Título: | OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS |
Autores: | Valdirene Batista da Costa Lage |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do que os documentos oficiais referentes ao ensino orientam sobre o objeto de ensino da Língua Portuguesa e o que se observa através de estudos, realizados nos últimos anos, de apreciação de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, visto que estes se constituem como a principal ferramenta de trabalho dos professores de Língua portuguesa na maior parte do Brasil. |
Anexos: | |
Instituição: | UFMG |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Tema: | Objeto de ensino. Texto. Língua Portuguesa |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Anderson Cristiano da Silva |
Mesa (2): | Suellen Silva dos Santos de Souza |
LEIA Artigo Completo em PDF: ART_16_VALDIRENE B. C. LAGE.pdf |
OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS - Autora: Valdirene Batista da Costa Lage
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Olá, sejam bem-vindos!
Prezados(as) participantes do nosso evento, é com muito prazer que apresento o trabalho OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS. Nele, a pesquisadora Valdirene Lage apresenta uma análise a respeito dos documentos oficiais que parametrizam o ensino e orientam sobre o objeto de ensino da Língua Portuguesa.
Como professor de Língua Portuguesa e Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, recomendo a leitura do trabalho. Acredito que será um prazer e muito útil essa leitura, não só do resumo, mas do trabalho na íntegra, pois discute um ponto essencial para os apaixonados pela Língua Portuguesa.
Desse modo, declaro aberto o espaço dialógico em que iremos ler, fazer perguntas e trocar muitas experiências ao longo do evento.
Podem chegar!!! Estamos no aguardo.
Abraços e bom evento!
Dr. Anderson Silva.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Olá Valdirene, como você também pesquiso o Ensino de Língua portuguesa a partir do protagonismo docente e da práxis em LP. Vejo motivação ainda para repensar muitas questões e nessa forma, valorizar ainda mais o professor que muitas vezes é visto como o vilão da aprendizagem da língua.
Você traz a questão do livro didático e na minha pesquisa ele apareceu como um problema entre os professores, como algo pouco atraente para o contexto da sala de aula ou em outros espaços como algo indisponivel para o ensino.
Parabens pelos estudos.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Boa noite, Débora,
Realmente, muitas vezes, o professor é visto como vilão. Entretanto, precisamos buscar formação que possibilite a reflexão sobre nossa prática. Encontrar esse espaço para reflexão é fundamental para redimensionar nossa prática. Encontrei esse espaço, no Mestrado Profissional em Letras, na ufmg. Infelizmente, nem todos os profissionais têm acesso a esses locais privilegiados de discussão, como esse do qual estamos participando agora.
Sou professora da rede pública há 16 anos. Nesse período, vivenciei realidades financeiras bem distintas nas escolas. Atualmente, a escola em atuo possui data show, lousa digital... mas já houve época em que não tínhamos acesso nem a xerox porque faltava folha.
Durante as aulas na ufmg, em 2018, meus colegas de turma, de cidades do interior de MG, relataram que ainda enfrentam esse tipo de problema. Sendo assim, o livro didático ainda é muito utilizado nas escolas, por isso é importante analisá-lo.
Alem disso, muitos alunos têm o livro didático como único material de leitura em casa. O livro didático deveria ser um material de apoio. Li seu trabalho, concordo plenamente com o papel emancipador que o professor deve desempenhar. É o que busco. Espero que um dia possa se tornar realidade para todos ou pelo menos para a maioria. Afinal, todos queremos uma educação de qualidade.
Parabéns pelos estudos.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Valdirene, boa noite!
Que bacana a troca de ideias aqui, gostei de ver nosso início de mesa hein.
Gostei muito de tudo que li e tenho certeza que teremos muito o que trocar, pois trabalhei no meu doutorado com livro didático de Português.
No mais, para apimentar ainda mais nosso debate dialógico, gostaria de saber se em suas pesquisas você já trabalhou com os editais do PNLD?
Abraços e vamos conversando.
Anderson.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Boa noite, professor doutor Anderson Silva,
Sempre li o guia do PNLD para escolher o livro didático que seria adotado pela escola. Posteriormente, li durante a pesquisa. Porém nunca li o edital, este ano apenas comecei a ler o edital porque demoraram a divulgar o guia do PNLD, mas acabei desistindo da leitura. O que há de relevante no edital?
Atiçou minha curiosidade. Poucas coleções de Língua Portuguesa foram aprovadas pelo PNLD 2019, no edital há explicações para essas reprovações?
Fico agradecida pelas contribuições.
Abraços,
Valdirene.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Que bacana a nossa conversa aqui neste espaço, pois acaba nos unindo, mesmo estando em cidades bem distantes.
A respeito do que comentei e sobre o seu questionamento, durante minha pesquisa de doutorado, uma amiga fez um trabalho muito bacana que pode contribuir para suas (futuras) pesquisas, pois é bem interessante saber que muito do que está no Livro Didático de Português é reflexo das prescrições desses documentos.
Vou colocar o link aqui para quando tiver um tempo para ler ok:
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13687
Abração e vamos nos falando
Bom evento!
Anderson
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Boa noite, professor dr. Anderson,
Muito obrigada pela sugestão de leitura. Já acessei o link, irei realizar a leitura assim que terminarmos o Congresso. Embora seja um estudo sobre o edital de compra de livros didáticos para o Ensino Médio, acredito que posso contribuir para a discussão dos livros do Ensino Fundamental.
Abraços,
Valdirene.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Valdirene,
Eu de novo aqui rs...
Sobre a outra questão que perguntou. Realmente não fiz pesquisas aprofundadas a respeito do edital do último PNLD, mas esse tema pode ser bacana para o desenvolvimento de um artigo científico ou até mesmo uma dissertação ou tese.
Abração e bom evento.
Anderson.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Boa noite, professor dr. Anderson,
Obrigada mais uma vez pelas sugestões.
Abraços,
Valdirene.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS
Débora, boa noite!
Muito bacana suas colocações aqui no trabalho da colega, espero por você mais vezes por aqui ao longo da semana ok.
Desse modo, iremos aprender mais uns com os outros e todos sairão do evento com uma bela bagagem neste novo modo de aproximar as pessoas por meio de um evento acadêmico totalmente virtual.
Abração e vamos nos falando.
Anderson
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS - Autora: Valdirene Batista da Costa Lage
Olá Valdirene, primeiramente parabéns pelo trabalho.
Sou tradutora interprete de Libras e trabalho há 7 anos com alunos surdos incluídos no ensino regular.
Nossa maior dificuldade é trabalhar a Língua Portuguesa com esses estudantes, visto que a Libras para a comunidade surda é a primeira língua, tendo o Português escrito como segunda língua.
Vemos pouca adaptação com relação aos livros didáticos, o que dificulta ainda mais o trabalho do professor.
Gostaria de saber qual a sua visão de inclusão e acessibilidade para esses estudantes e qual a sua maior dificuldade (caso já tenha trabalhado com alunos surdos) como professora de Português.
Desde já agradeço,
Caroliny.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS - Autora: Valdirene Batista da Costa Lage
Boa noite, Caroliny,
Trabalho há 16 anos como professora de Língua Portuguesa nunca tive um aluno surdo. Já tive vários alunos de inclusão com autismo, dislexia entre outros. Isso me levou a fazer uma especialização em Educação Inclusiva e Especial, pois não me sentia muito preparada para incluir, de fato, esses alunos.
Durante o Mestrado, ano passado, cursei uma disciplina de Português como segunda língua, algo de que nunca tinha ouvido falar na graduação. Tivemos uma palestra sobre o ensino de Libras nas escolas e na faculdade.
Embora tenhamos caminhado no sentido de incluir esses alunos, o esforço ainda é muito individual, de cada professor. Na escola, há uma sala de AEE (Atendimento de Educação Especial), a professora desse espaço orienta quem deseja desenvolver um trabalho efetivo com esses alunos, nos momento em que temos tempo pedagógico.
Parabéns pelo seu trabalho! É muito importante buscar formação para contribuir verdadeiramente com a inclusão nas escolas.
Abraços,
Valdirene.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS - Autora: Valdirene Batista da Costa Lage
VAldirene.. se possível
pode me enviar seu contato?
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS - Autora: Valdirene Batista da Costa Lage
VALDIRENE e ANDERSOn
obrigada pelas informações. Sou prof. de Português na rede pública.. sempre questiono a política de escolha e uso dos LD nas escolas.. de 3 em 3 anos são descartados. Hà milhões em investimento, em dinheiro, árvores, etc Além disto há um monopólio da escolha do LD E livro literário nas escolas..
quem escolhe é o Mec e as editoras. Os escritores regionais ficam à margem... Como tentar mudar esta realidade?
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS - Autora: Valdirene Batista da Costa Lage
Bom dia, Mariana,
Obrigada por suas considerações a respeito do meu trabalho.
Realmente há um monopólio. Antigamente, há uns dez anos, em Contagem, havia uma verba que destinava à biblioteca para compra de livros literários e paradidáticos, que foi sendo reduzida até deixar de existir. O valor era considerável, porém havia a exigência de três orçamentos, a livraria precisava ter um monte documento... No final, o livro saía pelo dobro do valor que poderia ser comprado em outros locais.
Sinceramente, não sei como resolver essa questão em relação ao livro didático. É muito dinheiro envolvido. Quanto ao livro literário, talvez "o boca-a-boca" seja a melhor opção, um colega vai indicando para outro e assim sucessivamente...
Meu contato é valdirene.batista@yahoo.com.br
Abraços,
Valdirene.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS - Autora: Valdirene Batista da Costa Lage
Valdirene, boa tarde!
Espero que esteja bem.
Estamos caminhando para o final do nosso evento.
Espero que tenha gostado e aprendido um pouco em cada sala que passou. Ademais, esperamos vê-la no próximo semestre.
Abraço e bom início de semana.
Anderson.
Re: OBJETO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS - Autora: Valdirene Batista da Costa Lage
Boa noite, professor dr. Anderson,
Foi um enorme prazer participar do evento. Experiência enriquecedora, aprendi muito.
Muito obrigada pelas contribuições.
Com certeza, desejo participar dos próximos.
Ótima semana para você também.
Abraços,
Valdirene.