Título: | O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS |
Autores: | Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de um levantamento das percepções dos usuários de um Portal de Cursos Abertos que oferece cursos em temáticas variadas, a partir de um modelo de formação concebido para essa finalidade. Esse modelo é inspirado nos princípios dos MOOCs, do microlearning, da aprendizagem autodirigida e da Educação Aberta. Os resultados do levantamento indicam altos índices de satisfação dos usuários do portal e demonstram o potencial positivo de iniciativas dessa natureza para IES públicas. |
Anexos: | |
Instituição: | UFSCAR |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Tema: | Cursos abertos, Modelo de formação, Educação Aberta, MOOC |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Nathan Peixoto Oliveira |
Mesa (2): Mesa (3): | Suellen Silva dos Santos de Souza Thales Volpe Rodrigues |
LEIA Artigo Completo em PDF: ART_11_PRISCILA C. F. BIANCHI, CLEIDE L. S. ARAÚJO, et al..pdf |
O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva
Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva
Olá, pessoal!
É um prazer fazer parte deste evento! Esperamos ansiosas os comentários de vocês sobre nosso trabalho.
Abraços,
Ana Paula
Re: O MODELO DE FORMAÇÃO DO PORTAL DE CURSOS ABERTOS DA UFSCAR NA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS - Autoras: Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Maria Angélica do Carmo Zanotto e Ana Paula Rodrigues da Silva
Olá, pessoal!
Sejam bem-vindos(as) a nossa roda de conversa! ;)
É um prazer estar aqui e dialogar sobre cursos abertos e modelos de formação.
Esperamos a participação de todos(as)!
Abraços!
Priscila
Muito boa tarde.
Primeiramente saúdo as autoras Priscila, Cleide, Maria e Ana Paula do artigo "O modelo de formação do portal de cursos abertos da UFSCAR na percepção de seus usuários".
O presente trabalho traz à tona a visão do cliente final de um portal multifacetado de cursos abertos lançado em 2018 pela Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar).
Como principais considerações, temos um alto índice de satisfação dos usuários, reforçando positivamente a utilização dos cursos ofertados para a comunidade acadêmica.
Professores,
ao saber da plataforma Poca fui fazer minha inscrição, porém não foi possível. O sistema não me enviou a mensagem de aceite da inscrição.. tentei com 2 emails meus diferentes.. escrevi pedindo ajuda,
estou aguardando..
Parabéns pelo trabalho e divulgação, att
Marina
Olá, Marina! Bom dia!
Conseguiu acessar o PoCA? A plataforma envia um email para confirmação da inscrição. Normalmente, a mensagem é enviada para a caixa de SPAM.
Qualquer problema, você também pode escrever para contato@poca.ufscar.br
Abraços!
Priscila
Olá, Pessoal!
Sejam bem-vind@s a este espaço!
Fiquem à vontade para fazer suas perguntas, contar suas experiências com o tema...
Esperamos vocês!
Abraços,
Cleide
Alguém aqui no evento já participou de MOOCs? Compartilhem conosco sua experiência!!
Aguardamos também as contribuições dos coordenadores da mesa!
Abraços,
Ana Paula
Bom dia, pessoal!!
Vamos conversar? Trocar experiências? Esta é uma importante oportunidade para aprendermos juntos!
Aguardamos interações e contribuições!
Abraços,
Cleide
Olá, pessoal!
Vemos que a oferta de MOOC e cursos rápidos a distância têm sido bastante procurados por profissionais que buscam qualificação e capacitação para o mercado de trabalho.
E vocês? Acham que cursos nesse formato (abertos, on-line, a distância e especialmente gratuitos) de fato, ajudam esses profissionais? Por que?
E os coordenadores de mesa? O que pensam sobre isso?
Abraços!
Priscila
Muito boa tarde, Priscila.
Acredito que o artigo nos ajudou a identificar os acertos dos cursos neste formato e como eles vem atendendo bem tanto alunos como a formação de professores.
Pessoalmente já utilizei tanto na condição de estudante EaD, como na condição de formação docente e tenho muito o que agradecer pelo conhecimento adquirido não apenas pelos professores conteudistas, formadores e tutores, mas também discentes e toda a rede integrante responsável por viabilizá-lo.
Como melhoria e possível futuro trabalho, pode-se investigar os quesitos de aceitação mais baixa verificados na seção 3 do artigo (Tabela 1)
[Créditos aos autores]
Olá, Nathan! Boa tarde!
Muito boa a sua sugestão! Nós, autoras do trabalho, administradoras do Portal e pedagogas certamente temos muito interesse nessa pesquisa para que possamos melhorar ainda mais os cursos oferecidos no PoCA.
Com relação à diversidade das temáticas dos cursos, o próximo passo é buscar parcerias com outras instituições. E já comentando a postagem da Iasmin, o Portal tem um espaço destinado à docentes, servidores técnico-administrativos e pós-graduandos (em parceria com o seu orientador) em que, ao estarem vinculados a uma IES, podem propor cursos para o PoCA.
Vejam o link: https://poca.ufscar.br/index.php/como-propor-um-curso/
Vemos que essa é uma forma de disseminar ainda mais os conteúdos de forma aberta e gratuita. E também, é uma forma de nos aproximarmos de outras instituições e conhecer o trabalho feito por elas.
Aproveito para deixar o convite à vocês! Venham propor cursos para o PoCA!
Iasmin, que bom que gostou dos cursos. ;)
Forte abraço.
Priscila
Olá, Nathan!
Grata pelas contribuições ao nosso trabalho.
Da fato, cabe por parte da equipe uma atenção especial aos critérios que foram pior avaliados, pois eles podem indicar a necessidade de revisão de aspectos do próprio modelo pedagógico que estamos adotando para o portal, de forma a atender melhor as necessidades dos usuários.
Abraços,
Ana Paula
Bom dia, Ana.
Maravilha, parabéns pelo trabalho e tenho a certeza que estamos seguindo no caminho certo para melhorarmos nossa educação.
Grande abraço,
Nathan Oliveira.
Olá Ana Paula,
No próprio PoCA estou inscrita em 2 cursos, o que me levou a fazer a leitura do trabalho.
Eu achei os cursos muito bonitos e organizados e uma ótima iniciativa de educação e divulgação científica.
A minha dúvida é que parcerias buscar para replicar essa experiência em outras instituições (?)
Um abraço!
Olá, Iasmin, tudo bem?
Agradecemos a leitura do nosso trabalho e ficamos felizes com seu feedback sobre o PoCA!
A realização de uma plataforma de cursos abertos, com características de MOOC como o PoCA, demanda uma estrutura de Educação a Distância: uma equipe pedagógica para delinear o modelo didático dos cursos; uma equipe de produção de materiais didáticos, para apoiar os conteudistas; e uma equipe de TI, para garantir o ambiente virtual de aprendizagem.
Por isso, acredito ser fundamental a parceria com o setor de EaD da instituição para viabilizar iniciativas como essa.
No caso da UFSCar, nós contamos ainda com a parceria da CAPES, que financiou o projeto.
Um abraço,
Ana Paula
Muito interessante, Ana Paula.
Obrigada!
Boa tarde Ana Paula.
Eu sempre participo de cursos abertos por meio dos MOOCs.
É um meio democrático e acessível para a obtenção do conhecimento. Os cursos são práticos e de diferentes áreas dos conhecimentos.
É uma metodologia bem interessante e aberta a todos os interessados.
Bom dia, Priscila, Cleide, Maria e Ana,
Parabéns pelo trabalho. Li o artigo de vocês que me levou a acessar o site para conhecer os cursos oferecidos. Fiquei interessada em realizar alguns.
A publicação de vocês é uma de forma de divulgar esse espaço de aprendizagem para nós, que estamos participando do congresso, e para nossos colegas de trabalho também.
Abraços,
Valdirene.
Parabéns aos autores do artigo,
Realizar um estudo sobre esses modelos de formação é muito pertinente para podermos entender sua contribuição pra o público alvo. Conheço os cursos de São Carlos e realizo muitos cursos da UNIFEI que tem o mesmo propósito.
Houve uma grande evolução quando perceberam que tais conhecimentos que poderiam ser adquiridos por tais curso eram de grande valia para o público externo. Essa afirmativa se faz presente pela grande aderência de pessoas do Brasil todo.
A formação e percepção de uma metodologia mais ativa e diferenciada tem sigo modificada principalmente por vários profissionais da área da educação terem a oportunidade de aumentar seus conhecimentos e melhorar sua prática.
Aproveitando o tema, gostaria de saber se alguém já realizou cursos nesse formato e qual sua percepção sobre?
Tielle ( Equipe do UEADSL 2019.2)
Boa tarde as autoras e parabéns pelo brilhante artigo!!
A Educação a Distância está em constante desenvolvimento e evolução. Iniciativas com as dos Cursos MOOC são de grande importância para a comunidade.
Os Cursos MOOC oferecem uma metodologia dinâmica e integradora do conhecimento, com a possibilidade de oferecimento de cursos em diversas áreas do conhecimento.
Outras instituições devem seguir a UFSCar no oferecimento de cursos MOOCs.
Parabéns pela excelente temática iniciei um curso pela aberto pela UFSCAR e confesso que estou gostando muito além de estar ampliando o meu conhecimento os conteúdos me proporcionam a refletir sobre as minhas próprias questões, como os resultados obtidos apontam o curso é bastante satisfatório.
Parabéns pela excelente temática iniciei um curso pela aberto pela UFSCAR e confesso que estou gostando muito além de estar ampliando o meu conhecimento os conteúdos me proporcionam a refletir sobre as minhas próprias questões, como os resultados obtidos apontam o curso é bastante satisfatório.