TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 41

 

Título:

TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA

Autores: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes
Resumo:

 

O presente trabalho discute a utilização de imagens como recurso pedagógico para o ensino de Física, no formato de exposição. Com enfoque em história da ciência, a exposição busca relacionar a história da termodinâmica com seus impactos na sociedade, que culminaram na Primeira Revolução Industrial, com o advento das máquinas térmicas. Para a realização do trabalho partimos do pressuposto de que atividades realizadas fora da sala de aula, com o auxílio de recursos imagéticos, podem trazer mais significado no processo de aprendizagem da Física que se utilizam de recursos imagéticos e que são realizadas fora da sala de aula.

   
Anexos:  
Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Campo de pesquisa ou Curso:

Física
Instituição: UFRJ - RJ
Palavras-Chave:
Mesa (1): Adriana Oliveira Bernardes
Mesa (2): Carolina Maia dos Santos
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA.pdf

 Slides:

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade,  EAD e Software Livre 2021.1 !!  \o/ \o/  \o/

Primeiramente, desejo que estejam bem e com saúde! 

Bem, eu sou a Carol e estarei aqui, juntamente com a Adriana e a Cíntia, para trocarmos conhecimento a fim de enriquecer a experiência de todos, em especial, dos nossos autores!

João, Lucas e Adriana, mais uma vez, gostaria de parabenizá-los pelo texto de vocês e pelo trabalho pedagógico bem interessante!

Pensando nisso, fiquei curiosa: o que os alunos acharam da experiência ?

 

Um abraço a todos e vamos lá!



Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Guilherme Henrique Tavares -

Parabéns pelo trabalho!

É muito legal ver o protagonismo dos alunos e a a participação ativa das atividades, ainda mais no campo da física onde é extremamente teórica as práticas padrão.

Como foi a participação dos alunos?

Eles gostaram ?

Se sentiram a vontade para interagir sobre o tema ?


Obrigado!


Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Guilherme! Obrigada por participar conosco!

Sem dúvidas, precisamos de mais atividades como essa! E você comentou algo interessante: "práticas padrão".

Na área das exatas, realmente, eu só das aulas "práticas padrão"!

Você também só vivenciou as "práticas padrão" ou teve alguma experiência pedagógica similar ao relatado no trabalho?

Abraços!


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -
Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Sem dúvidas, estas “práticas padrão”, geralmente caracterizadas por aulas totalmente expositivas, acabam por tornar o aprendizado mecânico. Nosso esforço é para que a Física possa ser vista além das fórmulas/equações que os alunos precisam decorar para os vestibulares. 

Acreditamos que trazer o conhecimento científico para situações do cotidiano e contextualizar com a história da sociedade contribuem para uma aprendizagem significativa. Ausubel e Piaget falam bastante sobre este processo de aprendizagem, ressaltando a importância de se levar em consideração o conhecimento prévio que cada aluno traz consigo, por meio de suas experiências pessoais anteriores. Quando o aluno encontra significado naquilo que aprende, consegue absorver melhor os conteúdos.


Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Lucas!

Concordo com suas palavras! Em especial, numa disciplina "tão temida", mostrar para o aluno que esse tipo de conhecimento está no cotidiano dele e levar em consideração o contexto de vida dos educandos é fundamental !

Em resposta à Guilherme Henrique Tavares

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Olá Carolina e Guilherme. Agradeço pelos comentários de vocês! Fico feliz com esse retorno!

O feedback dos alunos foi bem positivo, eles interagiram bastante. Essa interação se deu, principalmente, pois a exposição contou com um experimento de abertura e uma “interação teatral” no final. Ambas atividades, necessitavam da participação direta dos alunos, o que tornou a atividade mais dinâmica. 

Durante o experimento os alunos eram convidados a colar a mão em tanques com água à temperaturas diferentes e relatar suas sensações térmicas. A ideia era perceber na prática como os conceitos de “calor”, “quente” e “frio” são facilmente confundidos em nosso cotidiano.

Sem dúvidas, essa atividade contribuiu para que durante a exposição dos painéis os alunos já estivessem mais confortáveis para realizar perguntas e interagir com o tema. Diria que foi fundamental para “quebrar o gelo” e introduzir o tema central da exposição.

Com a interação teatral, os alunos tiveram sua curiosidade aguçada e, mais uma vez, uma possibilidade maior de interagir com o que estava sendo apresentado e discutido. Foi um momento de descontração, encerrando a atividade.


Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Muito bacana,Lucas!

Realmente, uma aula prática que foge do padrão,não somente pela atividade, mas também pela forma como foi organizada: quem imaginaria um teatro na aula de física??

Vocês pensam em dar continuidade ao projeto?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Carolina, o objetivo é que a exposição possa ser aplicada em outras ocasiões sim. Tanto nas dependências do colégio em questão, quanto em outros espaços. A atividade foi realizada durante meu estágio obrigatório da gradução. A ideia é que outros estagiários da professora Adriana possam reproduzir com outras turmas futuramente. E certamente, agora como professor, em outros colégios, na rede privada, penso em aplicar a exposição para meus alunos, assim que possível. 

No ano passado cogitamos realizar a exposição online, mas, infelizmente, a realidade do ensino remoto nos colégios estaduais no Rio de Janeiro não tem sido das melhores.

Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Lucas, realmente desejo que as atividades continuem nos estágios e também na sua carreira como professor! Vocês tem outras publicações sobre essas atividades?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Carolina, já  apresentamos sobre esta e outrossim atividades em alguns congressos, mas sem publicação nos anais. Atividades envolvendo física e também astronomia. Nosso desejo é de submeter como artigo, em outras oportunidades.

Além disso, pensamos na escrita de um livro, reunindo diversas atividades realizadas por nós e por outros estagiários/bolsistas neste colégio no decorrer dos últimos anos. 

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Marina Campos -

Como é importante procurar recursos para o ensino! Sei muito pouco de física, mas a abordagem pedagogica me encantou. Parabéns! 

Em resposta à Marina Campos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Marina! Obrigada pela visita!

Eu adoraria ter tido uma aula de física como essa! O que você acha,Marina? 

Um abraço!

Em resposta à Marina Campos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Que ótimo, Marina! Fico feliz com seu comentário! Nosso desejo é que cada vez mais professores de Física possam ter iniciativas pedagógicas deste tipo. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Olá pessoal, sejam bem-vindos!

É a minha primeira participação no Congresso, espero que de alguma forma nosso trabalho possa contribuir nas reflexões de práticas de ensino voltadas para uma aprendizagem mais significativa.

Aproveito para já agradecer pelos comentários iniciais. Espero que os debates possam ser proveitosos para todos!

Espero que todos se encontrem bem neste momento! Um abraço.

Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Lucas, seja muito bem-vindo!!

Que essa seja a primeira participação de muitas outras que ainda virão!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Caio Malaquias -

Parabéns pelo trabalho!

Iniciativas desse tipo certamente contribuem bastante para o crescimento do interesse dos alunos em uma área que tende a intimidá-los por conta da grande carga teórica de matemática. Digo por experiência própria, sendo de exatas, que meu gosto por este tipo de formação se deu através de projetos interativos e de observação voltados para a astronomia.

Em resposta à Caio Malaquias

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Caio! Obrigada pela visita!!

Achei bem pertinente o seu comentário! A interação gerada pela aproximação aluno-conteúdo-professor/mediador numa vivência educacional é muito importante para o aprendizado e para a motivação dos nossos estudantes. Será que alguns dos alunos que viveram a experiência relatada no trabalho também se interessarão mais pelas exatas? 

Caio, como eram esses projetos interativos que você teve a oportunidade de conhecer? Poderia contar um pouco para nós?

Um abraço!

Em resposta à Caio Malaquias

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Certamente, Caio. Esse é o ponto chave. Atividades de divulgação científica diferenciadas somam muito no interesse dos alunos por ciência. Me identifico com você... meu interesse pela área das exatas também se deu muito por conta de atividades deste tipo, ainda que tenham sido atividades pontuais.

Agradecemos pelo comentário! 

Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Bem interessante, Lucas! Foi dessas suas experiências anteriores que também veio um pouco de motivação para desenvolver o seu trabalho?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Certamente, Carolina. Ainda que tenham sido experiências pontuais, essas atividades de alguma forma fizeram diferença na minha formação e na minha escolha. Assim acredito que elas possam provocar o mesmo em muitos jovens. Ainda que nem todos venham a optar por uma carreira na área das ciências exatas/naturais, que tenham tido a oportunidade de ver a física e a ciência com um outro olhar. 

Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Mesmo que não queiram seguir a carreira das ciências,sua atividade ajuda num melhor aprendizado para todos.Quem sabe,aqueles jovens que escolheriam outros caminhos por não gostar de física, acabem percebendo como ela é interessante??

Eu segui pela carreira das exatas e sempre tive muita dificuldade com física.Hoje,pesquisando mais sobre educação e metodologias,acho que experiências mais lúdicas como a proposta de vocês poderia ter ajudado que o caminho fosse um pouco menos penoso.

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Ótimo ponto, Carolina. Tornar o processo menos dificultoso já é um excelente resultado. Como gosto de enfatizar: tornar a aprendizagem significativa. Dar significado ao que se aprende é um grande facilitador.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Isabella Christina de Jesus Silva -

parabéns pelo trabalho e por proporcionarem uma metodologia ativa mais eficaz de aprendizagem para os alunos !

Em resposta à Isabella Christina de Jesus Silva

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Obrigado, Isabella! O foco é propiciar uma aprendizagem significativa. Quando o aluno atribui significado ao conhecimento, o conteúdo é absorvido com mais facilidade. Agradecemos seu comentário.

Em resposta à Isabella Christina de Jesus Silva

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Isabella! Obrigada pela visita!

Metodologias assim são muito importantes, principalmente, em disciplinas mais "temidas" como a física!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Aruã Oumori -

Ótimo trabalho!

O campo da física vai muito além do que é ensinado nas salas de aula do ciclo básico. Muito fascinante

Parabéns aos envolvidos!

Em resposta à Aruã Oumori

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Aruã! Obrigada por participar conosco!

Concordo com você! A física está no nosso cotidiano e as atividades relatadas aqui no trabalho, sem dúvidas, são muito importantes para auxiliar essa percepção do aluno.

Um abraço!

Em resposta à Aruã Oumori

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Obrigado pelo comentário, Aruã!

Sem dúvidas, muito além! A falta de tempo e a necessidade de cumprimento de um currículo, muitas vezes focado nos vestibulares, muitas vezes impede os professores de irem além. É um desafio!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Ederson Cordeiro -

Show de bola! Colocar alunos e comunidade escolar na interação com saberes faz toda diferença.

A ciência é viva e se constitui pelos diversos modos de letramento.

Gostaria de saber se geraram algum divulgação nas redes sociais para continuidade deste projeto?

Desde já parabéns!!

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá,Ederson! Obrigada por participar conosco!

Uma dúvida que também pode gerar novas ações para a pesquisa...

Um abraço!

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Agradecemos pela mensagem e contribuição, Ederson. 

Não, não houve um espaço para divulgação nas redes. Mas, sem dúvidas, pode contribuir em futuras realizações desse projeto. Ótima ideia!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Gentil Oliveira -

Isso aí.

Aprender física pode ser muito difícil prá algumas pessoas. Com a utilização de recursos físicos, além de facilitar o aprendizado, apreende a atenção de um número maior de alunos pela participação efetiva.

Em resposta à Gentil Oliveira

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Gentil! Grata pelo comentário!

É verdade! O trabalho proposto por nossos autores é muito relevante para um melhor aprendizado em física!

Um abraço!

Em resposta à Gentil Oliveira

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Sem dúvidas, Gentil. Atividades dinamizadas, fora do modelo padrão de aula expositiva conseguem trazer o aluno para mais perto dos saberes. 

Obrigado pelo comentário!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Ana Clara Vital da Silva -

Olá, bom dia! 

As imagens podem auxiliar muito na interpretação de várias vertentes. Inclusive, o uso das mesmas, quebra a perspectiva de que texto é somente escrito (texto verbal), sendo assim, texto pode ser qualquer conteúdo que passe uma mensagem que tenha sentido completo. E para o ensino da Física é algo que facilita bastante o entendimento dos fenômenos a serem analisados na disciplina.

Parabéns pelo trabalho!

Abraço! 

Em resposta à Ana Clara Vital da Silva

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Muito bem colocado,Ana Clara!

Você acha que uma experiência dessas poderia te ajudar na disciplina de física? 

Um abraço!

Em resposta à Ana Clara Vital da Silva

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Olá, Ana. Que bacana seu comentário. De fato, as imagens são um tipo de texto e muitas vezes comunicam melhor uma mensagem do que um texto verbal, super elaborado e detalhado. Na Física, realmente, o uso de imagens é um grande facilitador.

Obrigado por contribuir. 

Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Carolina Maia dos Santos -

Gostaria de agradecer a todos e todas que passaram por aqui ao longo dessa semana de evento! Nossa troca de experiências e conhecimentos foi muito rica, aprendi muito com vocês!

Lucas, João Pedro e Adriana: mais uma vez, parabenizo pelo trabalho e desejo que vocês possam dar continuidade a ele nas escolas e também nas pesquisas! Fiquei feliz de ver uma iniciativa tão interessante de um "colega cefetiano"! Adoraria ler os próximos trabalhos ! =)

Um grande abraço!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Muito obrigado, Carolina. Também aprendi nessa troca que tivemos nesta semana, “colega cefetiana”. Um abraço e até uma próxima. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: TRABALHANDO COM IMAGENS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA. - Autoria: Lucas Jardim Escamilha, João Pedro Adame Barros Sanglard, Adriana Oliveira Bernardes

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso