O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

Número de respostas: 32

O ponto de vista do texto dissertativo-argumentativo

Autoria:

  • Luiz Felipe Batista Monteiro
  • Victória Santana

Palavras-chave:

ponto de vista, texto dissertativo-argumentativo, linguística aplicada, análise do discurso, enem

Resumo

A tese/ponto de vista desempenha papel crucial em textos dissertativos argumentativos, uma vez que é por meio dela que o texto se constrói. No entanto, muitos estudantes têm dificuldade em sua identificação/construção e produzem textos mal elaborados ou  apresentam problemas de leitura. Tendo isso em vista, a partir da discussão do conceito de tese, apresenta-se subsídios para que os professores possam auxiliar seus alunos a desenvolver habilidades em relação a ela. A tese comumente é definida como uma opinião ou ponto de vista sobre o tópico proposto; neste artigo, porém, destaca-se a necessidade de relacionar tese e argumento, sublinhando que a tese é mais do que apenas uma opinião e enfatizando sua centralidade no texto. Além disso, evidenciamos que, em virtude desse vínculo, não é possível elaborar exercícios que utilizem apenas a introdução, devendo ser lido o texto como um todo.

Coordenação de Mesa

  • Tielle Alves Souto
  • Thais Cerqueira Faria

PDF: leia aqui o texto completo

183 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Thais Cerqueira Faria -
Olá, queridos participantes do UEADSL 2023.1 !!
Tudo bom com vocês?

🎉 Estamos iniciando mais um congresso cheio de conhecimentos!

Então, vamos começar?

Gostaria de parabenizar o Luiz Felipe e a Victória pelo seu trabalho!!!
E queria já perguntar: O que os motivou a fazer determinada temática?

47 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Luiz Felipe Batista Monteiro -
Bom dia! Agradecemos as boas-vindas! É muito bom participar do Congresso.
Escolhemos essa temática porque percebemos que há muitos professores que se equivocam na hora de identificar o que é a tese de um texto, às vezes chamando de "argumento" o que na verdade seria a tese. Além disso, saber identificar o ponto de vista é muito importante, pois muitas vezes os alunos se perdem na escrita do texto porque falam do tema sem se preocupar em defender a tese. Se não se tem claro qual a tese, é muito grande a chance de fazer um texto sem direção. Afinal, argumentação é a defesa do ponto de vista.
Na nossa prática de sala de aula, a gente percebe essa dificuldade de identificar teses e organizar-se no próprio texto. Essa dificuldade chamou para pesquisa e para a publicação do artigo.
Para mostrar que essa dúvida é frequente mesmo entre professores, o ideal seria que fizéssemos um questionário com vários participantes, mas mesmo um simples formulário do Google demandaria uma aprovação de um conselho de ética, que demanda certo tempo. Não descartamos desenvolver melhor esse tema futuramente.

185 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Mariana Gato -
Olá, tudo bem? Me chamo Mariana Gato, aluna de Licenciatura em Letras Português na UFMG e aluna da disciplina de OF. DE LP:LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - TOL2.

Esse artigo é extremamente valioso ao abordar um aspecto fundamental na construção desse tipo de texto. O texto resume de forma concisa e clara a importância da tese/ponto de vista na estruturação do texto e destaca os desafios que muitos estudantes enfrentam ao identificá-la e construí-la adequadamente. Uma das grandes qualidades do artigo é a sua abordagem prática e orientadora. Gostei muito!!

91 palavras

Em resposta à Mariana Gato

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Mariana Gato -
Achei um tema muito interessante para trabalhar com os alunos, pois eles realmente tem muita dificuldade nessa parte. Como exemplo de prática, acredito que debates e júris em sala podem ajudar bastante a desenvolver essa questão do ponto de vista.

40 palavras

Em resposta à Mariana Gato

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Luiz Felipe Batista Monteiro -
Acho que pode ser uma alternativa mesmo. Os alunos não tem dificuldade somente pela redação ser escrita, às vezes a dificuldade está na própria organização do raciocínio.

27 palavras

Em resposta à Mariana Gato

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada pelas considerações, Mariana!

4 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Caísa Vitória -
Excelente trabalho!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Caísa Vitória -
Quais dificuldades encontraram na construção do artigo?

7 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Thais Cerqueira Faria -
Olá, autores e os demais participantes!!!
Gostaria que comentassem porque o trabalho se interliga ao tema do evento: Liberdade e preconceito.

21 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Victória F. de Santana Silva -
Olá! Nós não diríamos que nosso trabalho trata diretamente do tema, se interligue diretamente com ele. Porém, é claro que é sempre possível fazer uma relação, afinal uma educação crítica é uma prática de liberdade e uma forma de erradicar o preconceito. A educação se liga de forma fundamental a esses temas.

52 palavras

Em resposta à Caísa Vitória

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Victória F. de Santana Silva -
Olá, Caísa!
A principal dificuldade com a qual nos deparamos foi em relação a extensão do artigo. Para nós era importante apresentar pelo menos uma redação completa como exemplo — algo que infelizmente não foi possível —, uma vez que defendemos que para reconhecer melhor a tese precisamos analisar o texto como um todo. Devido a isso também nos empenhamos em achar uma redação que fosse o melhor exemplo possível, que exemplificasse de forma mais completa nosso ponto e de modo mais evidente, o que também foi bastante desafiante.

88 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Olá!
Primeiramente parabenizo aos autores pelo tema.
Aproveito o espaço para dirigir a seguinte pergunta: como se deu a escolha do tema e quais pontos lhes chamaram atenção?
Abraços.

29 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Luiz Felipe Batista Monteiro -
Olá, Jussara! Agradeço o comentário!
Escolhemos o tema porque é uma demanda que nós vivenciamos na sala de aula, e era algo que tínhamos como dar alguma colaboração. É uma necessidade que chamou bastante nossa atenção. Não pudemos aprofundar mais pelo tempo e pela extensão do artigo, mas há outros aspectos a serem estudados quanto ao tema. Por exemplo, além de uma definição melhor de tese e de considerar o texto como um todo, como desenvolver com o aluno a capacidade de reconhecer a tese de um texto? Quais tipos de exercícios podem ser dados? Como o aluno introjeta o conceito?

101 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Conceição Tassi de Oliveira Lopes -
Boa noite! Meu nome é Conceição Tassi de Oliveira Lopes, sou aluna da OF. DE LP:LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - TOL2.
O artigo apresenta uma discussão interessante sobre a importância da tese ou ponto de vista em textos dissertativos-argumentativos. Os autores destacam que muitos estudantes têm dificuldades em identificar e construir uma tese sólida, o que resulta em textos mal elaborados ou com problemas de leitura. Eles ressaltam a necessidade de relacionar a tese com os argumentos, enfatizando que a tese vai além de uma simples opinião e desempenha um papel central no texto.
Os autores também apontam a falta de clareza na conceituação da tese, tanto para os alunos quanto para os professores. Eles mencionam algumas definições encontradas em pesquisas e destacam a importância de relacionar a tese com os argumentos, pois é por meio dos argumentos que a tese é defendida e sustentada.
No exemplo de redação apresentado, os autores demonstram como a falta de clareza na definição da tese pode levar a interpretações diferentes. Eles ressaltam a importância de uma definição precisa da tese para que o autor possa desenvolver seus argumentos de forma coerente e convincente.
Em geral, o artigo traz reflexões relevantes sobre a importância da tese e sua relação com os argumentos em textos dissertativos-argumentativos. Os autores oferecem subsídios para os professores auxiliarem seus alunos no desenvolvimento dessa habilidade.
Como os professores podem ajudar os alunos a identificar e construir uma tese sólida em textos dissertativos-argumentativos?

243 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Tielle Souto -
Olá pessoal,

É um prazer poder mediar as discussões desse trabalho tão interessante. Parabéns aos autores pelo artigo, e um ótimo evento para todos nós.

Abraços

26 palavras

Em resposta à Tielle Souto

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Thais Cerqueira Faria -
Olá, Congressistas!
Vamos para mais um dia de congresso!
Gostaria de agradecer as considerações dos participantes aqui presentes!

18 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Thais Cerqueira Faria -
Gostaria de lançar uma pergunta: para a produção de um texto é necessário ensinar também elementos gramaticais como os conectivos e coesão. Tem alguma dica de como poderia ensinar os estudantes de forma que eles entendam a relação da gramática com texto, visto que muitas vezes isso é ensinado de forma descontextualizada?

52 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Luiz Felipe Batista Monteiro -
Oi!
Não nos detivemos muito sobre esse assunto. Esse é um assunto difícil, que ainda estamos aprendendo como lidar melhor. Os textos de Irandé Antunes mostram bem como abordar a questão, mas há alguns apontamentos que podem ser feitos aqui.
É importante se preocupar com o uso, o sentido e não a nomenclatura. Não interessa que o "mas" seja "adversativo" ou uma "conjunção adversativa", mas que ele serve para relacionar duas frases, mostrando que a segunda se opõe à primeira (quebra uma expectativa que poderia ser gerada com a primeira frase).
Outro ponto é que não interessa muito se é conjunção, advérbio, preposição, sintagma, o que interessa é que exerce um papel de conector/conexão. Irandé Antunes também não opõe subordinadas concessivas e coordenativas adversativas, o que interessa é o sentido de oposição.
Creio que exercícios de substituição por expressões que realizam o mesmo sentido sejam interessantes, por exemplo.
Uma outra consideração que acho interessante é que o problema da coesão às vezes está na organização do texto. Conforme Costa Val, a coesão é a manifestação linguística da coerência. Então, se o texto tem problemas na ordem da coerência, problemas de organização e relação entre as partes, isso vai se manifestar também da coesão. Um exercício que já dei em sala de aula foi de organizar um texto, pondo trechos em uma ordem que fosse interessante.
É importante, também, não perder de vista a centralidade do texto. Há redações dissertativo-argumentativas, por exemplo, que substituem "brasileiros" por "população verde-amarela". Isso é muito pior que repetir a palavra simplesmente. A repetição é ruim porque torna o texto enfadonho. "População verde-amarela" é uma substituição artificial, que não encontra aceitabilidade, que não se adequa ao contexto.
Por fim (apesar de ser possível fazer acréscimos), é preciso se preocupar com o sentido, com o uso, com a situação concreta, com o efeito de sentido. O que eu quero dizer com isso? É que o aluno não deve fazer meras substituições artificiais, ele deve ler textos e ir incorporando as formas linguísticas. Adoro o uso de tabelas, acho que é sim muito proveitoso e tem que ser usada, mas o aluno tem que usar aquilo que ele conhece e se arriscar um pouco, não somente colocar uma expressão que uma tabela diz que serve pra substituir. Por exemplo, "portanto" tem um valor conclusivo bastante maior que "nesse sentido". Mesmo que as duas formas sejam classificadas como conjunção conclusiva, elas não são absolutamente equivalentes (não existe sinonímia perfeita, conforme Rodolfo Ilari). O aluno tem que se preocupar com o efeito de sentido, se aquele trecho deve ter maior ou menor valor conclusivo, se ela deve ser uma conclusão de valor mais lógico ou empírico. Então, em resumo, a gramática deve estar a serviço do texto.

457 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Jussara De Paula Da Silva Moura -
Tema bastante pertinente!!

3 palavras

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada, Jussara!

2 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Kenia Fonseca -
Tema muito pertinente para o estudante universitário, principalmente para mim, nos estudos de filosofia.

14 palavras

Em resposta à Kenia Fonseca

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Thais Cerqueira Faria -
Olá, Congressistas!
Estamos chegando ao final de mais um congresso e gostaria de agradecer imensamente a contribuição de todos!
Até a próxima!!!
Thais

23 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Luiz Felipe Batista Monteiro -
Agradeço muito a todos por participar desse Congresso e das discussões! Foi muito prazeroso.

14 palavras

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Victória F. de Santana Silva -
Agradeço também pela oportunidade de participar desse congresso. Obrigada!

9 palavras

Em resposta à Kenia Fonseca

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Thais Cerqueira Faria -
Obrigada pelas contribuições, Kenia!

4 palavras

Em resposta à Kenia Fonseca

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Victória F. de Santana Silva -
Nossa, que bacana! Como vocês na filosofia estudam o assunto? Tese é um conceito que veio da filosofia, né? E é pouco tratado nos textos acadêmicos na área de letras ao que nos parece. "Argumentação" é um conceito muito discutido na letras, com muitas abordagens. Já o conceito de "tese" não é muito tratado.

54 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Tayná Mayara -
Olá, boa noite.
Esse texto me ajudou demais entender melhor sobre o que é uma tese. Pós Enem um calouro na universidade necessita de fazer leitura deste artigo!

28 palavras

Em resposta à Primeiro post

Re: O PONTO DE VISTA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO - autoria: Luiz Felipe Batista Monteiro, Victória Santana

por Arthur Brôndolo -
Gostei do tema, muito pertinente para melhorar a escrita, principalmente para quem ainda está começando no meio acadêmico.

18 palavras