Título: | MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Autores: | Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral |
Resumo: | Os Mapas Conceituais consistem na representação gráfica de determinado domínio do conhecimento, referenciados na Teoria da Aprendizagem. Neste trabalho relata-se uma experiência de aplicação de Mapas Conceituais como ferramenta complementadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia Celular, entre os anos de 2014 e 2017. Os resultados apresentam contribuições de estudantes, monitores e docentes para aprimoramento o uso dos Mapas Conceituais. Consideramos que a metodologia apresenta potencial para reprodução em diversos níveis e áreas de ensino, em disciplinas desafiadoras. |
Anexos: | |
Instituição: | UFMG |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Tema: | Mapas Conceituais, Aprendizagem Significativa, Biologia Celular, Ensino-Aprendizagem |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Eliane Apolinário Vieira Avelar |
Mesa (2): | Ana Cristina Fricke Matte |
LEIA Artigo Completo em PDF: REL_08_IASMIN R. QUEIROZ JANICE H. S. AMARAL.pdf |
MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Janice e Yasmin,
Mapas conceituais, mapas mentais, todos esses tipos de desenhos esquemáticos do pensamento sempre foram, para mim, extremamente produtivos. Lembro que, na década de 80, quando iniciei uma graduação não completada em Letras na UNICAMP (fui para a música popular), um professor de redação acadêmica, Paulo... acho, nos apresentou a proposta de criar esquemas dos textos antes de escrevê-los, fórmula que uso até hoje, embora já com tanta prática que muitas vezes nem preciso desenhá-los mais.
Eu não conhecia o CMapTools, e fiquei muito feliz - e surpresa - de ser um software livre. É muito comum professores exigirem de alunos o uso de softwares proprietários aos quais, fora da universidade, não terão acesso pois não podem pagar. Por isso vocês estão de parabéns! Uso o Dia e o FreePlane para isso, assim que possível vou experimentar o CMap Tool :D
Outro comentário, dessa vez meio que em off: eu não gosto do nome AVA: não existe aprendizagem virtual, a não ser como potencialidade, o ambiente é digita, é online, é em rede... não é virtual, é real, entende? Só para não deixar passar em branco, ok? Falo disso no meu livro (http://textolivre.pro.br/colecao).
Um aspecto do seu trabalho que me chamou a atenção foi vocês terem incluído a formação dos próprios professores no projeto. Acho de extrema importância que a universidade seja uma fonte de conhecimento não só para os estudantes, bem como acredito que nem só de conhecimento teórico se faz um bom professor.
Gostaria que vocês comentassem mais detalhadamente essa parte da experiência: como foi a participação e a reação dos professores?
Ótimo trabalho!
Ana Matte
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Olá Ana Cristina.
Agradeço suas considerações. Ansiosa para ler seu livro e ter a oportunidade de refletir sobre a temática.
O projeto é bem recebido por boa parte dos professores, inclusive existe uma demanda de professores e disciplinas maior do que a que conseguimos atender com a equipe do projeto atualmente. Os professores representam a equipe do projeto na sala de aula, visto que boa parte das interações entre os estudantes e os monitores ocorre no ambiente digital e de forma assíncrona. Assim, o papel motivador do professor é extremamente importante para o sucesso das ações do projeto, e é interessante que o professor forneça as informações necessárias para que os estudantes possam refletir sobre a metacognição e autorregulação da aprendizagem.
Mais uma vez, obrigada!
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Olá Pessoal, sejam bem vindos!
Sou uma das coordenadoras de mesa e conto com a participação de todos para enriquecer essa discussão.
Abraços,
Eliane
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Boa noite, Iasmin e Janice,
Sempre utilizei esquemas como estratégia de estudo. Estou muito interessada em conhecer o software Cmaptools e verificar a possibilidade de utilizá-lo com meus alunos. Sou professora de Língua Portuguesa, atuo nos anos finais do ensino fundamental.
Talvez eu possa inserir essa estratégia de elaboração de Mapas Conceituais em minha prática. Vou pesquisar o software e experimentar.
Parabéns pelo trabalho.
Valdirene.
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Olá Prof. Valdirene,
Obrigada por suas considerações.
Atualmente, ofertamos um curso de formação continuada para professores interessados em aplicar ferramentas digitais para promoção da aprendizagem significativa.
A nossa próxima oferta ocorre no mês de março e ficaremos felizes em vê-la por lá.
A aplicação dos MC pode ser aliada ao uso do google classroom e/ou edmodo para entrega e correção dos MC no ambiente digital.
Gostaria de compartilhar com você esse tutorial do CMapTools:https://drive.google.com/file/d/1op4WU6zuCHKi1WY3mVZ4bDvIbyvstYd4/view?usp=sharing
e indicar sua versão online, o Cmap Cloud.
Um abraço!
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Olá, Iasmin,
Obrigada por disponibilizar o tutorial.
Terei imenso prazer em participar da formação, desde que consiga conciliar com meu trabalho. Como faço para saber o dia e horário do curso?
Abraços,
Valdirene.
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Ficará disponível no site: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/
Mas ficarei feliz em notificá-la por e-mail se você preferir, só me encaminhar por mensagem
Abs!
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Agradeço!
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Acredito ser muito interessante utilizar novas tecnologias com os discentes, pois estão familiarizados e acabam atraindo maior atenção deles ao ensino. Até mesmo formulários virtuais para o levantamento das opiniões. Acredito que devemos ver as novas tecnologias como aliadas ao ensino-aprendizagem. Fiquei bem curiosa para ver o questionário aplicado aos discentes. Também, achei muito boa a dica de tecnologia para construção do MC e a utilizada para analisar os dados levantados. Até mais!
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Olá Mariani,
Obrigada por seu comentário.
Segue o questionário aplicado (aprovado pelo COEP): https://drive.google.com/file/d/1MVVLG8Py75q6bnTH5KJkGT55nyX2m7y6/view?usp=sharing
Os resultados obtidos proporcionaram diversos aprimoramentos no projeto em relação à monitoria e à metaturma e foram de extrema importância para alcançarmos os níveis de aceitação e sucesso que temos atualmente.
Um abraço!
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Olá Iasmim e Janice,
Em 2015, participei de um curso sobre mapas conceituais e levei esta prática para sala de aula. Apesar de não medir formalmente a satisfação dos alunos, após a utilização do MC, tive relatos do quanto foi proveitoso e significativo para eles o uso dos mapas conceituais. Desde então, tenho me interessado cada vez mais pelo tema, por isso li o trabalho de vocês.
O uso de mapas conceituais torna a aprendizagem mais significativa e também prática. Os desenhos visuais facilitam ao aluno um entendimento maior, com detalhes e visualizando o cenário do início do fim.
Vocês pensam em expandir este trabalho para o próximo ano e para outras disciplinas?
Abraço
Helbe Herarth
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Olá Helbe,
Compartilho a sua experiência em todos os níveis de ensino em que aplicamos a ferramenta.
Respondendo à sua pergunta, desde o princípio do projeto, em 2011, atendemos o máximo de disciplinas possíveis dentro do número de bolsistas e voluntários envolvidos, no ano de 2015, por exemplo, contamos com apenas uma bolsa.
Obrigada!
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Iasmin, boa tarde!
Que bacana o tema da sua pesquisa, parabéns! Os mapas conceituais realmente são excelentes recursos para uma aprendizagem mais produtiva. Sua contribuição aqui, com certeza será muito útil para vários colegas e também agradeço por ter disponibilizado aqui os links para que possamos ter acesso mais rápido aos recursos.
Abração e bom evento.
Anderson
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Obrigada, Anderson!
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Boa tarde, pessoal!
Iasmin e Janice! Parabéns pelo trabalho e também pela interação com os demais participantes do evento.
Foi muito bom vocês compartilharem a experiência de utilização dos Mapas conceituais na disciplina de Biologia Celular, e também relatarem a visão discente sobre essa metodologia.
A seção 2 do trabalho permite ao leitor conhecer as etapas de desenvolvimento da experiência de aplicação de Mapas Conceituais como ferramenta complementadora do processo de ensino-aprendizagem.
É muito importante apresentar esse tipo de experiência e trazer discussões sobre o uso de tecnologias no ensino presencial.
Abraços,
Eliane ApolinárioRe: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Obrigada por contribuir com a discussão, prezada.
Um abraço!
Re: MAPAS CONCEITUAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - Autoras: Iasmin Rabelo de Queiroz e Janice Henriques da Silva Amaral
Boa noite, pessoal!
O UEADSL 2019.2 está chegando ao fim.
Agradeço às autoras pela apresentação do trabalho e também aos demais participantes pela interação.
Um forte abraço,
Eliane Apolinário