Título: |
ALGUMAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XXI |
Autores: | Isabella Silva de Sousa e Sa, Ismael Ferreira da Silva, Leonardo Costa Silva Santos, Osanilde Paura Oliveira, Tauan Maciel Carvalho Belchior |
Resumo: | O presente artigo esboça, de forma breve, como podemos repensar uma educação tecnológica emancipatória para a modernidade. O conceito de tecnologia comporta os mais diferentes meios utilizados pelo homem para modificar seu ambiente. Cria, assim, as condições para muitos progressos humanitários. Entretanto, foi perdendo seu caráter emancipatório ao longo do tempo, tornando-se, também, ferramenta de dominação. Baseando-nos em Arendt e Adorno, acreditamos que é possível pensar um outro tipo de relação entre tecnologia e educação, e é justamente aí onde se encontra a chave para devolver ao progresso seu caráter humanitário de liberdade e autonomia. A metodologia de pesquisa utilizada na produção deste artigo foi o de pesquisa bibliográfica qualitativa através das bibliotecas virtuais do Google Acadêmico e Scielo |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Ciências Sociais |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Matte e Geraldo Liska |
Mesa (2): | Guilherme Pereira de Moura |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: Artigo - A influência da tecnologia na educação brasileir do século XXI final (1).pdf |
|
ALGUMAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XXI - Autores: Isabella Silva de Sousa e Sa, Ismael Ferreira da Silva, Leonardo Costa Silva Santos, Osanilde Paura Oliveira, Tauan Maciel Carvalho Belchior
Re: ALGUMAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XXI - Autores: Isabella Silva de Sousa e Sa, Ismael Ferreira da Silva, Leonardo Costa Silva Santos, Osanilde Paura Oliveira, Tauan Maciel Carvalho Belchior
Prezados pesquisadores, boa noite!
Por estar cada vez mais intrínseca ao nosso dia a dia, a tecnologia se torna palco para muitas discussões em diversas áreas. Vejo, na faculdade e, mesmo na sociedade como um todo, uma falta de interesse de trazer essa temática para os estudos da Educação. O interesse tem surgido recentemente e, penso eu, que ele tenha sido demorado pelo grau de complexidade e rapidez que a tecnologia nos impõe. Portanto, muito me contenta ver o assunto sendo trabalhado! É importante analisar as implicações, mas, não somente elas, é necessário tentar repensar nossos métodos de ensino, fazendo, com o aluno, a reflexão crítica a respeito do uso da internet como forma de dominação, então lhes deixo a provocação.
Excelente pesquisa!
Abraços!
Re: ALGUMAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XXI - Autores: Isabella Silva de Sousa e Sa, Ismael Ferreira da Silva, Leonardo Costa Silva Santos, Osanilde Paura Oliveira, Tauan Maciel Carvalho Belchior
Olá, pessoal! Sem bem-vindos a refletirem sobre algumas implicações sociais da tecnologia na educação,
Em suas considerações, os autores afirmam que é preciso levar em conta: quais tecnologias estão sendo implantadas; qual o objetivo em vista da implantação; qual o contexto socioeconômico e educacional dos alunos e quais são os agentes responsáveis pela implementação.
Adiante, acrescentam que um ensino moderno talvez consiga resgatar o espírito emancipatório que eventualmente foi furtado da educação, e assim, trilhar os rumos para um novo futuro.
Para iniciar o debate, pergunto aos autores: Como seria esse ensino moderno? Que paradigmas precisamos romper para além do que chamamos de educação tradicional?