Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 32

 

Título:

Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil

Autores: Ana Rita Dy kárcia Monteiro de Oliveira, Adriana Oliveira Bernardes.
Resumo:

Este trabalho promove uma discussão sobre a utilização da música para discutir temas de Astronomia na Educação Infantil. Oficinas, atividades que trabalhem fenômenos do dia à dia como: o dia e a noite, o nascer e o por do sol, as fases da lua entre outros podem ser trabalhos de forma simples através de músicas. Documentos oficiais abordam a importância do desenvolvimento integral da criança tornando relevante tais discussões e a implementação de projetos que colaborem para um desenvolvimento pleno na infância. Discutimos neste trabalho a importância de um trabalho com o tema através da música.

   
Anexos:  
Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Campo de pesquisa ou Curso:

Astronomia
Instituição: UENF - RJ
Palavras-Chave:
Mesa (1): Adriana Oliveira Bernardes
Mesa (2): Camila Ericka Andrade de Melo
Mesa (3):  

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil (1).pdf

 Slides: Apresentação Powerpoint 2007 Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil .pptx

 

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy kárcia Monteiro de Oliveira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, queridos/as participantes!


Tudo bem?


Primeiramente, quero com carinho e respeito desejar boas-vindas para todos/as aqui presentes no Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre 2021.1. Evento este que tem uma bela história, na qual somos convidados/as a somar e ampliar a mesma, tanto com a nossa presença, como com a nossa participação efetiva nos dias que transcorrerão. Desejo que possamos construir, de forma coletiva e colaborativa, uma profícua história composta por reflexões e aprendizagens, permeadas pelo diálogo. História essa que poderá frutificar e impactar em nossas realidades e vivências. Afinal, como afirma Paulo Freire (2001, p. 123), “O diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e refazem [...] Através do diálogo, refletindo juntos sobre o que sabemos e não sabemos, podemos, a seguir, atuar criticamente para transformar a realidade.”

Sou a Professora Camila Ericka. Estarei, junto com as Professoras Adriana Oliveira Bernardes e Carina Deolinda da Silva Lopes mediando os diálogos desta mesa. Cumprimento-as neste momento e também as desejo um excelente evento.

Cumprimento e parabenizo, também, as autoras que compartilharam conosco o trabalho intitulado “Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil”, que é o precursor das nossas reflexões e diálogos no presente fórum.

Convido todos/as a lerem com carinho e atenção o trabalho acima referido, assim como os comentários dos/as colegas que já iniciaram as nossas discussões. Em seguida, venham somar conosco neste diálogo com as suas reflexões e experiências.

Este anfiteatro é nosso e estamos apenas iniciando!


  

 

Abraços!


Camila Ericka (Coordenadora de Mesa)



Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy kárcia Monteiro de Oliveira

por Lucas Queiroz Oliveira Santos -

Parabéns pelo trabalho!!!

Muito interessante essa temática. Aprender de forma lúdica é a forma mais divertida de aprender. Muito legal perceber esse retorno da musicalidade a educação e a memória. Me fez lembrar os aedos da Grécia antiga que pela dificuldade da escrita tinham grande valor por conseguir guardar uma grande quantidade de informação utilizando o recurso da métrica e da musicalidade. 

Em resposta à Lucas Queiroz Oliveira Santos

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy kárcia Monteiro de Oliveira

por Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira -

Olá, agradeço desde já pelo carinho! O tema escolhido de fato, possui grande impacto quando nos referimos a desenvolvimento científico nas séries iniciais (Educação Infantil), busquei evidenciar a importância da união entre a música e a astronomia nesse processo já que atualmente encontra-se escassa essa abordagem. 

Em resposta à Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy kárcia Monteiro de Oliveira

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, Ana!


Concordo contigo. Acrescentaria que a união entre a música e a Astronomia ou outros conteúdos e ações perpassam a Educação Infantil, sendo que deveriam ser analisadas e valorizadas também nas outras etapas escolares. Infelizmente, percebo que esta união e escassez mencionadas por ti estão indo além da Educação Infantil também.


Abraços!

Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy kárcia Monteiro de Oliveira

por Marcus Vinícius Faustino -

Muito interessante a proposta de tornar mais lúdico o ensino de Astronomia. Acredito que isso possibilitará tornar o conteúdo mais acessível a crianças mais jovens e despertar o interesse na área desde cedo. Parabéns pelo trabalho!

Em resposta à Marcus Vinícius Faustino

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy kárcia Monteiro de Oliveira

por Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira -

Olá Marcus, agradeço! Acredito que a apresentação do tema em questão, quando explanada desde a infância através de diferentes recursos lúdicos, torna-se ainda mais significativo diante do desenvolvimento intelectual da criança, em seu processo cognitivo e psicomotor, além de trabalhar conceitos que viabilizam dia após dia uma formação cidadã.

Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy kárcia Monteiro de Oliveira

por Gislaine José torres soares -

Primeiramente Parabéns  pela temática escolhida!

A música de fato proporciona grandes benefícios para o ser humano, e passar um conteúdo dentro dessa perspectiva musical de forma lúdica acredito que torna a aprendizagem mais prazerosa .

Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy kárcia Monteiro de Oliveira

por Iris Alves De Olivera Figueiredi -

Olá colegas, parabéns pelo trabalho! 

Achei muito pertinente a temática pois, a musica faz parte do universo infantil e me chamou a atenção por vocês relacionar com a astronomia. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Ariadne Silva Daher Resende -

Parabéns pelo trabalho pessoal! 

Achei o tema muito interessante. O aprendizado de astronomia na educação infantil é muito importante e a utilização de músicas deixa tudo mais prazeroso. Na educação infantil prender a atenção dos alunos pode ser um pouco difícil, mas a música com certeza ajuda. Pode-se aprender muitas coisas através delas. 

Em resposta à Ariadne Silva Daher Resende

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Querida Ariadne!

 

Concordo contigo, a música tem potencialidades incríveis e auxilia na aprendizagem de forma lúdica. Contudo, gostaria de fazer um adendo para refletirmos sobre a importância de não limitarmos a música apenas como uma ferramenta pedagógica para ensinar conteúdos e de forma metódica, ou ainda, como uma “válvula de escape” para momentos livres de recreação. Creio que temos que vislumbrar outras potencialidades que ela por si só tem, como por exemplo: conhecer as culturas artísticas e musicais da comunidade escolar, conhecer outras culturas artísticas e musicais, possibilitar que as crianças possam criar, inventar e interpretar diferentes músicas, entre outras.

Continuemos dialogando e refletindo!

Um forte abraço!

Em resposta à Ariadne Silva Daher Resende

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira -

Olá Ariadne, agradeço! Concordo plenamente com o seu posicionamento. De fato, a música desperta o emocional e traz de forma descontraída conhecimentos bastante relevantes dentro da educação e em muitas outras áreas.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Estefany Gonçalves -

Parabéns autores, achei super interessante o tema que vocês trouxeram. O contato da criança desde nova com a astronomia de forma lúdica pode trazer diversos aprendizados futuros.

Em resposta à Estefany Gonçalves

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, Estefany!


Obrigada por somar conosco neste diálogo. Achei muito interessante o seu apontamento sobre como é importante esse contato da criança com a Astronomia desde nova, bem como ele influencia nos futuros aprendizados dela. Tal apontamento nos recorda que a aprendizagem é cíclica, ou seja, tem conhecimentos que a criança iniciará a sua aprendizagem na Educação Infantil, aprimorará  e consolidará no decorrer dos demais anos. Esta percepção auxilia, ao meu ver, também na concepção de infâncias e respeito a elas, uma vez que muitas vezes esquecemos de tal fato e vamos colocando as nossas crianças em moldes escolarizantes. 


Continuemos dialogando e refletindo!


Abraços!

Em resposta à Estefany Gonçalves

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira -

Olá Estefany, agradeço a mensagem!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Tamyres Cecilia Silva -

Estimados autores, parabéns pela escolha do tema! Muito interessante!

Vejo que hoje, muito tem se estudado a respeito da musicalidade e outras ferramentas que potencializam a aprendizagem e sim, a utilização da música como instrumento de aprendizagem na Educação Infantil promove habilidades cognitivas excepcionais para o desenvolvimento humano, como vocês colocam no trabalho.

As crianças, sobretudo, gostam muito desses momentos pois sua imaginação é despertada e outro mundo de possibilidades se abre.
Parabéns!

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Querida Tamyres e queridos/as participantes!


É muito interessante se pararmos para pensar que a música está conosco e no nosso cotidiano desde a tenra idade. Não é difícil evocar na nossa memória alguma música que marcou um determinado momento da nossa vida. A música em si traz consigo, diretamente e/ou indiretamente, algumas aprendizagens, inclusive, detalhes específicos do momento e das aprendizagens.

Eu, por exemplo, recordo com detalhes que ficava cantando e dançando a música “Aniversário do Tatu” (Sandy e Júnior), na calçada de casa aos domingos. Lembro de ficar curiosa e imaginando como era esse aniversário: Será que tinha bolo mesmo? Como ele era? Como será que foi a confusão? Percebo nos dias atuais que essa música propiciou que eu conhecesse alguns animais e as suas características (tatu, camaleão, pavão e gambá), bem como me marcou afetivamente. Recordo também de alguns momentos de cirandas na escola com alguns colegas, em especial, no recreio. Momentos como esses foram prazerosos, afetivos e ricos de aprendizagens.

E vocês? Vocês têm alguma memória afetiva com a música? Ela está associada a algum período escolar? Qual? Quais são as aprendizagens que vocês percebem que ela proporcionou? Vamos compartilhar neste fórum?


 Aguardo a resposta de vocês para partilharmos!

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira -

Olá Tamyres, agradeço o seu posicionamento em relação ao trabalho desenvolvido e concordo plenamente com a sua fala. Com toda a certeza se trata de um assunto relevante a ser discutido na atualidade, trazendo pontos importantes e infelizmente pouco vistos nas escolas. Acredito em uma educação mais impulsionadora, que viabilize essas habilidades previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), onde os alunos passam a ser protagonistas do conhecimento e as expressões artísticas e científicas são tidas como essenciais neste processo.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Queridas, Ana Rita e Adriana Oliveira!

 

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho apresentado! Ele nos traz uma discussão valiosa sobre duas temáticas relevantes: Música e Astronomia. Temáticas estas que devem ser levadas em consideração não apenas na Educação Infantil, mas para as outras etapas de escolarização também.

Com o intuito de conhecer um pouco mais do estudo realizado, indago:

  • Qual motivo levaram vocês a pesquisarem sobre o objeto de estudo aqui elencado?
  • Durante a escolha do universo da pesquisa, existiu um critério específico seguido por vocês? Qual?
  • O Espaço Integrado de Educação e Cultura (EIDUC) é uma escola? É da rede pública ou privada?
  • Vocês já delinearam o projeto que será desenvolvido? Se sim, é possível explanar um pouco dele para nós?


Vamos dialogando!

 

Abraços!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Lucas Jardim Escamilha -

Olá! Ana e Adriana, parabéns pelo trabalho!

Vejo a Astronomia como uma excelente proposta de inserção da ciência na vida das crianças. Qual de nós, em nossas infâncias, não teve uma experiência de fascínio com as questões do universo ou com a observação de uma noite estrelada? São muitas as crianças que, ao serem questionadas sobre uma futura profissão, respondem que gostariam de ser astronautas. Acredito astronomia e música, juntas, podem tornar esse processo ainda mais lúdico e significativo. Ótima iniciativa e tema sempre relevante. Mais uma vez, parabéns! 

Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Olá, Lucas!


Excelente recordação e apontamento! De fato, as nossas crianças são encantadas com as questões do Universo e podemos aproveitar dessa curiosidade para instigá-las a serem pesquisadoras e ampliarem as suas aprendizagens.

Concordo também contigo que a união entre música e Astronomia proporcionará que esse processo de ensino e aprendizagem seja mais significativo, lúdico e prazeroso!


Abraços!


Vamos somando reflexões e aprendizagens!

Em resposta à Lucas Jardim Escamilha

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira -

Olá Lucas, agradeço imensamente e apoio a sua colocação em relação ao trabalho realizado. De fato, a astronomia é um tema bastante instigante, consigo ver na prática pedagógica os olhinhos das crianças antenados nas histórias e canções. Acredito que a união da música e a astronomia de fato tenha sido uma ideia maravilhosa para o desenvolvimento científico desde as séries iniciais, promovendo conhecimentos - hoje tão distantes e poucos discutidos na maior parte das escolas-  de forma atrativa, auto expressiva e intencional.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Luca Gonzaga -

Ótimo artigo, a utilização da música pode ser uma excelente ferramenta para a educação em geral e também para estas disciplinas. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Marina Campos -

O uso de música como recurso interdisciplinar aqui parece ser uma proposta muito promissora. Cada vez mais a eduçao quebra barreiras e constrói pontes entre diferentes áreas de conhecimento. Parabéns pelo trabalho!!

Em resposta à Marina Campos

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira -

Agradeço o comentário Marina! Concordo plenamente com a sua afirmativa.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Felipe Souza -

Parabéns as autoras pelo excelente trabalho! A utilização de recursos lúdicos para abordar temas complexos, tal qual a astronomia, na educação infantil, é bastante proveitosa, como mostra o estudo uma vez que permite a interiorização do conteúdo de forma mais leve e estimulante. 


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Bruna Fenelon -

Parabéns ao grupo! Trabalho super interessante, sempre bom refletirmos sobre novas formas de abordarmos a educação infantil

Em resposta à Bruna Fenelon

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira -
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por André Kalinovski -

Boa noite, parabéns pelo artigo. Vocês saberiam dar um exemplo do uso da música e da dança no aprendizado de astronomia na Educação Infantil? Acho muito interessante a exploração dos sentidos no processo de aprendizado.

Em resposta à André Kalinovski

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Ana Rita Dy Kárcia de Oliveira -

Olá André, percebo não só no desenvolvimento deste trabalho em minhas práticas docentes, mas também nas propostas musicais lançadas na Educação Infantil de forma geral que a música e a dança andam de mãos dadas, sendo ambas, ao meu ver, essenciais para o processo de socialização e auto expressão artística. A astronomia pode ser trabalhada através de músicas diversas, ao decorrer deste trabalho, compus algumas canções, onde, através de rimas e comandos para sequência de movimentos diversos, pude trabalhar a dança em conjunto com a música e alcançar ótimos resultados. Acredito que o ponto de partida seja traçar os objetivos a serem trabalhados dentro do tema: "Astronomia" e, na sequência, uma análise sobre a música utilizada em cima de qual faixa etária, e, por fim, a proposta de dança a partir de movimentos sejam eles simples, livres para a imaginação de cada criança ou então movimentos mais direcionados dependendo do que se quer trabalhar.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Camila Ericka Andrade de Melo -

Queridas/os autoras e participantes,


Estamos chegando ao término do UEaDSL 2021.1. Como informado anteriormente pela Comissão Organizadora do evento, temos até o dia de hoje para participarmos das mesas de debates e apreciarmos os excelentes trabalhos desenvolvidos e apresentados. Portanto, aproveitemos essa oportunidade de aprendermos, partilharmos experiências e contribuirmos com as pesquisas.

Desde já, quero agradecer a todos e todas pelos diálogos, partilhas e aprendizagens tecidos colaborativamente. Escrevemos juntos/as, nesse período, relevantes páginas da história do evento e das nossas próprias histórias, enquanto pessoas, educandos/as, educadores/as e pesquisadores/as.

Espero encontrá-los/as com muita saúde e sempre com vontade de partilhar conhecimentos em edições futuras do UEaDSL e/ou outros eventos e momentos de diálogos.


Abraços fraternos,


Camila Ericka

(Coordenadora de Mesa)



Finalização

Em resposta à Camila Ericka Andrade de Melo

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Luana Batista de Oliveira -

Que Evento incrível 💖 ! 

Obrigada a todos <3

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uma discussão sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na Educação Infantil.- Autoria: Ana Rita Dy Kárcia Monteiro de Oliveira , Adriana Oliveira Bernardes

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso