Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 9

O que vem a cabeça ao pensar em uma escola de ilha? A figura de uma “ilha, um coqueiro e uma pessoa”, que povoa o imaginário popular e representa isolamento se desfaz ao assistir este documentário. Produzido pelos grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande PPGEA/FURG, o filme apresenta um pouco da comunidade da Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande/RS, por meio de uma escola do campo e mobiliza sobre a possibilidade de um novo conceito para abarcar as diferentes especificidades das crianças que vivem nos litorais. Disponível em: 

Gabrielle Neves, Rachel Hidalgo, Matheus Braga Dias e Rafael Simione Paiva estão aqui para conversar com vocês sobre a produção com as crianças, isso mesmo! Vamos lá pesso@l, quem irá começar?

Autores: grupos de pesquisa Ecoinfâncias e Ribombo 

Mesa: Gabrielle Neves, Rachel Hidalgo

(Editado por Eliane Piske - domingo, 10 nov 2019, 12:49)

(Editado por Eliane Piske - domingo, 10 nov 2019, 21:58)

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por Comissão Organizadora B -

Oi, Gabrielle, Rachel e Matheus! Tudo bem? Gostaríamos de agradecer pela oportunidade de lançar o teaser do documentário no Congresso! Parabéns aos envolvidos! Aproveitamos a oportunidade para perguntar como chegaram a Escola de Ilha? Vocês podem nos contar um pouco mais sobre essa parceria dos Projetos, aliás gostaríamos de saber um pouco mais sobre cada um deles. Qual envolvimento de vocês com as Escolas do Campo? Com as escolas de educação básica? Fiquem a vontade, o UEADSL é nosso! Muito bom estar com vocês! Sejam bem-vindos!!! 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por Eliane Piske -

Bom dia, pesso@l!! Estou muito feliz pela oportunidade de encontrar vocês aqui no UEADSL, tenho um carinho e admiração muito grande pelo trabalho que vocês realizavam, tanto na educomunicação quanto nas infâncias da educação do campo, muito bom ter vocês aqui! Sejam bem-vind@s!! 

Aproveito para pedir que vocês compartilhem conosco um pouco das trajetórias por aí (...). E o documentário?! Nossa, sem fôlego!!! Temos muito o que conversar. Até! Beijos, Eliane 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por Rachel Hidalgo -

Bom dia a todos e todas! Em primeiro lugar, agradeço imensamente a oportunidade estar aqui compartilhando com vocês. Em nome de todo o meu grupo de pesquisa, Ribombo, gostaria de deixar aqui registrada a nossa felicidade em estar ocupando esses espaços que foram viabilizados por esse encontro virtual e dizer que o nosso trabalho também imprime muito da nossa admiração pela atuação das colegas do grupo Ecoinfâncias e da escola que nos recebeu lá na Ilha dos Marinheiros com tanto carinho.

Bom, chegamos a Ilha a convite da colega Gabrielle Lopes, que tem como objeto de pesquisa para a sua dissertação as infâncias da Ilha. Realizamos uma atividade de Educomunicação e começamos as gravações do documentário, que ainda está em processo de captação. Será um filme coletivo, com a participação de pesquisadores/as da FURG e da comunidade da Ilha.

É a primeira vez que realizamos um projeto em parceria com outro grupo de pesquisa e tem sido enriquecedor compartilhar conhecimentos diferentes para construir algo "físico", como um filme, em que será impresso um tanto da experiência de cada um/a ao contato com o tema e ainda poderá registrar a memória desta comunidade.

Nós temos trabalhado bastante por meio da ferramenta da produção audiovisual. O nosso primeiro documentário foi "1, 2, 3 - Brincando - Reinventando os Espaços Educadores Sustentáveis", gravado em parceria com a Secretaria de Educação de Joinville-SC, nos 72 Centros de Educação Infantil da Cidade. Esse filme, além de ter sido uma baita experiência, ainda nos levou até a TV Escola e diversos espaços acadêmicos, inclusive, nos quais estavam as nossas colegas do Ecoinfâncias. 

Depois dele, nos identificamos com tal interesse em comum. E, após o convite da pesquisadora, acabamos por iniciar um novo projeto: "Escola de Ilha", que também irá falar sobre infâncias mas, dessa vez, a partir da perspectiva do conceito "escola de ilha", a começar pelo já reconhecido "escola de campo". Assim, a intenção é discutir as especificidades de estudantes que residem nas áreas litorâneas para colaborar com as pesquisas sobre as infâncias brasileiras. Antes desse filme, ainda não tínhamos experiência com a temática e, também por isso, o processo tem nos empolgado ainda mais! 

Além da produção de documentários, também trabalhamos com formações para professores/as em Educomunicação Socioambiental. Primeiro, realizamos um conjunto de oficinas para os/as professores/as da rede pública de Joinville. Neste final do ano, tivemos a oportunidade de começar a visitar as escolas públicas de Rio Grande/RS, compartilhando conhecimentos sobre o conceito de Educomunicação e também sobre a ferramenta da produção audiovisual, para que educadores/as possam se utilizar desse tipo de instrumento para potencializar sua prática na sala de aula. Entretanto, não desqualificando o trabalho que já vêm fazendo com a sua turma, mas dialogando e procurando contribuir com a nossa experiência; enquanto também descobrimos uma série de novas questões que ocorrem no "chão da escola" - as quais servem de grande ajuda para diminuir as fragilidades de nossas ações acerca do tema e também para que possamos criar uma ponte efetiva entre a universidade e a comunidade escolar.

Bom, acho que por enquanto é isso, estou a disposição e fico muito feliz pela chance de compartilhar um pouco do nosso trabalho aqui com vocês!

 

Em resposta à Rachel Hidalgo

Re: Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Nossa, Rachel, que trabalho interessante!

Nunca tinha ouvido esse termo, "escola de ilha". Fui tragada para essa apresentação pois venho estudando o termo "escola do campo" e percebi que os estudos ainda são difusos e, apesar de não tão recentes, recebem pouco ou nenhum incentivo seja por parte da comunidade ou por parte dos governos. De um certo modo todos parecem não compreender a importância da permanência no campo por gerações futuras mesmo que nossas vidas (inclusive as urbanas) dependam vitalmente desse fenômeno. 

Em um texto que escrevi recentemente, retomo algumas memórias dos meus avós e ressalto como a vida no campo é diferente da vida na urbes. e ainda tento conscientizar sobre o perigo de extinção das comunidades e consequentemente do próprio lugar, com a retirada e fechamento das escolas.  

Fiquei ansiosa para assistir ao filme. Desejo a vocês sucesso nessa empreitada!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por Gabrielle Lopes das Neves -
Boa noite amig@s 

Primeiramente obrigada pela oportunidade de estar com vocês compartilhando este trabalho. Irei contar um pouco sobre como chego até a escola do campo na Ilha dos Marinheiros em Rio Grande/RS. Durante uma parte da juventude me mudo para a Ilha do Leonideo, próxima Ilha dos Marinheiros, desde então questões como o acesso a escola, a precarização dos serviços básicos para o campo me inquietam. Já no Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental, começo a pesquisar a escola do campo na Ilha dos Marinheiros, em articulação com a Educação Ambiental. 

 A Ilha do Leonideo na qual eu morava não possui oferta de escolas, por este motivo escolho fazer a pesquisa na Ilha dos Marinheiros que possui quatro escolas públicas de educação infantil ao ensino fundamental.Integrando o grupo de Pesquisa Ecoinfâncias- Infâncias, ambientes e ludicidade, sou convidada a participar de uma formação de professores na escola ,desde estão o vínculo foi estabelecido. 

Como a Rachel já mencionou unimos a experiência na escola com o grupo Ribombo, através do trabalho da Rachel tem se colocado enquanto referencia na Educomuniçao.

O grupo de estudos e pesquisas o qual faço parte dedica-se a investigar a Educação Ambiental em contextos escolares e não escolares, as Infâncias, formação de Educadores e a Educação Física.

O grupo é composto por discentes do programa de Pós Graduação em Educação Ambiental, discentes do curso de Pedagogia e Educação física e professores da educação básica do município.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por Gabrielle Lopes das Neves -

Também gostaria de dizer que a nomenclatura Infâncias de Ilha surge em minha qualificação, com as contribuições do professor Jader Jader da Universidade Federal de Juíz de Fora- UFJF. Através das contribuições dele começamos a pensar as Infâncias da escola de ilha a partir do aporte teórico da Geografia da Infância. 

Neste sentido, pensar uma escola que contemple uma espacialidade e que demarque um lugar invizibilizado pelas produções científicas e pelo poder público é essencial para que possamos promover a democracia e a cidadania nas escolas públicas de Rio grande e do Brasil. O documentário busca isso, democratizar o acesso a informação e ao trabalho da escola pública.

Fico a disposição para mais questionamentos, obrigada pela oportunidade mais uma vez!!!!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por Matheus Braga Dias -

Olá, pessoal! 

Fico muito feliz em poder participar desse projeto e estar compartilhando ele com mais pessoas. É uma iniciativa maravilhosa e tenho certeza que é uma parceria que renderá bons frutos. Sou muito grato pelo convite pra estar realizando este trabalho, tem sido uma experiencia unica enquanto aluno da graduação. Estou ansioso para terminarmos o documentário e este material fazer parte da história dessa escola que tem muito a nos ensinar sobre sua forma de educar em suas idiossincrasias. 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por Rafael Simione Paiva -
Boa tarde, pessoal!

Antes de tudo, gostaria de expressar minha gratidão à Gabi e à minha orientadora Rachel, que me convidaram pra participar dessa linda iniciativa, fico muio feliz em estar ajudando na realização desse magnífico projeto em conjunto com o Ecoinfâncias (já que sou integrante do Ribombo). 
Também registro aqui o quão enriquecedor está sendo para mim participar do desenvolvimento de diferentes materiais educativos, pois sendo eu do bacharelado, a Educação não é algo que está em primeiro plano de meus professores e professoras - com exceção de alguns poucos que nos incentivam a trabalhar nessa área também -, portanto, aceitei prontamente participar desse documentário, pois além de a Educomunicação ser uma de minhas paixões, o desafio de trabalhar com a Educação me cativou.
Inclusive, ter contato com a escola depois de alguns anos me encantou, é surreal vermos o quanto que as crianças sabem e podem nos ensinar sobre suas respectivas realidades, disciplina nenhuma na universidade nos prepara totalmente para ter esse contato com as pessoas, sendo elas os alunos ou os professores de escolas do ensino público! Enfim, estar participando desse projeto baseado da dissertação da Gabi, que gentilmente nos convidou para produzir conjuntamente esse documentário, me faz ter uma perspectiva totalmente diferente quanto aos modos de vida e de se portar no mundo dos indivíduos, evidenciando-se com mais força no contato que tive e espero que tenha com as crianças dessa escola na Ilha dos Marinheiros, visto que é uma escola bem diferente das que eu estudei, tanto pela questão da localização quanto pela questão do perfil dos alunos e funcionários. 
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Teaser do documentário: "Escola de Ilha" - grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias

por prof Paulo -

Boa tarde, pessoal!

Nossa, que legal a parceria acadêmica dos grupos de pesquisa Ribombo e Ecoinfâncias. Parabéns!

O teaser desse documentário é muito interessante, prende bastante a atenção de quem o assiste, instigando-nos a conhecer mais e mais sobre a escola da Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande/RS. Possuo profundo respeito pela Educação do Campo e considero essencial que, aos camponeses, também seja garantido o direito à Educação, com equidade e qualidade, em seus diversos níveis e modalidades.  

Se a escola da Ilha da Madeira respeita as crianças e se esforça em prover a formação integral desses pequenos(as) educandos(as), deve mesmo ter a sua proposta de trabalho amplamente divulgada.  

Parabéns aos profissionais e estudantes dessa instituição de ensino, que de “ilha” só tem a nomenclatura, já que está repleta de intencionalidade pedagógica e compromisso social.

Um abraço!