DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 40

Duas turmas de Escolas do Campo participaram neste semestre das atividades do UEADSL. No entanto, em virtude de:

  • semestre acadêmico diferenciado
  • dificuldade de acesso à internet, especialmente fora do período letivo

as duas turmas foram obrigadas a deixar a apresentação de seus trabalhos para o próximo semestre. Maiores detalhes sobre as turmas participantes podem ser lidos no Jornal do UEADSL de 25/6:

Jornal do UEADSL - Edição de 25/06/2019

Abrimos aqui, em respeito ao trabalho realizado e às professoras que o realizaram durante todo o semestre, este espaço para discutirmos dificuldades e possíveis soluções para a integração do estudante campesino às oportunidades que lhe escapam por serem dirigidas à maioria do estudantado brasileiro: como faremos para que essa exclusão deixe de acontecer?

Desde já, agradecemos sua participação e desejamos a todos um excelente UEADSL!

Ana Cristina Fricke Matte (Diretora do Grupo Texto Livre) e Maurício Teixeira Mendes (Anfitrião da Feira de Saberes do UEADSL 2019.1)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

Boas horas pessoal.

Como comentado anteriormente, alguns problemas, que são comuns a realidade campesina, dificultaram a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas do campo, uma escola estadual e outra uma Escola Família Agrícola.

Um dos principais pontos dificultadores da Escola Estadual Padre João Afonso, foi o acesso a internet. Os estudantes produziram 15 tecnobiografias, porém a dificuldade de acesso a internet na escola impediu os estudantes de estarem participando dessa edição. Amanhã apresentaremos aqui, alguns recortes desses materiais para provocar discussões a cerca da inclusão digital e participação social das comunidades do campo.

Hoje deixo uma questão que está presente em grande parte das escolas estaduais (se não todas) que é a proibição do uso do celular nas salas de aula.

Nas escolas Estaduais de Minas Gerais, o uso do celular é proibido dentro da escola embasados pela lei nº 14.486, de 9 de dezembro de 2002 que traz em seu primeiro artigo “Fica proibida a conversação em telefone celular e o uso de dispositivo sonoro do aparelho em salas de aula, teatros, cinemas e igrejas”. A esse respeito, vale ressaltar que a lei passou por reformulações, mas sempre proibindo o uso do aparelho nas escolas. A lei foi vetada[1] pelo governador de Minas Gerais em janeiro de 2018. Porém várias escolas continuaram com a proibição, tendo em vista que não alteraram o regimento escolar. Em junho de 2018 a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promulgou a lei nº 23.013[2] que, na prática, retornou com a lei nº 14.486, porém permite o uso do celular para atividades com fins pedagógicos. Nesse sentido, fica o desafio de se pensar em como estreitar ou, ao menos, colocar em diálogo os diferentes espaços formativos por onde os estudantes, para além da escola, circulam. 

Ao proibir o uso do celular a escola passa a ignorar o contexto do estudante?


[2] A lei nº 23.013 altera o artigo 1 da lei nº14.486 e entrou em vigor em 21 de junho de 2018. Pode ser consultada no endereço eletrônico: <https://www.almg.gov.br/export/sites/default/consulte/arquivo_diario_legislativo/pdfs/2018/06/L20180622.pdf>;.


Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Ana Cristina Fricke Matte -

Maurício, tudo bem?

Essa questão que você levanta é realmente muito importante, acho que vale uma discussão exclusiva sobre isso, você não quer criar um tópico só para ela?

Daí eu respondo lá com meus pitacos sorriso

beijos,

Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -
Oi Ana, desculpe por não ter respondido ontem. Estava em um seminário na UFVJM. Devido já ter surgido um comentário, seguiremos por aqui mesmo, pode ser?
Por favor, comente sim, sua vasta experiencia nesses tipos de debate será de grade valia.
Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Edilaisa Ramos Pego -

Os celulares, tablets são ferramentas que podem ser grandes aliados dos professores dentro das salas de aulas. Porém, é preciso cuidar, para não descuidar da escrita e do exercício da leitura de livros físicos, entre outros métodos de ensinos aplicados pela escola, que são fundamentais nesse processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, acredito que a escola ao proibir o uso desses aparelhos ignora o contexto dos estudantes como um pesquisador, e assim acaba vetando informações que viessem a ser fundamental nesse processo de ensino aprendizagem.

Em resposta à Edilaisa Ramos Pego

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

Edilaisa, obrigado pelo seu comentário.

O seu comentário, fundamenta a pertinência da questão, se não colocarmos em debate as novas tecnologias (celular, tablets) dentro do espaço escolar, nunca iremos entender esse processo de ressignificação do uso da leitura e escrita a partir do advento das novas tecnologias.

Deixo uma questão:

Enquanto sujeito que comunica, estamos a serviço da língua ou a língua que está ao nosso serviço?

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Daniel Rodrigues Paes Landim -
A educação no contexto atual tem enfrentado inúmeros desafios para se manter de pé: altos índices de reprovação, evasão, desvalorização do profissional da educação, violência nas escolas. Nesse sentido, o teórico A educação no contexto atual tem enfrentado inúmeros desafios para se manter de pé: altos índices de reprovação, evasão, desvalorização do profissional da educação, violência nas escolas. Nesse sentido, o teórico Moran defende que: A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos.defende que: A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos.
Em resposta à Daniel Rodrigues Paes Landim

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

Isso Daniel. Grato pela sua contribuição.

Destaco algumas palavras chaves em seu comentário:

compreender, incorporar, desvendar,

Manipulações

Democráticos, progressista, participativos

Evolução

Abraços!!!!

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por CILTec On-line 2020 -

Baseado no que você escreveu sobre as leis, Mauricio, pois realmente ainda não me debrucei sobre esses documentos, me parece que o uso para fins pedagógicos resolve a parte relativa à legislação, mas certamente faltam outras questões relativas a isso.

Como você mesmo disse, algumas escolas ainda proíbem o uso, de qualquer forma, e eu mesmo já vi cartazes desse tipo em escolas. Além disso,  tratarmos com mais afinco a questão da formação continuada dos professores é urgente. Pois são comuns relatos de professores que têm dificuldades na elaboração de atividades que envolvem as ferramentas digitais, uma vez que nem todos possuem um letramento adequado nesse contexto. 

Mas trabalhar a leitura e a escrita no meio digital é extremamente necessário por inúmeras questões, das quais posso citar a mais grave de todas, na minha opinião: ser enganado por fake news a exemplo do que aconteceu e continua a acontecer em eleições em diversos países ditos democráticos como o Brasil. 

A educação não pode se furtar de enfrentar a interpretação desses novos textos, se não ninguém mais nos salva. E proibir o uso do celular na sala de aula vai no sentido contrário a essa necessidade.

Em resposta à CILTec On-line 2020

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

Boas horas Carlos!!!!

Falou e disse, tenho a concordar contigo, como você mesmo afirmou, sempre encontramos essas placas de proibições nas escolas.

Essa ressalva "uso para fins pedagógicos" é tipo aquelas contraindicações em bulas, ou como esses estatutos, onde temos 15 páginas informando os nossos deveres, e uma linha informando nossos direitos. (kkkkk). Dessa forma as escolas optam por proibir o uso.

Realmente somente vamos compreender essas dimensões das tecnologias digitais se começarmos a debater sobre esse assunto.

Você tocou em um ponto muuuuuiiiiito importante, o das "Fake News", que se tornou um febre e acaba transformando inverdades em verdades ou vice e verça. Por viver em uma comunidade do campo, acredito que estamos mais vulneráveis ainda a cair nessas armadilhas.

A escola é um espaço de formação, e é nosso dever enquanto educador colocar essas e outras temáticas em debate.

Obrigado, msm.

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Joemir Santos -

Proibir por aquele período é uma forma de sociabilizar, ele pode usar o Cel em outros momentos de estudo extra curricular. Para defender o ensino presencial prq na hora do "ao vivo" querer conecta-lo? Precisa de um norte, algo consistente que efetive a realidade sendo q muitos dos professores também nem está capacitado para o uso dessas ferramentas na cidade (digo assim prq é onde se encontra o maior numero de capacitaçoes) imagine no campo!! 

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Joice Padilha -

Olá Maurício e os demais colaboradores. Fiquei triste pelo grupo que estava pronto para participar do evento e por fim não pode. Aguardo por conhecer os alunos no próximo evento.

Sobre a questão da proibição do aparelho celular penso que deve haver um equilíbrio e não uma proibição, a lei no meu ponto de vista ignora sim o contexto dos alunos. Vivemos em uma era digital, em tempos de modernidade líquida, temos que acompanhar nossos alunos. 

Fiquei dois anos inserida em um escola do campo aqui no estado do Rio Grande do Sul, a realidade dos alunos da escola não envolvia os aparelhos eletrônicos ate o ano passado, porém com a chegada da internet na comunidade houveram mudanças significativas. A professora da turma "multisseriada",  começou a aprofundar as pesquisas como exercícios para casa, também teve a iniciativa de trabalhar com produção textual em grupos e com recursos dos computadores e celulares em aula, notamos também que muitos deles começaram a participar de rede social como o "facebook" por exemplo. Uma educação do campo de qualidade deve sempre investir em formação de alunos que estejam preparados para permanecerem em sua comunidade se desejarem, mas também preparar para viver em outros contextos. O professor das escolas do campo deve estar atento e acompanhar essas demandas, nem sempre vai ser possível igualar as condições das escolas do campo com  as da cidade, não temos políticas públicas efetivas, vemos cada vez mais o sucateamento das escolas rurais. 

Outro relato de experiência foi meu acompanhamento a uma aluna quilombola que saiu de sua comunidade e veio fazer Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande-FURG , como na comunidade em que ela morava não tinha internet ela se sentia uma analfabeta digital (palavras dela), quando ela entra no mundo acadêmico se depara com uma infinidade de normas, inclusive a ABNT. Acompanhei a aluna e colega e pude perceber o interesse dela em levar o conhecimento adquirido de volta para sua comunidade, hoje ela esta de volta na comunidade quilombola e nos falamos por meio de aplicativos. Fico me perguntando se a colega tivesse se relacionado com o celular na escola dela não teria facilitado esse processo?? A minha colega foi a primeira quilombola da comunidade a se formar, sabe porque?? Ela dizia em suas palestras que ninguém falava sobre as cotas e como ela não tinha acesso a internet ficava cada vez mais distante a possibilidade de continuar os estudos, não havia na visão dela uma possibilidade de acesso a universidade. Hoje ela é inspiração para os jovens de sua localidade e tenta avançar na luta por uma educação justa e de qualidade para todos.

A função do celular na sala de aula pode ser visto tanto como positiva quanto negativa, o celular não é problema, o que é feito com ele nos espaços educativos sim. Temos que ter a sensibilidade de usá-lo como ferramenta que aproxime a turma dos problemas locais, regionais, nacionais e global. 

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Nathan Oliveira -

Não gosto de generalizar pois o ser humano e o mundo são complexos demais para impor regras. Desta forma, acredito que para cada situação, turma e conteúdo matemático a ser tratado, terá uma resposta diferente sobre o uso de recursos tecnológicos como celular e tablet.

 

Dependendo do contexto, poderemos encontrar uma situação onde não haverá nenhum uso de tecnologia, indo até o uso 100% da tecnologia.

 

Exemplo 1: um professor de matemática promove um gincana com perguntas sobre a história da matemática, como uma espécie de quiz, com premiações e incentivos.

Neste caso, não houve uso de recursos tecnológicos.

 

Exemplo 2: um professor promove um jogo (gamificação do aprendizado) com pontos, níveis e fases, onde cada aluno participa na forma de atividade extracurricular ou "dever de casa" e seus pontos serão convertidos no final em bônus para a nota da disciplina.

Neste caso, houve uso total dos recursos tecnológicos.


Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Sandra Moreira da Silva -

Olá, Maurício! Bom dia

Então, você traz à luz uma discussão problemática. Todos nós educadores sabemos que, mesmo com as leis que proibiram o uso do celular na sala de aula, houve muitos conflitos entre professores e alunos em relação a isso. O professor se viu no direito de exigir o não uso, baseando-se na lei. O aluno, por sua vez, foi resistente por vários motivos. Um deles, a falta de interesse em aulas pouco dinâmicas e muito tradicionalistas, coisas que o celular não é. Para atender a realidade do aluno e a proposta curricular da escola, o melhor a fazer é o professor criar estratégias de uso produtivo da tecnologia em sala de aula. Mas, o estudante também precisa atender as propostas escolares e saber que nem sempre vai poder ficar com o celular na mão. 


Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Marco Antônio Peixoto -

Maurício e demais colegas, parabéns pelas colocações! A Educação do Campo é realmente um debate necessário e como muito bem dito é um direito e não uma esmola. Não podemos deixar avanços conseguidos a duras penas serem perdidos de uma hora para outra. Não ao retrocesso de todas as políticas públicas, principalmente, aquelas relacionadas a educação. 

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Tamyres Cecilia Silva -
Primeiramente, parabéns aos pesquisadores. Vivo em uma realidade rural e minha mãe foi professora dessas escolas por muitos anos. Pude ver de perto seu desenvolvimento e posteriormente, sua exclusão.
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Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Tamyres Cecilia Silva -

Parabéns pelas colocações e obrigada pelas indicações, é sempre muito rico ver quem tem experiência e interesse, debater sobre os assuntos.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Edilaisa Ramos Pego -

O primeiro passo é nós como seres humanos reconhecer que aquilo que consideramos indispensável para nós é também indispensável para o outro. Frequentemente pessoas afirmam que o próximo tem direito, com certeza isso é certo, mais quando falamos na educação do campo e para o campo nos deparamos com incontáveis preconceitos, é como se as pessoas que vivem no campo não tivessem o direito a uma educação que contemple as suas realidades. Então vejo que o que podemos e devemos fazer é continuar na luta pelos nossos direitos, não podemos nos calar diante das dificuldades e obstáculos, que assim como esse sempre aparecerão em nossos caminhos. 

Att.,

Em resposta à Edilaisa Ramos Pego

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

Edilaisa, por isso nosso símbolo é o girassol, estamos em constante movimento. 

Educação do campo é direito e não esmola!

"Traga a bandeira de luta, deixa a bandeira passar. Essa é a nossa conduta, vamos unir pra mudar"


Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Concordo com sua assertiva. Não podemos deixar que nossos direitos sejam ainda mais diminuídos. No mais sabemos que ao findar ou tentar diminuir os recursos no que tange a educação do campo, estamos acabando com histórias de vidas, tradições, além de esfacelar algumas culturas nas famílias. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Hassan Marra Jorge -

Boa tarde.


É a primeira vez que participo do trabalho, caso eu fuja a alguma regra por favor avisar.


Acredito que a situação em escolas campesinas é muito complexa. Eu atuo em uma pequena cidade de menos de 5 mil habitantes e a nossa situação não foge à regra de escolas rurais. Quando chove - acaba a energia. Acaba a energia - fica sem internet e sem água. Venta forte - internet cai. Fora outros problemas que temos. A velocidade da internet na cidade é quase que a mesma da época da internet discada (quando o telefone ficava ocupado quando se usava internet).

Algumas possibilidades como já foi dito anteriormente pelos colegas, é a utilização da internet 4g. Todavia sabemos que não são em todas as comunidades que essa tecnologias está disponível. Uma saída a médio e longo prazo é a utilização do "projeto Loon", um projeto do google que visa levar internet a áreas rurais e distantes dos grandes centros.

Em resposta à Hassan Marra Jorge

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

Hassan, fique a vontade. O UEADSL é nosso, e a dinâmica é essa mesmo, discutir.

(rsrsrsr) Tenho uma teoria que afirmo que as cidades pequenas que tiram seus sustento do campo, por exemplo, provavelmente, na maioria das famílias que vivem em sua cidade tem alguém que levanta cedo e vai para o campo que é de onde provém o sustento de sua família, dessa forma, essa seria uma cidade do campo.

Sobre sua escola, não sei se é aqui em Minas Gerais, se for, existe a Resolução 2820, da Secretaria de Estado de Educação, que estabelece diretrizes para a educação básica no campo. Segundo essa resolução a escola do campo pode estar no campo ou na cidade, esta é considerada do campo se atender predominantemente alunos oriundos do campo. Pode ser que sua escola seja uma dessas.

É, realmente, muito se fala em inclusão digital, e como fazer isso se exitem escolas do campo sem energia elétrica, e escolas do campo sem acesso a internet?

A rede 4G, seria uma boa opção para as localidades com acesso a essa rede, que infelizmente não é o caso dos distritos e de muitos municípios mineiros, além do mais esses pacotes de dados são muito caros.

Sobre o "Projeto Loon" eu não conhecia, você possui mais alguma informação? Conhece alguma comunidade do campo que é contemplada por ele?

Abraços!!!

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Hassan Marra Jorge -

O Projeto Loon ainda está em fase de testes. Por ser utilizado balões no estilo daqueles balões meteorológicos, o google ainda está fazendo testes. No Brasil ouve teste no Piauí. Link <https://tecnoblog.net/157898/fase-de-testes-google-project-loon-brasil/>

Outro projeto que em um futuro pode vir a ser utilizado é o 5G-Range – Remote Area Access Network for 5th Generation. Ele é fruto de estudos da USP, UFC e UNB. Link: <https://www.rnp.br/destaques/projeto-leva-internet-e-desenvolvimento-as-zonas-rurais> O governo federal tem um outro projeto chamado Educação Conectada. Não tenho informações a que pé se encontra o projeto atualmente, mas vi que não é em todas as localidades que ele já chegou, até mesmo porque precisou do judiciário intervir para que ele funcionasse. Link: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/07/projeto-que-vai-levar-internet-para-areas-isoladas-comeca-funciona.html

Acerca da escola onde leciono, é sim no estado de Minas Gerais, município de Conquista. Eu não conhecia essa resolução. Procurei saber hoje na escola sobre a % de alunos da área rural, hoje nossa escola conta com cerca de 40% de alunos provenientes da área rural, então não pode ser considerada como tal. Mas ainda assim, é um número considerável.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Hemerenciana Maria da Silva -

Boa noite pessoal

Obrigada professora Ana pela atenção.

Infelizmente tivemos uns impasses que dificultaram nossa participação no evento. Os estudantes estão ansiosos para compartilharem os trabalhos produzidos. Creio que no próximo semestre consigamos participar.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Tiago de Melo Silva -

Infelizmente temos uma onda desinclusão em nosso país, se é que não estou formando um neologismo(rsrs). A partir daí, devemos pensar em maneiras de incluir esse jovem do campo que muitas vezes não possui as mesmas informações do jovem da cidade. Temos que lutar para que eles tenham as mesmas chances do jovem da cidade, ou seja, que concorra em pé de igualdade em questão de acesso.

Em resposta à Tiago de Melo Silva

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

Olá Tiago.

Concordo contigo, e te provoco um pouco:

A universalização do acesso a universidade (ENEM) considera essas particularidades?

As avaliações em larga escala:  Saeb, ANA, Prova Brasil e outras, considera essas particularidades?

Abraço!!!

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Tiago de Melo Silva -

Esses sistemas de avaliação estão longe de levar em consideração esses aspectos. Os conteúdos cobrados , estão muitas vezes fora da realidade de vivências de muitos alunos. Por que , como educadores, entendemos que o processo de aprendizagem deve levar em consideração também o entorno social do indivíduo e sua relação com o mesmo. Dessa forma, precisamos aproximar cada vez mais o que está sendo passado da realidade desse aluno.

Em resposta à Tiago de Melo Silva

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Tamyres Cecilia Silva -

Compreendo suas colocações, caro colega. Sofremos com isso aqui e os jovens, embora tenham vindo estudar na cidade após o término do ensino rural aqui, têm menos perspectiva de vida do que os estudantes urbanos, o que me deixa muito triste.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Joemir Santos -

Olá, vi alguns comentários e percebi q: está se discutindo acesso a internet como melhora da educação no campo? E mais uma vez, n sei se é prq n sou licenciado, mas n precisaríamos pensar em uma reformulação de pensamento para o uso da criatividade? Da didática, da dinâmica?? O ensino foi todo direcionado ao aluno com o uso da internet? As dificuldades enfrentadas no meio escolar para de vez quando fica sem internet? K d o uso da metodologia ativa??

Em resposta à Joemir Santos

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Tiago de Melo Silva -

Joemi o uso de internet deve ser valorizado, mas não deve ser o único no contexto educacional. Deve-se , sim, utilizar metodologias ativas que são a chave para o desenvolvimento do aluno. 

Em resposta à Joemir Santos

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

 Joemir, ótima questão!

O debate aqui neste tópico está sendo conduzido no sentido da proibição do uso do celular em escolas do campo e questões de inclusão digital. Temos muitos relatos de sucessos e também de insucessos de outras metodologias de ensino em escolas do campo. Podemos discutir outra abordagem/metodologia sim, o que nos sugere? Daí inicio um novo tópico de discussão.

Abraços!

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Joemir Santos -

Bom, falei pra permanecer dentro do contexto da sala de aula e o Cel n sendo um recurso metodológico, pois considero uma falácia o prof. dizer q tem o domínio da turma quando estão com o uso dos aparelhos. Eles n escutam os pais quando falam gritando em casa, prq iria atender ao prof. se muitas vezes ficam esperando um espaço pra responder a conversa ou voltar ao jogo online!

Em resposta à Joemir Santos

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

Olá Joemir, faz sentido esse seu comentário.

A escola é um espaço que deve explorar as potencialidades dos estudantes, direcionar estudos, aprofundar em temáticas, preparar o aluno para o convívio social dentre outras coisas. Fico pensando que se de fato é um desafio ao professor lidar com vários alunos utilizando o celular ao mesmo tempo, talvez seja a hora de isso ser colocado em debate, não acha? Ou sempre que tivermos um problema/desafio vamos optar pela proibição?

Se os jovens gostam de chats e jogos onlines, teria uma maneira de trabalharmos conteúdos utilizando esses aplicativos?


Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Joemir Santos -
Com certeza, em momentos além da escola. Mas na sala de aula? Com o Cel eles são bastante intuitivos n seria preciso o prof para guiar prq se brincar eles são mais ligeiros q o prof. Se formos seguir esse caminho iríamos nos dirigir meio q a um outro caminho q está sendo conversado nesse evento q é o do EaD. A questão n é proibir, precisaria de todo um reaparato educacional e social para educação com uso de TIC's e n estamos vendo um caminho nem a curto e nem longo prazo para a melhora da educação cada x mais os números só descem. Prq ninguém quer por exemplo fazer uso dos PCs para trabalhos sem acesso a internet? Quando muitas coisas podem ser encontrados nas bibliotecas e programas das máquinas nas bibliotecas das escolas.
Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Nathan Oliveira -

Eu acho que esse é o grande desafio, utilizar de forma efetiva, de forma a proporcionar reflexões nos alunos. Independente dos recursos utilizados, eu penso que as atividades precisam ser investigativas e não apenas de "comprovação" ou "visualização". Isso é importante e pode ser explorado no recurso, mas precisamos de algo a mais.

Por isso ainda não é uma unanimidade, acho eu.

Um abraço.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Cássio Júnio Ferreira da Silva -

Boa noite, sou professor em uma escola indígena, que apesar da especificidade étnica está localizada no campo, realmente existem dificuldades que fogem de nosso controle, recentemente o nosso Estado (Alagoas) adotou o sistema de cadernetas online, o que se mostra muito bom, no entanto por não termos um bom acesso a internet acabamos prejudicados no preenchimento da caderneta.  

Em resposta à Cássio Júnio Ferreira da Silva

Re: DEBATE ABERTO: EDUCAÇÃO DO CAMPO

por Mauricio Teixeira Mendes -

Olá Cássio, que bom que você está aqui.

Aqui em Minas, lançaram o diário eletrônico, e é uma pressão psicológica tremenda para que professores lancem ´presenças e avaliações diariamente, é um sistema bom, e também esbarramos na falta de acesso a internet.... Que triste ver que a educação não é uma prioridade de nossos governantes, né?