O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 22

Título:

O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS

Autores:Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva
Resumo:

Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de um levantamento das percepções dos usuários de um Portal de Cursos Abertos que oferece cursos em temáticas variadas, a partir de um modelo de formação concebido para essa finalidade. Esse modelo é inspirado nos princípios dos MOOCs, do microlearning, da aprendizagem autodirigida e da Educação Aberta. Os resultados do levantamento indicam altos índices de satisfação dos usuários do portal e demonstram o potencial positivo de iniciativas dessa natureza para IES públicas.

Anexos:
Instituição:UFSCAR
Área do Conhecimento:Ciências Humanas
Tema:Cursos abertos, Modelo de formação, Educação Aberta, MOOC

Palavras-Chave:
 
Mesa (1):Nathan Peixoto Oliveira
Mesa (2):
Mesa (3):
Suellen Silva dos Santos de Souza
Thales Volpe Rodrigues
LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF ART_11_PRISCILA C. F. BIANCHI, CLEIDE L. S. ARAÚJO, et al..pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Ana Paula Rodrigues da Silva -

Olá, pessoal!

É um prazer fazer parte deste evento! Esperamos ansiosas os comentários de vocês sobre nosso trabalho.

Abraços,

Ana Paula

Em resposta à Ana Paula Rodrigues da Silva

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Priscila Cristina Fiocco Bianchi -

Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos(as) a nossa roda de conversa! ;)

É um prazer estar aqui e dialogar sobre cursos abertos e modelos de formação.

Esperamos a participação de todos(as)!

Abraços!

Priscila  

Em resposta à Priscila Cristina Fiocco Bianchi

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Nathan Oliveira -

Muito boa tarde.

Primeiramente saúdo as autoras Priscila, Cleide, Maria e Ana Paula do artigo "O modelo de formação do portal de cursos abertos da UFSCAR na percepção de seus usuários".

O presente trabalho traz à tona a visão do cliente final de um portal multifacetado de cursos abertos lançado em 2018 pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar).

Como principais considerações, temos um alto índice de satisfação dos usuários, reforçando positivamente a utilização dos cursos ofertados para a comunidade acadêmica.  


Em resposta à Ana Paula Rodrigues da Silva

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Marina Jacob -

Professores,

ao saber da plataforma Poca fui fazer minha inscrição, porém não foi possível. O sistema não me enviou a mensagem de aceite da inscrição.. tentei com 2 emails meus diferentes.. escrevi pedindo ajuda,

estou aguardando..

Parabéns pelo trabalho e divulgação, att

Marina

Em resposta à Marina Jacob

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Priscila Cristina Fiocco Bianchi -

Olá, Marina! Bom dia!

Conseguiu acessar o PoCA? A plataforma envia um email para confirmação da inscrição. Normalmente, a mensagem é enviada para a caixa de SPAM.

Qualquer problema, você também pode escrever para contato@poca.ufscar.br

Abraços!

Priscila

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Cleide de Lourdes da Silva Araújo -

Olá, Pessoal!

Sejam bem-vind@s a este espaço!

Fiquem à vontade para fazer suas perguntas, contar suas experiências com o tema...

Esperamos vocês!

Abraços,

Cleide

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Ana Paula Rodrigues da Silva -
Olá, pessoal!

Alguém aqui no evento já participou de MOOCs? Compartilhem conosco sua experiência!!

Aguardamos também as contribuições dos coordenadores da mesa!

Abraços,

Ana Paula
Em resposta à Ana Paula Rodrigues da Silva

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Cleide de Lourdes da Silva Araújo -

Bom dia, pessoal!!

Vamos conversar? Trocar experiências? Esta é uma importante oportunidade para aprendermos juntos!

Aguardamos interações e contribuições!

Abraços, 

Cleide

Em resposta à Cleide de Lourdes da Silva Araújo

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Priscila Cristina Fiocco Bianchi -

Olá, pessoal!

Vemos que a oferta de MOOC e cursos rápidos a distância têm sido bastante procurados por profissionais que buscam qualificação e capacitação para o mercado de trabalho.

E vocês?  Acham que cursos nesse formato (abertos, on-line, a distância e especialmente gratuitos) de fato, ajudam esses profissionais? Por que?

E os coordenadores de mesa? O que pensam sobre isso?

Abraços!

Priscila 

Em resposta à Priscila Cristina Fiocco Bianchi

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Nathan Oliveira -

Muito boa tarde, Priscila.

Acredito que o artigo nos ajudou a identificar os acertos dos cursos neste formato e como eles vem atendendo bem tanto alunos como a formação de professores.

Pessoalmente já utilizei tanto na condição de estudante EaD, como na condição de formação docente e tenho muito o que agradecer pelo conhecimento adquirido não apenas pelos professores conteudistas, formadores e tutores, mas também discentes e toda a rede integrante responsável por viabilizá-lo.

Como melhoria e possível futuro trabalho, pode-se investigar os quesitos de aceitação mais baixa verificados na seção 3 do artigo (Tabela 1)

[Créditos aos autores]


Anexo Captura de Tela 2019-11-13 às 13.24.24.png
Anexo Captura de Tela 2019-11-13 às 13.24.31.png
Em resposta à Nathan Oliveira

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Priscila Cristina Fiocco Bianchi -

Olá, Nathan! Boa tarde!

Muito boa a sua sugestão! Nós, autoras do trabalho, administradoras do Portal e pedagogas certamente temos muito interesse nessa pesquisa para que possamos melhorar ainda mais os cursos oferecidos no PoCA.

Com relação à diversidade das temáticas dos cursos, o próximo passo é buscar parcerias com outras instituições. E já comentando a postagem da Iasmin, o Portal tem um espaço destinado à docentes, servidores técnico-administrativos e pós-graduandos (em parceria com o seu orientador) em que, ao estarem vinculados a uma IES, podem propor cursos para o PoCA.

Vejam o link: https://poca.ufscar.br/index.php/como-propor-um-curso/

Vemos que essa é uma forma de disseminar ainda mais os conteúdos de forma aberta e gratuita. E também, é uma forma de nos aproximarmos de outras instituições e conhecer o trabalho feito por elas.

Aproveito para deixar o convite à vocês! Venham propor cursos para o PoCA! 

Iasmin, que bom que gostou dos cursos. ;)

Forte abraço.

Priscila

Em resposta à Nathan Oliveira

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Ana Paula Rodrigues da Silva -

Olá, Nathan!

Grata pelas contribuições ao nosso trabalho.

Da fato, cabe por parte da equipe uma atenção especial aos critérios que foram pior avaliados, pois eles podem indicar a necessidade de revisão de aspectos do próprio modelo pedagógico que estamos adotando para o portal, de forma a atender melhor as necessidades dos usuários.

Abraços,

Ana Paula

Em resposta à Ana Paula Rodrigues da Silva

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Nathan Oliveira -

Bom dia, Ana.

Maravilha, parabéns pelo trabalho e tenho a certeza que estamos seguindo no caminho certo para melhorarmos nossa educação.

Grande abraço,

Nathan Oliveira.

Em resposta à Ana Paula Rodrigues da Silva

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Iasmin Rabelo de Queiroz -

Olá Ana Paula,

No próprio PoCA estou inscrita em 2 cursos, o que me levou a fazer a leitura do trabalho.

Eu achei os cursos muito bonitos e organizados e uma ótima iniciativa de educação e divulgação científica.

A minha dúvida é que parcerias buscar para replicar essa experiência em outras instituições (?)

Um abraço!

Em resposta à Iasmin Rabelo de Queiroz

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Ana Paula Rodrigues da Silva -

Olá, Iasmin, tudo bem?

Agradecemos a leitura do nosso trabalho e ficamos felizes com seu feedback sobre o PoCA!

A realização de uma plataforma de cursos abertos, com características de MOOC como o PoCA, demanda uma estrutura de Educação a Distância: uma equipe pedagógica para delinear o modelo didático dos cursos; uma equipe de produção de materiais didáticos, para apoiar os conteudistas; e uma equipe de TI, para garantir o ambiente virtual de aprendizagem.

Por isso, acredito ser fundamental a parceria com o setor de EaD da instituição para viabilizar iniciativas como essa.

No caso da UFSCar, nós contamos ainda com a parceria da CAPES, que financiou o projeto.

Um abraço,

Ana Paula

Em resposta à Ana Paula Rodrigues da Silva

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Iasmin Rabelo de Queiroz -

Muito interessante, Ana Paula.

Obrigada!

Em resposta à Ana Paula Rodrigues da Silva

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Jader Luís da Silveira -

Boa tarde Ana Paula.

Eu sempre participo de cursos abertos por meio dos MOOCs.

É um meio democrático e acessível para a obtenção do conhecimento. Os cursos são práticos e de diferentes áreas dos conhecimentos.

É uma metodologia bem interessante e aberta a todos os interessados.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Valdirene Batista da Costa Lage -

Bom dia, Priscila, Cleide, Maria e Ana,

Parabéns pelo trabalho. Li o artigo de vocês que me levou a acessar o site para conhecer os cursos oferecidos. Fiquei interessada em realizar alguns. 

A publicação de vocês é uma de forma de divulgar esse espaço de aprendizagem para nós, que estamos participando do congresso, e para nossos colegas de trabalho também. 

Abraços, 

Valdirene.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Tielle Alves Souto -

Parabéns aos autores do artigo,

Realizar um estudo sobre esses modelos de formação é muito pertinente para podermos entender sua contribuição pra o público alvo. Conheço os cursos de São Carlos e realizo muitos cursos da UNIFEI que tem o mesmo propósito. 

Houve uma grande evolução quando perceberam que tais conhecimentos que poderiam ser adquiridos por tais curso eram de grande valia para o público externo. Essa afirmativa se faz presente pela grande aderência de pessoas do Brasil todo. 

A formação e percepção de uma metodologia mais ativa e diferenciada tem sigo modificada principalmente por vários profissionais da área da educação terem a oportunidade de aumentar seus conhecimentos e melhorar sua prática. 

Aproveitando o tema, gostaria de saber se alguém já realizou cursos nesse formato e qual sua percepção sobre?

Tielle ( Equipe do UEADSL 2019.2)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Jader Luís da Silveira -

Boa tarde as autoras e parabéns pelo brilhante artigo!!

A Educação a Distância está em constante desenvolvimento e evolução. Iniciativas com as dos Cursos MOOC são de grande importância para a comunidade.

Os Cursos MOOC oferecem uma metodologia dinâmica e integradora do conhecimento, com a possibilidade de oferecimento de cursos em diversas áreas do conhecimento.

Outras instituições devem seguir a UFSCar no oferecimento de cursos MOOCs.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Parabéns pela excelente temática iniciei um curso pela aberto pela UFSCAR e confesso que estou gostando muito além de estar ampliando o meu conhecimento os conteúdos me proporcionam a refletir sobre as minhas próprias questões, como os resultados obtidos apontam o curso é bastante satisfatório.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Parabéns pela excelente temática iniciei um curso pela aberto pela UFSCAR e confesso que estou gostando muito além de estar ampliando o meu conhecimento os conteúdos me proporcionam a refletir sobre as minhas próprias questões, como os resultados obtidos apontam o curso é bastante satisfatório.