Título: | A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING |
Autores: | Wesley Marques da Silva |
Resumo: | Esta obra busca discutir o bullying e o cyberbullying no contexto escolar, entendendo este espaço como local de construção cultural e social, propício à ocorrência de práticas violentas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como qualitativo, sendo um recorte de dissertação realizada na UNIMEP. É uma contribuição para o campo da educação por tratar de um tema relevante a contemporaneidade educacional, e por propor estratégias de intervenção contra a violência virtual ou presencial no âmbito escolar. |
Anexos: | |
Instituição: | Universidade de Brasília – UnB |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Tema: | Escola, Bullying, Cyberbullying |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Paula Lima Neves |
Mesa (2): | Thales Volpe Rodrigues |
LEIA Artigo Completo em PDF: ART_01_ WESLEY MARQUES DA SILVA.pdf |
A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
A disposição para supostas dúvidas e trocas de informações.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Wesley!
Gostei muito de seu texto!!
Estou cursando Licenciatura em Pedagogia e tenho a intenção de, na sequência, fazer uma pós-graduação em psicopedagogia.
Infelizmente, como você bem cita em seu texto, muitas vezes as humilhações pelas quais alunos passam não são abordadas como deveriam. Parece que nos esquecemos do quanto a fase da juventude é difícil. Do quanto, por ainda não sermos suficientemente maduros - nessa faixa etária, somos marcados por situações que nos causam sofrimento, aflição, baixa autoestima, entre outros.
Outro trecho de seu texto que considerei muito interessante é o apontamento que faz a respeito do cyberbullying ser, de certa forma, mais cruel que o bullying tradicional. Afinal, a pessoa pode ser atingida mesmo à distância.
Fazendo um adendo, ressalto que é triste ver o quanto tem aumentado os casos de suicídios e/ou tentativas de suicídio entre jovens. E sabemos que nesse respeito, bullying e cyberbulling são agravantes.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Boa tarde, agradeço as pontuações sobre o texto, salientando que o bullying e o cyberbullying são agravantes no aumento de suicídio, por serem práticas perversas e muitas vezes irreversíveis para quem sofre, e com a possibilidade da rede móvel e sua acessibilidade e disponibilidade de uso a qualquer momento desde que esteja conectado a internet, o cyberbullying tornou-se uma prática possível a qualquer momento. Obrigado pelas contribuições Lara.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Lara essa prática tem se tornado tão frequente e tão perigosa que leis foram feitas para inibir as pessoas de realizarem tal ato.
Muitos se blindam pela tela do computador e consideram que tem o direito de ofenderem e cometerem crimes, e que os mesmo irão ficar impunes. É preciso ter leis mais severas e uma maior conscientização de todos sobre os efeitos de tais atitudes.
As escolas vem aumentando seu olhar diante de tais temáticas, mas creio que ainda não conseguiram alcançar os jovens de forma mais profunda para que eles repensem sobre o assunto.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Boa tarde a todos, parabéns pelo seu trabalho Wesley, Você conseguiu trazer um tema complexo, que muitas vezes é evitado pelos inúmeros questionamentos que levanta e ainda conseguiu apresentar soluções e propostas para os ataques presenciais ou cibernéticos.
A proposta da formação continuada para os docentes nesta área é essencial. Estas capacitações auxiliam os docentes em campo a desenvolverem um sentido de percepção para estas questões, observação e intervenção.
A gestão junto a equipe também também podem desenvolver práticas que abordem este tema junto os familiares dos estudantes, foi muito interessante o ponto em que menciona a escola vista como um "depósito de jovens", muitas famílias ainda não construíram a concepção da importância da escola na construção do indivíduo, precisamos desenvolver ações que criem estas ideologias.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Obrigado Ana pelas pontuações, penso que o objetivo principal da obra era realmente tentar propor saídas para casos de bullying e cyberbullying, pois muito se tem falado sobre a conceituação e ocorrências dos mesmos, mas, pouco se tem proposto para diminuir os casos, grato, grande abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Verdade Wesley, é necessários procurar ações que trabalhem com a prevenção só problema e não apenas discutir sobre.
Penso que palestrar bem elaboradas em escolas e ambient s que possam atingir uma boa parte de um determinado pública é uma alternativa interessante. Mas considero que é preciso tocar nesse assunto e conscientizar a todos com metodologias que realmente possa trazer resultados.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Boa tarde Tiele, penso realmente que temos que propor alternativas para ocorrências e também conscientizar de forma efetiva toda a comunidade escolar na tentativa de diminuição dos casos.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Parabéns pela produção e publicação de sua obra neste evento tão importante para nós educadores.
O tema abordado é assunto a ser tratado com urgência nas escolas, visto que a humilhação e o constrangimento nas redes sociais tem alcances muito maiores nas redes sociais virtuais pela possibilidade de armazenamento, compartilhamento e disponibilidade de acesso a qualquer um que deseje visualizar na internet. As soluções apresentadas para a implementação nas escolas e na relação com a comunidade, melhoram significativamente as relações dos alunos e dispõe de recursos e ferramentas necessárias quando se depara com cyberbullying no ambiente escolar. Uma de suas soluções apresentadas e que mais me chamou atenção é quanto ao armazenamento dessas ocorrências juntamente com as soluções, para que futuramente outros integrantes administrativos e professores possam acessar esse banco de dados e apresentar soluções pertinentes a cada caso. Um estudo profundo sobre esses dados possibilita melhor desenvolvimento das políticas e regras trabalhadas, evitando novos conflitos e propondo recursos e meios para gerar resultados significativos de melhora na relação entre os alunos e na relação pais, alunos e os agentes escolares, alertando sobre as possíveis consequências, causas e trabalhando a ampla divulgação para evitar situações de cyberbullying na escola.
Atenciosamente,
José Emanuel
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Obrigado José pelas pontuações, o arquivamento de dados das ocorrências e uma importante ferramenta no enfrentamento e na busca de ressocialização do agressor também, pois ao identificá-lo este também necessitará de acompanhamento, pois, o agressor geralmente é caracterizado pela baixa autoestima, e por problemas que não sabe enfrentar e geralmente tende a descontar no próximo, grande abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Olá, Wesley! Seja muito bem-vindo à Roda de Conversas do UEADL.
Parabéns pelo seu trabalho, o qual problematiza um assunto tão atual e, infelizmente, tão recorrente em diversas instituições de ensino: o bullying e o cyberbullying.
Particularmente, acredito que a tendência é o cyberbullying ser cada vez mais discutido nas escolas, haja vista a sociedade contemporânea em que vivemos, cada vez mais conectada virtualmente e, não raramente, insensível aos sentimentos alheios, e avessa, como o seu texto coerentemente aborda, à diversidade peculiar do outro.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Wesley, gostaria de refletir sobre um extrato de seu artigo:
A diminuição da tensão dos ambientes violentos dentro da Escola, passa pelo envolvimento da comunidade escolar (professores, direção e pais), na tentativa de estabelecer entre outros, discussões e principalmente regras claras de conduta, onde esteja claro o que pode e o que não se pode fazer na escola, sendo respeitadas dentro de um processo estável, e que não mude por motivos de conveniência de interesses. Este seria um grande passo para o bom funcionamento da escola e para o apoio do aluno na busca de ajuda. (p.5)
É notório que os alunos, principalmente os adolescentes e os jovens, costumam empreender um movimento de desobediência às regras escolares, o que causa tensões internas. No caso do bullying e o cyberbullying, algumas escolas têm investido na apresentação dessas questões aos alunos, propondo a construção com os próprios discentes, de novas formas de convivência no ambiente escolar, inclusive via projetos interdisciplinares, mobilizando, nesse sentido, os professores dos mais diversos componentes curriculares.
O que você acha da perspectiva de projetos no anseio de inibir o bullying e o cyberbullying?
Aguardo a sua participação!
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Paulo, primeiramente gostaria de agradecer as pontuações no meu texto, quanto as normas produzidas pela comunidade(pais, professores e direção) serviram como norte para o aluno na busca de soluções e auxilio em atos de bullying e cyberbullying, mas, concordo contigo que a construção de regras junto ao aluno e discussão de casos é de grande valia, primeiro por conta que o ser tende a não quebrar aquilo que ele mesmo constrói e segundo, a mobilização por meio de casos e principalmente a tentativa de inibição desses por meio de projetos interdisciplinares é um grande passo, visto que o enfrentamento terá maior efetividade quando a escola está unida na causa e nesse sentido o aluno se sentirá melhor ambientado a enfrentar e denunciar os atos violentos sofridos. Grande abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Wesley, obrigado pela resposta. E, mais uma vez, parabéns pelo seu artigo!
Sucesso pra você! Que as suas pesquisas sobre o bullying e cyberbullying gerem novos textos, novas reflexões, e que o nosso congresso UEADSL seja sempre um espaço para a apresentação de suas produções.
Abraço!
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Oi Wesley!
Muito importante essa temática e de pensarmos como o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação e a utilização de aparelhos móveis tornam essas relações ainda mais agressivas, por mais que não estejam fisicamente ligadas é cruel no sentido da palavra.
Promover ações de combate ao bullying e ao cyberbullying ultrapassam o espaço escolar e atravessam realidades e cotidianos distintos.
ótimo trabalho!
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Obrigado pelas pontuações João, realmente o ambiente virtual é irreversível e precisamos questionar seu uso como ético, e conforme citado essas agressões não o são físicas por ser a característica desse espaço, mas se tornam mais perversas ainda por acontecerem a qualquer e em todo momento. Grande abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Tema de muita relevância e que merece destaque no momento atual em que tantos jovens ao se sentirem desprezados com Bullying cometem suicídio. Ao analisar as colocações e reflexões do texto percebermos que de fato a escola tem fundamental importância para evitar que essas crueldades se disseminem tanto no meio acadêmico, quanto no meio virtual. Quando cita que "as regras de desempenho e resultados exigidos da criança não preparada, poderão levá-la à revolta, desencadeando atitudes de negação e agressividade frente à escola", entendemos o desafio que é essa preparação e como podem fazer a diferença na vida dos estudantes desenvolver um trabalho que gere uma cultura de paz.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Ana, o papel da escola tem se tornado primordial frente a situação atual em que cada vez mais a família se vê distante da mesma, obrigado pelas considerações, forte abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Boa tarde, Wesley.
Sou a Paula, Coordenadora de Mesa de seu trabalho. Primeiro, te parabenizo pela título: A escola e suas relações com o bullyng e o cyberbulling, relatando a cultura da violência como também um problema de educação.
E segundo, te parabenizo pela participação na Roda de Conversas do UEADSL. A possibilidade de contato com o seu tema e sua problematização na pesquisa, divulgado em um local científico aberto, possibilita ampliação de debates. Aproveite o domínio do tema proposto, e podendo, participe das indagações propostas.
Toda a equipe agradece por sua presença e pesquisa.
Abraços,
Paula
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Boa tarde, obrigado Paula pelas considerações, igual a você entendo o tema como pertinente a realidade escolar contemporânea, por tratamos da violência e sua expansão presencial e também virtual, creio que as discussões por meio desta pesquisa tendem a propor atitudes para a diminuição e enfrentamento de casos de bullying e cyberbullying, grande abraço e a disposição para trocas de conhecimento.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Boa noite!!
Primeiramente gostaria de parabenizar o autor pela escolha do tema.
No que se refere ao bullying, podemos considerar que é um tema complexo e delicado.
Quando eu estudava no ensino fundamental II e ensino médio sofri com o bullying e hoje com 29 anos ainda me recordo com nitidez desses momentos ruins e como esse "trauma" afeta a minha vida até hoje, sinto insegurança e baixa auto estima.
Me recordo também que a escola sempre foi omissa, os professores fingiam que não viam nada, a supervisão dizia que conversaria com os agressores e não conversava e enfim, eu tinha que me virar com uma situação com a qual eu não tinha maturidade para resolver e tinha vergonha para falar sobre.
Então, ao meu ver, é um tema que deve ser conversado e os cursos de licenciatura devem preparar os futuros professores para lidar com essas situações, formar gestores preocupados com a saúde emocional dos seus alunos. Conversar com os alunos sobre diversidade e sobre a importância de respeitar o outro, incentivar a ter empatia com o próximo.
Sabemos que hoje a escola não é apenas uma instituição que forma a vida acadêmica do individuo, mas forma também o ser humano como um todo. Então, essa temática tem que estar presente no âmbito escolar através de professores, gestores, alunos e comunidade.
Parabéns!!!
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Oi Wesley.
Tema relevante permeia o seu trabalho.
A violência é um problema atual e mundial e os educadores precisam estar capacitados para o enfrentamento deste fenômeno.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Obrigado Larissa, as pontuações do texto visam propor situações de enfrentamento, espero estar colaborando, forte abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Carolina, gostaria de agradecer por seu depoimento. Todas as pontuações foram fundamentais, mas, seu relato e contribuições exemplificam a necessidade de discussão, planejamento para uma cultura de paz e principalmente dar apoio quando há ocorrências de casos, pois, como salientado a maturidade do aluno e falta de apoio são situações agravantes no processo de enfrentamento, espero que a proposição de alternativas a casos de bullying e cyberbullying, relatados no texto, sejam de valia aos profissionais, e que você realmente possa superar os ocorridos pessoais fazendo a diferença, como aqui, demonstrando a importância do enfrentamento dessas ocorrências, forte abraço, agradeço imensamente.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Wesley.
Parabéns pelo trabalho!
Complicado saber que muitas vezes os alunos sofrem algum tipo de humilhação que passam despercebidas. Nosso papel como profissionais da educação é abrangermos cada vez mais a temática. Pois hoje em dia com o cyberbullying, esse crime acontece mais facilmente e se espalha rapidamente também. Aumentando assim o índice de jovens com depressão e suicídios.
Abraços,
Caroliny.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Caroliny, realmente o papel do professor é fundamental para prevenção e atuação em casos e junto a toda comunidade devem buscar uma cultura de paz no âmbito escolar, grande abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia, Wesley,
Parabéns pelo trabalho.
A formação é fundamental para que o docente esteja atento e perceba em tempo de intervir, antes que a situação se torne insustentável para o aluno. O número de suicídio e de tentativa de suicídio entre adolescentes é alarmante.
Essa formação deve ser dirigida a toda comunidade escolar. É importante que todos entendam para não banalizar ou supervalorizar o problema, como você afirma em seu artigo.
A discussão sobre esse assunto não deve acontecer somente quando o problema surgir na escola. Medidas preventivas são fundamentais para a construção de um ambiente escolar saudável.
Abraços,
Valdirene.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia, obrigado pelas pontuações Valdirene, acredito como fundamental como citado por você, programas de prevenção, grande abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Estou de acordo, o Bullying é realmente um tema sério e infelizmente não abordada de forma adequada dentro do contexto escolar. Ainda mais potencializada com o cyberbullying, essa questão se torna urgente. Como alguns já comentaram, esses atos podem se passar por brincadeiras, o que muitas vezes dificulta a sua identificação.
O seu trabalho apresentou um bom panorama da situação atual e das medidas para combatê-la. Fico curioso para conhecer mais sobre seu trabalho, Wesley! Parabéns!
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Alex, o bullying e o cyberbullying se tornam presentes à partir da terceira atitude violenta realizada pelo agressor, ou seja, o enquadramento dessas "brincadeiras" pode ser o inicio dessas práticas perversas, por isso, torna-se de suma importância sempre estar atento ao seu contexto social e principalmente a mudança de atitudes dos educandos, pois essas possivelmente lhe darão indícios de ocorrências, obrigado pelas pontuações, forte abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho que demanda nos dias atuais uma constante reflexão, tendo em vista os inúmeros episódios de tragédias nas escolas ligadas ao bullying é necessário que esta discussão se dissemine para que em conjunto com as demais redes, saúde, assistência social, encontrem formas de reverter essa situação. De acordo com o artigo do Wesley me fez questionar sobre o que estamos fazemos dia a dia como profissionais da educação para auxiliar os alunos que de alguma forma sofrem algum tipo de violência e consequentemente diminuir essas questões do contexto escolar.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho que demanda nos dias atuais uma constante reflexão, tendo em vista os inúmeros episódios de tragédias nas escolas ligadas ao bullying é necessário que esta discussão se dissemine para que em conjunto com as demais redes, saúde, assistência social, encontrem formas de reverter essa situação. De acordo com o artigo do Wesley me fez questionar sobre o que estamos fazemos dia a dia como profissionais da educação para auxiliar os alunos que de alguma forma sofrem algum tipo de violência e consequentemente diminuir essas questões do contexto escolar.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Luana, obrigado pelas contribuições, fico feliz em saber que meu texto trouxe indagações sobre o papel do profissional frente a ocorrências de bullying e cyberbullying e também de como evitá-las e enfrentá-las, grande abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Parabéns pelo trabalho, Wesley.
Tema importantíssimo e cada vez mais presente em nossa realidade.
Infelizmente o bullying no universo escolar está mais presente do que a gente imagina e causa mais males do que a gente espera.
A mente atormentada por comentários maldosos e zombarias é um problema social grave.
Além das vítimas ficarem marginalizadas, sofrerem problemas psicológicos, acontecerem suicídios, as pessoas que cometem esse crime cada vez mais ficam livres se sentem frias, mais à vontade para reincidirem.
Um basta ao bullying!
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Elton, Obrigado pelas considerações e concordo que as humilhações sejam elas as que façam sangrar no corpo ou na alma são perversas e muitas das vezes irreversíveis a quem as sofrem, grande abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Wesley,
Muito interessante e atual o seu relato. Após a leitura, chego mais uma vez a conclusão do quão urgente e importante que as escolas trabalhem em seu currículo as competências e habilidades socioemocionais, para que o aluno desenvolva a capacidade de se conhecer e de se colocar no lugar do outro, evitando assim essa violência tão presente no contexto escolar.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Fabiana, agradeço as considerações, trata-se de um tema contemporâneo que precisa estar presente nas discussões e propostas de ensino nas escolas, frente à realidade da cultura violenta cada vez mais presente em nosso contexto social e também ao alcance dessas perversidades pelo ambiente virtual, grande abraço.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Olá Wesley, boa noite!
Seu estudo nos demostra a necessidade de pensar em estratégias que nos façam perceber que o bullying ainda se faz presente na escola, e hoje com o agravante de ocorrer em meio virtual também.
Realmente se faz necessário que todos se envolvam para a conscientização acerca do tema. Precisamos estar dispostos a ouvir e perceber atos de bullying na escola, buscando meios para coibir e ajudar as vítimas desse ato.
Abraços,
Bruna
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Bom dia Bruna, é preciso estar atento a vestígios ou fatos velados que nos possam dar pistas sobre ocorrências, pois nem sempre as vítimas possuem maturidade ou apoio para enfrenta-los, e nesse sentido a percepção do professor é fundamental. Grande abraço, grato pelas contribuições.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Gostaria de agradecer as contribuições ao longo do evento, creio que essas iram contribuir para minhas futuras discussões sobre o objeto de estudo, grande abraço a todos.
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Abordagem atual, texto contextualizado, ótima base de defesa
Re: A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM O BULLYING E O CYBERBULLYING - Autor: Wesley Marques da Silva
Grato Emanuelle.