O ponto de vista do texto dissertativo-argumentativo
Autoria:
- Luiz Felipe Batista Monteiro
- Victória Santana
Palavras-chave:
ponto de vista, texto dissertativo-argumentativo, linguística aplicada, análise do discurso, enem
Resumo
A tese/ponto de vista desempenha papel crucial em textos dissertativos argumentativos, uma vez que é por meio dela que o texto se constrói. No entanto, muitos estudantes têm dificuldade em sua identificação/construção e produzem textos mal elaborados ou apresentam problemas de leitura. Tendo isso em vista, a partir da discussão do conceito de tese, apresenta-se subsídios para que os professores possam auxiliar seus alunos a desenvolver habilidades em relação a ela. A tese comumente é definida como uma opinião ou ponto de vista sobre o tópico proposto; neste artigo, porém, destaca-se a necessidade de relacionar tese e argumento, sublinhando que a tese é mais do que apenas uma opinião e enfatizando sua centralidade no texto. Além disso, evidenciamos que, em virtude desse vínculo, não é possível elaborar exercícios que utilizem apenas a introdução, devendo ser lido o texto como um todo.
Coordenação de Mesa
- Tielle Alves Souto
- Thais Cerqueira Faria