Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Neste primeiro semestre de 2019, trabalhei com turmas do Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre João Afonso na produção de tecnobiografias que deveriam fazer parte da Feira de Saberes nesta versão do UEADSL. Infelizmente não conseguimos concluir o trabalho a tempo. Mas venho compartilhar um pouco desta experiência. Participar da produção das tecnobiografias foi muito interessante, pois além de acompanhar histórias incríveis pude perceber o quanto as novas tecnologias estão presentes no nosso dia a dia. No recorte abaixo percebe-se a influência das novas tecnologias no dia a dia das pessoas como, por exemplo, deixar de escrever uma carta e um bilhete para fazer uma ligação, fazer pesquisas e participar de eventos, algo que até então era desconhecido.
“Me lembro que meu primeiro contato com tecnologia foi quando em Padre João Afonso surgiu o primeiro posto telefônico, as pessoas formavam filas para fazerem ligações. Eram feitas de acordo com a ordem de chegada, as pessoas pagavam pelos minutos que falavam era bom pois a notícia chegava mais rápido. O problema é que todas as pessoas que ali estavam ficavam sabendo o assunto do que se tratava o telefonema.
Com a chegada do posto telefônico, as cartas e bilhetes foram ficando de lado, perdendo a importância, pois com a tecnologia digital tudo era mais rápido.
Usei um mouse pela primeira vez na escola quando fizemos uma pesquisa sobre comidas típicas de várias regiões. As pessoas importantes no processo do meu aprendizado foram os meus pais e professores.
Eu já vivenciei a proibição do uso de celular em sala de aula. Não participo de redes sociais. Já fiz uploads de imagens e vídeos sobre receita culinária, em um trabalho apresentado no UEADSL onde recebi vários comentários e um certificado. ” (FONSECA,2019)
O recorte acima é de uma tecnobiografia de uma estudante da EJA, pelos relatos percebe-se que ela passou por diferentes práticas de letramento, e é interessante que a relação entre sujeito, língua e tecnologia faz emergir novos desafios na maneira de utilizar a própria língua, e isso acontece devido este constante movimento. Deixo uma indagação para pensar a língua em seu real contexto de uso.
A língua que utilizamos é diferente da que encontramos na gramática?
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
A língua que utilizamos sem dúvida é diferente da gramática! Na gramática temos as normas estabelecidas, na linguagem falada há a utilização de acordo com a vivência do ser e o entorno que o cerca também a influencia. Sendo assim, há diferenças profundas entre as duas , que leva em consideração as formas como cada um vai encará-la.
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Daniel, obrigado pelo seu comentário.
De que maneira você associaria seu comentário com o recorte que a professora Hemerenciana destaca? No caso, houve uma ressignificação no uso da escrita na vida daquela estudante na maneira em que surgem novas tecnologias?
Abraços!!!
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Concordo com vocÊ Daniel, ótima explanação.!
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Com certeza, a língua culta tem suas normas e todo um procedimento para mudanças, já a língua falada sofre mudanças de acordo com a necessidade e até por localidade tem suas peculiaridades. Aqui mesmo no ambiente virtual q podemos resumir d+ e continuaremos a entender.
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
isso mesmo Edgar! A linguagem falada sofre variações de acordo com a localidade e outros aspectos.
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Vou provocar vocês mais um pouco, de acordo com Bagno (2016) a humanidade passou milênios apenas falando, e a gramatica normativa é muito recente, tem aproximadamente uns 200 anos. De repente a gramatica passa ser o tipo definidor que exclui milênios de tradições orais. No campo existe um número considerável de pessoas que não dominam a escrita, e que nem sabem que são excluídos pela tal gramática, devido a falta de acesso a escolarização, um exemplo é o recorte da professora de uma aluna de 40 anos que somente agora está tendo a oportunidade de cursar o Ensino Fundamental. Então, eis a questão: De que maneira ensinar a gramática de forma menos excludente?
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Respeitando o contexto cultural, valorizando os saberes, dar uma resignificação e oportunizar um futuro ao qual nunca se imaginou!!
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Deve-se valorizar o entorno social do indivíduo,contextualizando a educação com elementos próximos a ele. Dessa forma, a educação torna-se mais inclusiva e participativa.
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Bom, de cara a gente já tira que a linguagem escrita apareceu muito depois da linguagem falada e, inicialmente, apenas escreveu o que as pessoas falavam. Mas com o desenvolvimento de diferentes propósitos especiais de escrita, a linguagem escrita desenvolveu seu próprio estilo e regras próprias e tornou-se uma habilidade altamente exigida da linguagem.
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Olá Nathan!!! Grato pelos seus comentários...
I have question. (rsrsrsr)
De acordo com seu comentário, a gramática criou suas regras a partir do que as pessoas falavam.
Que pessoas eram essas?
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Na minha visão, a função da linguagem é se comunicar com os outros para sobreviver e manter certos relacionamentos interpessoais. Como duas habilidades de linguagem, fala e escrita têm suas próprias características e têm diferenças fundamentais em muitos aspectos.
Isso requer diferentes métodos de aprendizagem e ensino para lidar com eles, respectivamente. Existem diferentes exemplos de aprendizagem e ensino da língua falada e da linguagem escrita. Como professor de matemática que usa recursos numéricos e simbologias matemática, como aplicar os dois de maneira apropriada à sala de aula é de vital importância.
A linguagem é um sistema mutável, especialmente a linguagem falada. Parece realmente impossível elaborar um plano perfeito de como aprender e ensinar a língua falada e a linguagem escrita. O que podemos fazer é fazer o melhor para melhorar os melhores métodos e materiais e mapear diferentes planos de ensino para as várias necessidades dos alunos.
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Que lindo trabalho professora Hemerenciana, fico contente em ver trabalhos das escolas do campo sendo contemplados em eventos como esse, com um longo alcance. Foi possível perceber as estratégias que usaste com a turma para alcanças as variações linguísticas. Percebo o envolvimento com a cultura local e histórica dos teus alunos, isso é um rico trabalho para as turmas de EJA, a partir de suas vivencias.
Antes de trabalhar a variação linguística devemos reconhecer a língua materna, pois é nas relações do dia a dia que praticamos a oralidade, já a escrita padrão deve ser reflexo de um trabalho que não despreze o dialeto do aluno. É fato que falamos diferente da forma que escrevemos, porém a forma como nos relacionamos com a escrita nas turmas de EJA deve estabelecer formas de protagonismo por parte dos alunos, isso é possível perceber no teu trabalho. Parabéns aos envolvidos!!
Re: Práticas de letramento e o uso de tecnologias digitais em uma turma da EJA na Educação do Campo
Olá Joice, prazer em te ter aqui.
Como seria esse reconhecer a língua materna?