UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 12

Título:

UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON

Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes
Resumo:

Um dos conteúdos presentes no Ensino Médio são os modelos atômicos. Conhecê-los é fundamental para podermos discutir como a ciência se constrói através da história e como uma ideia antes aceita como verdadeira, pode com o avanço da ciência, cair. Para discutirmos o modelo de Dalton, físico e químico inglês do século XIX elaboramos um vídeo através de um recurso acessível e que poderia ser disponibilizado ao aluno através da Internet e que por isso é importante em tempos de pandemia. O modelo de Dalton, conhecido como modelo da bola de bilhar surgiu no século XIX e explicava de que era constituído a matéria. O objetivo deste trabalho foi discutir a vida de John Dalton, bem como sua contribuição à ciência, além de seu modelo de átomo. O trabalho foi inicialmente elaborado através de pesquisa bibliográfica, sendo posteriormente elaborado vídeo no Microsoft Powerpoint sobre O Modelo de Dalton. O produto deste trabalho, o vídeo didático foi bem elaborado e possui linguagem acessível e duração adequada, sendo, portanto, passível de utilização para o aprendizado de alunos do Ensino Médio. O trabalho além de trazer um produto, trouxe discussões importantes sobre história, bem como a importância das tecnologias para difusão do conhecimento.


Anexos:
Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Adriana Oliveira Bernardes
Mesa (2): Alexsandro Luiz dos Reis
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF ueadsl 2 EM no template.pdf



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Silvane Gomes -

Olá meninas,

Sejam bem-vindas a mais uma edição do Congresso UEaDSL. Quero parabenizar o grupo pelo  trabalho de pesquisa. Esse estudo apresenta uma proposta interessante de propagação do conhecimento, sendo o vídeo um rico suporte tecnológico. Creio que apresentam uma ideia- sugestão interessante para compartilhamento de ensino e, portanto deve circular nos ambientes de divulgação científica.

Meninas, que protocolos de pesquisa, vocês seguiram para afirmarem que "o vídeo didático foi bem elaborado e possui linguagem acessível e duração adequada? Somente por estes adjetivos é "passível de utilização para o aprendizado de alunos do Ensino Médio"? Expliquem quais foram os principais desafios do que vocês propõem? 

Convido os participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fóruns.

Ótimo evento a todos! 


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Bom dia e mais uma vez sejam bem-vindas ao evento. Dando prosseguimento as discussões a partir da temática abordada, eu indago a vocês e todos os demais participantes com a seguinte questão: Quais as contribuições da utilização de diferentes estratégias pedagógicas, no caso os vídeos, para com o ensino e a aprendizagem dos alunos? Vocês acreditam que possa ser um recurso utilizado em todos os níveis de ensino?


At. te


Alexsandro Luiz dos Reis

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Alexsandro!

Agradeço por sua participação! 

Este trabalho foi realizado em tempos de pandemia. A ideia era criar um recurso que pudesse ser disponibilizado aos alunos e que abordasse o Modelo de Dalton, conhecimento necessário não só à disciplina de Química, mas também a de Física, já que o conhecimento dos vários modelos atômicos existentes mostram sua evolução ao longo da história e desta forma contribui para uma contextualização do conteúdo. Neste sentido um vídeo didático auxilia bastante para o trabalho com alunos do Ensino Médio. No caso específico deste vídeo ainda estamos obtendo os resultados, já que a escola é pública e os alunos vão participando ao longo do semestre  já que nem todos dispõem de internet. O recurso atende apenas ao Ensino Médio.

Obrigada pela contribuição!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Maria Aparecida Viegas de Melo -

Olá a todxs!

Inicialmente parabenizo os autores, Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues e Adriana Oliveira Bernardes pelo trabalho.

O vídeo é um recurso multimodal bastante interessante e temos diversas ferramentas para produzi-los. Penso que através desses recursos podemos motivar e ajudar nosso aluno a se tornar mais autonomo buscando outros vídeos, ou mesmo sendo autor criando seus próprios vídeos.


Em resposta à Maria Aparecida Viegas de Melo

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Maria Aparecida

Que contribuição interessante ao fórum! Agradecemos muito!

Realmente existem muitas maneiras de elaborá-lo e é fundamental que estejam em sala de aula ou disponibilizado em plataforma que é o que vem ocorrendo em tempos de pandemia.

Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Renato Rafael Gomes Teixeira -

Olá grupo!


O artigo iniciou atreves com os vídeos didácticos que foram publicados na plataforma do YouTube. A linguagem que você adaptou no vídeo está adequada para os alunos do ensino médio? Como você fez ou vai fazer as divulgações dos vídeos?


Parabéns pelo artigo e a disposição de fazer os vídeos nessa pandemia que todos estão enfrentados.



Em resposta à Renato Rafael Gomes Teixeira

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Renato

A linguagem do vídeo é simples e acessível, o mesmo foi produzido por alunas do ensino médio.

O vídeo em questão foi disponibilizado através do google classrom para alunos do ENsino Médio, tendo os mesmos utilizado como recurso para o aprendizado de modelos atômicos.

Obrigada pela sua contribuição!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Allan Eduardo Gomes Severino -

Caros autores,

O trabalho de vocês assume uma extrema importância na conscientização da matéria apresentada (principalmente durante o período de quarentena). Primeiramente, eu gostaria de saber como o grupo despertou interesse para o desenvolvimento do artigo.

É importante destacar a linguagem utilizada (para fácil compreensão dos jovens). Eu acho de extrema importância a produção de vídeos com o intuito do ensino, pois, é breve e objetivo, despertando o interesse dos alunos. A produção de vídeos didáticos faz pensar em um modelo de ensino chamado "sala de aula invertida", que é apresentado como solução para os institutos que apresentam o ensino de baixa qualidade. Também acredito que os vídeos produzidos incentivam o publico a se tornarem mais autodidatas, fazendo com que criem uma certa independências nos estudos. 

Sobre o vídeo, é muito interessante sabermos como se iniciou o processo de discussão sobre os modelos atômicos, já que, foi ele que deu o inicio ao nosso atual modelo atômico. Isso desperta o interesse no desenvolvimento de pesquisa pelos alunos.

Att,

Allan Eduardo Gomes 

Em resposta à Allan Eduardo Gomes Severino

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Allan

Em relação ao artigo fomos obtendo os dados e arquivando para depois começar a escrever.

Sim..entra a questão da sala de aula invertida que é fundamental para o protagonismo do aluno que é o que se almeja dentro da escola pública.

A discussão foi iniciada através da matéria de Física na qual é necessário o entendimento do tema para explicação dos fenômenos elétricos e então surgiu a ideia de conhecer a história dos modelos e centramos do modelo de Dalton.

A ideia com todo o esse trabalho foi realmente despertar o interesse por pesquisa nos alunos.

Obrigada pela contribuição!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Gustavo do Carmo Damasceno -

Olá, boa noite!

Fiquei bastante curioso em relação ao vídeo comentado, poderia disponibilizar o link?

Att, Gustavo do Carmo

Em resposta à Gustavo do Carmo Damasceno

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Adriana Oliveira Bernardes -

Olá Gustavo

Aqui está o link:

https://www.facebook.com/832475596936027/videos/2728640607415796

Não esqueça de parabenizar quando acessar, as alunas de Ensino Médio do Colégio Estadual Canadá localizado em Nova Friburgo/Rio de Janeiro.

Att

Adriana Bernardes

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: UM TRABALHO COM VÍDEOS DIDÁTICOS: A HISTÓRIA DO MODELO DE DALTON - Autores: Nayara Turque Dutra, Ana Clara Ferro, Maria Eduarda Rodrigues, Adriana Oliveira Bernardes

por Pedro Henrique Gonçalves Pires -

Boa noite as autoras,

Muito legal o tema escolhido. Gostaria de saber qual a importância que vocês dão para o modelo atômico de Dalton para época de sua produção, visto a sua disparidade com modelos mais atuais.

Att.

Pedro H. G. Pires