IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 35

 

Título:

IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM

Autores: Isabela Velocini
Resumo:

O presente trabalho pretende criticar as imposições de gênero na infância que ocorrem através da linguagem, como em livros infantis. O tema é discutir estas imposições, elucidando possíveis consequências destas. É possível ver categorização de meninos e meninas pautados em gênero, com a criação de separações que os impedem de transitar dentro destes limitantes.

   
Anexos:  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:  
Mesa (1): Ana Cristina Fricke Matte/Silvane Aparecida Gomes
Mesa (2):  
Mesa (3): Paula Aparecida Diniz Gomides

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Ederson Cordeiro -

Ótima proposta.  Assunto muito pertinente.

1-Como atuar com esta temática na educação básica onde as condições de governo se colocam numa linha cristã conservadora e com escola ao seu lado, pois conflitos são vistos como ruins no espaço educativo?

2- A literatura mundial pode ser um remédio? Que experiências de outros países poderiam indicar para gerir novas práticas locais de nossa população?

Vamos juntos.

Em resposta à Ederson Cordeiro

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Carina Coelho -

Boa noite, Isabela e demais participantes!

Parabéns pelo trabalho e pelo tema escolhido, muito pertinente e necessária essa discussão.  Essa forma de linguagem machista e patriarcalista, porém, como escrita pela autora e segundo Bagno, a “linguagem” deve ser vista como aquela que produz sentido. Mas como você acha que deve ser inserido o estudo da linguagem na aprendizagem infantil? Tem como dar exemplos dessa possível prática? Como pontuou Ederson Cordeiro "Como atuar com esta temática na educação básica onde as condições de governo se colocam numa linha cristã conservadora e com escola ao seu lado, pois conflitos são vistos como ruins no espaço educativo".

Atenciosamente,

Carina de Almeida Coelho.

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Silvane Gomes -

Olá Isabela!

Espero que você esteja bem!

Gostaria de saber, o que levou você a discutir este tema?

Por ser um tema de muita relevância e de grandes debates entre os adultos (não necessariamente para viabilizar aceitações mas, ...)e é uma discussão de gente grande! Você encontra ressonância de que, se as crianças forem de fato educadas, tiverem acesso, a leituras, seriam menos castradas e mais felizes?

Siga pesquisando, menina!

Abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Isabela Velocini -

Professora, meu desejo em pesquisar/discutir o tema é de caráter pessoal: faço parte da comunidade LGBT e tive muitas vivências relacionadas ao gênero que nunca consegui entender totalmente -nem mesmo na minha análise/terapia. Fui criada de um modo diferente de minha irmã, enquanto ela era coagida a ser um padrão de feminilidade, se casar e ter filhos eu estava sendo poupada de serviços domésticos, nunca ouvi sobre os "namoradinhos" e tive uma personalidade que por si só questionava muita coisa do âmbito das meninas. Preciso ressaltar: feminilidade não é inferior, mulheres não femininas não são superiores nesse contexto por questionarem padrões. É justamente sobre não ter relações de comparações, é sobre deixar o sujeito vir a ser independente das tantas imposições sociais (e aqui, as de gênero).  É sobre meninas poderem escolher ser femininas ou não, é sobre elas poderem combinar gostos e desejos.

Com certeza, uma educação livre, com livros diversos, com temas de astronomia e cozinha (que seja...) para todas e todos levará para as crianças mais felicidade e principalmente menos angústias. E é o que eu desejo!

Vamos juntos!

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Débora Sena -

A linguagem é a forma exclusiva de transmissão de conhecimentos a partir do momento que ela é deturpada por uma burocracia histórica patriarcal opressora deve-se criticar e propor mudanças de micro a macro alcance.

Parabéns excelente tema!

Em resposta à Débora Sena

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Isabela Velocini -

Obrigada, Débora!

Já que sabemos da potência que a linguagem pode vir a ter, que a usemos a nosso favor!

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Renata Miranda Mendonça -

Muito interessante a abordagem do tema. Existem várias discussões sobre o tema entre adultos e confesso que ainda não havia percebido críticas quanto a essa imposições na infância, principalmente por meio dos livros.

Parabéns!


Em resposta à Renata Miranda Mendonça

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Isabela Velocini -

Obrigada, Renata!

Acredito que devemos ficar atentos ao modo como estamos criando nossas crianças, ne?

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Paula Aparecida Diniz Gomides -

Olá, é um prazer ver trabalhos como este, de Isabela Velocini neste evento, uma vez que, questionar as estruturas sociais às quais nós mulheres estamos subordinadas é fundamental para que possamos avançar enquanto seres humanos em uma sociedade que é tão desigual. As imposições de gênero estão na gênese, na raiz de nossa existência e apenas poderemos quebrar determinados estereótipos se, realmente apontarmos e questionarmos tais imposições. A linguagem possui uma função importantíssima em nossa sociedade e, da mesma forma que pode reproduzir estereótipos, pode também contribuir para que eles sejam quebrados. Parabéns pelo trabalho! 

Em resposta à Paula Aparecida Diniz Gomides

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Isabela Velocini -

Muito obrigada, Paula!

Eu acredito que o ponto seja justamente esse: usar a linguagem para quebrar esses estereótipos!!

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por David Viana Mota -

Lamentável e realmente perniciosa a forma com a reprodução de expectativas e projeções misóginas se dá na infância de praticamente todos os jovens brasileiros. Como bem notado, a linguagem, às vezes de forma bem explícita, outras vezes, de forma subliminar, promove quase que uma lavagem cerebral na tentativa de relegar as mulheres a um local social de submissão. Isso sem falar no apagamento, ou até mesmo demonização, de grupos periféricos e minoritários.

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Isabela Velocini -

Para além da linguagem, grupos minoritários sofreram ainda mais -como posto por você. 

Acredito que devamos tentar mapear as linguagens subliminares também, ne? Porém grande desafio.

Pessoalmente, me desespera a quase que lavagem cerebral social destinada a todos nós...

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Luana Batista de Oliveira -

Isabela, quero parabenizá-la pela escolha temática e por seu trabalho. 

 
É interessante observar como as narrativas de gênero se impõem desde a infância. Além do mais, influenciam o nosso comportamento e a forma como interagimos em sociedade. 
 
Mais uma vez,  parabéns pela menção honrosa sorriso
Abraços, 
Luana. 
Em resposta à Luana Batista de Oliveira

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Isabela Velocini -

Luana, muito obrigada pelo apoio.

Acredito bastante que a educação nos ajudará nessa caminhada feminista!

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Cristiane Costa Barbosa Santos -

Olá!

Realmente, a narrativa que construímos ao longo da vida está pautada na cultura a qual estamos inseridos e inevitavelmente vamos sendo forjados nessas perspectivas. 

Felizmente temos a oportunidade de despertar, nos reeducar e propor uma influência diferente para os pequenos. 

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Lara Tannus -

O assunto abordado é muito relevante, principalmente em um período no qual o conservadorismo de determinados grupos busca reforçar cada vez mais as imposições identitárias de gênero. Parabéns pelo trabalho!

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Nathália Rabelo -

Oii, Isabela!

Parabéns pelo trabalho! Discussão muito importante no cenário atual. A abordagem aplicada pôde demostrar claramente a necessidade de rompimento com esse padrão impositivo que, infelizmente, ainda observamos no nosso cotidiano. 

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Marina Campos -

Parabéns pelo trabalho! Acredito que exista uma influencia muito grande na linguagem e nas relaçoes de gênero. Essa pesquisa se mostra relevante na luta por uma sociedade mais livre.  

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Ana Luiza Bobadilla Fraga -

Parabéns pelo trabalho!

As imposições de gênero são, ainda, extremamente comuns em nossa sociedade. Tendo uma irmã mais nova, consigo perceber muitas dessas imposições durante a infância, desde o tipo de brinquedo que se deve brincar até a cor da massinha que se deve escolher na escola. Discutir e divulgar esse assunto é extremamente importante para que possamos criar uma sociedade em que as pessoas sejam realmente livres para ser o que quiserem. 

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Isabella Christina de Jesus Silva -

parabéns pela abordagem de um tema tão relevante o qual ainda precisaremos de muito questionamento de imposições em nossa sociedade, só  através da educação teremos condições de ressignificar esses discursos 

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Sara Castro -

Que trabalho maravilhoso e o tema é muito atual e relevante! Parabéns!

É muito importante que percebamos como funciona a manutenção dessa sociedade machista e patriarcal, e esse artigo auxilia bastante percepção de que ela se dá desde a infância e através dos diferentes momentos de socialização. Conhecendo isso, faz-se possível que a construção de gênero construa um caminho oposto do tradicional, a partir de novos posicionamentos para com as crianças, posicionamentos esses que visem alcançar a igualdade de gênero. 

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Sandy Reis Torres Izzo -

Parabéns à autora pela escolha de um tema tão importante e pelo trabalho desenvolvido.

É imprescindível analisar a linguagem quando se trata de identificar o sexismo na sociedade, e o trabalho trouxe ótimos exemplos nesse sentido.

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Luciana Mariano Sarmento -

Tema super atual e importantíssimo! Parabéns

Acredito que o caminho para a mudança seja realmente através de questionamentos sobre o tema. Eu cresci em um mundo cercado de "coisas para meninas" e de certo modo acredito que tal fato reverberam nas minhas atitudes hoje em dia. De fato ouvintes se tornam falantes, mas eu acredito que cabe a cada um rever falas e comportamentos para que gerações futuras não tenham essa imposição de gênero tão forte como eu tive.

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Ana Luiza de Almeida Pantuza -

Isabela Venocini, honestamente, e imagino que vários que comentaram aqui se sintam da mesma forma, seu tema de trabalho é muito tocante e delicado por eu viver na pele questões de sexualidade e de identidade de gênero desde criança. Isso se dá de fato pelo desconhecimento, cerceamento dos adultos e tamanho preconceito não somente em abordar diversidade, como na identidade binária em que nos colocam.  Fico feliz por esse tema ter entrado em pauta e espero muito ver uma modificação no modo como as pessoas educam desde a infância e desinformam sobre inúmeras formas de expressão. Parabéns pelo trabalho e pela temática.

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Bernardo Hissa -

Olá, Isabela! Parabéns pelo excelente trabalho!

Gostei bastante da maneira que aborda o tema no seu artigo. É um tema super pertinente em nossa sociedade, onde a ideologia de gênero se impõe desde a infância, em narrativas "inocentes". Devemos dar mais atenção para o tema, pois ainda hoje é algo "comum", que "passa batido".

 

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Dandara Souza -

Meus parabéns pelo trabalho, Isabela! 


Foi muito interessante saber um pouco mais sobre o tema. A forma como as crianças são criadas e as imposições que as mesmas sofrem tanto dos adultos quanto por meio de livros, filmes e desenhos é algo pouquíssimo discutido na nossa sociedade. 


Não conheço pessoas que tenham crescido sem essas imposições, mas admito que sofri com elas durante a minha infância, uma cobrança para ser feminina, para ser delicada, para fazer coisas de menina, sempre tendo que escolher ser parecida com alguma princesa dos desenhos e vislumbrar profissões ditas "para mulheres". 


Muito obrigada por ter feito esse artigo incrível! 

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Felipe Souza -

Parabéns a autora pelo excelente trabalho! O assunto é atual e bastante pertinente. Como bem apresentado no estudo, desde a infância somos bombardeados com estereótipos que apenas nos limitam.  Entender o poder da linguagem no processo de construção do sujeito e as consequências negativas que a imposição de papeis de gênero desde a infância geram na sociedade nos ajuda a buscar estratégias para mudar esse cenário. 

 


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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Lucas Samuel Oliveira -

Olá, Isabela!

Parabéns pelo seu trabalho! Acho muito necessária essa discussão, pois nos faz perceber como o machismo é semeado nos indivíduos desde muito cedo. É realmente assustador ver o sexismo escancarado que os livros analisados expõem. Continue sim esse trabalho, porque é uma discussão muito pertinente e que só tem a contribuir na compreensão dessa temática.

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Betânia Marques -
Olá. Achei a temática incrível e de suma importância. Muitas vezes não paramos para pensar no quanto as crianças são "bombardeadas" com certas coisas é estereótipos de gênero. Obrigada por trazer esse assunto para o debate.
Em resposta à Betânia Marques

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Lucas Queiroz Oliveira Santos -

Parabéns pelo artigo!

Excelente temática, muito interessante perceber como a linguagem por si só, que julgamos ser imparcial, reproduz reproduz um papel impositivo e que subjuga.


Em resposta à Lucas Queiroz Oliveira Santos

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Rômulo do Prado Costa Pereira -

Com certeza, Lucas! E é necessário muito conhecimento para conseguir chegar no ponto de ser sensível a essa problemática! O artigo é super interessante, importante e necessário!

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Mariana Concolato Heitor -

Interessantíssimo! Confesso que fui ler o artigo achando que se tratava de outra questão, mas realmente é absurdo a forma discrepante com que meninas e meninos são tratados, e a influência disso em ambos os sexos na sexualização precoce e objetificação da mulher que é ensinada a se preocupar desde cedo com a opinião dos homens, enquanto o oposto não acontece. Esse tema precisa ser mais discutido! Parabéns pelo artigo!

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Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Rômulo do Prado Costa Pereira -

Olá, Isabela, tudo bem??

Acho que de todos os trabalho que li nesse evento - confesso que não foram tantos assim-, o seu foi o que mais me chamou a atenção. Muitas vezes a linguagem é negligenciada no momento de se pensar a formação da compreensão do mundo e de si próprio. Toda concepção de algo sempre se dá por via de conceitos atribuídos ou aprendidos sobre esse algo; e todo conceito só é possível a partir da linguagem. Por ser tão fundamental, frequentemente nos esquecemos de buscar respostas no âmbito mais básico de todo pensamento racional ou irracional: a linguagem.

Parabéns pelo belo trabalho! e obrigado também!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Cristiane Costa Barbosa Santos -

Olá! Parabéns pelo tema e pelo trabalho!

O assunto abordado do trabalho é muito relevante. Enquanto professores é muito importante que estejamos atentos as nossas práticas, a escolha de materiais e também o nosso posicionamento diante da formação das crianças, lembrando sempre que podemos e vamos impacta-las diretamente de alguma forma. Essa é uma mudança que acontece aos poucos, mas acredito que já estamos caminhando. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: IMPOSIÇÕES IDENTITÁRIAS DE GÊNERO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA LINGUAGEM.- Autoria: Isabela Velocini

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso