este trabalho. É só colocar um "curtir" ali na opção AVALIARSua participação é muito importante!

uma foto da tela do jornal do congresso, mostrando como os participantes podem avaliar um trabalho.

Até logo!

Em resposta à Ismael Krüger Pescke

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Parabéns pelo trabalho! Avaliação do mesmo realizada. Eu gostei muito do tema e de tudo por ele abordado, porém digo sem medo ou vergonha que me interessei pelo tema gamificação, a partir do contexto de pandemia. Sou professora da Educação Infantil e a partir desse momento de tanta consternação tive que me refazer, bem como a humanidade de um modo geral e o conhecimento de novos recursos pedagógicos se fez necessário e urgente. Já os avaliei e salvei esse brilhante artigo nos "meus documentos" que embasam de algum modo a minha prática. Aproveito para convidar a ler o relato de experiência por mim escrito.

 UEADSL 2021.1: RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO JUNTO AS FAMÍLIAS E RESPONSÁVEIS DURANTE UM TRABALHO REMOTO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL.. Autora: Gleuze Pereira Marinho Moura (textolivre.org)

Um abraço, 

Gleuze.

Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Oi, Gleuze! 

Que alegria ler seu comentário acerca de nosso trabalho! Muito obrigada! 

Gostaria de parabenizá-la pelo empenho em buscar estratégias (e capacitar-se) para as aulas nessa nossa  "nova realidade", que é o ensino remoto. 

Pude ver, através da leitura do seu relato, que o essencial você já carrega em sua prática que é a afetividade e a empatia para com seus alunos e familiares. Ao unir tais características com o uso da gamificação, tenho certeza que os resultados serão bem satisfatórios. 

Nos colocamos à disposição para mais trocas assim! 

Até mais!

Em resposta à Luanna Alves

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Luanna, muito obrigada. Certamente vou recorrer a partilha de conhecimento por você gentilmente disponibilizada. Digo e repito: o tema escolhido por vocês é necessário, urgente e creio que conhecê-lo e aplicá-lo será parte do novo normal que chegou e está por vir.

Um abraço,

Gleuze.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Isabella Christina de Jesus Silva -

parabéns aos autores pela oficina, é extremamente importante essa formação continuada de professores através dos meios digitais

Em resposta à Isabella Christina de Jesus Silva

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Oi, Isabella! 

Obrigada pela parabenização! 

Sim, consideramos de extrema necessidade projetos que estimulem e proporcionem aos corpos docentes uma formação continuada que os atendam em meio a tantos desafios impostos pelo ensino remoto devido a pandemia. 


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Bruna Fenelon -

Parabéns ao grupo pelo trabalho! Tema super relevante e atual. É sempre bom que possamos modernizar as técnicas de ensino praticadas, mantendo a coerência com as avanços tecnológicos da humanidade 

Em resposta à Bruna Fenelon

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Oi, Bruna! 

Obrigada pela parabenização! 

É preciso realmente nos mantermos atualizados para que nossa prática não se torne algo monótono e desinteressante para nossos alunos, que estão cada vez mais familiarizados com a tecnologia. 

Em resposta à Luanna Alves

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Keite Silva de Melo -

Pessoal, 

O evento ganhou mais dois dias para tirarmos o melhor proveito desses momentos de discussão fecunda! Até amanhã (28/3)!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luciana Mariano Sarmento -

Parabéns pelo trabalho.

Não tinha conhecimento sobre o tema e  achei muito interessante a prática da gamificação.

Em resposta à Luciana Mariano Sarmento

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luanna Alves -

Oi, Luciana! 

Obrigada pela parabenização! 

Espero que nosso relato desperte em você, e em todos os participantes, a curiosidade e a vontade de utilizar a gamificação como prática pedagógica. 

Estamos à disposição!

Em resposta à Luciana Mariano Sarmento

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por João Francisco da Silva Netto -

Olá Luciana, que bom que o tema lhe despertou grande interesse. 

E você agora acredita que é possível o desenvolvimento de aprendizagens através da prática de jogos? 

Nos conte um pouco mais!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESMITIFICANDO A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO PANDÊMICO.- Autoria: Luanna Silva Alves; Nathalia Pires Nogueira

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso