Título: |
Conhecendo o Dicionário Escolar Tipo 1: Aspectos discursivos e pedagógicos |
Autores: | Raquel Oliveira Reis, Geraldo José Rodrigues Liska |
Resumo: |
Resumo: Pretendemos neste artigo mostrar possibilidades para se trabalhar com dicionários do tipo 1 em salas de aulas, considerando que as obras lexicográficas foram inseridas no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) no ano de 2001. À luz da Lexicografia Discursiva, por Orlandi (2000), e da Lexicografia Pedagógica, por Zavaglia e Nadin (2019), desenvolvemos uma atividade para ser aplicada nos 1° e 2° anos iniciais do Ensino Fundamental. Esperamos contribuir com o ensino do uso de dicionários de maneira funcional. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Letras |
Instituição: | UNIFAL - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Geraldo José Rodrigues Liska |
Mesa (2): | Silvane Gomes |
Mesa (3): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: ModelodeArtigoUEADSL2020_2-Raquel-revisado.pdf |
|
Slides: APRESENTAÇÃO UEADSL (2).pdf |
Conhecendo o Dicionário Escolar Tipo 1: Aspectos discursivos e pedagógicos - Autores: Raquel Oliveira Reis, Geraldo José Rodrigues Liska
Re: Conhecendo o Dicionário Escolar Tipo 1: Aspectos discursivos e pedagógicos - Autores: Raquel Oliveira Reis, Geraldo José Rodrigues Liska
Parabéns, autores!
Como me fez falta uma sugestão de atividade, como a que vocês desenvolveram, para trabalhar com o dicionário em sala de aula! Ainda me lembro do PNLD 2001. Naquela época, ter dicionário pra toda turma era um sonho distante, mas tornou-se realidade. Então, nos deparamos com outro problema: não sabíamos como fazer um bom uso dele na sala de aula. A proposta de vocês ajudará muitos professores que, assim como eu tive, ainda têm dificuldade em realizar esse trabalho nas séries iniciais. Mesmo que o advento da internet possa vir a substituir o dicionário físico, há lugares neste país que ele ainda é a única fonte de consulta. Poder ter um dicionário em mãos e saber fazer uso, é um grande privilégio e de fundamental importância para a construção do conhecimento e enriquecimento do vocabulário.
Um grande abraço!
Cláudia
Re: Conhecendo o Dicionário Escolar Tipo 1: Aspectos discursivos e pedagógicos - Autores: Raquel Oliveira Reis, Geraldo José Rodrigues Liska
Olá, Cláudia! Obrigada pelos elogios! Que bom saber que o nosso trabalho cumpriu o objetivo de contribuir com o uso dos dicionários na sala de aula. Como você mencionou, agora que alunos e professores têm o acesso facilitado ao dicionário, é necessário explorarmos ao máximo esse instrumento linguístico. Interessante a sua observação sobre as pesquisas da internet que realmente tem substituído os dicionários físicos, mas que na maioria das escolas públicas ainda é a única fonte de consulta disponível para os alunos nas bibliotecas.
Abraços!
Raquel Oliveira Reis