ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS - Autoras: Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS - Autoras: Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 20

Título:

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

Autores:Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira
Resumo:

Este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre profissionalidade docente e práxis no ensino de Língua Portuguesa (LP), refletindo sobre como os professores, profissionais intelectuais sujeitos da ação pedagógica, propõe um ensino a partir da autoavaliação da sua práxis e estratégias de emancipação. Apresenta algumas discussões de autores numa revisão bibliográfica, que relacionam a práxis à profissionalidade docente, enfatizando o ensino de Língua Portuguesa e a necessidade de re/pensar novas práticas no contexto da sala de aula.


Anexos:
Instituição:UNEB
Área do Conhecimento:Ciências Humanas
Tema:Práxis, profissionalidade docente, Ensino de Língua Portuguesa

Palavras-Chave:
 
Mesa (1): Anderson Cristiano da Silva
Mesa (2): Elaine Teixeira da Silva
LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF ART_03_DÉBORA A. S. FERRAZ MARIA J. L. FERREIRA.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Elaine Teixeira -

A proposta trazida pelas autoras aponta a necessidade de se refletir sobre a profissionalidade do professor de língua portuguesa como um dos principais responsáveis pela formação educacional do estudante, como também, sobre a sua prática em sala de aula.

Convido a todos para a discussão e sejam todos, autoras e participantes, muito bem-vindos!

Elaine Teixeira (Coordenadora de mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Anderson Silva -

Olá, sejam bem-vindos!

Prezados(as) participantes do nosso evento, é com muito prazer que apresento o trabalho ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS. Nele, as autoras Débora e Jucilene discutem teoricamente a questão da profissão docente, dando ênfase para o ensino de Língua Portuguesa.

Como professor de Língua Portuguesa e Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, recomendo a leitura do trabalho. Acredito que será um prazer e muito útil a leitura, não só do resumo, mas do trabalho na íntegra, pois discute um ponto essencial para os interessados no ensino da língua materna, destacando a questão da profissionalização.

Desse modo, declaro aberto o espaço dialógico em que iremos ler, fazer perguntas e trocar muitas experiências ao longo do evento.

Podem chegar!!! Estamos no aguardo.

Abraços e bom evento!

Dr. Anderson Silva (Coordenador de mesa)


Em resposta à Anderson Silva

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Elcione de Araujo Silva -

Parabéns as autoras pelo trabalho. 

A leitura desse texto nos leva refletir sobre um processo educativo emancipatório na escola e a formação do professor, principalmente de Língua Portuguesa. 

Concordo quando as autoras citam a complexidade da tarefa educacional associado às exigências do processo de alfabetização  principalmente, em leitura e em escrita. É importante refletir sobre o papel do docente como professor intelectual transformador, pois estes não podem ser vistos simplesmente como “operadores profissionalmente preparados para efetivamente atingirem quaisquer metas a eles apresentadas. Mas como afirma Giroux (1997) os professores deveriam ser vistos como homens e mulheres livres, com uma dedicação especial aos valores do intelecto e ao fomento da capacidade crítica dos jovens”. (GIROUX, 1997, p. 161)  

É valido comentar que o conceito de profissionalidade foi muito bem empregado associado a Língua Portuguesa, pois na concepção de Sacristán (1995, p. 65) “é um conjunto de comportamentos, conhecimentos, destrezas, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor”,

Nesse sentido, a discussão sobre ato de ensinar práticas de leitura e escrita implica esforço, disposição, aprendizagem, é um tema relevante visto que é uma necessidade  que precisa ser sanada em todas as escolas e/ou modalidades de ensino. 

A proposta do texto é um tema que precisa ser mais discutido, pois reconhece o trabalho docente e possibilita-lhe autonomia como sujeito que produz novos conhecimentos.

Em resposta à Elcione de Araujo Silva

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Anderson Silva -

Elcione, boa noite!

Excelentes colocações aqui em nosso espaço de trocas dialógicas hein. Parabéns!

Espero vê-las mais vezes por aqui durante a semana para podermos aprofundar as discussões da mesa.

Abração e bom evento?

Anderson

Em resposta à Elcione de Araujo Silva

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Olá Elcione, obrigada!

O termo profissionalidade, passou a ser utilizado para qualificar o debate em situações nas quais o conceito de profissionalização, de profissionalismo e de identidade, não eram suficientes. A profissionalidade é um estado constituído no interior de um coletivo situado num contexto social e cultural e portanto, suscetível às influências da origem social do grupo, do tamanho desse grupo, da questão de gênero, da qualificação acadêmica de acesso a profissão, do status daqueles aos quais a atividade destina-se e das relações entre eles (SACRISTÁN, 1995).

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Anderson Silva -

Débora, boa tarde!

Muito bacana e pertinente suas colocações aqui. Estou gostando muito de suas interações e nossa troca dialógica neste espaço virtual. Se quiser, convide outros amigos para participar do trabalho hein...

Abração e vamos nos falando.

Anderson

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Anderson Silva -

Débora, boa tarde!

Muito bacana e pertinente suas colocações aqui. Estou gostando muito de suas interações e nossa troca dialógica neste espaço virtual. Se quiser, convide outros amigos para participar do trabalho hein...

Abração e vamos nos falando.

Anderson

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Anderson Silva -

Débora, boa tarde!

Muito bacana e pertinente suas colocações aqui. Estou gostando muito de suas interações e nossa troca dialógica neste espaço virtual. Se quiser, convide outros amigos para participar do trabalho hein...

Abração e vamos nos falando.

Anderson

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Valdirene Batista da Costa Lage -

Boa noite, Débora,

Parabéns pelo trabalho. 

Estou cursando Mestrado Profissional em Letras, infelizmente, em nosso currículo não há nenhuma disciplina específica da Educação. Seu trabalho contribuiu para minimizar essa demanda.

Quanto à formação continuada do professor, como esse processo poderia ser pensado? Ancora-se em alguma teoria? 

 Abraços,

Valdirene.

Em resposta à Valdirene Batista da Costa Lage

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Anderson Silva -

Valdirene, boa tarde!

Muito bacana suas colocações aqui, espero vê-la mais por aqui. Vamos interagir mais com nossa colega e trocar mais experiências até o fim do evento.

Abração e vamos nos falando.

Anderson. 

Em resposta à Valdirene Batista da Costa Lage

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Olá querida, que ótimo, eu sou amante da LP e resolvi levá-la para meu mestrado que é educação.

Minha pesquisa não necessariamente trabalha com a formação, estou trabalhando o protagonismo dos docentes que perpassa por ela.  Uso Paulo Freire, Terezinha Rios, Katia Curado, porque epistemologicamente estou situada no MHD. A proposta da minha pesquisa é como produto criar um projeto politico pedagogico para os ACS do meu municipio, transformando-os em momentos formativos contínuos.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Valdirene Batista da Costa Lage -

Boa noite, Débora,

Obrigada pela atenção. 

Desculpe-me, mas não entendi o significado das siglas MHD e ACS. 

Abraços,

Valdirene.

Em resposta à Valdirene Batista da Costa Lage

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Estou situada Epistemologicamente no MHD - Materialismo Historico dialetico e pensaremos um projeto pedagogico para os ACS - Atividades Complementares.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS - Autoras: Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira

por Anderson Silva -

Meninas, boa noite!

Adorei o trabalho e teremos que trocar ao longo da semana hein.

A respeito da prática profissional como professores de Língua Portuguesa, temos nossa própria vivência enquanto alunos, bem como as aulas teóricas a respeito da prática de ensino das universidades.

Desse modo, gostariam de saber de vocês a respeito do estágio docente. Para vocês, é válido? Quais pontos positivos e negativos? O que poderíamos fazer para melhorar o processo de profissionalização da função docente (de Língua Portuguesa)?

Abraços e fico no aguardo.

Anderson. 

Em resposta à Anderson Silva

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS - Autoras: Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Querido, desde já agradeço as contribuições. 

O estágio docente, da forma como tem sido desenvolvido em parte das instituições de ensino superior, baseia-se muitas vezes no saber prático, e não há como pautar a formação de professores somente na prática pela prática. O que vem acontecendo no processo de formação docente, conforme denunciam Caires (2006), Chamlian (2003) e Fischer (2006), é uma supervalorização da prática em detrimento dos saberes teóricos e também das práticas reflexivas do professor. Segundo sinaliza Maués (2003), tal processo de formação de competências amparado simplesmente pela prática parece vir em uma esteira fordista, como nas linhas de montagem industrial.

Quando se propõe alguma metodologia reflexiva sobre a prática, em geral, utilizam-se textos estrangeiros, ou seja, não há uma reflexão sobre a realidade social brasileira, mas sim sobre outras realidades primeiro-mundistas. O modelo atual reforça a ideia de que se deve aprender a ensinar ensinando. 

O formato do estágio docente brasileiro é cunhado em uma preocupação extremamente pragmática sobre o que se deve ensinar, como ensinar e para que ensinar determinados conteúdos, mas muito raramente se preocupa com o porquê de se ensinar tais conteúdos (e não outros) e o porquê de se desenvolver esse tipo de estágio em programas de pós-graduação. Um dos grandes problemas disso é apontado por Bezerra e Silva (2006, p. 5):

[...] o trabalho pedagógico vai sendo enquadrado em uma lógica sequencial e em uma temporalidade a que todas as profissões foram submetidas na história das sociedades modernas, industriais e capitalistas, ao tempo social médio da reprodução do capital.

Penso que estamos vivenciando um momento na educação, que a propria universidade precisa repensar suas praticas e curriculos.
Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS - Autoras: Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira

por Anderson Silva -

Débora, boa tarde!

Parabéns por suas colocações até aqui. Muito bom.

No mais, fiquei curioso. Este trabalho faz parte de um resultado específico de final de disciplina ou já é parte da sua pesquisa para a dissertação do Mestrado?

No mais, vamos interagindo até o último dia do evento.

Abração e ótima terça.

Anderson

Em resposta à Anderson Silva

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS - Autoras: Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Olá, então ele foi um trabalho de finalização de uma disciplina mas apresenta um recorte da minha pesquisa. a minha pesquisa é: Protagonismo dos docentes de LP no âmbito da educação básica em Retirolândia.

Estou na fase do campo.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS - Autoras: Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira

por Anderson Silva -

Oi, Débora! Boa noite!

Que bacana! Mandando aqui boas vibrações para esta nova fase da sua pesquisa.

A respeito do conceito de protagonismo, você já pesquisou a respeito? Quais autores você está se baseando? 

Aqui em São Paulo, no Programa de Ensino em Tempo Integral, o governo usa muito os trabalhos de Artur Gomes da Costa. 

No mais, abração e bom evento.

Anderson

Em resposta à Anderson Silva

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS - Autoras: Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Sim, aqui me ancoro nos estudos de Katia Curado (UNB).

Gratidão pelas contribuições.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS - Autoras: Débora Araújo da Silva Ferraz e Maria Jucilene Lima Ferreira

por Anderson Silva -

Débora, boa tarde!

Espero que esteja bem. 

Estamos caminhando para o final do nosso evento. 

Espero que tenha gostado e aprendido um pouco em cada sala que passou. Ademais, esperamos vê-la no próximo semestre.

Abraço e bom início de semana.

Anderson.