A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

Número de respostas: 36

A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular

Autoria:

  • Jussara de Paula da Silva Moura
  • Thais Cerqueira Faria

Palavras-chave:

Deficiência, Educação inclusiva, Inclusão escolar, Ensino

Resumo

O presente estudo é discutir a inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares, objetivando se essas escolas e também os discentes estão capacitados para atender os alunos que irão precisar de todo apoio e dedicação dos mesmos. Sendo o aparato para recebê-los deve ser preparado antecipadamente a sua chegada pelo fato de precisarem de rampas, se for o caso de cadeirantes, entre outros itens que os alunos com deficiência precisam. Propõe-se uma discussão mais ampliada sobre a educação, refletindo o papel do professor.

Coordenação de Mesa

  • Nicoli Peroza Ramos

PDF: leia aqui o texto completo

127 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,pesquisadores!
Sou a Jussara faço parte junto com a Thaís da autoria do artigo cujo tema :A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular.
Nosso trabalho e de grande importância pois a inclusão escolar de crianças com deficiência ainda é um processo em construção e os agentes da comunidade escolar têm pouca participação para construir uma lógica, que acolha as diferenças. De fato, em sua maioria, ainda vivenciam um papel de executores da política de Educação Inclusiva.

82 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Olá, pesquisadores! Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar você, Jussara, e também a Thaís por esse excelente artigo. Vocês trouxeram um traçado histórico sobre a deficiência e a inclusão, além de reflexões sobre o quanto ainda precisamos avançar em termos de diversidade e inclusão nos espaços, sobretudo em ambiente escolar. Apesar da sociedade ter evoluído em muitos aspectos, inclusive no de trazer mais possibilidade de discussões sobre temas como a necessidade de inclusão de pessoas com deficiência, ainda enfrentamos dificuldades na efetividade de direitos, no acesso igualitário de oportunidades. Por isso, é tão importante termos espaços como este para tratarmos de assuntos tão relevantes quanto este que vocês trazem. A conscientização é o primeiro caminho.

115 palavras

Em resposta à Gabriela Caroline Alves Claudino

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Rosineide Oliveira -
Olá,

Boa tarde!

Gostaria de parabenizar as autoras pelo ótimo trabalho, sobretudo pela escolha do tema, e buscar compreender como tem ocorrido a atuação dos professores no ambiente escolar.

29 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Bom dia, pessoal! Nesse último dia de interações, gostaria de deixar duas perguntas aos autores: como foi a realização do trabalho? Quais os principais aprendizados obtidos no processo?
Abraços!

29 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Nicoli Peroza Ramos -
Sejam todes Bem-Vindes ao UEADSL 2023.2!
Que este seja um momento de muitas trocas e aprendizados. Gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho, com tema é de grande relevância.
Gostaria de saber qual foi a motivação para a pesquisa?

39 palavras

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Obrigada,Nicoli por mediar nosso trabalho!

5 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Chegamos ao segundo dia de Congresso!
Convido aos pesquisadores para ler a nossa temática que trata esse assunto muito importante sobre a inclusão que deve envolver pais, familiares e, se possível, as próprias pessoas com deficiência precisam sugerir e apontar quais os melhores caminhos a serem tomados, quais as metodologias, os materiais e como obter o conhecimento da melhor forma possível, ninguém melhor que o próprio educando para dizer de como ele aprende e serem tratados como os protagonistas.

80 palavras

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Nicoli!
A nossa motivação para essa temática e de grande importância para nos autoras,somos professores e a inclusão de crianças com deficiência em âmbito de ensino regular tem apresentado poucos
avanços.

31 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Breno Picon Goston -
Realmente, é muito importante ser abordado esse tipo de tema para o aumento da empatia e melhor inclusão de pessoas com deficiência. A escola é a porta da sociedade, mudar esses princípios é o primeiro passo para a construção de uma cidade mais adaptada para todos seus cidadãos.

48 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Gabriela Caroline Alves Claudino -
Bom dia, Jussara! Que legal a ideia de vocês! Com certeza é muito importante trazermos a questão da inclusão escolar de crianças com deficiência para debate. Precisamos nos mobilizar para garantir que esse direito seja plenamente efetivado em nossa sociedade.
Abraços!

41 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por André Marcelo Messias Fonseca da Silva -
É triste ver que não têm muito avanços na inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Precisamos de mais equidade nessa questão, visto que a educação é um diretio de toda criança.

33 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Thais Cerqueira Faria -
Olá, pesquisadores e participantes!

Meu nome é Thais e junto com a Jussara apresentamos nosso trabalho cujo o tema é de suma importância, pois se trata de inclusão. Um assunto que nunca se esgota nos trabalhos academicos, visto que há muitos desafios a serem sanados ainda.

46 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Juliana Alves -
Olá.
A rede pública de ensino não está preparada para atender efetivamente os alunos com deficiência. Os funcionários não estão preparados para o processo de inclusão e as atividades propostas não atendem a demanda dos alunos.
Parabenizo a abordagem do assunto

41 palavras

Em resposta à Juliana Alves

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Obrigada pelas considerações Juliana!
Convido você e os demais participantes para conhecer nosso artigo cujo tema :As Tecnologias e o Magistério: os Desafios do Docente em Sala de Aula

29 palavras

Em resposta à Juliana Alves

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Juliana concordo com suas considerações,os sistemas de ensino devem prover e promover mudanças em sua organização, a partir do projeto político pedagógico das escolas de modo que possam oferecer um atendimento educacional com qualidade a todas as crianças, eliminando barreiras atitudinais, físicas e de comunicação.

45 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Daniella Custódia de Almeida -
Olá autoras!
Parabéns pelo trabalho, sem dúvidas é um tema muito pertinente. Apesar das leis garantirem a inclusão escolar, sabemos que trata-se de um grande desafio na prática, sendo esse um processo de construção. O caminho é longo, mas é importante não retroceder.

43 palavras

Em resposta à Daniella Custódia de Almeida

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá,Daniella!
Obrigada pelas considerações.

4 palavras

Em resposta à Daniella Custódia de Almeida

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Concordo Daniella a Educação Especial perpassou por diversos caminhos para se chegar ao processo da inclusão no tocante a sua garantia de direitos segundo as leis e políticas públicas que asseguram sua oficialização. Nem sempre foi assim, a inclusão vem acontecendo de modo gradativo nos dias atuais, sendo que ainda existe um longo processo para que a inclusão para todos possa se tornar efetiva tal qual está escrito nas leis que a garantem.

73 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Daniella Custódia de Almeida -
Muito obrigada por colocar em visibilidade um tema tão importante. Parabéns!

11 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Bruno Bispo -

Discussão muito relevante, colocando em perspectiva o papel de um sujeit muito central nessa dinâmica, o professor.

17 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por ana clara -
Texto muito abrangente sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação regular. A análise histórica e a ênfase na preparação das escolas são pontos cruciais. Excelente contribuição para a discussão sobre educação inclusiva.

34 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Mariana Paz -
Parabéns pelo excelente trabalho! A busca pela eliminação de barreiras e promoção de oportunidades educacionais equitativas para todos os alunos é crucial. Nesse contexto, considerando a necessidade de alterações nas estruturas das escolas tradicionais e na mentalidade da sociedade, quais medidas específicas podem ser eficazes para garantir um ensino de qualidade adequado para crianças com deficiência?

56 palavras

Em resposta à Mariana Paz

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Mariana Paz -
De que maneira as instituições de ensino poderiam colaborar de forma mais eficaz com as famílias?

16 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por ana clara -
Parabéns pelo trabalho !

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Monike Lopes -
Parabéns pelo trabalho, meninas! Sobre a inclusão de crianças surdas na educação regular, qual a opinião de vocês sobre a fala abaixo?
“O argumento é plausível, pois recorre à ideia de que, se queremos unir as pessoas, devemos colocá-las juntas e não separadas. Existe o imaginário de que basta colocar um intérprete na sala de aula, uma muleta para o aluno surdo, e estaremos promovendo a inclusão e o bilinguismo”, defende o professor Tarcísio Leite, da UFSC.

O professor defende a escola de surdos, pois acredita que reunir surdos em uma mesma escola ou sala de aula não significa separá-los do mundo ou torná-los mais dependentes. Ao contrário, os ambientes linguísticos que favorecem a vivência de uma língua de maneira espontânea fazem com que os sujeitos se tornem mais autônomos, pois eles alcançam o conhecimento de maneira mais rápida e eficaz.

141 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Talita Stephane -
Parabéns pelo trabalho e escolha da temática!
Sem dúvidas é um tema muito pertinente, visto que, apesar das leis garantirem a inclusão, na prática estamos muito longe disso ainda.

29 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Henrique Sotomayor Emery Coppoli -
Um estudo muito relevante! A discussão sobre a inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares é fundamental para garantir que esses alunos recebam o apoio necessário.

27 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Henrique Sotomayor Emery Coppoli -
A preparação antecipada das escolas, incluindo infraestrutura acessível como rampas, é crucial para proporcionar um ambiente inclusivo. Além disso, a proposta de uma discussão ampliada sobre a educação, com reflexão sobre o papel do professor, adiciona uma perspectiva valiosa. Espero que esse estudo contribua para promover práticas educacionais mais inclusivas e sensíveis às necessidades individuais dos alunos.

57 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Rosineide Oliveira -
O tema, nos faz refletir que apesar dos avanços, ainda temos muitos desafios pela frente.

15 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Ana Carolina Correia Almeida -
Parabéns pela escolha da temática, achei muito atual e importante para discussão.

12 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Ana Carolina Correia Almeida -
Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Verônica Pereira Carlos Pimentel -
Parabéns pelo estudo pessoal. Vale ressaltar que lendo o artigo e com minha experiência de vida é possível inferir que as escolas regulares não estão preparadas e capacitadas, precisamos avançar muito ainda. Entretanto, acredito que estamos caminhando para um pais mais inclusivo, com base na globalização e expansão da tecnologia que possibilita recursos e oportunidades de equidade.

57 palavras

Em resposta à Verônica Pereira Carlos Pimentel

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
É com imensa gratidão e satisfação que expresso meus sinceros agradecimentos a cada um de vocês por sua valiosa participação no fórum de debate sobre nossa temática.
Agradeço a cada pesquisador presente por compartilhar suas perspectivas, experiências e descobertas.

39 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por Alex Marcolino -
Estava buscando ler algo exatamente nesta temática! Muito bom!

9 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por André Marcelo Messias Fonseca da Silva -
Parabéns Jussara e Thais pelos trabalho!
O tema é muito importante e atual, principalmente depois de notícias recentes sobre o despreparo de professores no trato com alunos que apresentam deficiência intelectual.

31 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular - autoria: Jussara de Paula da Silva Moura , Thais Cerqueira Faria

por FILIPE REIS -
Este artigo destaca-se pela sua abordagem sensível e detalhada sobre a inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares. A dedicação dos autores em explorar aspectos práticos e teóricos da educação inclusiva demonstra uma preocupação genuína e um entendimento profundo do tema, contribuindo significativamente para o avanço da inclusão educacional.

50 palavras