FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti

Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti

por Mauricio Teixeira Mendes -
Número de respostas: 0

Então pessoal.

Retomo aqui, uma questão inicial, não sei se os autores ou participantes deste fórum chegou a fazer uma breve pesquisa sobre:

"Poderíamos começar discutir esses conceito citado pela Tielle sobre Imigrante e Nativo digital. O que os autores do trabalho pensam sobre isso?"

Penso que esta reflexão seja pertinente.

1) A maioria dos comentários e até a proposta de Nóvoa, pode inferir que as "novas" tecnologias seria uma forma de chamar a atenção de nossos alunos, de fazer uma aula mais dinâmica e interessante.

2) Os educadores devem estar atualizados quanto a esta tecnologia.

Talvez, estamos supervalorizando essas tecnologias, apesar de concordar que tal tecnologia abre um leque de possibilidades, por exemplo para se trabalhar outros gêneros textuais que não estão contemplados no livro didático. Um grupo menos favorecido socialmente, com um aparelho conectado a internet, pode produzir material para essa rede 2.0, 3.0 ou 4.0, e ao mesmo tempo consumir materiais. De fato haverá uma enorme possibilidade de trocas.

Porém, temos que manter os pés no chão e não generalizarmos as coisas. Tem muito educador, que não utiliza tecnologias digitais e da uma excelente aula. Já que estamos falando do "poder" dessas tecnologias, outra questão para pensarmos seria o da Inclusão digital, que é um desafio enorme, nossas escolas, do campo e da cidade, carece de conexão a internet, de laboratório de informática, e tantas outras coisas.

Sobre o imigrante e nativo digital.

Vejam, como essa teoria é falha:

De acordo com essa teoria eu seria um imigrante digital, pois nasci na década de 80. Meu primeiro contato com um computador e celular foi em 2009.

Conheço várias pessoas que nasceram nos anos 2000, e de acordo com a teoria seriam os nativos digitais, porém até os dias atuais não possuem acesso a internet e nem contato efetivo com as tecnologias digitais.

O que me faz, ser uma pessoa, imigrante digital, com mais habilidade com as tecnologias digitais, do que muitos nativos digitais.

Então, acredito, que nativo ou imigrante digital, podem dominar ou não as "novas" tecnologias... Portanto, essa teoria é muito falha.