Conhecendo o Dicionário Escolar Tipo 1: Aspectos discursivos e pedagógicos - Autores: Raquel Oliveira Reis, Geraldo José Rodrigues Liska

Conhecendo o Dicionário Escolar Tipo 1: Aspectos discursivos e pedagógicos - Autores: Raquel Oliveira Reis, Geraldo José Rodrigues Liska

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 2

Título:

Conhecendo o Dicionário Escolar Tipo 1: Aspectos discursivos e pedagógicos

Autores: Raquel Oliveira Reis, Geraldo José Rodrigues Liska
Resumo:

 

Resumo: Pretendemos neste artigo mostrar possibilidades para se trabalhar com dicionários do tipo 1 em salas de aulas, considerando que as obras lexicográficas foram inseridas no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) no ano de 2001. À luz da Lexicografia Discursiva, por Orlandi (2000), e da Lexicografia Pedagógica, por Zavaglia e Nadin (2019), desenvolvemos uma atividade para ser aplicada nos 1° e 2° anos iniciais do Ensino Fundamental. Esperamos contribuir com o ensino do uso de dicionários de maneira funcional.



   
Anexos:
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição: UNIFAL - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Geraldo José Rodrigues Liska
Mesa (2): Silvane Gomes
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF ModelodeArtigoUEADSL2020_2-Raquel-revisado.pdf

 Slides: Documento PDF APRESENTAÇÃO UEADSL (2).pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: Conhecendo o Dicionário Escolar Tipo 1: Aspectos discursivos e pedagógicos - Autores: Raquel Oliveira Reis, Geraldo José Rodrigues Liska

por Claudia Ester Oliveira -

Parabéns, autores!

Como me fez falta uma sugestão de atividade, como a que vocês desenvolveram, para  trabalhar com o dicionário em sala de aula! Ainda me lembro do PNLD 2001. Naquela época, ter dicionário pra toda turma era um sonho distante, mas tornou-se realidade. Então, nos deparamos com outro problema: não sabíamos como fazer um bom uso dele na sala de aula. A proposta de vocês ajudará muitos professores que, assim como eu tive, ainda têm dificuldade em realizar esse trabalho nas séries iniciais. Mesmo que o advento da internet possa vir a substituir o dicionário físico, há lugares neste país que ele ainda é a única fonte de consulta. Poder ter um dicionário em mãos e saber fazer uso, é um grande privilégio e de fundamental importância para a construção do conhecimento e enriquecimento do vocabulário.

Um grande abraço!

Cláudia

Em resposta à Claudia Ester Oliveira

Re: Conhecendo o Dicionário Escolar Tipo 1: Aspectos discursivos e pedagógicos - Autores: Raquel Oliveira Reis, Geraldo José Rodrigues Liska

por Raquel Oliveira Reis -

Olá, Cláudia! Obrigada pelos elogios! Que bom saber que o nosso trabalho cumpriu o objetivo de contribuir com o uso dos dicionários na sala de aula. Como você mencionou, agora que alunos e professores têm o acesso facilitado ao dicionário, é necessário explorarmos ao máximo esse instrumento linguístico. Interessante a sua observação sobre as pesquisas da internet que realmente tem substituído os dicionários físicos, mas que na maioria das escolas públicas ainda é a única fonte de consulta disponível para os alunos nas bibliotecas. 

Abraços!

Raquel Oliveira Reis