Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 31

Título:

Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia

Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida,
Resumo:

 

É possível a escola pública manter seu caráter universal e democrático na pandemia? Pretende-se demonstrar neste trabalho as limitações e os desafios que o Ensino Remoto Emergencial trouxe aos professores da rede pública, como essa modalidade escancarou a desigualdade social, pois os mais pobres não têm acesso às ferramentas necessárias e conexão de Internet, podendo levar à exclusão dos alunos mais pobres, por fim, o risco de reduzir a educação ao cumprimento curricular mínimo, para salvar o ano letivo.

 

 

   
Anexos:

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Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Campo de pesquisa ou Curso:

Filosofia
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Matte e Geraldo Liska
Mesa (2): Bruna Zarattini
Mesa (3):

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Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Bruna Zarattini -

Oliveira, Dias e Almeida apontam para uma questão sócio-educacional urgente: a sistematização do ensino emergencial nas escolas — públicas — de base. Nesse sentido, a partir de relatos de professores da capital mineira, os autores discutem as dificuldades da nova modalidade de ensino. Entretanto, para além dos desafios, tem-se a reflexão: após a pandemia, qual será, no campo, o "novo normal"?

Em resposta à Bruna Zarattini

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Parabenizo aos autores pela pesquisa realizada. O ensino remoto, de fato, tem sido um grande desafio para todos os envolvidos com o contexto educacional, principalmente, para os professores e para os estudantes. É importante, portanto, discussões acerca dessa temática, pois é fundamental manter o vínculo dos estudantes com a escola até por uma questão de saúde mental. A escola é o local mais importante para viabilizar a socialização dos estudantes e, na impossibilidade de ocorrência de aulas presenciais, é importante que sejam implementadas estratégias para a manutenção desse vínculo ainda que de forma virtual. Para que esse ensino seja possível, é fundamental a implementação de políticas públicas que garantam internet e equipamentos tecnológicos para viabilização desse ensino para todas as camadas da população, conforme foi feito em outros países. Além disso, é fundamental a capacitação de professores para conduzir o processo ensino-aprendizagem de forma remota, pois grande parte desses docentes não possuía o hábito de trabalhar com recursos tecnológicos antes da pandemia.

Ótimo evento!

Abraços,

Márcia


Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Bom dia, Márcia!

Você tocou numa das preocupações principais dos professores, que é manter o vínculo afetivo com o aluno, durante esse período de isolamento social. Nas escolas da rede municipal o ensino remoto tem priorizado mais a manutenção desse vínculo do que o repasse de conteúdos, pois sem ele corre-se o risco de aumento da evasão escolar na retomada das aulas presenciais. 

Em resposta à Claudia Ester Oliveira

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Ei, Cláudia, sim, o vínculo afetivo é muito importante, mas acredito que a PBH deveria investir em possibilidades mais efetivas para manter o vínculo entre a escola e a sociedade, pelos meios que forem possíveis, enquanto não for seguro o retorno presencial das aulas, pois os estudantes sentem falta de uma educação organizada por meio do estabelecimento de uma rotina mínima de estudos e de discussões.

Abraços,

Márcia

Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Concordo com você, Márcia. Há  uma plataforma em desenvolvimento, mas deveria expandir para outros meios de comunicação como os canais públicos de TV, pois possibilitaria um acesso mais democrático. Necessita também de uma reorganização das propostas pedagógicas e curriculares de modo que contemplem pelo menos minimamente os objetivos de cada ciclo. 

Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Márcia, 

Caso você queira saber algo mais específico, posso tentar buscar esclarecimentos e postar aqui, combinadas?

Cláudia

Em resposta à Bruna Zarattini

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Bom dia, Bruna!

Está difícil vislumbrar o fim da pandemia, mas  penso que o retorno ao "novo normal" exigirá um trabalho híbrido, uma mescla de ensino presencial e remoto, isso exigirá investimentos por parte do governo, em formação de professores, disponibilização de internet aos alunos, adequação dos espaços físicos das escolas para o retorno ao" novo normal". Investimentos que esperamos que estejam acontecendo, 

No dia 28 de outubro, o Ministério Público de MG fez uma cobrança à prefeitura municipal, exigindo uma proposta de retorno às aulas presenciais, acusando a prefeitura de estar "apenas" resguardando o vínculo com os alunos. Não sei se poderíamos enviar o link por aqui, mas se for de seu interesse, numa busca pelos periódicos em circulação em MG  encontrará a matéria.

Agradecemos a oportunidade e o questionamento oportuno.



Em resposta à Claudia Ester Oliveira

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Bruna Zarattini -

Cláudia, 

Faço uma observação pessoal sobre o seu comentário: lembrou-me bastante um curso que fiz este semestre, na plataforma Lumina, da UFRGS. É uma atividade online, sem tutoria, bem interessante para se pensar o ensino em e pós pandemia. Chama-se "Educação em tempos de Coronavírus". Depois, dê uma checada (https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=104). Vale a pena! 

Novamente, parabéns pelo trabalho! sorriso 

Em resposta à Bruna Zarattini

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Oi, Bruna!

Farei isso, sim. Estamos precisando de ideias democráticas, de acesso simples e eficazes. Obrigada pela sugestão.

Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Osanilde P. Oliveira -

Olá

Desde já, parabenizo a todos pelo trabalho.

O ensino remoto emergencial tem desnudado as diferenças socioeconômicas numa escala mundial. Os resultados a serem apresentados dessas diferenças no país só poderão ser analisados de fato, após conclusão de pelo menos o período letivo 2020. O que não nos impede de projetar possibilidades, e, infelizmente beiram a provável realidade rascunhada já em estudos. Em Minas Gerais, o governo adotou o regime emergencial de aprendizagem não presencial, o REANP, para todas as escolas da rede estadual, inclusive com avalições remotas a fim buscar um diagnóstico até então. Dentre os professores que responderam, há algum relato de ensino remoto com referência às escolas da rede municipal de Belo horizonte?

Osanilde


Em resposta à Osanilde P. Oliveira

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Bom dia, Osanilde!

Obrigada por compartilhar das mesmas preocupações. 

Realmente está muito difícil fazer alguma projeção, mas o momento exige ações realistas, científicas e objetivas. 

Respondendo a sua pergunta, há, sim, relato de professores da rede municipal de Belo Horizonte que responderam às perguntas. Infelizmente algumas respostas chegaram após o prazo de entrega do artigo e não puderam ser contabilizadas aqui. 

Abraços! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas

por Gustavo Campos Freitas -

Muito bom!!! Ótimo trabalho! Agregou bastante!!

Em resposta à Gustavo Campos Freitas

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas

por Claudia Ester Oliveira -

Bom dia, Gustavo!

Que bom que você tenha gostado! Em tempos de crise é preciso buscar soluções conjuntas. Às vezes, poder compartilhar uma ideia nos dá a sensação de que não estamos sós.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabenizo os autores pelo trabalho, ele tece o que a pandemia expôs de mais grave estruturalmente falando no ensino público brasileiro: as desigualdades. E sobrepor tais desigualdades creio que seja o maior dos desafios pós-pandemia. Sou totalmente contrário o que certos governos estão fazendo em alguns estados como São Paulo, em que haverá um nivelamento por meio de provas para se  saber o quanto se deu o ensino e a aprendizagem dos alunos durante a pandemia. Sabemos que nem todos tiveram acesso as estratégias EAD preconizadas por estados e municípios, quiçá alguns alunos que mal têm onde sobreviver. Em suma, em minha opinião deve haver um replanejamento em conjunto entre secretarias de educação e estados e municípios e definir uma estratégia única de retorno às aulas. Entendo, que se não houver este planejamento as desigualdades se acentuarão ainda mais em um sistema de ensino já tão desigual.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Bom dia Alexsandro!

Sou professora da rede municipal de BH e sempre trabalhei na periferia da cidade. Mesmo no ensino presencial é notória a desigualdade existente dentro de uma mesma rede. Como incluir, numa proposta única diferentes realidades? Como você mesmo disse, acima, "alunos que mal têm onde sobreviver". Dá pra imaginar os impactos do Ensino Emergencial numa família que tenha dois estudantes e um celular (pré-pago) pra receber e realizar as tarefas escolares?

Excelente observação a respeito da necessidade de replanejamento conjunto nas esferas estaduais e municipais. O que se tem visto é caminharem em sentidos opostos. Penso que ainda haja tempo para sentarem e firmarem um acordo que vise a diminuição dos impactos que a pandemia tem causado no âmbito educacional.

Obrigada pelo comentário!

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Bom dia Alexsandro!

Sou professora da rede municipal de BH e sempre trabalhei na periferia da cidade. Mesmo no ensino presencial é notória a desigualdade existente dentro de uma mesma rede. Como incluir, numa proposta única diferentes realidades? Como você mesmo disse, acima, "alunos que mal têm onde sobreviver". Dá pra imaginar os impactos do Ensino Emergencial numa família que tenha dois estudantes e um celular (pré-pago) pra receber e realizar as tarefas escolares?

Excelente observação a respeito da necessidade de replanejamento conjunto nas esferas estaduais e municipais. O que se tem visto é caminharem em sentidos opostos. Penso que ainda haja tempo para sentarem e firmarem um acordo que vise a diminuição dos impactos que a pandemia tem causado no âmbito educacional.

Obrigada pelo comentário!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Giovanni Ferrari -

Boa tarde, gostaria de parabenizá-los pela pesquisa e nela podemos comprovar sem sombra de dúvidas que existe um grande desafio para se democratizar de forma igualitária o ensino nesse período de pandemia. Foi um ocorrido muito repentino e ninguém estava preparado para mudanças tão bruscas em tão pouco tempo, e ao meu ver, pesquisas como as que foram feitas pelo grupo questionando educadores e até mesmo estudantes devem ser feitas constantemente para analisar o cenário, analisando o que pode ser feito para haja melhora no ensino, como por exemplo no caso pesquisado em relação ao domínio tecnológico seria interessante a promoção de cursos e vídeo-aulas para alunos e professores introduzindo como utilizar a plataforma que será realizado o estudo. Além disso a pesquisa é muito válida pois comprova que mesmo com algumas medidas tendo sido tomadas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. Novamente gostaria de parabenizar o grupo pelo artigo.

Giovanni Ferrari


Em resposta à Giovanni Ferrari

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Boa tarde, Giovanni!

Agradecemos a empatia presente em seu comentário. As escolas fizeram um levantamento socioeconômico  junto às famílias, a pedido da secretaria de educação, tendo como objetivo auxiliar nas estratégias de inclusão de todos os alunos no Ensino Remoto Emergencial. Como você mesmo colocou, foi um ocorrido repentino, e as buscas por soluções estão ocorrendo concomitantemente ao novo modelo de ensino, e as dificuldades apresentadas são muitas e urgentes.

Um grande abraço e nosso muito obrigado!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Gabriel Lopes -

Gostei muito do tema, principalmente pela sua atualidade e abrangencia de um assunto extremamente delicado no país: o ensino público, que há muito está em um processo de sucateamento. Recomendo a todos que também gostaram do tema o artigo Desigualdade no Ensino Médio e o desempenho do estudante no ENEM dos Autores: Aline Cristina Pinto, Maria Cecília Figueiredo Lopes, Renan Júnio Gomes Machado, Sofia Moreira de Aguiar, que exploram, para além da questão da pandemia, a desigualdade social que permeia o próprio sistema de ingresso no ensino superior.

Abraços,


Em resposta à Gabriel Lopes

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Agrademos o comentário, Gabriel.

Certamente o processo de desmantelamento do sistema educacional se agravou após as eleições de 2018. O desrespeito do penúltimo ministro da educação com os professores ficará registrado na história do Brasil. As consequências advindas desse governo causaram um grande retrocesso nas universidades públicas,  o silêncio do MEC e a falta de propostas de planejamento e execução neste período de pandemia são o retrato da distopia que se instaurou. De minha parte, agradeço a sugestão de leitura do artigo acima referido.

Um grande abraço,

Cláudia

Em resposta à Gabriel Lopes

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Agrademos o comentário, Gabriel.

Certamente o processo de desmantelamento do sistema educacional se agravou após as eleições de 2018. O desrespeito do penúltimo ministro da educação com os professores ficará registrado na história do Brasil. As consequências advindas desse governo causaram um grande retrocesso nas universidades públicas,  o silêncio do MEC e a falta de propostas de planejamento e execução neste período de pandemia são o retrato da distopia que se instaurou. De minha parte, agradeço a sugestão de leitura do artigo acima referido.

Um grande abraço,

Cláudia

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Sandra Mara Moreira Rocha Garcia -

Realmente esta pandemia mais uma vez nos trouxe o quão as politicas publicas voltadas para a educação são frágeis. E neste contexto, verificamos também a falta de envolvimento da iniciativa privada neste contexto. Lamentável!

Em resposta à Sandra Mara Moreira Rocha Garcia

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Bom dia, Sandra!

A falta de políticas públicas eficientes voltadas para educação, já se tornou um câncer na história do Brasil, a pandemia apenas escancarou esse problema. Tenho andado muito pessimista e vislumbro um período de grandes perdas para a educação. Haja luta!

Em nome do grupo, agradeço pelo comentário.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Julia Ceolin Silva Veloso -

Bom dia! Acredito ser muito importante essa discussão atualmente, principalmente em escolas públicas, mas ainda temos muito o que melhorar. Muito interessante o tema e a forma como, de uma hora para outra, o estio de ensino pode mudar tão drasticamente. Parabéns pelo trabalho! 

Em resposta à Julia Ceolin Silva Veloso

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Muito obrigada, Júlia!

Sim, foi uma mudança brusca no estilo de ensino. A desatenção aos sinais da pandemia, que desde dezembro passado vinha assolando a Europa, o negacionismo do governo e a falta de antecipação de estratégias para a educação pelas 3 esferas de poder nos trouxeram ao caos que vivenciamos nas escolas públicas neste período de pandemia.

Obrigada pelo comentário. Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Emmanuelle Gomes -

Parabenizo as pessoas autoras desse trabalho, em função, sobretudo, da sua relevância tanto no tema quanto na abordagem. O tema porque é urgente e latente, além de inquestionavelmente sintomático para constatar a desigualdade social histórica e estrutural do país. E a abordagem por trazer Paulo Freire que sempre foi uma luz pra todos nós que nos interessamos por uma educação emancipadora. 

Em resposta à Emmanuelle Gomes

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Boa tarde, Emmanuelle!

Refletir sobre a educação no Brasil é sempre um tema urgente, latente e doloroso, pois não há como falar em educação pública sem esbarrar nas desigualdades sociais históricas e estruturais, como você bem observou. A escola é espaço de encontro e de partilha; de conflitos e de soluções. A quarentena nos privou abruptamente desse convívio. Não dá pra mensurar as sequelas que o isolamento deixará nas crianças e adolescentes tanto no aspecto afetivo, como na aprendizagem. Espero que quando regressarmos, seja ouvida e respeitada a voz de nosso mestre maior, Paulo Freire , e que possamos nos reconstruir.

Obrigada pelo comentário. Um grande abraço virtual,

Cláudia Ester

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Carolina Aganete -

Parabéns aos autores pelo excelente artigo! O ensino remoto é uma realidade que pode durar bastante tempo ainda. É necessário, então pensarmos nas condições de realização desse ensino e na acessibilidade, tema discutido pela própria UFMG. Muito interessante a forma com que abordaram esse tema.

Em resposta à Carolina Aganete

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Agradeço seu comentário em nome do grupo, Carolina!

Penso que ainda vamos sofrer mais um pouco com a acessibilidade ao Ensino Remoto. Mesmo com a UFMG tendo feito um grande trabalho de inclusão, percebi que houve evasão nas turmas em que estou matriculada de mais de 20% (com base nas participações nas aulas síncronas).Isso é muito preocupante, pois nem sabemos ainda as consequências psicoemocionais que nos atingirão. Imagine o cenário das escolas de ensino Médio, Fundamental e infantil?

Abraços e obrigada"

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira -

Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias e Rafael Santos de Almeida, muito importante o ponto que tocaram. De fato a escola pública já sofre com escassez de materiais e falta de infraestrutura. com o ensino remoto fica muito mais evidente essas deficiências. Muitos alunos nem um celular possui para acompanharas aulas, ainda mais acompanhar ter um computador, internet para os estudos. Sem contar também que  muitas crianças, jovens e até adultos não possuem apoio em casa para ter quem ensinar as tarefas, pois muitos pais só possuem o ensino primário também. 

Em resposta à Marcus Hiago Thadeu da Silva Ferreira

Re: Desafios do ensino remoto emergencial nas escolas públicas durante a pandemia - Autores: Cláudia Ester de Oliveira, Maria Luiza Dias, Rafael Santos de Almeida

por Claudia Ester Oliveira -

Bom dia, Marcus!

Você foi na raiz do problema! Parece meio esquizofrênica a forma  que nossos governantes têm levado a diante o Ensino Emergencial, principalmente quando se trata da educação de crianças e adolescentes. Partem do princípio de que todos têm pais em casa, ou alguém que os auxiliem com as tarefas, ou mesmo que todos têm acesso às ferramentas necessárias para realizar as atividades à distância. Esquecem que até mesmo para manter-se em isolamento social, é necessário ter uma estrutura que o permita. A parcela mais pobre da população manteve seu ritmo de trabalho normal, e muitos perderam seus empregos. Quanto mais na base da pirâmide social, mais difícil é a adaptação. Falo por conhecimento de causa, pois venho de família pobre e meus pais eram semianalfabetos.

 Obrigada em nome do grupo!

Grande abraço!