Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 55

 

Título:

Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista

Autores: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel
Resumo:

 

O objetivo do presente artigo é discutir a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA – no contexto escolar. Para que tal objetivo fosse alcançado, foi realizado uma breve apresentação do contexto histórico no que diz respeito ao diagnóstico de pessoas com esse transtorno. Para conhecimento mais prático, apresentamos os sintomas que os indivíduos com TEA manifestam e que afetam diretamente seu ensino e aprendizagem. Por fim, discorremos sobre os direitos e as possibilidades de trabalho com essas crianças na sala de aula. Essa produção tem por intenção despertar e auxiliar os professores no desafio da inclusão.

   
Anexos:  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Cristina Fricke Matte/Silvane Aparecida Gomes
Mesa (2): Lohaine Miguez Martins
Mesa (3): Luana de Cássia Silva Ferreira

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(Editado por Fábio dos Santos Coradini - segunda, 15 mar 2021, 18:40)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Lohaine Miguez Martins -

Olá, colegas participantes. Espero que estejam todos bem.

Gostaria de dar boas vindas a todos nesta mesa, autores e participantes.

O trabalho "Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista", dos autores Cristiane Costa, Dandara Teixeira e Marcos Gabriel, aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA), especificamente, relacionado ao processo ensino-aprendizagem, bem como as possibilidades de se trabalhar com crianças com esse diagnóstico e um auxílio aos professores. É uma temática muito pertinente ao se tratar de educação inclusiva.

Fiquem à vontade para as interações.

Um abraço!

Lohaine Miguez - Coordenadora de mesa.

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Rodrigo Santos de Paulo -

Olá, Lohaine! Prazer em conhecê-la!


Seja também bem-vinda e um abraço! 

Em resposta à Rodrigo Santos de Paulo

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Iris Alves De Olivera Figueiredi -

Olá colegas. Parabéns pelo trabalho!

Tema muito pertinente e relevante. O aluno autista é mais um desafio dentro da sala de aula. É fundamental que conheçamos esse transtorno e assim buscar alternativas que vão de encontro com as necessidades destes sujeitos. 


Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Olá Lohaine, é um prazer te conhecer! Espero que esteja bem.

Obrigado pela "chamada" ao nosso trabalho, que discute exatamente isso, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com ênfase no contexto escolar. Resumidamente, percorremos o contexto histórico, as manifestações dos sintomas, e os direitos e oportunidades de trabalho com as crianças condicionadas ao TEA no âmbito escolar.

Sejam todos bem vindos ao nosso trabalho!

Em resposta à Lohaine Miguez Martins

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Primeiramente gostaria de parabenizar os autores Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel pelo brilhante trabalho, é um trabalho muito rico em detalhes e que me fez refletir sobre o quanto a inclusão não só em tempos atuais (pandêmicos) é importante, é notório que ao professor inúmeros são os desafios frente a esse processo que diariamente precisa se virar nos 30 e as vezes até nos 50, para poder acompanhar e também propor novas formas e perspectivas de aprendizagens. O artigo de vocês me proporcionou a pensar que sim é possível e necessário incluir, e é e sempre será uma pauta importante e necessária.

Incluir não no sentido de garantir a permanência dos alunos dentro de escolas regulares, mas sim, de proporcionar condições para a sua permanência. O caminho é esse, debater, expor ideias, experiências, pensar em novas formas e se precisar se reinventar.

A pergunta que eu faço é estamos preparados para incluir? Na opinião de vocês o que falta para que o ensino seja de fato inclusivo?

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Rodrigo Santos de Paulo -

Parabéns Cristiane, Dandara e Marcos!


A dificuldade em diagnosticar o autismo, principalmente quando a pessoa se encontra em sintomas mais leves do espectro, é muito cruel: bullying, despreparo de professores, falta de espaço no mercado de trabalho... A pessoa é tratada como se tivesse vários "pontos a desenvolver" no seu comportamento e ela irá muitas vezes buscar sem sucesso "melhorar" esses pontos. Com sorte, não terá uma depressão ou transtorno de ansiedade. Felizmente, o mundo está gradualmente olhando mais para saúde mental. 

Em resposta à Rodrigo Santos de Paulo

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Olá Rodrigo! Muito obrigado pelo elogio e pelo seu comentário.

Falar de saúde mental é falar de dia a dia, de convívio, não é mesmo? Diz respeito não somente ao transtorno (TEA), como também ao modo dos autistas estarem no mundo. As suas relações com as outras pessoas, e principalmente, a nossa postura perante eles. Tem a ver com respeito, educação e inclusão. 

Em resposta à Rodrigo Santos de Paulo

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Luana de Cássia Silva Ferreira -
Muito bacana a sua contribuição Rodrigo, acredito que há todo um contexto histórico e cultural envolvido, quando pegamos um pouco da saúde mental e dos transtornos, percebemos que sempre houve estigma e esteriótipos, com relação aos transtornos e deficiências, que aos olhos da sociedade eram vistos como pessoas que deveriam viver distanciadas do convívio da sociedade. Durante muito tempo, foram rotulados e incapacitados de mostrar as suas potencialidades, habilidades, de expressar a sua identidade. Seu comentário me deixou bastante reflexiva no sentido de olhar para a pessoa, na sua capacidade, no seu potencial, e isso é, ciência, isso é pesquisa é de uma questão construir novas. Muito bom sua participação!
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Larissa Cesário Braga da Silva -

 Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

A educação inclusiva é desafiadora para toda a comunidade escolar e a família. O direito básico à educação deve ser garantido universal e efetivamente, contudo, estigmas, pré-conceitos e desinformação dificultam o processo para as crianças com TEA.

Nesse particular, considero de capital relevância a temática abordada no artigo e, com certeza, será de grande valia para educadores.

 

 


Em resposta à Larissa Cesário Braga da Silva

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Lohaine Miguez Martins -

Com certeza, Larissa. Educação é um direito básico que deve ser garantido. 

Em se tratando de inclusão, é muito importante trabalhos acadêmicos voltados para essa temática, não é mesmo?

Pois, por meio deles, é possível um compartilhamento de saberes que podem auxiliar outros profissionais.

Em resposta à Larissa Cesário Braga da Silva

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Oi Larissa, espero que esteja tudo bem! Muito obrigado pelo elogio e por compartilhar a sua experiência conosco. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Larissa Cesário Braga da Silva -

Sou PcD e, por vivência própria, compreendo e sinto as dificuldades educacionais enfrentadas por PcD’s em todos os níveis de escolaridade. O despreparo e o capacitismo de considerável parte dos educadores para compreender o ritmo de aprendizado e as necessidades de cada aluno, regular ou não, são arrasadores. Por isso, o tema abordado nesse artigo merece especial destaque e divulgação.


Em resposta à Larissa Cesário Braga da Silva

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Luana Batista de Oliveira -

Olá Larissa, obrigada por compartilhar um pouco de sua experiência.

 
E parabenizo também os autores  pela relevância temática e pelo artigo. 
 
Eu, como estudante de licenciatura, também percebo e tenho consciência de que o conteúdo estudado não é suficiente para lidar com um público tão diverso na sala de aula. Cada indivíduo tem as suas particularidades, o seu modo de aprender e as suas vivências. Acredito que devemos respeitá-las e sempre buscar mecanismos diferenciados, além de repensar constantemente a nossa prática docente. 
Mais uma vez, parabenizo o grupo pelo trabalho. 
Abraços, 
Luana
Em resposta à Luana Batista de Oliveira

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Oi Luana, espero que esteja tudo bem! Muito obrigado pelo elogio e pelo seu comentário.

É muito importante que nós - estudantes de licenciatura - tenhamos ouvidos e olhares sempre atentos para a temática da diversidade e inclusão. Acredito muito que é uma das nossas missões respeitar as diferenças e colaborar para construção de um ambiente cada dia mais diverso e justo.  

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Tamyres Cecilia Silva -

Gostaria muito de ler o trabalho, mas não consegui baixar.

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Lohaine Miguez Martins -

Oi, Tamyres. Tente atualizar a página e tente baixar novamente, se o erro continuar persistindo para você, avise-me para comunicar à organização.

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Olá Tamyres, eu consegui baixar o arquivo normalmente tente verificar seu navegador, se for por celular verifique se seu navegador não esteja te bloqueando de acessar o arquivo. Bom evento!

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Oi Tamyres! 

Se ainda não tiver conseguido baixar o PDF, me avise por mensagem para que eu possa te enviar o trabalho por e-mail. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Ana Luiza de Almeida Pantuza -

Parabenizo os autores Cristiane Costa, Dandara Teixeira e Marcos Gabriel por levantarem uma discussão de suma importância para nossa compreensão à respeito da inclusão das pessoas autistas. Um ponto a ser ressaltado é para com a atenção que tiveram no artigo sobre os direitos legais, principalmente no âmbito educacional e trabalhista. São pontos que a maioria da população é desinformada e é um tema que necessita de apoio e informação para mudar efetivamente, e fizeram um excelente trabalho para estes fins.

Em resposta à Ana Luiza de Almeida Pantuza

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Olá Ana Luiza, espero que esteja bem! 

Muito obrigado pelo elogio e principalmente pela sua observação. Realmente, existe uma barreira chamada desinformação, e ela impede muitas vezes que as pessoas saibam os reais direitos dos indivíduos autistas, o que reproduz a falta de respeito e o descaso no âmbito educacional. 

Em resposta à Marcos Gabriel

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Ana Luiza de Almeida Pantuza -

Concordo plenamente Marcos, infelizmente nem eu mesma sabia dos direitos e tamanha demanda, são pautas não citadas no dia a dia e a ausência de informação de modo geral desampara as pessoas que mais necessitam. Fico extremamente feliz ao ver esse tipo de debate, além de agregar conhecimento que eu mesma não possuía.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Luana de Cássia Silva Ferreira -
Sejam todos bem vindos ao UEADSL 2021.1, meu nome é Luana, sou coordenadora de mesa espero que possamos juntos construir novos modos de pensar a inclusão. Bom evento a todos!
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Estefany Gonçalves -

Parabéns autores, realmente o tema abordado é muito importante. Se faz extremamente necessária a inclusão de pessoas com TEA desde a fase da infância, infelizmente muitas escolas ainda tem dificuldades em trabalhar com a inclusão. 

Em resposta à Estefany Gonçalves

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -
Olá Estefany! Agradeço pelo elogio e comentário.
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Diego Pinto de Sousa -

Saudações Ana, Lohaine e Cristiane. Parabéns pelo trabalho.

Sou professor na Educação Básica e leciono, neste ano letivo tão atípico, pela primeira vez a um aluno autista. Infelizmente, não contamos com uma formação acurada à educação inclusiva, tampouco podemos contar com um acompanhamento técnico e especializado para um trabalho docente pertinente e relevante a todos os alunos. Fica nosso compromisso individual de em buscar caminhos...

Em resposta à Diego Pinto de Sousa

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Lohaine Miguez Martins -

Exatamente, Diego. A nossa formação, infelizmente, deixa algumas lacunas; e a Educação Inclusiva é uma delas. Mas se nós buscarmos caminhos individualmente e compartilharmos nossas experiências, como no caso das autoras, acredito que fica mais claro visualizar e praticar a inclusão. 

Já te parabenizo por estar buscando esse caminho na finalidade de melhorar sua prática docente relacionada à inclusão!

Em resposta à Diego Pinto de Sousa

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Olá Diego! Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário.

Como tem sido lecionar pela primeira vez a um aluno autista? Acredito que sua experiência é de grande valia para melhorarmos nosso posicionamento diante da educação inclusiva, ainda mais, por ela ser atrelada ao fato de não se ter um trabalho específico voltado para o público autista nas escolas. 

Parabéns por buscar "saídas" em prol da diversidade e inclusão. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Sofia Ghelli -

Bom dia Autores!

Um tema necessário para debates e conhecimento ! Parabéns pela escolha e escrita !

Att.

Em resposta à Sofia Ghelli

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Dandara Souza -

Olá Sofia! Muito obrigado pelo seu elogio e comentário. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Kamilla Gibram Cordeiro de Oliveira -

Meus parabéns aos autores!

Inclusão é um tema muito pertinente, infelizmente pouco discutido, ou menos do que deveria, principalmente no que diz respeito ao Transtorno do Espectro do Autismo. Como citado no trabalho, as maiores dificuldades encontradas em sala são as relacionadas à comunicação e interação social, mas existem métodos que podem auxiliar os professores nesse sentido, como os apresentados no texto. Pode ser trabalhoso mas é possível!

Em resposta à Kamilla Gibram Cordeiro de Oliveira

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Oi Kamila, muito obrigado pelo elogio e por compartilhar sua opinião conosco!

Exatamente isso! Pode ser custoso, mas é possível!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Carolina Almeida Leite -

Meus parabéns pelo trabalho! Foi muito interessante saber um pouco mais sobre o tema. 

Parabéns!

Em resposta à Carolina Almeida Leite

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Oi Carolina! Muito obrigado pelo seu elogio e comentário.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Lohaine Miguez Martins -

Dando sequência a mais um dia de conversa no evento, gostaria de perguntar aos autores um pouco sobre experiência profissional. 

Já tiveram alunos diagnosticados com TEA? Se sim, como foi a busca por conhecimento para propiciar uma melhor aprendizagem desses alunos?

Caso não tenham tido, falem um pouco, de acordo com todo conteúdo pesquisado, o que consideram mais essencial como prática docente inclusiva...

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Ana Clara Amado Dolabella -

Parabéns aos autores pelo excelente artigo! 
Como alguém fora da área de educação e que não conviveu com pessoas autistas ao longo de minha formação, é muito interessante poder ler e me informar sobre o assunto. Percebi que mesmo que o assunto tenha começado a ser mais amplamente discutido nos últimos anos, ainda temos que trabalhar muito para uma educação inclusiva.

Em resposta à Ana Clara Amado Dolabella

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Dandara Souza -

Olá  Ana Clara. Muito obrigada pelo elogio!


Eu também não faço parte da área de educação e convivi apenas com pessoas com um grau de autismo muito baixo, mas acho de extrema importância que todos saibamos das lutas diárias dessas pessoas, principalmente na infância, que dificilmente encontram espaços e profissionais habilitados ou minimamente interessados em tornar está inclusão possível. 


Ainda tem muito trabalho a ser feito, mas estamos caminhando para uma educação e uma sociedade mais inclusiva. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Isabella Christina de Jesus Silva -

o artigo mostra de forma sucinta e bem prática o quanto o ambiente escolar e as metodologias dos docentes que se referem ao aprendizado e convivência  podem beneficias as crianças com TEA e tornar a escola um ambiente muito mais enriquecedor. Adorei!

Em resposta à Isabella Christina de Jesus Silva

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Oi Isabella, espero que esteja tudo bem com você!

Bom que você gostou! Muito obrigado pelo elogio e comentário. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Luca Gonzaga -

Ótimo artigo, tema importante e que infelizmente caminha a passos lentos no Brasil. 

Em resposta à Luca Gonzaga

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Sim Lucas, infelizmente. Obrigado pelo elogio e comentário.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Veronica Cunha Barcellos -

Parabéns pelo trabalho! Penso que uma das maiores dificuldades encontrada pelos alunos com TEA, é que tanto os professores como as escolas não estão preparados para trabalhar com eles, porém acredito que já passou da hora de se adequar as estes alunos.

Em resposta à Veronica Cunha Barcellos

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Marcos Gabriel -

Oi Veronica! Muito obrigado pelo elogio e comentário.

Estamos juntos nesse pensamento. Já passou da hora de termos escolas (ambientes, metodologias, professores etc) elaboradas/preparadas para os alunos com TEA. Infelizmente, esse ainda é um grande problema. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Sandy Reis Torres Izzo -

Parabéns pelo trabalho ao grupo!

Vocês chegaram a pensar, entre uma educação padrão e uma específica, qual seria a melhor para a formação das crianças autistas?

Penso que a maioria dos professores e das instituições não estão preparadas para atender as crianças autistas em todas as suas necessidades, e embora seja uma maneira de segregar, uma educação especializada pudesse ser mais atenciosa.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Ana Nelly Santos -

Cristiane, Dandara e Marcos,

Parabéns pela temática abordada de maneira objetiva e esclarecedora. Falar sobre inclusão ainda é desafiador infelizmente, mas fico muito contente por temos momentos como esse para pensamos um pouco mais sobre o tema e também fazermos alguns questionamentos enquanto educadores. Estamos realmente olhando para as possibilidades de desenvolvimentos das crianças com TEA, ou ainda estamos presos ao que consideramos dificuldades? Foi isso que me veio a cabeça com essa leitura. 

Tenho 3 alunos diagnosticados com TEA, e quando estou elaborando atividades (de Educação Física) para eles, meu pensamento muitas vezes é: - Acho que eles não conseguirão realizar essa atividade, preciso pensar em outra solução. 

Pode ser até uma certa viagem da minha parte, mas  me ocorreu que as vezes pensamos no conteúdo, na atividade e em como aplicar essa atividade de maneira significativa para os alunos. Mas os alunos devem vir primeiro sempre, considerar as características deles, e aí pensar em como eles vão aprender melhor e desenvolver as atividades a partir disso. E isso é fundamental não apenas para os alunos com TEA, mas para todos. 

Na minha mente tudo isso parecia tão óbvio, mas em minha prática pude perceber que tenho falhado nesse aspecto. 

Obrigada pela oportunidade de autoanálise.

Abraços.


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Bernardo Hissa -

Olá, autores! Parabéns!

Gostei muito da maneira que abordaram o tema no artigo de vocês. É um assunto delicado e que deveria ser tratado com mais importância pela sociedade. Ao invés de marginalizadas e vítimas de preconceito, crianças com TEA devem ser incluídas o quanto antes para socialização.

Um abraço!

Em resposta à Bernardo Hissa

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Dandara Souza -

Olá  Bernardo. Muito obrigada pelo elogio!


Também pensamos que este assunto deveria ser tratado com mais importância e frequência pela sociedade. Até porquê uma educação inclusiva é a porta de entrada para a socialização e para mais possibilidades na vida adulta da criança autista, que com uma formação adequada pode disputar vagas de estudo e de emprego de igual para igual com pessoas neurotípicas.

 A educação é uma das principais bases para aprender a lidar com as próprias limitações e com as dos outros. 


Um abraço. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Betânia Marques -

Boa noite.

Quero agradecer por vocês trazerem essa temática para o debate. Recentemente comecei a dar aulas e notei uma grande quantidade de alunos com autismo, de diferentes níveis. Acho muito importante que nós, em eventos acadêmicos, falemos sobre isso, pois é um desafio para muitos professores.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Lucas Queiroz Oliveira Santos -

Parabéns pelo trabalho!

Excelente tema para pensar a inclusão a acessibilidade e a necessidade desses para o coletivo.

Em resposta à Lucas Queiroz Oliveira Santos

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Dandara Souza -

Muito obrigada pelo elogio, Lucas! 


Quanto mais discutirmos sobre inclusão, os direitos e as necessidades das crianças com transtorno do espectro autista mais próximos estaremos de proporcionar um mundo melhor para elas.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Ana Clara Vital da Silva -

Olá, bom dia! 

Falar sobre o autismo é muito importante para entendermos um pouco mais sobre, tenho muitas dúvidas em relação. Na verdade, me sinto despreparada para trabalhar como docente para alunos com a síndrome. Por isso, é tão importante entender o contexto histórico, sintomas e direitos como exposto no trabalho. 

Trabalho necessário, parabéns!

Abraço! 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Lohaine Miguez Martins -
Parece que todos nós em nossas interações aqui na mesa, concordamos que discutir e compartilhar informações sobre TEA é imprescindível, não é mesmo?

Assim, vamos ganhando conhecimentos novos! 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Luana Faustino Alves -


Abordar o tema é fundamental, visto que conhecer os sintomas e os direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista é o primeiro passo para reivindicar a inclusão e a participação das crianças na escola de forma acolhedora. Parabéns pela escolha do tema, ótimo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Gislaine José torres soares -

Autores, Cristiane Costa, Dandara Teixeira e Marcos Gabriel

 Primeiramente parabéns pelo excelente artigo, quando se trata de inclusão na escola pensamos logo no dever do professor, o que ele deve fazer para que o aluno realmente venha ser incluído no processo, acredito que nos professores ou futuros professores muitas vezes não estamos capacitados para essa realidade, e se torna um gigante desafio desenvolver dentro dessa perspectiva quando não se tem uma formação continuada. É dever de cada professor se capacitar para conseguir vencer esse grande desafio da inclusão.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Lohaine Miguez Martins -

Boa noite a todos. 

Gostaria de agradecer pelas interações de todos os colegas e à Organização pela oportunidade. Foi ótimo estar com todos vocês neste evento. Parabenizo, mais uma vez, aos autores e desejo uma longa caminhada no meio acadêmico. Fiquem bem!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Autismo e escola: contexto histórico, sintomas e direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista.- Autoria: Cristiane Costa, Dandara Teixeira, Marcos Gabriel

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso