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UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO
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Autores: | Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira |
Resumo: |
A Educação sofre modificações que acompanham as inovações tecnológicas, como o Ensino à Distância, o acesso à bibliotecas virtuais, comunicação de alunos e professores pelas redes sociais virtuais, uso de aplicativos, entre outros no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, com um cenário em que as informações chegam com velocidade cada vez mais rápida e com a Educação e seus integrantes sendo envolvidos por essa atualização, é preciso fazer adaptações no modo de ensinar e de aprender frente à própria sociedade da informação e ao ciberespaço. Este trabalho busca analisar como a Educação a Distância é vista pelo olhar crítico de alunos da modalidade. |
Anexos: | |
Instituição: | UFAL e IFMG |
Área do Conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tema: | Educação a Distância: o olhar do estudante da modalidade |
Palavras-Chave: |
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Tema: | Educação a Distância: o olhar do estudante da modalidade |
Mesa (1): |
Nathan Peixoto Oliveira |
Mesa (2): | |
LEIA Artigo Completo em PDF: UEADSL2019_2-ROMUALDO-CARDOSO-SILVEIRA.pdf |
UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Aos autores,
Parabéns pelo texto, contém uma excelente reflexão. Gostaria de saber, do ponto de vista dos autores, quais estratégias podem ser adotadas no ensino superior em relação ao uso de metodologias ativas?
Att,
Darlan Martins.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Darlan essa pergunta é muito importante pois tenho visto muito e tenho estudado sobre metodologias ativas . Cobra-se muito do professor utilizar metodologias ativas mas escolas, que tenha uma prática inovadora, mas o que se tem feito na formação inicial para que esse profissional sai preparado para colocar em prática tais teorias?
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Olá, boa tarde!
Boa colocação a sua... o curso EaD, por si só, aparenta ser menos produtivo que o presencial, necessitando de uma melhor metodologia a ser usada pelo professor. Mas nem sempre esse professor tem bagagem específica para que essa metodologia, pois, em sua formação, não recebeu direcionamento específico voltado para tornar atrativo e eficiente e ensino à distância. Este fator é importantíssimo para o sucesso desta vertente de ensino, pois pode desestimular o aluno.
As metodologias ativas devem ser mais ensinadas e aplicadas ao curso formador de professores de EaD.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
O ensino vem sofrendo muitas modificações nos últimos anos, mas tanto no ensino superior presencial quanto no EAD seria interessante sair do básico: sala de aula com professor jogando um monte de matérias que as vezes não tem nenhuma assimilação pelos alunos; videos, etc e utilizar de recursos que estimulem o aluno a despertar o interesse, o amor pelo curso que escolheu e se tornar um bom profissional. Aulas motivadoras nos locais próprios que irão atuar(de acordo com os cursos) e que levem esses educandos a optar por cursos que vão transformá-los em pessoas mais humanas e menos capitalistas. Não é fácil um redirecionamento das disciplinas, mas penso que tudo que fazemos com amor abrange mais o outro, estimula uma maior devoção aos estudos.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Boa tarde, Eliana.
Concordo quando diz que o professor deve motivar trazer todos para o contexto escolar.
Para encontrarmos uma saída para a educação, para termos soluções criativas e para fugirmos do caos que não deve ser considerado como perpétuo, temos que abranger todos os stakeholders ou parte interessadas da sociedade, criando um círculo vicioso conhecido como deliberação democrática*.
*Deliberação democrática: segundo Platão, Rousseau e Cornelius Castoriadis, o “conhecimento escolar” ajuda todos os indivíduos a interrogar, a indagar os sentidos da própria existência, realizando o projeto de autonomia individual, sobre o qual se concretiza o projeto de autonomia coletiva.
Assim o “conhecimento escolar” é meio e fim. É um meio para a construção de uma sociedade justa, democrática e autônoma e tem por fim dar autonomia individual e coletiva.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Então, você tocou no ponto certo!
Embora vivamos numa era tecnológica, de acessibilidade e conexão, em que o ensino já tomou proporções virtuais e com resultado positivo, falta um pouco mais de contato, de vivência comum. O EaD não pode ser estritamente virtual. Precisa de atividades presenciais lúdicas, motivacionais, interativas entre professores, alunos e objeto de estudo. Para isso, é importante esse amor que você citou. Amor pelo que se faz, como os professores na arte de lecionar; amor pelo que se dispõe a fazer, como alunos dedicados a aprender.
Só assim a engrenagem funciona perfeitamente.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Olá Daniel, tudo bem?
Obrigada pela sua interação. Quanto a sua pergunta, penso eu que as pessoas imaginam que o aluno que cursa ou cursou ensino a distância não tem a capacidade de atuação dentro da área específica do curso escolhido quanto aquele outro que frequentou um presencial. Parece que quando comentamos sobre nossa situação de aluno EAD não temos a credibilidade de um aluno que cursa o ensino presencial. A maioria não faz escolha por este tipo de modalidade por achar ser mais fácil e sim porque não dispõe de tempo para o presencial. O ensino é mais difícil, a cobrança é maior por parte de professores, tutores, sem falar a cobrança em aprender do próprio aluno.
Uma forma essencial pra anular essa falsa ideia de que aluno de EAD não aprende é dar oportunidade a ele, abrir portas para estas pessoas que lutam arduamente para conseguir seu diploma de ensino superior, valorização desse ser humano que sonha com uma mudança na sua vida e que esta virá após a conclusão de seus estudos.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Verdade Tielle, aluno EAD tem que ter uma estrutura emocional muito grande devido a maioria trabalhar o dia todo e ainda programar horário de estudo frente a um computador noite adentro. Conseguir estar em dia com as atividades de todas as disciplinas de um período exige muitas horas de dedicação e olha sei disso de carteirinha. Somos cobrados ainda mais que os alunos de presencial e não tem chorinho de questões fáceis em provas não. Por muitas vezes pensei em desistir do curso justamente pela dificuldade e a necessidade que nós como alunos temos em correr atrás do aprendizado. Nem sempre temos uma duvida esclarecida a tempo de entrega de exercícios ou avaliações.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Os desafios da Educação a Distância são vários. Envolve toda a parte das tecnologias digitais da informação e comunicação, o diálogo entre docentes e discentes, a própria comunicação entre equipes, entre tantos outros.
As dificuldades envolvidas no processo em alguns casos podem ir além do processo de ensino-aprendizagem. A sensação que muitos discentes passam: "de estarem sozinhos no espaço", pode ser superada com o apoio de professores e da equipe pedagógica.
A Educação a Distância vive uma grande ascensão. Hoje podemos contar com diversos cursos livres online, vários cursos de graduação a distância e pós graduação lato sensu (especialização) oferecidas na modalidade. Para o próximo ano, até mesmo cursos de pós graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Assim, o futuro da EAD apresenta-se bem próspero, representando também o futuro da Educação do país, cabendo a todos fazer com que ela seja levada com qualidade e excelência.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Muito boa tarde.
Primeiramente parabéns aos autores Elton, Eliana e Jader pelo excelente artigo "Universidade e educação a distância: realidades de alunos da modalidade de ensino".
O artigo retrata bem as mudanças que a educação vem sofrendo frente as inovações tecnológicas e as novas formas de ensino-aprendizagem, em especial o ensino a distância. O trabalho mostra ainda como as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) influenciam no convívio pedagógico, a forma como a comunicação é feita e como a figura do professor sai de foco e abre-se espaço para as partes interessadas no processo pedagógico.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Muito obrigado, Nathan.
Esse artigo tenta retratar a realidade, nossos avanços tecnológicos, nossas dúvidas, nossos anseios, nossas aspirações, nossas frustrações frente ao ensino à distância. Nossas experiências como alunos, nossas expectativas como futuros professores...
É nossa tarefa tentar melhorar esse processo de EaD para que os problemas encontrados sejam diminuídos e os resultados, mais bem sucedidos.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Passei pelas mesmas dificuldades com minha pós a distância Elaine. Somos cobrados, devemos procurar o conhecimento praticamente sozinhos e é exigido um nível muito alto. Sou muito grata por ter essa experiência e poder defender a EaD como um ensino consistente e efetivo. Muitos que criticam não tiveram a experiência de um bom curso a distância.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Nós, alunos EaD, sabemos bem dessas dificuldades em acompanhar as atividades do curso, ver conteúdos, estudar para provas... associar o estudo ao nosso cotidiano, dividindo tempo entre trabalho, família, vida social, não é fácil.
Além de passar por essa divisão de tempo, por abstinências para dar prioridade ao aprendizado, .muitas vezes tem esse dilema que você citou em não termos dúvidas esclarecidas em atividades e avaliações. Infelizmente é fato recorrente, eh também vivi isso no meu curso.
Creio que seria necessário um melhor planejamento na sequência dos conteúdos e atividades, o que vocês acham?
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
De fato, Elton.
Por não estarmos ainda acostumados com essa modalidade de ensino, temos muitas vezes casos de coordenadores, professores e tutores que só dão o feedback de atividades, provas ou de questões administrativas de forma presencial, em horários de trabalho dos alunos e nos casos de licenciatura, tem-se ainda a obrigatoriedade de estágio obrigatório em ensino. Acredito que precisamos nos informatizar mais neste quesito.
Hoje temos muitos perfis distintos de estudantes no EaD, a maioria deles é formado por uma média de idade maior que no ensino presencial, buscando sustento no mercado de trabalho (seja pela chance de fazer sua primeira faculdade ou para ampliar seu leque profissional).
Como dialogar com esse profissional que trabalha e busca o sustento da sua família? Como se dizer Ensino a Distância com, em alguns casos porém não todos, excesso de cobrança presencial que culminam no abandono de curso. Creio que este não é objetivo nem da instituição de ensino nem do discente.
Grande abraço,
Nathan.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Muito bem colocado Tielle.
Por experiência própria, na especialização e agora pós-graduação, sinto muito mais o peso da responsabilidade sobre a minha formação. A autonomia é elemento pilar da boa EaD. Claro que os recursos tecnológicos utilizados e o domínio sobre eles vão contar muito, mas a caminhada até a certificação é, muitas vezes, solitária, conflitante e por isso mais penosa.
Sou professora no Ensino Médio pela rede estadual e fico preocupada em preparar meus alunos para essa demanda. Ainda mais agora com as novas propostas para a reformulação desse nível.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Boa Noite a todos.
Parabenizo os autores pela forma que trabalharam com a temática.
De fato o sistema de educação a distância exige do aluno certas características que ele talvez não tenha, precisamos considerar que cada discente durante sua vida escolar e acadêmica desenvolve seu próprio método de aprendizagem, que em algumas vezes até ele mesmo desconhece, ao ser inserido em um ensino que foge convencional é comum se sentir confuso, perdido e sozinho nos estudos.
Considerando estas menções podemos mudar as concepções em que todo ensino EAD é ruim, não possui qualidade e que o aluno EAD não aprende ou não precisa estudar, um preconceito que insiste em prevalecer na sociedade. Existem muitos alunos hoje que desenvolvem-se muito mais na educação a distância comparado a presencial. Posso afirmar pessoalmente isso, pois cursei uma faculdade presencial e estou terminando um segunda graduação a distância, ambas no IF Sul de Minas, me desenvolvi exponencialmente na graduação a distância comparada a presencial, o fato de estudar com horários flexibilizados me ajuda no processo de aprendizagem, ao contrário das aulas presenciais onde em alguns dias apresentava-me desmotivada, cansada ou com o nível cognitivo mais baixo, estes fatores prejudicavam o processo de memorização.
Na atual realidade em que vivemos a educação a distância tende a ganhar cada vez mais ênfase.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Olá Ana Cláudia, tudo bem? Então, meu sonho era poder cursar uma faculdade e ter melhores condições de competir no mercado, mas nem tudo que queremos se concretiza, não é mesmo? Uma presencial foi ficando cada vez mais distante e só depois de muito tempo veio a consolidação de um curso EAD, isto é, estou tentando terminá-lo visto que muitos empecilhos tem surgido, mas nunca digo que seja um curso ruim, pelo contrário. Aprendi muito através de pesquisas juntamente com o material disponibilizado pelos docentes. É cansativo? Sim, muito. Mas devido as condições do aluno EAD ter todo um dia de trabalho e ainda precisar ter forças para cumprir uma meta de carga horária que nós mesmos devemos impor para que fiquemos em dia com nossas atividades. Ao longo do tempo fui agregando à minha vida novas amizades que este curso me proporcionou. A troca de conhecimento, os trabalhos, até mesmo os desesperos perante aulas e atividades que julguei não conseguir completar. É um curso sim em que se aprende e muito e não fica atrás de nenhum presencial em termos de aprendizado. Só mesmo quem não tem interesse e esse tipo de aluno nada vai dar jeito nem presencial nem EAD.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Aos autores,
Parabenizo por trazer esse tema ao evento, tão importante principalmente para nós, educadores.
Ao ler o trabalho de vocês fiquei refletindo sobre a realidade na qual estou inserida, tanto quanto aluna de mestrado da UFMG (que já é bastante virtualizada) quanto como professora (numa realidade física bem diferente da virtual e distante de alcançar tamanho acesso). Como educadora freiriana que tento ser, não posso deixar de trabalhar dentro dos limites da realidade dos meus alunos e ao mesmo tempo trazer para eles outras realidades.
Nos livros que a escola adotou, principalmente o de inglês - componente que leciono, o discurso do globalizado, do digital e tecnológico está muito presente, mas preciso construir um caminho para que meus alunos consigam acessar aquelas informações o que nos custa um tempo de dedicação maior às propostas.
Uma vez que há uma crescente tendência por parte do governo atual em maximizar a EaD em detrimento da minimização da educação presencial e gratuita, como vocês enxergam as diversas realidades quando considerada a extensão do território brasileiro no que se refere às discrepâncias sociais/econômicas que limita o acesso ás TDIC?
Compreendo que muitas são as interações neste trabalho e que por isso posso não ser respondida pelos autores, mas fica aberta a pergunta para aqueles que se sentirem a vontade para discorrer.
Obrigada!
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Crislaine, bem elaborada essa sua pergunta. De fato ainda existe uma grande porcentagem de área no território brasileiro em que o acesso às TDIC são precários e lugares que ainda não é possível nenhum acesso. Mas penso que não deve demorar muito e essa nova modalidade de ensino ainda vai ser de grande eficácia para a população sendo que o estudo, o conhecimento vai poder ser inserido em regiões com padrão de vida bem baixo. Veja bem, o que precisamos para isso é um centro de informática em pontos específicos e de algumas pessoas com treinamento adequado para orientar a população no uso dos equipamentos, mas antes disso precisamos de políticos de mente aberta e que veja nos cidadãos desta regiões pessoas dignas e capazes de construir um novo caminho, mesmo que seus horizontes sejam vistos através das pequenas telas de um computador.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Perfeitamente, Eliana. É necessário que haja infraestrutura, transporte para levarem os alunos e funcionários às atividades presenciais e uma condição digna para viver e estudar.
Tem um documentário muito interessante chamado "pro dia nascer feliz" do diretor João Jardim que analisa diferentes escolas, a primeira delas (Escola Cel. de Souza Neto) está Localizada na cidade com um dos piores IDHs do Brasil (Manari - PE) e retrata-se a sua realidade precária.
A exemplo, existe falta de investimento, instalações precárias, água parada em um tonel no pátio, ausência de descarga, lavatório e papel higiênico nos sanitários, merendas de baixa qualidade e constantemente descartada pelos alunos.
O ensino médio é feito na cidade de Inajá - PE (a 31 km de distância de Manari). Pela distância os alunos possuem rendimentos insatisfatórios e os professores são obrigados a oferecer uma recuperação paralela.
PS: Durante as duas semanas de filmagem, a aluna central do filme (Valeria) foi a escola somente três vezes. O ônibus estava quebrado.
Quantas escolas como essas não encontramos no Brasil?
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Muito interessante, Nathan.
Não conhecia o documentário, já vou pesquisar para assistir na íntegra.
Essas duas realidades são apenas uma pequena amostra de que, antes de avanços tecnológicos, precisamos equiparar minimamente as realidades estruturais.
Na escola onde trabalho, a maioria da população é de zona rural. Os ônibus quebram ou não rodam por falta de pagamento por parte da prefeitura. As vezes encontro o aluno 1 vez na unidade. A maioria dos alunos não tem acesso à internet em casa, nem se quer sinal de celular pega em suas localidades. Outros não tem nem água!
A escola é, muitas vezes, um ponto de encontro para entretenimento. O lugar onde tem água, luz elétrica, internet (mesmo que precária e limitada a professores e funcionários), que tem sinal de celular que tem merenda ainda que simples). A última coisas que eles vão fazer na escola é estudar. Daí, temos que pensar: e as escolas que não têm isso?!
Infelizmente educação neste país é uma corrida entre uma minoria de corredores profissionais bem treinados e bem equipados e a maioria de amadores descalços. Quem vai chegar lá? Quem vais chegar primeiro? Onde é o 'lá' para cada um desses corredores?
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Excelente, Nathan!
Não existem dificuldades no ensino somente no setor EaD, aliás existem dificuldades ainda maiores em todas as esferas educacionais, exemplo deste documentário citado por você, onde percebemos as frustrações de estudantes e professores que tentam mudar sua realidade.
Infelizmente, para tal, é necessário a intervenção de políticas públicas, o que daria "pano pra manga" em nossa discussão...
O que devo ressaltar é que, em meio a toda dificuldade vivida, sempre vai existir um fio de esperança, uma vontade resiliente, uma boa intenção, uma necessidade de doar-se de muitos alunos e professores que vivem tais experiências.
Embora nossos problemas com relação ao EaD sejam menores que essas mazelas espalhadas por aí, eles existem entre nós e devemos lutar para buscar uma melhor forma de ensino adequada às nossas necessidades.
Vivi e vivo ainda vários problemas durante meu curso, mas essa vontade interna não me deixou desistir... Agora falta pouco, em breve concluirei minha licenciatura EaD e serei um exemplo vivo de superação frente ao tema desse fórum.
Agradeço à todos aqui pelas interações, elas enriquecem nossas mentes!
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Boa noite, parabéns pelo trabalho!
É uma reflexão bastante importante. Falamos muito sobre estratégia de ensino, o crescimento do uso das tecnologias em sala de aula, metodologias utilizadas para envolver o estudante. Mas pouco se fala da formação docente que muitas vezes é defasada nesse sentido.
Qual o ponto de vista dos autores com relação a falta de preparo dos profissionais para atender essa demanda?
Abraços,
Caroliny.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Oi Caroliny. Muitas vezes quando em encontros presenciais comentávamos a maneira como o docente colocava as matérias na plataforma. Somos alunos diferenciados, isto é, os docentes teriam que disponibilizar aulas de maneira diferente do aluno presencial. O que tem que ser passado em termos de matéria é a mesma coisa, mas a maneira do professor colocá-la pode ser diferente. Tive dificuldade em uma certa disciplina e fiquei de DP na mesma por uns dois períodos nos quais quase todos os alunos estavam repetindo. Bem, foi muito cansativo e sem melhora no aprendizado. Quando iniciava o curso somente a mensagem do docente estava um pouco diferente. Os mesmos exercícios, os mesmos trabalhos e teve prova que lembro que questões eram as mesmas. Isso tira o estímulo do aluno. Mesmo que o docente tenha doutorado, mestrado e tudo mais ele tem que ter respeito pela luta que estamos tendo nesse momento de nosso estudo. Cada aluno tem sua diferença, sua dificuldade, mas acima de tudo é um guerreiro que está correndo atrás, tentando fazer a diferença num espaço muito competitivo.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Olá autores,
As diversas modalidades de ensino e aprendizagem disponíveis (presencial, híbrido ou a distância) requerem quebras de paradigmas para um formato de ensino inovador e significativo.
Para uma educação a distância de qualidade, vejo como prioritário, que primeiramente o docente aceite esta modalidade, pois ainda há muitos professores que atuam na EAD mas não acreditam que esta modalidade de ensino possa efetivamente trazer plenos benefícios.
Abraço
Helbe Herarth
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
- Não aceitam mesmo Hebe. A credibilidade dos docentes ainda precisa ser muito trabalhada nessa modalidade, mas estamos caminhando. Tem muitos formandos de cursos EAD que estão se saindo muitos bem dentro dos cursos que escolheram.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Caros autores,
Parabéns pela produção de conhecimento e divulgação nesse evento tão importante para nós educadores e interessados.
Noto que a educação à distância quebra barreiras e possibilita levar conhecimento e formação a pessoas que não dispõe de recursos, tempo e acessibilidade para estar presente na educação superior presencial. Entretanto, a comunicação mediada pelas tecnologias não necessariamente possibilitam desenvolver competências fundamentais, como as relações sociais, o contato frequente com pessoas da área que é possibilitada no ensino presencial e os momentos de reflexão que são tão importantes quanto uma interação no fórum didático. Sou aluno da educação EAD e sinto bastante falta da aproximação e interação com colegas e professores, devido a distância. Creio que o ensino EAD nos possibilita novas descobertas enquanto seres pensantes, mas as relações precisam ser trabalhadas e próximas para que haja uma interação mais rica em conhecimentos e trocas de experiências.
Um grande abraço,
José
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Olá, colegas.
No tocante à educação a distância, há muitas questões que precisam ser pensadas.
A facilidade que a proposta traz com base no acesso à formação de profissionais, seja em cursos de graduação ou de capacitação, esbarra na falta de preparo e manejo das ferramentas que as plataformas de aprendizagem trazem bem como na (falta de) motivação dos alunos, dado ao acompanhamento falho ou tardio na correção das tarefas e/ou falta de recursos de aprendizagem que poderiam ser explorados de forma mais atrativa.
No caso dos professores, o problema se dá pela necessidade de preparação de materiais e atividades que têm uma logística diferente do ensino presencial e que, muitas vezes, não são de domínio do profissional.
Tais questões, dentre outras, desmotivam o aluno em sua caminhada e ao profissional na elaboração de um plano de ensino que contemple atividades e tarefas mais criativas.
A EAD já faz parte da realidade da educação brasileira, mas são inúmeras questões que devem ser (re)pensadas, devido à forte inclinação de que essa modalidade de ensino faça também parte de outros níveis da educação.
Para o êxito dessa configuração de ensino, é preciso pensar em metodologias, capacitação de profissionais e alunos, infraestrutura adequada aos polos dentre outros aspectos já mencionados pelos colegas nos tópicos anteriores.
Acredito na educação a distância, porque atuo no curso de Letras do Ifes- EaD e sou aluna na UFMG nessa modalidade. Justamente, por isso, enxergo as falhas e o potencial dessa forma de ensinar.
Parabéns aos colegas por essa discussão tão pertinente!
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Oi, Vivian!
Este trabalho, juntamente com os relatos de todos vocês aqui, com certeza contribuirão para alguns ajustes nos processos de EaD.
Procuramos listar pontos positivos e negativos do curso... com os positivos, conhecemos as intenções, os métodos e benefícios; com os negativos, os pontos falhos, onde pode ser melhorado.
Nada melhor que poder contar com histórias reais contadas por vocês!
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Que ótimo, Elton!
Sem dúvida a fala de vocês foi muito pertinente e muito necessária!
Neste evento, tentei participar da maioria dos trabalhos que envolvem o ensino na modalidade EaD, justamente para conhecer a percepção dos colegas e também aprender com as metodologias, críticas e sugestões aqui comentadas.
E quão rico foi!
Parabéns!
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Boa tarde!
Primeiramente gostaria de parabenizar aos autores! Muito pertinente o texto de vocês.
O trecho "A Educação e a comunicação tornam-se necessárias para adequar o atendimento às necessidades de docentes e discentes" é uma grande verdade.
Estou cursando licenciatura em Pedagogia na modalidade EAD e vejo que, de fato, embora o ensino EAD favoreça que muitos - que não teriam condições de estudar de outra forma - tenham a oportunidade de realizar uma graduação, o ensino EaD ainda necessita de ajustes.
Por experiência própria percebo se tratar de uma forma de ensino inovadora que, no entanto, frequentemente é imposta aos alunos por meio de metodologias tradicionais.
E a falta de comunicação, a falta de abertura para que os alunos expressem suas necessidades e opiniões muitas vezes pesam bastante. Se constituem em barreiras para a melhoria de tal tipo de ensino.
Re: UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REALIDADES DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO - Autores: Elton Luiz Romualdo , Eliana Maria Romualdo Cardoso, Jader Luís da Silveira
Parabéns pelo Texto