Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 48

Título:

Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial

Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno
Resumo:

Neste artigo serão apresentadas algumas das dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos que aderiram ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) com a finalidade de trazer algumas soluções para facilitar os meios de aprendizagem, como tutoriais ensinando a usar as principais plataformas e sugestões para um ambiente escolar mais saudável.

Anexos:
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Instituição: CEFET-MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Priscilla Costa
Mesa (2): Adriana Camilo Leovergilio de Andrade
Mesa (3):

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Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Silvane Gomes -

Olá rapazes,

Sejam bem-vindos a mais uma edição do Congresso UEaDSL. Quero parabenizar o grupo pelo oportuno trabalho de pesquisa. Esse estudo pode revelar, dentre outros aspectos, dados importantes sobre as vivências que o Ensino Remoto Emergencial provocou no ensino e aprendizagem neste momento histórico pelo qual estamos passando. A proposta é bastante coerente  e não poderia passar sem registro científico.

A pesquisa de vocês está em andamento e gostaria de saber como realizaram a coleta dos dados e, como estão elencando as dificuldades do ERE? E quais foram os principais desafios nessa etapa? 

Convido os participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fóruns.

Sem bem vindos!

Ótimo evento a todos! 


Em resposta à Silvane Gomes

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Erika Costa Clemente de Mattos -

Boa tarde,

Parabéns pelo trabalho.

Gostaria de saber se durante a pesquisa vocês identificaram uma regularidade maior de dificuldades com uma ou outra plataforma (ex.: google meet, zoom meeting)? 

Uma coisa que vivenciei pessoalmente foi a dificuldade de transmissão de vídeos. Quase sempre houve algum problema técnico.

Abraços,

Erika C. Clemente de Mattos

Em resposta à Erika Costa Clemente de Mattos

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriel Soares -

Boa tarde,

Obrigado pelo seu feedback,

As dificuldades que mais apareceram foram escritas por alunos e seus problemas sempre eram dificuldades com acesso a internet ou falta de equipamentos tecnológicos. Já os professores demonstraram dificuldades em se adaptarem às novas plataformas de ensino, pois muitos deles tinham uma noção bem baixa sobre informática e tiveram que aprender tudo em muito pouco tempo.

Abraços.

Em resposta à Silvane Gomes

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo José Salles de Faria -

Boa tarde,


Agradecemos o seu feedback!


Para a coleta de dados, devido a pandemia, fizemos um formulário pelo Google e compartilhamos com alunos de diferentes escolas. Estamos elencando de acordo com a dificuldade da maioria que respondeu. Os principais desafios, foram na verdade, escolher como iriamos coletar os dados, que devido a pandemia, não poderíamos perguntar diretamente para as pessoas, tendo que escolher o meio digital para faze-lo.


Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gustavo Vinícius Souza Soares -

Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa do abaixo-assinado. O grupo conseguiu elencar quais plataformas tiveram os menores índices de relatos de dificuldades por parte dos estudantes? O que foi constatado acerca da qualidade do ensino por meio dessas plataformas virtuais?


Em resposta à Gustavo Vinícius Souza Soares

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gustavo do Carmo Damasceno -

olá, obrigado!
Sim, entretanto o que realmente se destacou em relação à facilidade, por decorrência da sua ótima organização e suas ferramentas completas, tendo também funções desde a criação de salas até mesmo gravações das reuniões, foi o Microsoft Teams. Foram constatado que à qualidade do ensino virtual é por muitos, consideradas inferiores em comparação ao presencial.  


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Arthur Alves de Souza Costa -

Olá, autores.

Parabéns pela pesquisa realizada. O tema é muito pertinente ao momento que estamos vivendo. Se cabe alguma crítica, gostaria de dizer que o trabalho, como um artigo, careceu um pouco de organização, além de esclarecimento na parte da conclusão.

Gostaria de saber, dentre as plataformas de videoconferência apresentadas (Google Meet e Microsoft Teams), qual vocês julgam ser a mais eficiente no contexto do ERE e do CEFET?

Em resposta à Arthur Alves de Souza Costa

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo José Salles de Faria -

Boa tarde,


Agradecemos o seu feedback.


Microsoft Teams tem se mostrado o mais eficiente, por ser mais organizado e completo, podendo criar salas, gravar reuniões, disponibilizar arquivos e ainda ter uma versão online.


Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Jéssica Pires Costa -

Olá 

Boa noite!

Esse tema é muito importante, pois ele está presente em nosso cotidiano e traz consigo muitas dificuldades para as pessoas que não tem condições de assistir as aulas.

Parabéns pelo artigo!  

Em resposta à Jéssica Pires Costa

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gustavo do Carmo Damasceno -

Olá

Obrigado! Agradecemos pelo seu feedback. 

Abraços.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo Garcia -

Olá autores.

Achei muito bacana não só as informações disponibilizados, que são extramamente importantes nesse momento atual, como também o tutorial. Vocês acreditam que as escolas somente voltarão com a vacina? Ou retornarão mais cedo com certas restrições e flexibilizações ?

Em resposta à Bernardo Garcia

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gustavo do Carmo Damasceno -

Olá! Acreditamos que as aulas voltarão apenas com a disponibilização da vacina, diferente dos locais que já estão retornando aos poucos, a escola em si, não impacta com a atual economia.

Em resposta à Bernardo Garcia

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriel Soares -

Boa tarde, 


Agradecemos o seu feedback!


Segundo uma pesquisa feita pelo ibope divulgada pelo jornal "O Globo", 72% dos 2.626 brasileiros consultados através de pesquisas online, afirmaram que os alunos só deveriam voltar a ter aulas presenciais depois que uma vacina para o coronavírus estiver disponível. Essas pesquisas foram realizadas entre os dias 21 e 31 de agosto de 2020. 

Mesmo que exista muitas pessoas que são contra a abertura das escolas, ainda existem diversas instituições que estão começando a reabrir em alguns estados do Brasil, como Amazonas e Pára. A situação ainda é muito incerta, acredito que só será possível reabrir todas as escolas com a existência de uma vacina ou uma diminuição relevante dos números de infectados. Mesmo que exista muitos métodos viáveis para evitar contato entre os alunos a chance de contaminação é muito elevada, já que os estudantes ficam confinados por horas em um espaço fechado com uma grande aglomeração de pessoas.

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Arthur Gabriel Dos Santos Sá -

Olá autores, parabéns pelo artigo, escrita muito sucinta, na visão do grupo as dificuldades apresentadas acerca do Ensino Remoto podem se sanar durante o tempo ou vão apenas se agravar ?

Em resposta à Arthur Gabriel Dos Santos Sá

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriel Soares -

Boa tarde! 

Agradecemos o seu feedback.

Com relação às dificuldades enfrentadas neste novo método de ensino a expectativa é que esses empecilhos sejam solucionados com o decorrer do tempo, já que os professores e alunos precisam se adaptar a este novo ambiente escolar.

Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Sarah Barcalla Nunes -

Boa noite!

Parabéns pelo artigo e pela iniciativa do tutorial. Todos estamos tendo que nos (re) inventar nesse momento de pandemia e toda ajuda para passarmos por isso é bem-vinda.

Qual plataforma, na opinião de vocês, é mais fácil de usar?

Abraços,

Sarah.

Em resposta à Sarah Barcalla Nunes

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo José Salles de Faria -

Boa tarde,


Agradecemos o seu feedback.


Aparentemente a plataforma  mais fácil de se usar é o Google Meet, por ser bem simples, mas a escolha das plataformas varia muito da situação em que a escola se encontra.


Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Priscilla Costa -

Prezados autores,

Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. O ERE tem sido um assunto muito recorrente atualmente e que desperta (e ainda despertará) muito interesse na comunidade acadêmica, em função de suas peculiaridades e dos resultados que tem apresentado.

Na opinião de vocês, ao proporem tutoriais de ferramentas para uso durante o ensino na pandemia, um dos problemas que tem permeado essa modalidade é a escolha da plataforma? Qual das apresentadas vocês julgam ter os recursos mais apropriados para as necessidades do Ensino Remoto Emergencial?

Ótimo evento a todos!

Em resposta à Priscilla Costa

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo José Salles de Faria -

Boa tarde,


Agradecemos o seu feedback.


Acreditamos que sim, pois as várias plataformas atendem diferentes tipos de situações. Julgamos que o Microsoft Teams é a plataforma mais completa para o ERE, mas outras plataformas também podem facilmente sanar os requerimentos de alguma escola.


Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Arthur Araujo Rabelo -
Olá, autores.

Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho! Este é um tema de muita importância e que me identifiquei bastante, porque venho sofrendo para aprender nesse novo estilo de aula. 

Atenciosamente,

Arthur Araújo Rabelo.
Em resposta à Arthur Araujo Rabelo

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gustavo do Carmo Damasceno -

Olá 

Agradecemos pelo seu feedback, espero que o nosso artigo tenha o orientado, de modo que, diminua suas dificuldades.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriela Magalhães de oliveira -

Parabéns aos autores!

A dificuldade em se adaptar as novas plataformas de ensino é um problema bem nítido, visto que todos nós ainda estamos aprendendo a lidar com esse novo método de ensino. Embora esse seja um grande problema, ainda é possível se analisar outros problemas no ERE. Na opinião de vocês, quais fatores também tornam o ensino de qualidade uma realidade distante?

Atenciosamente, 

Gabriela

Em resposta à Gabriela Magalhães de oliveira

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriel Soares -

Boa tarde! 

Obrigado pelo seu feedback.

Acho que o principal empecilho encontrado pelas escolas do Brasil atualmente é o contato com os alunos, pois existem muitos jovens que não possuem aparelhos tecnológicos para que possam participar das aulas e a maioria das escolas não tem o privilégio de possuir uma infraestrutura adequada para ajudá-los.

Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Sarah Ivini Santiago de Araujo -

Olá autores, 

Parabéns pelo artigo e pela escolha do tema! 

Vocês acreditam que a utilização de mais de uma plataforma por parte dos professores atrapalha ou ajuda o desempenho dos alunos o ensino remoto?

Em resposta à Sarah Ivini Santiago de Araujo

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gustavo do Carmo Damasceno -

Olá! 

Obrigado pelo seu feedback!

Nós acreditamos que a utilização de várias plataformas atrapalha sim, pois os alunos ficam desorientados em relação a  onde enviar as atividades e onde encontrar determinados matérias.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Max Muller Vitalino Da Silva -

Olá autores,

Parabéns pelo artigo produzido!

Esse tema vem cada vez mais preocupando os estudantes e seus pais, devido a duvida em relação a efetividade do ERE. Gostaria de saber qual é a posição do grupo em relação da efetividade da ERE.

Novamente parabéns pelo artigo,

Max Müller.

Em resposta à Max Muller Vitalino Da Silva

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo José Salles de Faria -

Boa tarde,


Agradecemos o seu feedback.


Sabemos que o ERE não é igual as aulas presenciais e é certo que há alguns problemas e complicações, mas ele se demonstrou uma alternativa viável para impedir que os alunos percam o ano letivo.


Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Leticia Possmozer -

Caros autores,

Quero parabeniza-los pelo artigo, o tema foi muito bem abordado! 

Na opinião vocês, a criação de um calendário para  que os professores tenham um controle maior das datas das atividades avaliativas, seria uma boa forma de lidar com o ERE?  

Em resposta à Leticia Possmozer

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriel Soares -

Boa tarde! 

Agradecemos o seu feedback.

A criação de um calendário, não só para atividades avaliativas mas também para o cronograma  completo, é fundamental para este novo método de ensino, pois além de ajudar os discentes a se organizarem, ele também pode ser utilizado para auxiliar os responsáveis pelos alunos a ficarem completamente cientes de como a escola está administrando e avaliando seu(s) filho(s).

Abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Leticia Possmozer -

Caros autores,

Quero parabeniza-los pelo artigo, o tema foi muito bem abordado! 

Na opinião vocês, a criação de um calendário para  que os professores tenham um controle maior das datas das atividades avaliativas, seria uma boa forma de lidar com o ERE?  

Em resposta à Leticia Possmozer

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriel Soares -

Boa tarde! 

Agradecemos o seu feedback.

A criação de um calendário, não só para atividades avaliativas mas também para o cronograma  completo, é fundamental para este novo método de ensino, pois além de ajudar os discentes a se organizarem, ele também pode ser utilizado para auxiliar os responsáveis pelos alunos a ficarem completamente cientes de como a escola está administrando e avaliando seu(s) filho(s).

Abraço.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Ana Clara Cruz -

Olá autores!

Gostaria de parabenizar o grupo por escolher um tema extremamente relevante atualmente.

Eu como estudante, estou enfrentando algumas dificuldades para o aprendizado no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Um dos problemas que eu estou enfrentando é a falta de concentração para assistir as aulas síncronas. O que vocês sugerem para melhorar essa dificuldade?

Abraços, Ana Clara.  

Em resposta à Ana Clara Cruz

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo José Salles de Faria -

Boa noite,

Agradecemos o seu feedback.

Eu em particular também tenho a mesma dificuldade de me concentrar nas aulas, mas uma coisa que sugiro é tentar anotar o que está sendo dado e fazer mapas mentais, assim você será "obrigada" a manter a concentração, além de que mais tarde essas anotações poderão te ajudar a estudar ou relembrar a matéria.


Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Carlos Márcio Moreira Costa -

Olá autores,

Parabéns pelo excelente trabalho!

Gostaria de questioná-los qual a opinião de vocês sobre como o ERE foi aplicado, acham que se fosse melhor pensado ele teria menos reclamações e sua aplicação acarretaria em um ensino um pouco mais próximo - em relação à qualidade - do presencial?

Atenciosamente,

Carlos Márcio

Em resposta à Carlos Márcio Moreira Costa

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gustavo do Carmo Damasceno -

Olá Carlos,

agradecemos o seu feedback, sabemos que a implementação do Ensino Remoto Emergencial e de altíssima complexidade, pois devem levar em considerações inúmeros fatores, como exemplo a parte socioeconômica dos alunos/professores, mas acreditamos que a data da inicialização do ERE em algumas escolas, demoraram a ser definidas, assim desfavorecendo os estudantes destas escolas. Em relação a qualidade do presencial, achamos que já está próximo o possível do presencial (considerandos as limitações e os imprevistos das datas adotadas individualmente de escola à escola) e em relação as reclamações isso varia de aluno a aluno.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Arthur Honorato -

Olá autores, 

Meus parabéns pelo artigo, ótimo trabalho, gostaria de perguntar se o grupo acha que uma formação profissional por ensino remoto é inferior a uma formação  presencial? 

Att, Arthur Honorato.

Em resposta à Arthur Honorato

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriel Soares -

Boa noite!

Agradecemos o seu feedback, 

Acredito que o ERE é sim inferior, pois existem muitas limitações no ensino online, como a falta de tempo para ensinar todo conteúdo didático e ttambém a dificuldade do contato entre os alunos e professores.

Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por João Pedro Matos Santos -
Boa noite autores!
Gostaria de parabeniza-los pelo artigo. Expor as dificuldades que enfrentamos como estudantes do novo modelo de ensino adotado durante a pandemia ajuda no desenvolvimento de novos métodos de educação que podem ser aderidos futuramente. Espero que o artigo possa atingir maior público para possibilitar melhor compreensão dos problemas gerados e encontrar possíveis soluções para as falhas do ensino emergencial.
Em resposta à João Pedro Matos Santos

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo José Salles de Faria -

Boa noite,


Ficamos lisonjeados que você tenha gostado do artigo, também esperamos que o mesmo chegue a mais pessoas, agradecemos o seu feedback.


Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Pedro Henrique Gonçalves Pires -

Boa noite,

interessante o trabalho, gostaria de saber quais métodos alem de tutoriais vocês acham que poderiam ser aplicados ?

Ps. Em muitas plataformas tem uma opção que desliga o vídeo de participantes para pessoas com internet lenta
Em resposta à Pedro Henrique Gonçalves Pires

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gustavo do Carmo Damasceno -

Boa noite,

agradecemos o seu feedback, para o melhor desfrutamento do Ensino Remoto Emergencial, além do tutoriais também sugerimos as seguintes estratégias: usar o microfone só quando solicitado, deixar à câmera desligada, manter-se participativo, evitar a abertura de outras plataformas durante a aula e fazer as atividades propostas pelos professores(as)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Denizia Paula Vilela -

Parabéns aos autores por nos trazer uma discussão que muito tem se passado na cabeça de nós professores. Eu fico sempre me perguntado. Como iremos resgatar esse tempo que foi perdido na educação de nossos alunos? As lacunas vão existir, conseguiremos sana-las? O que podemos fazer para amenizar as dificuldades? São muitos os pensamentos e questionamentos e muitas das vezes não depende apenas de nós, professores.

Em resposta à Denizia Paula Vilela

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo José Salles de Faria -

Boa noite, 


Agradecemos o seu feedback.


Nós compartilhamos das mesmas preocupações. Acho que só com o tempo saberemos essas respostas.


Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Vagner Mendonça Gonçalves -

Parabéns aos autores Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho e Gustavo do Carmo Damasceno pelo trabalho!

Os autores conseguiram sintetizar em poucas, mas muito relevantes, páginas grandes dos desafios que têm sido enfrentados pelos que fazem a Educação Brasileira na condução do Ensino Remoto Emergencial, solução encontrada para tentar se minimizar as perdas provocadas pelo estado de excepcionalidade provocado pela Pandemia de COVID-19.

As sugestões para a melhoria do ensino remoto são uma ótima contribuição deste trabalho e que acredito que devem ser observadas enquanto persistir esse momento de dificuldades adicionais que vivemos.

Em resposta à Vagner Mendonça Gonçalves

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriel Soares -

Olá, Vagner Mendonça  Gonsalves,

Agradecemos o seu feedback.

Fico muito feliz em saber que você gostou do nosso trabalho, esperamos que este artigo realmente possa contribuir para este novo método de ensino.

Abraços. 


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Ana Laura Rodrigues Garro -

Olá autores,Boa noite!!!

Gostaria de parabenizá-los pela excelente abordagem da pauta. Acredito que discorrer a cerca de assuntos como esse diante do cenário atual,informa e de certo modo trás conforto aos discentes e docentes. Assim como toda grande mudança,enxergamos pontos positivos e negativos no impacto social daquela transformação e diante disso,adoraria saber,dos autores,qual é o principal ponto social positivo do ensino remoto emergencial?

Grata desde já pela atenção e ótima escrita ofertada pelo grupo.

Abraços!!

Ana Laura.

Em resposta à Ana Laura Rodrigues Garro

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Bernardo José Salles de Faria -

Boa noite,


Agradecemos o seu feedback.


Acho que o principal ponto social positivo é a interação com outras pessoas mesmo que virtual.


Abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Dificuldades e consequências da aprendizagem do Ensino Remoto Emergencial - Autores: Bernardo José Salles de Faria, Gabriel Soares de Carvalho, Gustavo do Carmo Damasceno

por Gabriel Amorim-Braga -

Parabéns pelo trabalho!

Todo esse contexto da pandemia tem sido de imensas superações e aprendizagens. Ao final disso tudo, imagino que teremos novas contribuições e perspectivas na área da educação.


Abraços,

Gabriel Amorim