Título: |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
Autores: | Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard |
Resumo: |
Para fins de levantamentos de dados acerca da experiência atual dos alunos, principalmente do Ensino Médio, com o Ensino Remoto Emergencial (ERE), foi realizado um questionário virtual, divulgado entre alunos de diferentes escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Concluiu-se que a maioria das instituições ainda não dispõem da implementação mais satisfatória possível da ERE, e que não dão a devida atenção ao feedback dos alunos, ainda existindo falhas no processo de integração entre as partes que compõem o exercício da aula.
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Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Outras |
Instituição: | CEFET-MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Priscilla Costa |
Mesa (2): | Ismael Krüger Pescke |
Mesa (3): | |
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ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Caros autores,
Sejam bem-vindos a mais uma edição do Congresso UEaDSL. Quero parabenizar o grupo pelo trabalho oportuno de pesquisa. Esse estudo poderá revelar, dentre outros aspectos, dados importantes sobre as devidas implementações institucionais para que o ERE seja efetivo tanto para o ensino quanto para a aprendizagem. Tal discussão não pode faltar nos ambientes de divulgação científica, como um importante registro social.
Para vocês, quais foram as maiores falhas nesta implementação e que caminhos, a instituição poderia (poderá) seguir para que o sistema funcione a contento de todos?
Convido os participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fóruns.
Ótimo evento a todos!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Boa noite, Silvane!
Agradecemos a oportunidade única de poder participar desse evento que está sendo tão especial para nós. Esperamos que tenha gostado de nosso trabalho, pois nós com certeza estamos tirando diversos aprendizados, tanto na realização deste artigo, quanto na leitura e entendimento de outros trabalhos presentes aqui.
Respondendo a sua pergunta, acreditamos que uma das maiores falhas nesse sistema é a falta de entendimento e comunicação eficiente entre aluno e professor, pois umas das maiores reclamações acerca do ERE foi o excesso de conteúdo e atividades passadas pelos professores. Nós sabemos que é necessário recuperar o tempo escolar perdido por conta da pandemia, mas isso deveria ser feito entendendo os limites de cada estudante. O caminho que a instituição pode seguir é exatamente esse: um caminho de constante diálogo entre o aluno e professor.
Att,
Ana Alice
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Respondido, Ana!
Abraço
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Parabéns pelo trabalho! O recorte de vocês reafirmam a constante resistência presente no ambiente educacional.
Abraços,
Gabriel Amorim
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Caros autores,
Gostaria de parabenizar o grupo pelo trabalho e pela escolha do tema, um assunto muito importante para o atual cenário da pandemia. Perante o uso do Ensino Remoto Emergencial como forma de aprendizado, quais seriam alternativas para que os alunos possam se organizar melhor de forma a se adaptarem bem a essa nova modalidade de ensino?
Abraços,
Luiza
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Luiza.
Existem várias alternativas que podem ajudar os alunos a se adaptarem bem ao ERE, sendo que a maioria vem até mesmo das aulas presenciais, como por exemplo: Anotar a matéria no caderno, estudar para fixar a matéria(o que, em casa, é uma tarefa difícil levando em conta a quantidade de distrações) e prestar o máximo de atenção nas aulas. Mesmo sendo o ''básico''. Ademais, o fato de não estar dentro de uma escola, mas sim no conforto de sua casa, dificulta muito essas simples coisas que, se todos se esforçassem, já faria com que conseguissem passar por essa fase sem problemas e não deixassem de aprender nenhum conteúdo.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Caros autores,
Parabéns pela escolha do tema e pela escrita do artigo, percebe-se que o tema abordado é de extrema importância para os dias atuais.
Sabemos que as instituições que aderiram ao Ensino Remoto Emergencial enfrentam muitos obstáculos, assim como os estudantes que tiveram que aderir a esse novo sistema de ensino tão bruscamente. Uma ação muito importante que foi tomada pela instituição de ensino CEFET, foi a distribuição de bolsas auxílios para o ERE para todos os alunos que necessitam, como uma forma de inclusão digital á todos que fazem parte da comunidade. Mas ainda sim, como estudante que aderiu a esse novo sistema durante a pandemia, afirmo, de acordo com os assuntos tratados no artigo que as dificuldades são imensas, mas creio que a pandemia surgiu também para transformar a mentalidade de muitas pessoas e para fazê-las criarem novos hábitos, obter novos aprendizados e dentre outras coisas.
Abraços, Kênia.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Prezados autores,
Primeiramente,venho por meio deste,parabeniza-los pela pesquisa relevante e esclarecedora. Abordar tal assunto em meio aos impasses enfrentados pela sociedade atual atrelados ao avanço contínuo das tecnologias,é essencial. Haja visto o critério da pesquisa,na visão dos autores da obra,qual seria a melhor forma de assistir àqueles discentes que possuem mais dificuldades nos conteúdos do modelo ofertado pelo ERE,sobretudo os que possuem TDA e TDAH?
Obrigada pela abordagem pertinente do tema.
Gentilmente,
Ana Laura!!!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Boa tarde, Ana Laura.
Agradecemos a sua pergunta . Respondendo de forma sucinta, acreditamos que alunos que possuem TDA e TDAH demandam urgentemente uma atenção maior da escola. Recomendamos que a escola ofereça assistência psicológica aos alunos de forma remota, mantendo também os professores informados sobre alunos nessa situação. Também é necessário se aliar aos responsáveis pelo aluno, para um encaminhamento aos profissionais indicados para tratá-lo.
Att,
Ana Alice
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Boa tarde,
Parabéns pelo tema abordado.
Vocês os autores conseguem manter sua atenção para as aulas? Preferem o sistema remoto ou presencial?
Abraços,
Tiago Mol
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Boa tarde, Tiago.
Um dos aspectos interessantes de fazer esse trabalho foi o fato de nós, autores e estudantes em ERE, nos identificarmos tanto com os resultados obtidos nas pesquisas realizadas. Assim como a maioria dos alunos, nós temos encontrado dificuldades de concentração e foco, além de também termos preferência pelo sistema de ensino presencial, o qual julgamos ser melhor devido à maior facilidade de acesso aos professores e ao convívio com os colegas, que torna a jornada do CEFET muito mais leve.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Caros autores, gostaria de parabenizar pela proposição do artigo e pela temática tão atual que é o ERE - Ensino Remoto Emergencial, para ampliar nosso debate, gostaria de saber sobre as vantagens e desvantagens do ensino a partir do corpus de pesquisa? A partir dos dados do artigo, vimos que muitos não possui acesso À internet e os que possuem são limitados, quais as medidas tomadas pela reitoria da universidade para atendimento ao público que não possui conexão? E sobre a matrícula no período emergencial, houve uma procura menor de matriculados no período? Como os docentes avaliam o desempenho dos estudantes e a interação em suas aulas?
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, José. Obrigado pela pergunta!
Sobre as vantagens e desvantagens: o ERE, como modelo de ensino emergencial, tem sido de grande valia para que os alunos não se encontrassem na pior situação possível, com uma perda irreparável desse ano letivo. Por outro lado, esse modelo necessita estar em constante processo de evolução e "lapidação", considerando as necessidades de cada instituição, seus professores e alunos.
Sobre a conexão à internet, algumas medidas podem ser tomadas para assistir aos alunos que carecem desse recurso. Em casos de cidades pequenas, onde há somente uma escola pública para a maioria dos estudantes da cidade, as aulas podem ser transmitidas via TV local, visto que a televisão é um equipamento presente na casa de brasileiros das mais diversas condições sociais. Já para cidades grandes, onde a quantidade de escolas é muito maior, é papel da escola fornecer um auxílio para contrato de pacote de internet, ou conceder o laboratório de informática da escola, caso haja, para os alunos mais carentes.
Sobre o número de matrículas e a avaliação dos docentes, não coletamos dados quanto à isso, pois o quorum de docentes não foi atingido de forma satisfatória pela nossa pesquisa.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
O tema, no atual contexto da pandemia, se mantem super relevante. Na opinião de vocês qual deveria ser a atitude do governo em relação às escolas públicas em que parte dos alunos não tem acesso adequado ao ERE?
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Miguel.
Obrigado pelo comentário.
Sobre sua pergunta, o governo poderia tomar a mesma atitude que algumas escolas do próprio governo, como por o exemplo o CEFET, que deu uma bolsa para os alunos que não tem dinheiro para pagar a internet e emprestou os computadores que ficariam parados na escola para os alunos que não tem o equipamento adequado. Ademais, outra forma de auxiliar esses alunos também seria pesquisar nessas escolas as condições e procurarem outras formas de passar a aula online, como em um exemplo do nosso próprio artigo, onde os alunos não tinham condição de ver as aulas pela internet, porém todos tinham TV em casa e por isso a escola começou a transmitir as aulas na TV.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, boa noite !!
Primeiramente queria parabenizar pela ótima pesquisa realizada.
O tema é muito interessante para o conhecimento dos problemas e dificuldades do ERE, assim sendo possível analisar e concertar todos os problemas apresentados de adaptação e metodologia, assim servindo indiretamente até para como um teste do EAD . Com isso, queria saber se, na opinião de vocês, o uso do ERE pode ajudar a um aumento da utilização do EAD nos próximos anos ?
Att, Lucas André
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Boa noite Lucas!
Agradecemos o elogio.
Sobre a pergunta, eu considero que o uso do ERE pode sim aumentar a utilização do EAD em escolas específicas, dependendo do feedback dos alunos tanto sobre o ensino, quanto as notas dos mesmo durante esse momento. Apostaria que o EAD pode acabar a ser uma complementação a didática das escolas daqui pra frente, conciliando as aulas presenciais com o estudo a distância, de forma a conseguir tornar os dois meios produtivos para o aprendizado.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Boa tarde, Autores!
Parabéns pela pesquisa, realmente é um tema muito pertinente dada nossa realidade atual. Sabemos que o ensino remoto, mesmo sendo mal aplicado, é nossa opção de emergência para não interromper o aprendizado dos alunos, na opinião de vocês, quais foram os principais acertos do ensino remoto?
Abraços,
Lucas Fernandes
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Boa tarde, Lucas Fernandes.
Agradecemos a sua pergunta. Sendo o ERE a única opção viável durante esse período de pandemia, e sendo a primeira vez que o país passa por uma situação assim, é normal passarmos por problemas de adaptação, porém, esse sistema tem permitido com que alunos não percam um ano letivo, o que seria um atraso imenso para cada aluno como indivíduo e também para a educação do nosso país. Além disso, acreditamos que a maioria dos professores entendem a situação, e estão adaptando a sua abordagem de ensino, dando prazos maiores e sendo abertos para conversas com alunos. Acreditamos também que muitos alunos se simpatizam com seus colegas de classe, os ajudando da melhor forma possível para a compreensão de assuntos escolares.
Att,
Ana Alice
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá grupo!
O tema abordado no artigo está dentro do momento que estamos passando e com os gráficos ajuda visualizar as situações de cada aluno no ensino à distância. No gráfico 1, “Resposta dos participantes sobre sua conexão. Fonte: Elaborado pelos autores”, de acordo com o gráfico 10,9% das pessoas não possuem uma Internet de velocidade razoável, vai prejudicar essas pessoas no ERE? Qual seria a melhor forma de está ajudando esses alunos?
Parabéns pelo artigo.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Renato,
Com base na minha própria experiência de não ter uma internet de boa qualidade, durante as aulas do ERE não costumo ter problemas com a conexão. E sobre a outra pergunta, uma boa maneira de ajudar os alunos que não tem uma conexão boa para acompanhar as aulas do ERE pode ser um auxílio monetário vindo da escola para pagar uma internet, disponibilizar um material assíncrono específico para esses alunos, contendo um maior detalhamento da matéria e fornecer o contato dos professores para que tirem suas dúvidas, já que não conseguiriam tirar durante as aulas. Dessa maneira, mesmo não tendo uma conexão boa para assistir as aulas, esses alunos conseguiriam acompanhar o resto da turma sem problemas.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, autores!
Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. Muito bem feito, explicativo e interessante.
Com relação à perspectiva do professor, na opinião dos autores, como o professor poderia se adequar ao novo método de ensino? O que ele poderia fazer para deixar sua aula mais interessante de forma a evitar a distração dos alunos e ensinar o conteúdo de forma dinâmica?
Agradeço a atenção.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Bernardo
Agradecemos os elogios.
Sobre a pergunta, os professores podem primeiramente pedir a ajuda dos próprios alunos, já que eles que vão ver a aula e a partir disso montar uma aula que atenda o que foi dito, se mantendo sempre aberto a sugestões e críticas para tornar a aula melhor possível, para isso também seria importante ele aprender a usar as plataformas onde serão as aulas, de forma a não perder tempo ou ficar perdido enquanto está ensinando. Ademais, eles podem recorrer a sites e plataformas lúdicas para prender a atenção dos alunos, passar vídeo aulas divertidas e com conteúdo sucinto que possam somar na aprendizagem e manter uma frequência de atividades que consiga fixar o conteúdo sem sobrecarregar o aluno.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Caros autores!
Primeiramente devo parabenizar pelo artigo incrível com muitos dados coletados e um assunto com grande relevância.
Gostaria de saber a opinião do grupo sobre o que mais pode ser feito por parte dos alunos para que evitem distrações durante as aulas síncronas?
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Igor,
Agradecemos os elogios.
Sobre a pergunta, de fato, as distrações se mostram um grande problema durante as aulas e há maneiras de evitá-las, como tirar de perto as distrações "em potencial", por exemplo: Celular, Instrumentos musicais, etc; tentar se auto-policiar o máximo possível, já que em muitas das vezes acabamos por perceber que estamos distraídos e continuamos, assim, deixando de lado a aula; não abrir mais nada no computador ou celular além da plataforma da aula online e aproveitar bem os intervalos entre as aulas, que é essencial para que se consiga organizar e fixar o conteúdo aprendido nas aulas, além de descansar sua mente para não se sobrecarregar e perder o foco.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Prezados autores,
Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho de pesquisa desenvolvido. Esse é um assunto que está em voga e que, em função de ser algo que apresenta novidades em vários aspectos, também desperta a tensão, a curiosidade e a angústia de alunos, pais e professores.
Na opinião de vocês, e como usuários dessa modalidade, quais são os principais problemas e desafios que os estudantes e que os professores ainda devem enfrentar no futuro em face dessa nova proposta de ensinar e aprender?
Ótimo evento a todos!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Tulipa,
Agradecemos o elogio e comentários!!
Sobre sua pergunta, acredito que mesmo tendo/dando aulas online, os professores e alunos ainda vão sentir dificuldades para se acostumar com esse novo método, tanto por causa de tempo, problemas com internet, local ideal para participar das aulas e etc. Mas um problema muito grave que pode afetar tanto os alunos quanto os professores, é o não aprendizado. Isso pois com essas dificuldades os alunos desistem de tentar aprender, tendo prejuízos no aprendizado, afetando os estudos nos anos seguintes. Isso pode afetar os professores também, pois com os alunos sem uma base boa, ou não entendendo a matéria, fica mais difícil para os professores ensinarem novas matérias, pois ocasionará muitas dúvidas, atrasando as aulas.
Acho que essas seriam as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores, e espero ter respondido sua pergunta!! Ótimo evento pra você também!!
Atenciosamente,
Enzo.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Caros, alunos!
Parabéns pelo trabalho realizado! Essa questão do Ensino Remoto e do Ensino à Distância está em destaque no momento contemporâneo e é muito importante discutirmos sobre esse assunto. Vocês acreditam que devido à grande insatisfação dos estudantes com o ensino digital, deveria ser avaliada uma volta ao ensino presencial, sob medidas rigorosas para combater a pandemia? Se sim, é possível a escola ou o Estado conseguir controlar esse cenário, caso haja tal retorno?
Atenciosamente,
Lucas Andrade Castro.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Lucas,
Muito obrigado pelos comentários!!
Sobre a sua pergunta, acredito que já houveram algumas reuniões sobre esse possível cenário do retorno das aulas presenciais, porém, mesmo sendo melhor para os alunos, e até mesmo para os professores, seria muito difícil da escola conseguir organizar as aulas e coordenar os alunos, respeitando as normas de saúde. Por isso, acho que o retorno das aulas presenciais é um cenário não muito provável de ocorrer, pelo menos não durante a pandemia.
Mas todos nós torcemos para que esse problema acabe logo e que possamos voltar com as aulas normalmente e rever nossos amigos!!
Atenciosamente,
Enzo.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, autores!
É uma triste realidade reconhecer o percentual considerável de alunos insatisfeitos com essa nova modalidade de ensino. Sendo assim, vejo nessa insatisfação uma nova proposta de pesquisa... Afinal, quais seriam os efeitos desse desprazer com o ERE no ensino-aprendizado dos escolares? Fiquem a vontade para expressarem suas opiniões!
Parabenizo-os pela exposição do estudo, o qual, na minha opinião, ficou muito claro e direto!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Giselle,
Muito obrigado pelo elogio e pela pergunta!!
Agora, sobre seu questionamento: esse desprazer geral dos alunos pode ocasionar diversas consequências, porém a principal, na minha opinião, é o não aprendizado da matéria dada. Isso pois com essa insatisfação, os alunos acabam desistindo de estudar, ou ate mesmo prestar atenção nas aulas, o que causa um problema que afeta o futuro desses alunos, pois não aprendendo as matérias de agora, eles terão dificuldade nos próximos anos escolares.
Isso poderia ser resolvido com algumas reuniões da coordenação das escolas que estão tendo ERE, e organizando e administrando melhor a forma de como é dada as aulas e o tempo da mesma.
Atenciosamente,
Enzo.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
A coleta e disposição de dados a cerca da opinião dos alunos sobre a modalidade de ensino adotada perante o atual cenário global é de extrema importância para a sua manutenção e sucesso.
Como foi colocado pelos autores, não podemos igualar a discussão entre ensino remoto e o modelo emergencial implantado atualmente. Pensando no ERE (Ensino remoto Emergencial), faço um gancho com a palestra do Professor Dr. Marcus Vinícius, presente no Teatro das conferências desse evento. Ele abre, utilizando-se também de outros autores, uma discussão acerca do termo Ensino Remoto, afinal, o que acontece em sala de aula, seja essa presencial ou virtual, é um caminho duplo de ensino e aprendizagem, ou seja, Educação. Ainda nessa linha de raciocínio o palestrante coloca a relação professor-aluno como um fator importante para o sucesso do ensino-aprendizagem. Os autores concordam com isso? Se sim, como deve se estabelecer e fortificar essa relação de forma a beneficiar a aprendizagem na modalidade de educação adotada no momento presente?
Aproveito para convida-los a assistirem essa interessante palestra.
Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Vívian,
Posso dizer pelo meu grupo que sim, concordamos que a educação em sala de aula atua em um caminho duplo de ensino e aprendizagem. No contexto atual, o necessário para manter esse meio de ensino seria a dedicação dos alunos em prestar atenção e se manterem ativos durante as aulas, sempre perguntando e respondendo os professores, evitando o cenário onde os professores aparentam estar "falando com as paredes".
Em outras palavras, se os alunos se esforçassem manter ou pelo menos simular a dinâmica das aulas presenciais também no ERE, a troca de informações ocorreria de forma similar ao que já estão acostumados, mesmo com o tempo de aulas síncronas reduzido, o que contribuiria para a escola manter o seu padrão de ensino mesmo nesse contexto de aulas remotas.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá André!
Obrigada pela resposta! Concordo que a participação do aluno nas aulas é de grande importância para que de fato ocorra a aprendizagem em sala de aula, ainda que esta "sala" seja virtual.
Atenciosamente, Vívian
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, autores!
Parabenizo-os pelo artigo e pela proposta abordada nele! Alias, tema muito atual nesse período de isolamento social.
Vocês concluem o artigo reforçando a questão da insatisfação dos alunos com o ensino remoto emergencial, sendo assim, gostaria de saber a opinião de vocês leitores em relação ao ERE. Vocês também sentem essa insatisfação? Como vocês lidam com esse sentimento para que não comprometa o seu aprendizagem?
Att,
Ranya
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Ranya,
Obrigado pelos elogios.
Sobre a pergunta, com base na minha própria experiência, eu não estou insatisfeito com o ERE. Julgo ser simplesmente um momento diferente e difícil, que precisa de um certo esforço para conseguir passar por ele sem danos. Dito isso, o sentimento que fico durante o ensino remoto é de ansiedade: focar no aprendizado e aguardar que esse momento passe o mais rápido possível, porque mesmo não rejeitando o ERE, ainda prefiro o ensino presencial.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Boa noite! Parabéns pelo incrível trabalho!
O texto é um retrato de boa parte da realidade pública brasileira. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) revelou o quanto precisamos avançar em questões de letramento digital voltado para o ensino e para a aprendizagem, mesmo em uma instituição reconhecida nacionalmente pela excelência no ensino tecnológico, como o CEFET-MG.
Com o artigo aponta, melhorias nesse processo podem ser resolvidos por meio do diálogo, observando os limites, até mesmo psicológicos, que estudantes e professores possuem. Como é evidente, bons aparelhos e uma boa conexão custam caro, e é essa triste faceta que segue excluindo os “1,6%”, sem contar aqueles que dispõem de aparato tecnológico defasado, internet ruim e pouca, ou nenhuma, perspectiva financeira para mudar esse quadro.
Nisto reside a relevância social de pesquisas como esta aqui apresentada: a visibilidade que dão a problemas que interferem na educação de qualidade.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Bom dia meninos!
Parabéns pelo artigo escrito. O assunto é extremamente interessante, visto que estamos passando por essa situação no momento.
Quando se trata do ERE podemos destacar vários erros e acertos. Mas na opinião de vocês, como essa mudança pode influenciar os vestibulandos? Vocês acham que os rendimentos desse ano irão cair? As escolas estão buscando meios para entender melhor a necessidade dos alunos?
Atenciosamente,
Gabriela
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, Gabriela. Obrigado pela pergunta!
Não coletamos dados quanto à isso na nossa pesquisa, porém, acreditamos que sim, os vestibulandos serão prejudicados, principalmente aqueles que tiveram os seus cursos preparatórios interrompidos pela pandemia. Nesse ano de tantas dificuldades, é provável que esses vestibulandos tenham que recorres principalmente aos estudos autônomos.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Bom dia aos autores,
parabéns pelo trabalho, realmente o tema sobre educação a distância é muito importante nos dias de hoje.
Quais seriam algumas medidas que vocês acham viáveis para uma melhor relação de feedback durante esse período ?
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, Pedro. Obrigado pela pergunta!
Algumas medidas, como o envio de formulários para os alunos e pais periodicamente, já estão sendo tomadas pelo CEFET, por exemplo. Outras medidas que sugerimos são reuniões entre alunos e coordenação, e também acompanhamento individual dos alunos, visando ajudas àqueles que estão encontrando mais dificuldades na adaptação ao ERE.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá autores,
Vocês acham que a qualidade da formação de profissionais pode ser parcialmente comprometida se for feita a partir de ensino à distância?
Att, Arthur Honorato.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, Arthur. Obrigado pela pergunta!
Tomando o CEFET como base, nós acreditamos que, mesmo com as limitações do ERE, a instituição ainda preza pela sua qualidade de ensino, que a coloca como umas melhores escolas do país. Além disso, esse momento difícil pode trazer experiências diferentes para o currículo de um futuro técnico, por exemplo a capacidade de adaptação à circunstâncias tão adversas como as que estamos vivendo.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Boa tarde, autores!
Parabéns pelo artigo e pela temática abordada. Realmente essa situação que estamos passando e a implementação do ERE é complicado. Mas, vocês conseguem citar algum ponto negativo que havia na aula presencial e que foi solucionado no método do ERE?
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, Sarah. Obrigado pela pergunta!
É difícil enxergar uma deficiência do ensino presencial que tenha sido suprida pelo ERE. Mas algo que podemos citar é a melhora de condições que o ERE trouxe aos alunos que moram em regiões distantes da escola e que precisam se deslocar todos os dias para assistir às aulas, já que agora estes podem assistir às aulas de casa.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Primeiramente, parabéns pelo artigo, é muito importante pautar dado assunto já que se tornou algo comum no nosso cotidiano, tenho uma dúvida a respeito de como os professores poderiam melhorar a interação com os alunos, na qual, é nítido uma dificuldade de se relacionar entre ambas as partes.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, Thais. Obrigado pela pergunta!
Acreditamos que a melhor forma é o diálogo, que pode ser realizado tanto durante as aulas síncronas quanto em reuniões extras. A coordenação também tem o papel importante de mediar a relação entre professores e alunos, identificando as reclamações e reivindicações de ambos os lados e tomando atitudes para manter a harmonia desse sistema.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, autores!
Adorei o trabalho de vocês! Parabéns pela iniciativa de pautar um assunto que vem sendo imprescindível na sociedade contemporânea.
A respeito das soluções que devem ser implementadas para melhoria do ensino remoto, como os alunos devem se posicionar para se obter um melhor desempenho escolar com a realidade vigente?
Att, Larissa Guerra
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá, Larissa. Obrigado pela pergunta!
Como alunos, cabe à nós a adaptação nesse modelo novo para todos. Aspectos como organização, disciplina e proatividade são imprescindíveis para que se possa alcançar o melhor desempenho possível. Além disso, é importante ter meios de relaxar e aliviar a carga da escola, seja desenvolvendo hobbies, praticando exercícios, ou de outra forma que o aluno julgar melhor.
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Atualmente em algumas escolas do Brasil, principalmente puplblicas, menos da metade dos alunos estão realizando as atividades fornecidas pelo professores, qual método vocês acham que seria mais viável para que possam solucionar este problema?
Gabriel Soares
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá Gabriel,
Há vários métodos que podem solucionar esse problema, como por exemplo: Notificar os responsáveis que o filho não está fazendo as atividades; uma conversa entre professor e aluno para descobrir o porquê de não estar fazendo os exercícios e tentar ajudar; e por fim, vai do próprio aluno se esforçar para fazer as atividades, deixando de fazer ele só vai prejudicar ele mesmo.
Obrigado pela pergunta!
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
Olá autores,
Primeiramente, gostaria de parabenizar o grupo pelo excelente trabalho, todo o conteúdo foi de fácil compreensão. E pergunto aos autores se, na opinião de vocês, as escolas poderiam utilizar esta pandemia na qual estamos para fomentar pesquisas na área de comunicações? Fazendo com que novos aplicativos com novas funcionalidades sejam feitos e que consequentemente novas portas se abram para o ensino a distância.
Novamente, parabenizo o grupo pelo trabalho de alta qualidade!
Att,
Jean Estanislau
Re: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - Autores: Ana Alice Soares, André Souza, Arthur Costa, Enzo Richard
No contexto atual, escolas técnicas e faculdades da área de Informática podem sim aproveitar esse momento para voltar o conteúdo a aplicativos de comunicações e, dessa forma, existe sim a chance de aparecer mais caminhos para ajudar no ERE.
Obrigado pela pergunta!