O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 19

Resumo: O ENLACE é um projeto de extensão do Centro Federal de Educação
Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Campus Contagem, que visa ao
fomento da prática escrita em todos os seus processos (escolha de temas, busca e
seleção de informações, leitura e interpretação de textos, planejamento, redação,
revisão, publicação etc.), ao desenvolvimento do trabalho coletivo e ao
estabelecimento de um link entre a escola e a comunidade. Este artigo tem como
objetivo descrever a implementação e o desenvolvimento desse projeto.

Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

Mesa: Priscilla Tulipa Costa

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Priscilla Costa -

Prezados autores, 

Sejam bem-vindos a mais uma edição do UEaDSL. Quero parabenizar o grupo pelo precioso trabalho que, a meu ver, mais do que incentivar alunos a aprimorarem as suas habilidades na escrita, também insere a comunidade no meio acadêmico, aproximando os dois públicos em torno de um objetivo em comum, que é a informação e a comunicação no âmbito educacional.

Convido os participantes a contribuir conosco deixando suas impressões e considerações para os autores e fomentando as discussões em nossos fórum.

Ótimo evento a todos! 

Em resposta à Priscilla Costa

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Dalmo Buzato -

Olá Priscilla, 

Primeiramente gostaria de te agradecer por sua avaliação ao nosso trabalho. Nosso objetivo com o jornal escolar é, além de incentivar a prática de leitura e escrita nos alunos, promover um link entre a instituição federal e a comunidade. A equipe produtora do Jornal Enlace percebe que o link entre a comunidade e a instituição trazem benefícios mútuos para ambas as partes. 

Obrigado, 

Equipe Editorial Jornal Enlace 

Em resposta à Dalmo Buzato

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Priscilla Costa -

A proposta de vocês é muito interessante! Que bom saber que já tão jovens estão preocupados em beneficiar a comunidade em que vivem por meio da ciência e da informação! Dalmo, você menciona que o projeto traz benefícios mútuos para a comunidade e para a instituição. Quais são os principais deles na sua opinião e na opinião dos demais autores? Poderiam apontá-los?

Em resposta à Priscilla Costa

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Dalmo Buzato -

Olá Priscilla,

A importância da ciência na sociedade contemporânea é nítida. Sem o desenvolvimento e a pesquisa científica a humanidade não estaria onde está hoje. Nós, a equipe editorial do Jornal Enlace, somos estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, uma instituição que tem como objetivo primordial fazer ciência e propagar/ensinar a tecnologia e a inovação para jovens que atuarão no mercado de trabalho ou na pesquisa científica. Esses são valores amplamente trabalhados e difundidos nas instituições federais de Ensino, Ciência e Tecnologia, porém não são valores que vemos difundidos na sociedade Brasileira atual. 

Como embaixadores e entendedores da importância da ciência e da inovação tecnológica no Brasil, percebemos a grande necessidade de se divulgar o que se é trabalhado e pesquisado nas instituições federais de ensino. É importantíssimo que a comunidade externa perceba que a instituição federal de ensino é um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico, profissional e de grande importância social. Integrar a comunidade na ciência e no desenvolvimento cientifico é dever de todas as instituições federais de ensino. Basta recordarmos que, por se tratar de uma instituição federal de ensino, todos os brasileiros, direta ou indiretamente, contribuem para a manutenção da instituição e do desenvolvimento tecnológico presente nela. O conhecimento e a troca de convivência e saberes é a maior das recompensas do link entre instituição e comunidade. 

Att,

Dalmo Buzato 

Redator-Chefe Jornal Enlace


Em resposta à Priscilla Costa

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Isadellis Luisa da Paixão Teixeira -

Olá avaliadora, 

Agradeço pela avaliação do nosso trabalho, é uma honra saber que estamos trilhando um caminho tão relevante.

 Em adição à citação do Dalmo, quando diz que o nosso trabalho trás benefícios mútuos para a comunidade e a instituição, posso citar a  divulgação da nossa instituição e dos nossos trabalhos científicos para a comunidade, o que incentiva novos trabalhos da comunidade acadêmica e incentiva a comunidade externa a ter um contato maior com a ciência, promovendo uma troca de saberes. Além de atrair jovens da comunidade externa para a Rede Federal de Educação Tecnológica e Profissionalizante. 

Att, 

Isadellis Luisa

Redatora e produtora de arte do Jornal Enlace.

Em resposta à Priscilla Costa

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Elias Victor de Jesus Cardoso Machado -

Olá Priscilla.

Obrigado por sua avaliação em nosso trabalho, para nós, é muito importante sabermos que o nossa pesquisa está no caminho certo.

Os veículos de comunicação são extremamente importantes para o desenvolver da sociedade, tendo em vista que o ser humano está sempre buscando o contato com a informação. O nosso projeto trás diversos benefícios para a comunidade acadêmica e externa, tais como a ampliação de oportunidades para que os alunos consigam desenvolver a habilidade de escrita, além de levar a instituição a possuir um maior engajamento no compartilhamento de informações científicas, ou seja, trazer aos alunos e funcionários um conhecimento maior sobre os projetos e eventos que ocorrem e ocorrerão no nosso campus. E  o mais importante, divulgar a nossa instituição para a comunidade externa, para que todos tenham conhecimento e acesso a um ensino de ampla qualidade em uma instituição de ensino tecnológico com uma infraestrutura e corpo docente de qualidade incontestável.

Att,

Elias Victor

Produtor de arte do Jornal Enlace.

Em resposta à Priscilla Costa

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Débora Perugini -

Olá avaliadora, 

Gostaria de agradecer primeiramente a sua avaliação ao nosso trabalho. 

Enquanto corpo editorial do jornal Enlace, acreditamos, como já dito pelos colegas, que o link entre escola e comunidade tem diversos benefícios para ambas as partes, destaco a divulgação científica de cunho tecnológico, que tanto tem a acrescentar e melhorar a vida da comunidade externa e da sociedade como um todo, pois para isso que existe a pesquisa científica. Fazer a comunidade externa se sentir parte da instituição de ensino também é muito importante para o compartilhamento de experiências e necessidades mútuas. 

Obrigada, 

Débora Alvarenga 

Produtora de Arte Jornal Enlace

Em resposta à Débora Perugini

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Priscilla Costa -
Você tem razão, Débora! Fazer a comunidade se sentir parte da Instituição é muito importante pois ela passa a ver a escola e suas atividade com outro olhar, um olhar de pertencimento. Atualmente, outras mídias tem ganhado espaço nas divulgações. Vocês pretendem ampliar esse projeto, desenvolvendo notícia para alguma outra plataforma?

Abs!
Em resposta à Priscilla Costa

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Débora Perugini -

Olá Priscilla, 

Agradeço novamente pelo contato, interesse e avaliação da nossa pesquisa. Este tema, ou seja, a expansão do Jornal Enlace para novas mídias tem tomado grande parte da nossa produção e planejamento do projeto. Atualmente, estamos planejando para 2020 o plano de expansão de novas mídias do Jornal Enlace. Planejamos para 2020 a conclusão da implementação das mídias sociais do Jornal Enlace. Planejamos para 2020 também, a criação de um canal no youtube e o começo da criação de conteúdo audiovisual. Planejamos também a criação de um podcast e a criação de um web site para postar matérias exclusivas, a criação de um blog e local digital onde serão deixadas, em versão online, todas as edições do Enlace. O projeto de extensão "Jornal Enlace" se tornará então muito mais que um jornal escolar, mas sim, um projeto de extensão voltado para comunicação, informação e divulgação acadêmica e científica de grande alcance, meio das mídias sociais. 


Att, 

Débora Perugini 

Produtora de Arte Jornal Enlace

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Stefânia Aparecida De Silva -
Muito legal o projeto de vocês. Realmente é um projeto interdisciplinar e vocês parecem estar aprendendo bastante com o projeto e respondem com muita clareza as perguntas que estão sendo feitas. Gostaria de saber qual a metodologia de produção deste jornal? Gostaria de saber mais sobre o dia a dia e a produção do jornal por vocês e como ocorre a divisão de tarefas do seu grupo. Vocês têm um planejamento mensal  para o jornal ser publicado? 
Em resposta à Stefânia Aparecida De Silva

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Dalmo Buzato -
Olá Stefânia, 
Tudo bem?

Obrigado pela avaliação e pela pergunta ao nosso projeto. O planejamento e a produção do Jornal se iniciam na reunião de pauta, onde dividimos as tarefas, funções e determinamos prazos para as edições, além de definirmos o que entrará em cada edição. Normalmente, as edições do Jornal Enlace são mensais. Cada pessoa integrante do corpo editorial do Jornal Enlace possui sua própria função e título, e cada um desempenha atividades dentro da sua área de atuação ou gosto (Hobbies). As produções (textuais ou artísticas) são enviadas para o redator-chefe e para a orientadora, que juntos fazem as adaptações necessárias. Logo depois, o esboço e o conteúdo revisado são enviados para os diagramadores, que finalizam o jornal, montando-o. As datas de prazo, produção e finalização do Jornal são flexíveis, pois procuramos alcançar o máximo de eventos e coberturas possíveis, além de procurar conciliar os prazos das edições com a árdua vida dos estudantes do CEFET-MG. 
Espero ter respondido sua questão com clareza.

Att, 

Dalmo Buzato 
Redator-chefe Jornal Enlace
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Alexsandro Luiz dos Reis -
Parabéns aos autores. Já trabalhei com a temática da leitura e escrita nas aulas de ciências. Observei por meio de seus resultados a importância de se ter momentos que fomente as habilidades de leitura e escrita como os apresentados em seus relatos.

Abs
Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Dalmo Buzato -

Olá Alexsandro, 

Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo comentário e avaliação ao nosso trabalho. Particularmente, achei a interdisciplinaridade entre a ciência e a habilidade de leitura e escrita um projeto muito interessante. Procuramos através do Jornal fazer a divulgação das práticas e pesquisas cientificas desenvolvidas por estudantes de Ensino Médio. É fundamental desenvolver entre os estudantes do Ensino Médio a pesquisa e o método científico! Fico feliz que professores como você desenvolvem essas habilidades em suas aulas!

Obrigado novamente. 

Att, 


Dalmo Buzato 


Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Elias Victor de Jesus Cardoso Machado -

Olá Alexsandro!

Agradeço pela sua avaliação e por elogiar o nosso projeto. Sabemos que a ciência e a tecnologia são essenciais para a evolução da nossa sociedade, e nós do Jornal Enlace priorizamos a prática da ciência e o desenvolvimento de novas tecnologias que possam somar em nossa sociedade. O objetivo do nosso Jornal é divulgar a ciência e a tecnologia e expandir as habilidades de escrita e leitura dos alunos da nossa e de outras instituições de ensino.

Grande abraço,

Elias Victor, produtor de arte, design e diagramação do Jornal Enlace.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Alex Gwo Jen Lan -

A maneira como permite o aprendizado da leitura e escrita, e de forma colaborativa, além da ponte criada com a comunidade, torna o Enlace um projeto bem especial!
Enquanto estudava, participei de um projeto de extensão similar, tivemos que escrever artigos de tecnologia para um jornal publicado semestralmente na faculdade. Parabéns pela iniciativa!

Em resposta à Alex Gwo Jen Lan

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Dalmo Buzato -

Olá Alex!

Tudo bem?

Agradecemos pela avaliação e pelo comentário ao nosso projeto! Ficamos felizes por saber que existem outras práticas de extensão também voltadas para o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura. Muito interessante é o fato de que nós, os participantes do Enlace, também desenvolvemos muitas matérias sobre tecnologia e eventos que envolvem esse assunto!

Novamente agradecemos pelo comentário. 

Att, 

Dalmo Buzato

Redator-Chefe Jornal Enlace 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Emanuele Bittencourt Martins -

Perfeito tema, envolvimento e defesa.  Autores podem se considerar com visão previlegiasse no assunto

Em resposta à Emanuele Bittencourt Martins

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Dalmo Buzato -

Olá Emanuele, 

Bom dia!

Muito obrigado pela avaliação positiva ao nosso trabalho! 

Muito obrigado.

Att,

Dalmo Buzato

Redator-Chefe do Jornal Enlace

Em resposta à Emanuele Bittencourt Martins

Re: O JORNAL E A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: O CASO DO ENLACE CEFET-MG - Autores: Dalmo Buzato, Débora Perugini , Elias Victor Cardoso, Isadellis Teixeira

por Elias Victor de Jesus Cardoso Machado -

Boa noite Emanuele!

Agradeço muito pelo elogio, a difusão da informação é muito importante para qualquer instituição. O foco do nosso jornal, é divulgar pesquisas científicas e tecnológicas e levar os alunos da nossa e de outras instituições á desenvolver a prática da leitura e escrita.

Abraços,

Elias Victor, produtor de arte, design e diagramação do Jornal Enlace.