AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 39

Título:

AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.

Autores:Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.
Resumo:

A pandemia do coronavírus interferiu em todos os setores da sociedade, especialmente na educação. Juntamente aos desafios enfrentados na adaptação aos novos protocolos de saúde e funcionamento da sociedade, os estudantes se encontraram em um cenário de ensino remoto. Em função disso, foi necessário que esses discentes desenvolvessem uma série de habilidades, tanto cognitivas, quanto intrapessoais e interpessoais, que auxiliassem na nova realidade enfrentada. 

  
Anexos:
Área do Conhecimento:Engenharias

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Engenharia Química
Instituição:UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Ana Cristina Fricke Matte/Silvane Aparecida Gomes
Mesa (2):Bárbara Amaral da Silva
Mesa (3):Barbara Oliveira de Morais

LEIA Artigo Completo em PDF:   Documento PDF Artigo UEADSL 2021.1 - Versão Final Corrigida - Revisada.pdf

 Slides: Documento PDF As habilidades desenvolvidas por estudantes em ensino remoto - Slides.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Bárbara Oliveira de Morais -

Sejam bem-vindos participantes e autores ao UEaDSL!

O presente trabalho apresenta a partir do cenário pandêmico, as habilidades que estudantes desenvolveram para estudar na modalidade Ensino Remoto e é de autoria de Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

Convido a todos os interessados que iniciemos um diálogo sobre a temática.

Bárbara Oliveira de Morais (Coordenadora de Mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Larissa Cesário Braga da Silva -

Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

De fato, nós, estudantes, precisamos nos reinventar nesses tempos de pandemia. Em princípio, todas as incertezas e delonga para definição de um novo calendário acadêmico. Em seguida, a necessidade de se adaptar aos meios digitais, tecnologias nem tão familiares para todos, além do distanciamento físico dos colegas e professores, que em muito afetou os relacionamentos interpessoais, conforme bem pontuado no artigo.

Que a resiliência estudantil possa vencer todas essas adversidades!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Tamyres Cecilia Silva -

Gostaria muito de ler o trabalho mas não consegui baixar

triste

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Victor Nacle -

Realmente foi uma mudança muito brusca na rotina de nós estudantes. Precisamos nos reinventar em termos de organização de horários e proatividade. 

Acredito que a maior dificuldade do momento é o controle emocional e manutenção  da saúde mental. Resiliência e adaptação são os fatores essenciais para se manter essas duas coisas em níveis saudáveis.  

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Kamilla Gibram Cordeiro de Oliveira -

Meus parabéns aos autores!

O trabalho traz reflexões interessantes, eu mesma não tinha me dado conta das habilidades que nós, estudantes, tivemos que desenvolver durante esse período. As intrapessoais são bastante notáveis e necessárias na forma não presencial de ensino, como responsabilidade e autonomia. Elas são muito importantes para uma boa relação de ensino e aprendizagem, e faltam em alguns estudantes.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Sofia Ghelli -

Parabéns pelo trabalho!

Muito interessante visualizar as mudanças imediatadas de um processo que estamos vivendo neste momento, e totalmente inusitado!

Att.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Débora Sena -

Parabéns as autoras!

Provocou a reflexão sobre o meu próprio desempenho durante o ensino remoto, pude visualizar  quais habilidades foram desenvolvidas. 

Mas acredito que em alguns alunos não tenham alcançado esse desenvolvimento sociemocial  partindo das condições de vulnerabilidade daqueles que tiveram que se desdobrar para se sustentar. 

Em resposta à Débora Sena

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Bárbara Amaral Silva -

Oi, Débora. 

Você levantou um ponto muito importante! As desigualdades sociais do Brasil, certamente, não permitem que o desenvolvimentos de habilidades ocorra de forma homogênea. Se os alunos com condições sociais melhores tiveram que se reinventar, imagine aqueles que não têm acesso a tecnologias digitais e internet, e que tiveram que começar a trabalhar para ajudar no sustento do lar, não é mesmo? 


Abraços,

Bárbara  

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Ariadne Silva Daher Resende -

Ótimo trabalho pessoal! 

Achei muito interessante a abordagem de analisar as habilidades desenvolvidas. Muitas vezes só pensamos sobre os pontos negativos e não percebemos o que vem de benefício. Saber um pouco mais sobre o que pode ser benéfico nessa situação, nos faz explorar mais essas habilidades.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Anna Júlia Moreira -

Excelente trabalho pessoal!

Importante a discussão que trouxeram! Como alunos, tivemos que nos adaptar a nova rotina e realmente adquirimos algumas habilidades. Muito bom olhar por essa perspectiva.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Bárbara Pepino Mendes -

Olá pessoal! Acredito que percebi muitas habilidades sendo desenvolvidas por mim mesma, bem como em outros colegas meus. A necessidade de enfrentar desafios no Ensino Remoto exige que cada pessoa consiga se adaptar da forma melhor possível. Além disso, acredito que a pandemia no geral proporcionou o desenvolvimento de habilidades e costumes que não necessariamente estão relacionadas com Ensino Remoto, mas que estão sendo muito importantes para conseguirmos viver de forma mais leve e tranquila neste momento tão delicado e preocupante.

Parabéns pelo trabalho. 


Bárbara Pepino Mendes

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Bárbara Amaral Silva -

Bem-vindos a mais uma edição do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre

Meu nome é Bárbara e vou coordenar a mesa do trabalho intitulado “AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA”, escrito por Michelle Lina Ferreira Gonçalves e Pedro Henrique Oliveira Maia.  


Abraços e bom evento a todos!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Rosangela Ferreira Aguiar -

Parabéns por esse trabalho ímpar. Excelente momento para colocar como as adversidades podem destacar a pluralidade do ser humano!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Letícia Moreira Fernandes Bittencourt -

Achei ótima a escolha do tema, já que foi um movimento vivido por todos, seja para fins academicos, de trabalho ou mesmo de comunicação interpessoal. O artigo evidencia os pontos positivos, que também acredito ser os que devem receber mais foco, pois levou a sociedade em geral a se conectar.

Em resposta à Letícia Moreira Fernandes Bittencourt

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Bárbara Amaral Silva -

Olá, Letícia.


Com certeza, os pontos positivos devem ser evidenciados, mas não podemos deixar de falar das desigualdades sociais, que não permitiram que todos desenvolvessem de forma igualitária essas habilidades. Isso acabou criando um abismo maior ainda entre aqueles quem têm acesso a tecnologias e os que não têm. Em relação a isso, vale lembrar que, nesta semana, o presidente vetou o projeto que levaria internet gratuita a todas as escolas públicas. É preciso pensar em soluções para esse problemas também.

Abraços,


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Ederson Cordeiro -

Adorei proposta. Muitas vezes os problemas nos cegam e limitam nossa condição de recriar oportunidades.

Gostaria de saber sobre a relação de protagonismo e colaboração. Motivo é que a sociedade atual preza muito pelo desenvolvimento individual esquecendo a importância de atuar em grupo. Quais achados de voces nesta dimensão?


Gratidão.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Isabela Velocini -

Excelente tema e vivenciado por todos nós...

Sucesso, pessoal!

Parabéns.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Lara Tannus -

Parabéns pelo trabalho! Muito interessante a discussão das habilidades adquiridas em um momento como o da pandemia, em que se esperava que o aprendizado fosse inteiramente prejudicado. A discussão do ganho de competências interpessoais também é muito interessante, tendo em vista o cenário de aulas online.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Bruno Henrique Mendes Ferreira -

Gostei muito da análise feita pelos autores, pois em meio ao caos causado pelo cenário atual de pandemia, o artigo aborda um ponto que pode ser visto com uma consequência positiva, explicitando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interpessoais dos estudantes.

Parabéns aos autores!!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Bruna Santos -

Muito bom o tema, que demonstra que o ensino a distância trouxe benefícios, como desenvolvimentos de novas habilidades, que futuramente podem até ajudar na inserção no mercado de trabalho. Comi o desenvolvimento maior de autonomia pelos alunos.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Mariana Concolato Heitor -

Diante de um cenário tão inédito (pandemia), tivemos que nos adaptar rapidamente a essa nova realidade. O tema é importante, a medida que o ensino remoto atingiu praticamente todos os níveis de ensino no país todo. Tema relevante, parabéns!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Isabella Christina de Jesus Silva -

Achei o artigo super interessante visto que essas diretrizes e competências também já tinham sido discutidas na Base nacional curricular de 2018 e agora no ensino remoto podem ser aplicadas de um modo atípico e não esperado anteriormente. Espero que seja possível uma reforma mais positiva do nosso sistema educacional 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Ana Luiza Bobadilla Fraga -

O trabalho traz uma discussão imperativa para o momento em que vivemos, no qual o ensino e as relações interpessoais tiverem que ser totalmente remodelados. Como aluna no ensino remoto, identifico que muitas habilidades realmente têm sido desenvolvidas com o novo método de ensino e aprendizagem, principalmente no que se refere à organização pessoal e comunicação. 

Ótimo trabalho, pessoal!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Fico pensando se tivéssemos um sistema de ensino menos desigual, em que todos os alunos pudessem na pandemia ter as mesmas condições para com o seu ensino e aprendizagem. Entretanto, tenho convicção que a pandemia terá como reflexo a acentuação das desigualdades para os alunos mais vulneráveis (tanto do ensino básico como do superior), haja vista, que há alunos há 1 ano sem aulas ou qualquer tipo de intervenção devido suas vulnerabilidades. Por fim, acredito que teremos grandes dificuldades para equiparar essa situação de desigualdade, e um trabalho com esses alunos que não tiveram as mesmas condições que os outros deverão ser realizados.


Abs

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Mateus Filipe Andrade Brasil -

Pois é, Alexsandro... fico pensando a mesma coisa sobre a acentuação das desigualdades e sobre o potencial impacto social e cultural desse tempo de ensino remoto: crianças e adolescentes perdendo um tempo precioso de socialização, qualidade de ensino prejudicada, pesquisas e projetos parados, aulas práticas impossibilitadas, entre outros. Acho que veremos a amplitude da desigualdade aumentar um pouco, já que quem tem mais recursos sofrerá menos com os efeitos do ensino e trabalho remotos, e quem tem menos deverá sofrer maiores danos.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Gabriel Evangelista -

Parabéns aos autores pelo trabalho, muito bom. Pessoalmente eu não tinha pensado no ensino remoto sob esta perspectiva mas faz total sentido.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Aruã Oumori -

Ótima abordagem!

Realmente, nos tempos atuais foi necessário reinventar.

Parabéns aos envolvidos!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Mateus Filipe Andrade Brasil -

O artigo trata das competências cognitivas, intrapessoais e interpessoais desenvolvidas pelos alunos no ensino remoto, mas gostaria de compartilhar uma reflexão pessoal de natureza parecida: o ensino remoto fez com que muitos alunos desenvolvessem conhecimentos em softwares! Muitos alunos aprofundaram seus conhecimentos em programas de edição de texto e criação de apresentações, ou mesmo tiveram um primeiro contato com gravação e edição de vídeo básica para gravar uma atividade avaliativa de apresentação, por exemplo. Isso serve para professores também e creio que possa ser encaixado na categoria de competências intrapessoais na classificação proposta por vocês!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Lucas Queiroz Oliveira Santos -

Parabéns pelo trabalho!

O ensino remoto tem forçado a mudança na forma com que o estudante se porta diante da comunidade. Pessoalmente tive a sensação do estudo a distância exigir mais esforço do que o presencial.

Em resposta à Lucas Queiroz Oliveira Santos

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Cristiane Costa Barbosa Santos -
Olá! Como estudante, também tenho essa mesma impressão. 
A carga de estudo de modo autônomo cresceu consideravelmente, o espaço de discussão e de troca com o professor e colegas fez muita falta na compreensão do conhecimento, mas de alguma forma vamos superando e nos adaptando. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Cristiane Costa Barbosa Santos -

Parabéns pela escolha do tema e pelo trabalho. 

Acredito que teremos muito o que produzir sobre a Educação nesse período de pandemia. 

Nesse contexto nos deparamos com várias realidades, especialmente se tratando de crianças e adolescentes (meu foco de estudo e de trabalho), em que cada família reagiu de uma forma a essa nova forma de ensino e de inserir as crianças nesse processo. 

Graças a nossa capacidade de adaptação, temos o lado relativamente bom no que se refere ao desenvolvimento de algumas habilidades, que muitas das vezes está relacionada ao auto conhecimento e auto gestão, local onde as escolas terão que investir bastante. 


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Marcus Vinícius Faustino -

Muito interessante a abordagem adotada pelos autores ao analisarem as habilidades desenvolvidas durante o ensino remoto. Essa escolha fez com que o artigo se destacasse por apresentar um novo ponto de vista sobre os impactos da adoção dessa metodologia de ensino, tornando-o distinto das análises de pontos positivos e negativos desse método. Parabéns pelo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Gentil Oliveira -

Adaptação, esse é o cominho.

O mundo é dinâmico e meninada não fica para trás.

Parabéns.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Luana Faustino Alves -

Parabéns a todos!

O tema bastante relevante, nós alunos tivemos que nos adequar a uma rotina de ensino remoto, o que permitiu essa inovação. Diante desse cenário com diversos desafios, podemos refletir que esse momento exigiu aquisição de novas habilidades, que eu mesmo não tinha parado para pensar e que serão importantes na nossa trajetória. Um ponto bem interessante foi as habilidades intrapessoais como autonomia e responsabilidade, que foram grandemente requisitas nesse formato de ensino. Ótimo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Ana Clara Vital da Silva -

Olá, bom dia! 

O período remoto foi e está sendo muito difícil para todos. Todo o processo educativo de certa forma ficou comprometido. Desenvolver habilidades é um grande desafio nesse novo estilo educativo, amei o trabalho, pois mostra que é possível desenvolver algo de qualidade. 

Parabéns pelo trabalho! 

Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por flavia dinelli pontes leite -

Dentre as competências descritas no trabalho, desenvolvidas por estudantes em ensino remoto, a competência intrapessoal parece essencial, pois o estudante precisa ser responsável, gerenciar o tempo e contornar dificuldades inesperadas. Há um apelo por maturidade, que pode ser acolhido ou não pelo discente.


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde a todos,

Parabéns aos autores por trazerem uma temática tão necessária e atual. Sabemos que o ensino remoto trouxe consigo muitas dificuldades para educação. Mas o estudo em questão aponta habilidades desenvolvidas e que ajudaram esses alunos a passarem por esse processo de uma forma menos pesada. Sabemos que ainda há muito para ser melhorado no ensino remoto, mas precisamos nos atentar também ao que está sendo feito e desenvolvido de forma positiva. 

Um grande abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Iris Alves De Olivera Figueiredi -

Parabéns pelo trabalho caros colegas! 

É interessante pensar como estamos passamos pelo momento e não nos atentamos para essas habilidades que estão sendo desenvolvidas, vai desde uma organização do tempo até da própria adaptação  as tecnologias. 


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES EM ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA.- Autoria: Michelle Lina Ferreira Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Maia.

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso