Título: | PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA |
Autores: | Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima |
Resumo: | O projeto consiste em promover diversas ações que proporcionem às crianças muito pequenas a vivência de seu papel como cidadão e protetor da natureza, respeitando tanto os seres humanos como recursos naturais e valorizando a alimentação saudável, como forma de nutrir o corpo sem poluir o meio ambiente. |
Anexos: | |
Instituição: | Escola Classe 40 de Ceilândia |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Tema: | sustentabilidade, alimentação saudável, natureza |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Eliane Lima Piske |
Mesa (2): | Patricia Cristina de Oliveira |
LEIA Artigo Completo em PDF: REL_09_ANA PAULA B. CARVALHO EDILMA D. LIMA.pdf |
PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Olá, Ana Paula e Edilma! Tudo bem?
Nós da comissão organizadora do UEADSL estamos felizes em ter vocês conosco, sejam bem-vindas! Pesso@l, sejam todos bem-vindos!
Eu e a Patricia vamos fazer a mediação do trabalho: pequenos guardiões da natureza. Ana e Edilma, vocês foram felizes em lançar o projeto que resultou inicialmente no “consumomêtro”, possibilidade de coletar os lixos e a partir deles perceber o índice coletado, consequentemente chegaram aos que mais consumiram: as crianças da Educação Infantil. Destacamos outro dado, os alimentos que foram consumidos pelas crianças, industrializados, isso mesmo! No artigo percebemos que as autoras problematizaram esses dados ao produzirem o “mostro do lixo”, exposto aos pais e as crianças, possibilidade para lançar a campanha: “descasque mais e desembale menos”. A temática da sustentabilidade na Educação Infantil, em que o ser é decorrência de uma sustentabilidade ambiental e não pelo desenvolvimento sustentável que é capitalista/produtor. O desenvolvimento capitalista muitas vezes pode ser confundido com a sustentabilidade ambiental, mas não são sinônimos. Essa relação não existe e não é possível. Ao ler o enunciado "descasque mais e desembale menos", lembrei de uma imagem (anexo), com as discussões no artigo e com a imagem podemos (re)pensar o “descasque "menos" e desembale "mais"”, (...) o ser ou o ter? Vamos pensar? Quem compra os alimentos que as crianças levam para a escola? Vocês conseguem perceber a força "dos pequenos", anunciado desde o título? Quais as relações entre o consumo e os “guardiões da natureza”? Teriam relações?
As informações do trabalho são riquíssimas e temos muito o que explorar, parabéns! Vamos conversando! Forte abraço, Eliane
Essa relação entre consumo envolve realmente tanto a família, quanto a criança. E por isso tivemos que desenvolver um trabalho paralelo nesses dois contextos. Ao conversarmos com os pais, percebemos que o lanche industrializado era mais conveniente, pois além de manter estocado por mais tempo, as crianças demonstravam mais contentamento do que quando enviavam frutas na lancheira.
A partir dessa constatação começamos o trabalho com as crianças para que elas pensassem melhor sobre esse consumo de produtos industrializados e a medida que elas percebiam que sua contribuição com fruta, por exemplo, ajudava tanto a sua saúde, quanto o meio ambiente, passaram a entender melhor o papel de "guardiões da natureza" e percebemos que houve aumento da frequência de lanches naturais na sala de aula. Aos poucos quem ainda levava salgadinho e balinha ficava envergonhado, ao passo que antes esses eram os alimentos mais estimados pelas crianças. Essa mudança de atitude com relação ao consumo de industrializados foi muito importante para percebermos a influencia positiva do projeto nas nossas turmas.
Olá Ana Paula , Edilma
É com grande satisfação que faço minhas considerações ao ler o trabalho de vocês.
Realmente/ se todos nós começarmos a incentivar ás crianças desde cedo á terem alimentação correta é um passo importante que será levado para a fase adulta.
Acredito que ao ensinarmos as crianças desde pequeno conseguiremos alcançar os adultos á mudar o hábito alimentar, favorecendo uma vida saudável e com mais qualidade.
Trabalho excelente.. A escolha do tema perfeito.
Abraços á vocês.
Patricia Oliveira
Muita gratidão podermos trazer a um ambiente acadêmico nosso relato de experiência de um projeto que aconteceu na Primeira Infância. Acreditamos que o quanto antes as crianças se envolverem e se juntarem a nós por um mundo sustentável e menos consumista, maior será nossa chance de alcançar esse objetivo no futuro. Esperamos que mais trabalhos surjam nesse sentido para complementar o nosso.
Ana Paula e demais autores, bom dia!!
Começo com o trecho que colocas: "essa relação entre consumo envolve realmente tanto a família, quanto a criança. E por isso tivemos que desenvolver um trabalho paralelo nesses dois contextos". Mobilizar a educação das crianças nos múltiplos contextos ecológicos microssistêmicos não é fácil, mas possível desde que tenhamos a oportunidade de (re)pensar as dicotomias realizadas ao longo da época, por exemplo: educar e ensinar e biologia e cultura, dentre outras. Vocês ao desenvolver o trabalho paralelo com as crianças e os educadores das infâncias (famílias, professores,...) mostram que é possível mudar comportamentos pela alteração de atitudes.
Muito bom ler os comentários, interação bacana entre os autores e os participantes! Vamos conversando! Abraços, Eliane
Que alegria poder compartilhar esse tema tão relevante além dos muros da nossa escola. O foco do nosso projeto são as crianças da educação, pois vemos nelas uma parceria importante que, tendo compreendido a proposta e se sentindo envolvido, faz da ideia um item inseparável nas rotinas diárias. Ainda que não seja a criança o responsável pela compra do lanche, temos inúmeros relatos de pais que foram cobrados pelas próprias crianças a mudarem seu hábitos alimentares. Veja: não possuem o poder de compra, mas detém o poder de convencer os pais. Devemos usar esse poder ao nosso favor. As escolhas para uma vida saudável deve envolver o ser humano em todos os aspectos. Iniciar essa escolha ainda na infância, permitirá à criança desenvolver hábitos alimentares saudáveis, sem que isso seja imposto por uma dieta penoso, como acontece na maior parte das vezes. Entendemos que a alimentação saudável é o primeiro passo para escolhas saudáveis para a vida. A valorização dos alimentos naturais é também um incentivo à valorização dos produtores locais, do respeito à natureza, do baixo consumismo, do direito à saúde.
Quando trouxemos a temática da alimentação saudável, pensamos em como seria possível falar com os pais e fazê-los refletir sobre a alimentação que estão oferecendo às crianças. A justificativa mais comum foi a praticidade. A falta de tempo para preparar lanches saudáveis e os produtos perecíveis, como as frutas, demandam mais tempo e cuidado; já os produtos industrializados, necessitam de um único momento no supermercado, onde conseguem manter o estoque de "lanche" para o mês inteiro. Com uma abordagem cuidadosa e não menos incisiva, trouxemos as implicações dessa má alimentação na vida adulta, muito conhecida pelos adultos das próprias famílias. Relatos de obesidade e de doenças causadas pelo excesso de açúcar e gorduras, são reconhecidos pelas próprias famílias, mas não foi o bastante para fazer-las mudar a forma de alimentar-se. O valor investido nos produtos industrializados, atendem perfeitamente ao abastecimento dos produtos naturais comprados em feiras, gerando saúde e renda local. Após esse trabalho de conscientização, tivemos muitos relatos de famílias que mudaram seu hábitos alimentares e de consumo e desenvolveram uma consciência ambiental e social sobre as escolhas alimentares.
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA
Fico muito feliz Edilma e Ana Paula que o trabalho tenha gerados bons frutos, parabéns pela iniciativa!
Mas infelizmente nem sempre tempos os mesmos resultados. Todos os dias letivos acompanho os alunos na fila da merenda e fico incentivando eles a consumirem toda variedade de alimentos ofertada e alguns alunos em específico que priorizam apenas as massas verduras e legumes até separam no prato, com o detalhe de repetirem por várias vezes. Um dia cheguei a questionar um aluno que comia compulsivamente, e ele me disse que eu estava "ridicando" comida dele.
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Prezadas Ana Paula e Edilma, que trabalho lindo!
A sementinha do cuidado com a natureza deve ser plantada ainda na infância, criando nossos pequenos guardiões.
O projeto desenvolvido por vocês certamente trará bons frutos, ainda mais com o assunto tão em pauta nas discussões mundo afora. "As crianças são o futuro da nação", já dizia o ditado e, tomara que elas ainda tenham uma natureza para cuidar.
O trabalho realizado por vocês é importantíssimo! Obrigada por cuidarem do nosso planeta.
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Muito obrigada pelas considerações e continuamos a luta para que tenhamos uma natureza para chamar de nossa no futuro !!!
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Agradeço as considerações.
O mais incrível é que observamos a mudança imediata no discurso das crianças e certamente elas compartilham em casa. A empolgação quando traz fruta pro lanche ou a advertência aos profissionais da limpeza quando observam o desperdício de água.
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Bom dia, Edilma!
Penso que esse seja o melhor "termômetro" para saber que nossas ações estão dando certo, não é? Ver as crianças perpetuando o que aprenderam é muito significativo. Vocês estão no caminho certo.
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Boa noite!!
Primeiramente parabéns pelo trabalho!!
Gostaria de salientar que as propostas de atividades lúdicas são muito interessantes, pois evidenciam que cuidar do meio ambiente não se refere a apenas a "reciclar" mas sim em ensinar as crianças sobre alimentação saudável, saúde que fazem parte do mesmo contexto. Afinal, meu corpo é parte do meio ambiente, eu cuido e zelo por ele e também faço a minha parte cuidando da escola, do bairro, cidade e assim sucessivamente.
A partir do momento que a criança toma consciência que cuidar dela é zelar pelo meio em que ela vive e vice versa o conceito de preservação ganha sentido.
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Boa noite!
Muito obrigada por apreciar nosso trabalho e acrescentar suas considerações!
Exatamente isso que pensamos juntar o lúdico ao conhecimento e ao que vemos!
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Obrigada pela contribuição!
A ideia é exatamente essa: somos parte da natureza! Quando tomamos consciência disso, cuidamos melhor do nosso espaço. As crianças entenderam muito bem e já observamos novas posturas.
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Muitas vezes os adultos (pais, responsáveis) não possuem a consciência de valorizar a natureza, então, promover a Educação Ambiental desde cedo para crianças é aproveitar esta abertura, para que desde pequenos sejam conscientizados de suas responsabilidades. As crianças estão dispostas a aprender e certamente passando por está experiência serão adultos com mais clareza sobre seu papel.
Achei muito interessante a ação "Solidariedade e troca", que incentiva a troca de brinquedos entre as
crianças, mostrando que há outros caminhos diferentes do consumismo para seguir. Pensei em adaptar ao meu projeto, "Projeto Educativo Moda Sustentável", o qual trabalho com alunos do ensino superior em Design de Moda, adaptando para troca de roupas. A questão do consumo na área de Moda tem sido muito debatida, pois impactos ambientais negativos são causados por ela (processos produtivos, descarte...). É um trabalho árduo para nossa área a conscientização, fazer os amantes da moda repensar o consumo. Não deixando de consumir, mas buscando o consumo e novos processos, para a futura prática profissional de uma forma consciente.
Por isso, quanto mais cedo promover a Educação Ambiental melhor!
Sucesso!
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Que legal essa ideia de troca de roupa! Sucesso com sua ideia, acho que tem tudo para dar certo!
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Autoras, Parabéns!!
Que projeto incrível!! Iniciativa maravilhosa!!
Voces apontaram diversas ações que podem ser realizadas no ano inteiro, o que realmente modifica e reconstrói hábitos! E são com a mudança dos hábitos, é que a sociedade muda. Atividades pontuais, não proporcionam grandes mudanças.
Possuo uma dúvida, para mim não ficou claro se as atividades que foram mencionadas são apenas ideias, ou se todas são atividades que a escola em que trabalham já realiza?
Abraços,
Re: PEQUENOS GUARDIÕES DA NATUREZA - Autoras: Ana Paula Barros de Carvalho e Edilma Dias Lima
Olá Ana Paula e Edilma,
Primeiro parabéns pelo estudo!
Realmente é muito importante pensar em questões que levem os alunos a refletirem sobre seu papel como agente de mudança em quesitos ambientais e sociais.
Vocês demonstraram como é necessário aliar o lúdico à aprendizagem das crianças, além de as tornarem ativas durante o processo de conhecimento, buscaram também a conscientização dos pais sobre a necessidade de repensar alguns hábitos.
Abraços,
Bruna