Como mencionava Freire (1996) é necessário assumir e dizer a palavra. Então, é preciso dialogar sim, calar jamais!!!
Valeu pela dica, Ana! Blog show
Muito bom, ótima dica!
Também adorei a dica.
Acabei agora de ler e é como se tivéssemos refletivo sobre uma vida inteira.
Em especial, existem duas passagens que estão em linha com a proposta do nosso evento,
que fala sobre a escrita colaborativa, o pensamento e expressão livre e compartilhada.
[…] nas relações com o mundo, através de sua ação sobre ele, o homem se encontra marcado pelos resultados de sua própria ação. [...] Não há, por isso mesmo, possibilidade de dicotomizar o homem do mundo, pois que não existe um sem o outro. (Freire, 1977:28).
Acredito que a história prova que em momentos de crise é necessário um "bode expiatório". No momento da atual conjuntura político e social brasileira ele foi o escolhido. Paulo Freire prega uma educação libertadora e que leva o cidadão a questionar os paradigmas sociais que está incluído na sociedade. Logo, os chamados olavistas colocaram ele como símbolo máximo do esquerdismo no Brasil.
Mas é necessário falar de Paulo Freire sim. Ele é um dos cientistas mais citados em todo o mundo. Um dos maiores pesquisadores brasileiros. Como não estudar Freire? É equivocado dizer que as ciências humanas causa balburdia no ensino superior do Brasil, quando ela é quem sustenta a maior parte das pesquisas de qualidade nesse campo de ensino.
Boa noite Hassan, concordo com você, pois se a proposta de Paulo Freire é uma proposta antiautoritária, não faz sentido discutir Paulo Freire e a pedagogia libertadora no atual momento que estamos vivendo no Brasil para a base política. Porém, baseado nas conquistas que já alcançamos sobre as possibilidades de fazer uma leitura crítica do mundo para poder transformá-lo, devemos resistir na luta e manter esse legado de Freire.
Boa noite
Falar de Paulo Freire sim. Sou educadora de uma escola do campo e trabalho com uma turma de Jovens e Adultos, estamos desenvolvendo um trabalho sobre a trajetória de Paulo Freire. Os estudantes estão adorando.
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela tampouco a sociedade muda".
Olá!
Como disse recentemente a viúva do saudoso educador, a também professora doutora Ana Maria Araújo Freire, “quanto mais batem em Paulo Freire, mais ele cresce”.
O legado de Paulo Freire inspira quem realmente se importa com Educação e pretende adotar práticas pedagógicas pautadas no diálogo e propensas à formação autêntica dos educandos. Isso implica não desconsiderar, por exemplo, as múltiplas questões que desafiam e interrogam constantemente uma comunidade escolar.
https://blogdacidadania.com.br/2019/04/quanto-mais-batem-em-paulo-mais-ele-cresce-diz-viuva-de-paulo-freire/Concordo com você Paulo! Paulo Freire sempre será um ícone da educação, com seu trabalho que representa tanto a maneira de trabalhar uma educação mais inclusiva e pensante.
As vezes acho q ele fala tudo de bom q os ouvidos gostam de ouvir, n sei se prq nunca fiz licenciatura ou outro motivo. Mas precisaríamos ver outros autores, brasileiros mesmo, que trouxesse respostas as coisas obscuras e q realmente traga pro jogo as dificuldades e possíveis soluções!!
Devia ter feito! Estou fazendo duas e estás sendo muito gratificante. Apesar dos pesares trabalhar com educação é maravilhoso!!!
Ainda dá tempo Joemir, fiquei 12 anos longe da escola, quando retornei foquei no curso de Pedagogia, me formei esse ano e posso te dizer, foi a melhor escolha da minha vida, ser professor em tempos difíceis como hoje nos motiva a querer transformar a realidade a nossa volta e garante o futuro das novas gerações, talvez foi isso que Paulo Freire desejou, por isso soa tão bem aos nossos ouvidos. Quem não deseja ver a educação melhorando a vida de todos os cidadãos e cidadãs, sejam eles oriundos da cidade ou do campo??
Olá, pessoal!
Foi muito bom compartilhar conhecimentos com vocês! Até o próximo UEADSL. 2019.2!!!
Já que estávamos conversando sobre Freire deixo uma sugestão para submissão de um dossiê. Que tal? Precisamos defender ao lutar para defender o que acreditamos!!!