DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 56

 

Título:

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.
Resumo:

Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos estudantes universitários do Ensino Remoto Emergencial (ERE), isto é, o ensino online ajustado às limitações das medidas de isolamento social, e seus impactos sobre a aprendizagem. O ERE foi adotado por diversas universidades para que as aulas não fossem interrompidas durante a pandemia de coronavírus, nesse sentido, é o objeto desta pesquisa. Para tanto, busca-se analisar as práticas utilizadas pela universidade para promoção de uma educação de qualidade e acessibilidade das aulas; bem como avaliar os impactos de tal ensino na saúde mental dos alunos.

 

   
Anexos:  
Área do Conhecimento: Outras

Campo de pesquisa ou Curso:

Engenharia Química
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Cristina Fricke Matte/Silvane Aparecida Gomes
Mesa (2):  
Mesa (3): Carolina Maia dos Santos

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Desafio do Ensino Remoto Emergencial - Revisado.pdf

 Slides: Documento PDF Slide - Desafios ERE (Revisado).pdf

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade,  EAD e Software Livre 2021.1 !!  \o/ \o/  \o/

Primeiramente, desejo que estejam bem e com saúde! 

 

Bem, eu sou a Carol e estarei aqui trocarmos conhecimento a fim de enriquecer a experiência de todos, em especial, dos nossos autores!

Ana Clara, Anna Júlia, Ariadne, Bárbara e Nathália, parabéns pelo trabalho!

O texto de vocês fala sobre os desafios do ensino remoto para estudantes universitários. O que vocês estão achando da experiência do ensino remoto? Conhecem alguém passando por alguma das situações relatadas ?

 

Um abraço a todos e vamos lá!


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Anna Júlia Moreira -

Oi Carolina, tudo bem?

Obrigada! Também espero que esteja bem e com saúde!

Bom, acredito que o primeiro semestre de ERE foi um pouco mais difícil tanto para os alunos quanto para os professores. Isso é compreensível pois tudo era novidade, nunca me imaginei fazendo aulas nessa modalidade e suponho que para os professores - que tiveram de adaptar completamente a didática - essa experiência tenha sido um tanto quanto desafiadora! Sinto falta do contato professor-aluno.
Já no segundo semestre vejo que estou mais acostumada, mas alguns problemas ainda persistem: tem dia que a internet não colabora (rs)! No mais, vejo alguns pontos positivos: consigo organizar a rotina e conciliar atividades que antes não eram possíveis de serem realizadas. 

Obrigada por seu comentário!

Em resposta à Anna Júlia Moreira

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Realmente, a adoção do ERE (principalmente de forma tão rápida!) foi algo bem difícil para todos os atores envolvidos no cenário da educação, especialmente, para os professores e alunos.

Apesar disso, estou vendo que você conseguiu perceber pontos positivos. Mas, em relação ao processo de ensino-aprendizagem de forma mais específica, você conseguiu perceber algum ponto positivo também?


Em resposta à Anna Júlia Moreira

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Luiza Louredo -

Compartilho de suas percepções, Anna Júlia. O semestre passado foi muito complicado e, para mim, demasiadamente  desgastante. Acredito que para os professores também deve ser sido um grande desafio, pois tiveram que adaptar suas disciplinas ao ERE de forma rápida. Todos tivemos que nos abrir para as mudanças e adaptações. 

Parabéns ao grupo pelo trabalho!

Em resposta à Luiza Louredo

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Iris Alves De Olivera Figueiredi -

Caros colegas, parabéns pelo trabalho! 

Realmente o ERE, tem sido muito desafiador principalmente porque estamos vivendo um momento atípico. Ter que sujeitar frente as telas de forma intensa e sem de certa maneira imposta, para mim é terrível, além de concordar que o aprendizado ficou muito prejudicado, olha que nem mencionei outros problemas que vocês levantam no texto. 

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Aleques Mateus -
Parabéns. Um texto bem atual. Infelizmente estamos vivendo uma pandemia e com ela muita coisa necessitou ser mudada. O ERE surgiu na tentativa de continuarmos as atividades, na cidade que trabalho não foi diferente, muitos alunos tiveram dificuldades. O que pode nos levar a refletir sobre a importância dada a educação em diversas escalas da sociedade.
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Bruna Zarattini -

Anna Júlia Moreira; Adriadne Resende; Ana Clara Dolabella; Bárbara Martins; Nathália Rabelo, em "Desafios do ensino remoto emergencial para alunos da Universidade Federal de Minas Gerais", interpõem-se em uma situação bastante interessante: frente à pandemia do novo Coronavírus e à adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as autoras se situam entre a pesquisa e a própria discência. Nesse sentido, considerando a falta de planejamento apontada como um dos maiores problemas que competem à adoção do ERE, reflete-se: o que pode ser pensado para os semestres de 2021, no que se refere à continuidade da pandemia e, consequentemente, deste modelo educacional?

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Olá, autoras!!

Gostei muito do texto de vocês e da temática abordada, visto que desconhecia  a existência do ERE. Outra coisa que me chamou a atenção foi a importância por vocês dada a questão dos impactos desse momento na saúde mental dos estudantes universitários. Sucesso e que todas estejam bem, embora o difícil momento.

Um abraço,

Gleuze.

Em resposta à Gleuze Pereira Marinho Moura

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Gleuze!! Obrigada por participar conosco!

Sem dúvidas, ver os impactos de todas essas mudanças na perspectiva do alunos é fundamental!

Um abraço!


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Ana Luiza Bobadilla Fraga -

Oi pessoal! Parabéns pelo trabalho!

Como aluna vivenciando o ERE, posso dizer que me identifiquei com muitos dos pontos mencionados no artigo de vocês. Ao meu ver, o ensino remoto tem sido uma oportunidade única para continuar os estudos em uma época tão difícil, mas, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais e digitais são acentuadas por esse método de ensino. 



Em resposta à Ana Luiza Bobadilla Fraga

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Ana Luiza! Agradeço a sua contribuição!

Já sabíamos das desigualdades sociais e digitais do nosso país, mas realmente a pandemia e a necessidade de adotar o ERE trouxeram uma percepção muito maior sobre o assunto. Será que isso também pode servir para suscitar algum tipo de melhoria para nosso país em um futuro próximo?

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Victor Nacle -

Olá, pessoal. Tudo bem?

Que trabalho excelente! Vivenciando o ERE na prática, percebemos a falta de preparo dos alunos e dos professores com a situação. Sem dúvidas que o ensino remoto traz muitas vantagens, porém, para muitas pessoas, essas vantagens não compensam o desgaste emocional e os grandes impactos na saúde mental dos envolvidos. 

Trazer esse debate à tona reforça a importância de não considerar somente aspectos acadêmicos no método de ensino, mas pessoais e sociais também. 

Em resposta à Victor Nacle

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Victor! Muito interessante o seu comentário!

Realmente, houve uma preocupação em "fazer acontecer" as aulas, mas sem saber como estão/estarão alunos e professores nessa condição de pandemia e mudanças no âmbito da educação.

Compartilha conosco como está sendo sua experiência como aluno nesse período de ensino remoto. É sempre interessante conhecer as variadas visões, dificuldades, sentimentos e experiências vivenciadas nos cursos das diferentes áreas do conhecimento!

Um abraço!


Em resposta à Victor Nacle

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Gleuze Pereira Marinho Moura -

Olá Victor. Concordo com seu comentário sobre o quão valioso é o tema abordado, o reforço do mesmo a importância de aspectos não apenas acadêmicos, bem como o fato de não estarmos preparados para lidar com o ensino remoto e o desgaste emocional. Creio que o momento a qual estamos vivendo trouxe, por sí só, esse desgaste e uma sensação de despreparo diante de algo tão desconhecido e avassalador como tem se mostrado essa pandemia. Imagino que no futuro no âmbito de estratégias e recursos didáticos vamos aproveitar muito do que estamos aprendendo, porém esse momento sempre será lembrado com muita tristeza, pelas vidas ceifadas e omissões consentidas e legitimadas. Muito bom o seu comentário, me levou a algumas reflexões.

Um abraço,

Gleuze.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Bárbara Pepino Mendes -

Olá, autoras! Gostaria de parabenizá-las pelo trabalho detalhado que vocês fizeram. Como aluna, também consigo afirmar que são muitos desafios a serem enfrentados, e consigo claramente enxergar a importância da discussão desses desafios. A avaliação do impacto das práticas adotadas pela faculdade é de extrema importância para a saúde mental dos estudantes, bem como para a qualidade do futuro profissional dos mesmos. 

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho. 


Bárbara Pepino Mendes

Em resposta à Bárbara Pepino Mendes

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Bárbara! Obrigada pela participação!

Compartilha conosco como está sendo sua experiência como aluna nesse período de ensino remoto. É sempre interessante conhecer as variadas visões, dificuldades, sentimentos e experiências vivenciadas nos cursos das diferentes áreas do conhecimento!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Bruno Henrique Mendes Ferreira -
Parabéns pelo artigo!!!
Em meio a um cenário de pandemia fomos obrigado a adotar e nos adaptar ao regime remoto emergencial e nesse processo de adaptação e conhecimento da nova forma de ensino nos deparamos com vários desafios.
Por isso, artigo é de grande valia nessa análise, visto que aborda pontos de atenção e limitações que podem dificultar o processo de aprendizagem efetiva.
Em resposta à Bruno Henrique Mendes Ferreira

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Bruno! Obrigada por se interessar pelo trabalho!

Compartilha conosco como está sendo sua experiência como aluno nesse período de ensino remoto. É sempre interessante conhecer as variadas visões, dificuldades, sentimentos e experiências vivenciadas nos cursos das diferentes áreas do conhecimento!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Claudionor Silva -

E que desafio, não é, autores(as)? Belo trabalho e extremamente atual. Toca nossas vidas de professores e estudantes. Acredito também que este desafio trará novas perspectivas de aprendizagens no retorno ao presencial.

Em resposta à Claudionor Silva

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Obrigada pela participação, Claudionor!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Claudionor Silva -

Muitos(As) que desprezavam os estudos e os "feitos" EaD, nesse momento, estão revendo todas as suas resistências... Espero que o momento possa trazer mais valor e respeito às pesquisas e às estruturas EaD das universidades e da produção em ciência deste modus operacional de ensino-aprendizagem.

Em resposta à Claudionor Silva

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Claudionor!! Concordo com você! 

Também acho que a EAD brasileira precisa ser mais pesquisada e mais discutida, pois temos muita EAD séria e comprometida com uma formação adequada, mas também outras que ainda precisam de melhorias!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Luiza Louredo -

Faço parte dos dois lados no ensino remoto, sou aluna e professora, e considero que é a única maneira de dar continuidade educação nesse momento tão delicado e caótico que estamos vivendo no Brasil. Mas, nos atentamos também que esse forma de ensino acaba nos mostrando a grande desigualdade social e de acesso a tecnologias que temos nesse país. 

Muito importante a temática trazida pelos autores.

Parabéns pelo trabalho e discussão!


Em resposta à Luiza Louredo

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Luiza! Grata pelo seu interessante relato!

Como foi estar nesses dois papéis nesse período de ERE? O que você fez/buscou para melhor adaptar seu trabalho?

Uma abraço!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Luiza Louredo -

Para ser sincera, foi bem difícil! Tive que aprender a usar ferramentas digitais que não conhecia, tive que comprar aparelhos novos para conseguir lidar com as demandas, mas acho que as coisas foram se ajeitando! Ainda estou aprendendo. 

Fico pensando que, se para mim que consegui algum recurso apertando daqui e dali, foi muito difícil, imagina para quem não tinha condições financeiras e se viu obrigado a se equipar e investir em aparelhos necessários. Muito complicado! 

Parabéns, novamente, ao grupo pelo trabalho. 


Em resposta à Luiza Louredo

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Muito obrigada,Luiza!

Uma situação complicada mesmo, mas não desista! Seu comentário me fez lembrar essa notícia: Um ano após escolas fecharem, nenhum estado comprou equipamentos digitais para ensino remoto (globo.com)

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Marcos Gabriel -

Parabéns autores por discutirem um tema bastante atual e necessário!

Enfrentamos um momento muito complicado, onde de repente, todos tivemos que nos adequar as mudanças impostas pela pandemia, principalmente devido ao isolamento social. É claro que como qualquer mudança, foi exigindo de todos (discentes e docentes) uma nova forma de enxergarmos o prosseguimento dos estudos. Entendo que ainda existem grandes dificuldades relacionadas ao ERE (como bem exposto no trabalho), mas acredito que estamos lidando com os desafios e em breve teremos um cenário melhor de ensino no país. Ao menos, é o que eu desejo para nós!


Em resposta à Marcos Gabriel

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Marcos! Obrigada por se interessar pela discussão!

Também espero muito que possamos ter uma melhor condição educacional em nosso país, mas acho que ainda temos muiiiitttoo trabalho até lá! O que nós podemos fazer para ajudar nisso? Algumas sugestão?

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Mateus Filipe Andrade Brasil -

Primeiramente, parabéns às autoras. 

Minha primeira reação ao artigo foi de surpresa: a lembrança e a vontade do antigo normal ainda são muito fortes, o que me causa a sensação de que o ensino remoto é algo muito novo, mas a cronologia destaca em seu texto me fez "cair a ficha" de que avançamos para o segundo ano de ERE.

Gostei das referências usadas, pois fornecem um pouco mais de certeza àquilo que era só impressão pessoal e isso acaba aproximando todas as pessoas na mesma situação. Concordo com a conclusão de que deve haver a institucionalização dessa modalidade de ensino, pois se no ano passado fomos pegos de surpresa, agora não há mais desculpa para fazer de qualquer jeito, temos que otimizar o ensino apesar do contexto!

Minha esperança é que a pandemia não se estendesse tanto a ponto de precisarmos disso, mas já que não tem outro jeito, é hora de capacitar professores, mudar regras acadêmicas, adaptar o ensino e as avaliações, de modo a não sairmos ainda mais prejudicados pela covid-19.

Em resposta à Mateus Filipe Andrade Brasil

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Mateus! Grata pela sua interessante colocação!

Realmente, precisamos de formação para uma nova forma de ensino e, principalmente, diálogo!

Alguns dizem que aquele antigo "normal" nunca mais voltará. Eu também acho que não! Como será que nossos alunos e professores vão reagir quando esse retorno (seguro!) acontecer? 

Uma abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Ana Luiza de Almeida Pantuza -

Às autoras Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo, parabéns pela discussão e trabalho, é uma temática que infelizmente pode afetar negativamente o psicológico dos alunos como pautado acima, e a discussão principalmente por ser um modelo emergencial e urgente, ainda necessita de discussão e atenção, principalmente no modo como atinge cada indivíduo e como amenizar os impactos tanto financeiros quanto psicológicos que podem ser uma pauta aos alunos incluídos na nova metodologia.

Em resposta à Ana Luiza de Almeida Pantuza

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Ana Luiza! Obrigada pelas suas considerações!

Realmente, acho que uma das principais questões do ERE é a falta de discussão sobre as consequências dele, o que realça a importância de trabalhos como esse aqui!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Bernardo Hissa -

Olá pessoal! Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho!

Sou aluno de graduação e estou vivendo algumas das experiências do ERE mencionadas por vocês no artigo. Apesar das desigualdades evidenciadas, essa modalidade de ensino tem sido uma boa alternativa para evitar a interrupção total das aula.

Forte abraço!



Em resposta à Bernardo Hissa

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Bernardo! Obrigada pela participação!

Conta um pouco para nós como está sua experiência com o ERE. Quais as suas dificuldades? Quais os principais aspectos positivos do ERE na sua experiência?

Um abraço!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Cristiane Costa Barbosa Santos -

Olá!

É verdade! Confesso que não pensei nos universitários, mas pensei nas crianças de inclusão ( por experiência com esse público).

Para as crianças com TEA, tem sido um desafio enorme manter o vínculo com a escola, com colegas e professores, além é claro da perda do trabalho social realizado na escola. 

Nesse aspecto cabe ao professor mais uma vez ir se reinventando. 

Que tenhamos dias melhores!

Em resposta à Cristiane Costa Barbosa Santos

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Obrigada por participar conosco,Cristiane!

 Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Jonathan Andrada Rosa -

Caras autoras,

Parabéns pelo trabalho! O tema é muito atual e relevante!

Enquanto lia, fiquei pensando nos desafios para os alunos com deficiência e ainda no desemprego do auxiliar escolar consequente do ensino remoto.

Em resposta à Jonathan Andrada Rosa

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Rômulo do Prado Costa Pereira -

Exatamente, Jonathan!

Apesar de eu estar curtindo o ensino remoto, isso tem mais a ver com as minhas idiossincrasias do que com o próprio formato do ensino remoto emergencial. O seu comentário que põe à luz os alunos com deficiência é essencial. Sou professor de aulas particulares e sei das reclamações de meus alunos com relação às aulas online.

Em resposta à Jonathan Andrada Rosa

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Jonathan! Obrigada pelo comentário!

É verdade, questões importantes e também interessantes que demandam mais discussões...

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Bruna Fenelon -

Ótimo texto, parabéns ao grupo!

Assunto bem relevante e atual, sempre bom podermos refletir sobre o momento que estamos vivendo.

Em resposta à Bruna Fenelon

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Bruna! Agradecemos a sua visita!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Marcus Vinícius Faustino -

Parabéns às autoras pela escolha do tema atual e por apresentarem dados diversos sobre a implementação e aceitação do ensino remoto. O artigo enriquece a discussão acerca dos pontos positivos e negativos do ensino remoto e leva à reflexão de como as opiniões sobre o assunto podem ser diversas. Excelente trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Rômulo do Prado Costa Pereira -

Caras Ana Clara, Anna Júlia, Ariadne, Bárbara e Nathália,

Achei muito interessante o trabalho e a escolha temática. Confesso que senti muito medo do ensino remoto inicialmente, mas depois de um tempo me acostumei e passei a gostar bastante. Encontrei muitas vantagens e desvantagens nesse modelo de ensino remoto emergencial, mas sei que muita das vantagens consistem no fato de que curso filosofia - se fosse um curso prático eu estaria surtando! 

Muito obrigado pela pesquisa e pelo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Cristiane Costa Barbosa Santos -

Olá! Parabéns pelo tema e pela trabalho.

Sem sombra de dúvidas o ERE é um grande desafio, especialmente para aqueles que nunca tiveram contato com ensino EAD.

É uma nova realidade que não vem só, está acompanhada pelo peso de uma pandemia que nos assombra, fora todo o contexto social que impacta nesse processo (em adaptação) de ensino e aprendizagem. 

De alguma forma espero que todos concluam o semestre com algum sentimento de superação e esperança por dias melhores. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Dandara Souza -

Parabéns pelo texto de vocês!!


Gostei muito do tema que vocês escolheram, até porquê faz parte da minha realizada como estudante da UFMG e estou sentindo na pele todas essas dificuldades, principalmente as psicológicas. O momento que estamos vivendo já é de muito desespero e o ERE só agravou todas as ansiedades e nos adicionou mais algumas, que seriam a incerteza de estarmos absorvendo todo o conhecimento e a de que iremos nos tornar bons profissionais, já que tudo é muito novo e incerto. 

Em resposta à Dandara Souza

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Dandara! Grata pelo comentário! Cuide-se!!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Ana Clara Vital da Silva -

Olá, bom dia! 

Foi e está um grande desafio para todas as pessoas com a área da educação, pois nós não estávamos preparados para a mudança brusca que ocorreu de uma hora para outra. Fora que muitos professores não possuíam conhecimento para recursos tecnológicos, e também, o acesso a uma internet de qualidade que atinge também os alunos de forma geral no Brasil. 

Parabéns pelo trabalho! 

Abraço!

Em resposta à Ana Clara Vital da Silva

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Ana Clara! Obrigada pela visita!

Refletir sobre a situação dos alunos durante o ERE é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, da escola e do trabalho de nossos professores!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por flavia dinelli pontes leite -

A implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas Universidades gerou a necessidade de monitoramento das respostas dos discentes à nova realidade. A UFMG realizou várias pesquisas para conhecer melhor a realidade dos estudantes e avaliar como estavam se adaptando ao ERE.

Os discentes formam um grupo heterogêneo demais, que está sujeito a toda forma de influência do ambiente externo, o que impacta especialmente no desempenho acadêmico on line.


Em resposta à flavia dinelli pontes leite

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Flavia! Grata pelas considerações!

É muito bom saber que temos instituições realmente preocupadas com os alunos que estão estudando em casa! Acho que precisamos de mais iniciativas como essa, principalmente, na educação básica!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde a todos, 

Discutir a saúde mental dos estudantes durante esse tempo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) é de suma importância para compreendermos como podemos pensar em estratégias para melhorar esse cenário. O estudo em questão está voltado para estudantes do ensino superior, mas posso relatar minha experiência na educação básica, que também vem sentindo os efeitos do ERE. Na Escola a qual trabalho, quase todos os docentes relataram terem desenvolvido algum problema psicológico durante a pandemia, e muitos alunos desenvolveram depressão, crises, entre outros. Para tentar melhorar esse quadro, o diretor fez uma parceria com a Faculdade de direito da cidade (Lavras-MG) e semanalmente dois psicólogos atuam com esses docentes e alunos que necessitam de ajuda. 
Essa iniciativa foi tomada pelo diretor, mas poderia ser algo ampliado para o estado, pois creio que em momentos tão difíceis, a saúde mental tem grande peso no desenvolvimento do ensino aprendizagem. 

Parabéns aos autores por trazerem essa temática tão necessária de ser discutida. 

Abraços

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Tielle! Obrigada por compartilhar conosco um pouco da sua experiência!

Achei muito bacana essa percepção da necessidade de ajudar professores e alunos! Por mais diretores e gestores assim!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Gislaine José torres soares -

Parabéns as autoras pela temática escolhida,

Bastante atual já que estamos passando por um momento de pandemia e as Universidades tiveram que adotar esse tipo de ensino. Como aluna afirmo que foi um grande desafio estudar com ensino remoto, no principio acredito que todos tiveram bastante dificuldades, até porque a acessibilidade é diferente para cada realidade vivida e isso impacta bastante no desenvolvimento do processo.

Em resposta à Gislaine José torres soares

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Gislaine! Certamente, a própria acessibilidade já é um desafio para os estudantes do nosso país!

Obrigada pela sua participação!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Carolina Maia dos Santos -

Gostaria de agradecer a todos e todas que passaram por aqui ao longo dessa semana de evento! Nossa troca de experiências e conhecimentos foi muito rica, aprendi muito com vocês!

Ana Clara, Anna Júlia, Ariadne, Bárbara e Nathália: mais uma vez, parabenizo pelo trabalho e que vocês continuem escrevendo e participando de eventos! Espero ler os próximos trabalhos!  =)

Um grande abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL- Autoria: Ana Clara Amado Dolabella, Anna Júlia Dourado Moreira, Ariadne Silva Daher Resende, Bárbara Augusta Faria Silva Martins, Nathália Silva Rabelo.

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, participantes! 

 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos vocês que contribuíram com discussões importantíssimas sobre as mais variadas temáticas no palco Anfiteatro. 

Eu, como coordenadora desse palco, expresso aqui o meu MUITO OBRIGADA 💗. Além disso, agradeço aos autores, coordenadores de mesa e todos aqueles que prestigiaram os trabalhos. 

 

Um abraço cordial, 

Luana (Monitora Eventos Texto Livre) 

 

Cuidem-se e até o próximo evento sorriso